Foram encontrados 1657 registros para a palavra: Univasf

HU-Univasf institui novas regras para acompanhamento de pacientes

Mensalmente, circulam pelo Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) uma média de 4.000 pessoas, que vem acompanhar familiares e amigos internados para tratamento. Pensando em tornar o fluxo desses acompanhantes mais organizado e seguro foram estabelecidas novas regras, através do programa “Acompanhante Consciente”.

O programa, implementado na última segunda-feira (3), determina horários para visitas e trocas de acompanhantes, dentre outros critérios e normas que precisam ser obedecidos para a entrada e também durante o tempo de permanência dentro do hospital.  Nas últimas semanas foram realizadas atividades para orientar tanto os acompanhantes, como os colaboradores sobre as novas regras...

Univasf promoverá II Encontro sobre Uso e Abuso de Drogas do Vale do São Francisco

Debater a problemática sobre uso e abuso das drogas lícitas e ilícitas do ponto de vista histórico, antropológico, médico, psicológico e jurídico. Esta é a proposta do II Encontro sobre Uso e Abuso de Drogas do Vale do São Francisco, promovido pelo Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o Uso de Substâncias Psicoativas (LAPIS) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Com o tema “Proibicionismo e Mudança de Paradigma”, o evento será realizado no dia 14 de outubro, no auditório da Biblioteca da Univasf, Campus Centro, em Petrolina (PE). Toda a comunidade poderá participar. 

As inscrições podem ser feitas, previamente, para aqueles que desejarem garantir a vaga, através do e-mail [email protected] e preenchimento de ficha de inscrição. No dia do evento, as inscrições serão realizadas a partir das 13h. No total, são ofertadas 150 vagas, conforme disponibilidade do espaço. Todos os participantes terão direito a certificado. 

O evento terá início com a conferência de abertura “A ‘guerra às drogas’, o encarceramento dos pobres e as experiências de descriminalização e de legalização”, ministrada pelo juiz de direito da Comarca de Conceição do Coité (BA) e porta-voz no Brasil do Law Enforcement Against Prohibition (Leap Brasil), Gerivaldo Neiva, e mediação da professora do Colegiado de Ciências Sociais e Coordenadora do LAPIS da Univasf, Luzania Barreto Rodrigues. 

Em seguida, será realizada a mesa-redonda “O Impacto da Guerra às Drogas na Vida das Mulheres e dos Jovens”, com a participação da antropóloga e supervisora de Redução de Danos do projeto "Corra pro Abraço", ligado à Secretária de Justiça, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Governo do Estado da Bahia, Luana Malheiro, e da psicóloga egressa e pesquisadora do LAPIS da Univasf, Monique Ribeiro. A mediação será feita pelo antropólogo e pesquisador do LAPIS Univasf, Elisson César. 

Para encerrar, o evento contará com a mesa-redonda “Redução de Danos nas escolas e nas ruas: (des)construção de estigmas”, com a participação do antropólogo e pesquisador do LAPIS da Univasf José Hermógenes Moura da Costa e da médica de família e comunidade e professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Julyana Quintino. Será mediado pelo preceptor do internato e do Programa de Residência Médica em Medicina de Família e Comunidade da Univasf, Paulo Roberto Meira. A programação completa está na página do evento no Facebook. 

De acordo com a coordenadora do LAPIS da Univasf, a professora Luzania Barreto Rodrigues, a guerra contra as drogas não consegue combater o uso e não atua na perspectiva da saúde pública, por isso a necessidade dessa discussão. “A proposta é encontrar novas saídas com a participação de diversos especialistas para promover uma reflexão aprofundada sobre o assunto, sobre como o tema é tratado, suas consequências e o que está por vir”, ressalta. 

..

Ônibus intercampi da Univasf circularão por meio período amanhã (30)

Amanhã (30), os ônibus do Serviço de Transporte Estudantil Intercampi da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irão circular até as 14h. As últimas viagens sairão do Campus Juazeiro, às 12h20; e do Campus Ciências Agrárias, às 12h35. A indisponibilidade dos transportes se deve à solicitação dos veículos da Univasf pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), para serem utilizados nas eleições municipais, que serão realizadas no próximo domingo (2). 

Na segunda-feira (3), o serviço de Transporte Estudantil Intercampi, ofertado pela Univasf por meio da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae) voltará a funcionar normalmente. Mais informações sobre o serviço podem ser obtidas pelos telefones (87) 2101-6858, (87) 9157-9602 ou pelo e-mail: [email protected].  ..

HU-Univasf alerta à população sobre prática de golpes

Nos últimos meses, inúmeros casos de golpes aplicados em familiares e amigos de pacientes vem sendo registrados em hospitais por todo país.

Geralmente, os golpistas entram em contato com as vítimas através do telefone e se identificam como médicos ou enfermeiros do hospital e comunicam que o paciente precisa passar por algum tipo de procedimento cirúrgico ou que necessita de exames e medicamentos que não são oferecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Os golpistas então informam o número de uma conta bancária, onde deverá ser feito o deposito para o pagamento do serviço...

Em solenidade do Sintraf participam prefeito de Petrolina, vice e representantes da Univasf, Sebrae e Força Sindical

Os agricultores familiares de Petrolina, Sertão de Pernambuco, participaram de solenidade realizada no auditório do Sest Senat, no km 02, na noite desta sexta-feira (23).  Os produtores celebraram a oficialização do Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais de Petrolina (Sintraf), que agora é o único representante da categoria no município. Entre os convidados estavam o prefeito da cidade, Julio Lossio, o vice Guilherme Coelho, a pró-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), Lúcia Marisy, o diretor de projetos de agronegócio do SEBRAE, Domingos Guimarães, e os representantes do Iterpe, Valter de Amorim, e da Força Sindical, José Bezerra Neto.

A presidente do Sintraf, Isália Damacena, dedicou seu discurso oficial aos agricultores familiares das áreas irrigadas, ribeirinha, assentada e sequeira. Ao iniciar sua fala, disse que o apoio da categoria deu força para a diretoria do sindicato insistir na luta durante dois anos, e reiterou seus objetivos. “Nosso compromisso é com o agricultor familiar; essa [a oficialização] foi a primeira grande vitória do Sintraf, e o foco agora é continuarmos lutando para que as nossas demandas sejam atendidas pelas autoridades das três instâncias de governo”...

Inscrições para Cursos de Especialização no Polo UAB Juazeiro - UNIVASF

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), através da Secretaria de Educação a Distância (SEaD) em parceria com o Polo UAB de Juazeiro – BA. ofertará vagas no âmbito do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para os cursos de Especialização (Lato Sensu) em Educação, Contemporaneidade e Novas Tecnologias e Gestão Pública, ambos na modalidade a distância.

A inscrição será realizada pela internet, na página da Secretaria de Educação a Distância da UNIVASF, através do Sistema de Processos Seletivos da Sead (Sipss), na opção Seleções (http://www.sead.univasf.edu.br/processoseletivo), no período de 19 de setembro a 03 de outubro de 2016, mas seu deferimento será condicionado ao pagamento da taxa de inscrição e à análise dos documentos anexados e conferidos pelo candidato, conforme listados no edital que pode ser acessado clicando aqui.  ..

Debate sobre criação artística será realizado hoje (21) na Univasf

Com o objetivo de promover discussões acerca da produção artística em Artes Visuais, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) irá promover o “Fala de Artista”. O primeiro debate será realizado hoje (21), a partir das 16h, no Laboratório de Produção Didática em Artes Visuais (LAPDAVIS), localizado no bloco de Artes Visuais do Campus Juazeiro (BA). A ação é realizada por meio do projeto de extensão Desenho e Arte Contemporânea: da universidade à comunidade. O evento é gratuito e aberto a toda a comunidade.

O professor de Desenho do Colegiado de Artes Visuais da Univasf, Edson Macalini, e o desenhista Iehoshua Iahueh, irão participar deste primeiro debate. Os convidados irão abordar seus processos de criação, apresentar suas produções e discutir o papel delas no contexto social em que estão inseridas. Durante o evento, o público participante poderá fazer questionamentos para promover um diálogo sobre a arte, desde o processo criativo. 

De acordo com a coordenadora do projeto e professora do Colegiado de Artes Visuais, Flávia Pedrosa Vasconcelos, a proposta é inspirada em um ciclo semelhante de debates, que ocorreu entre 2003 e 2004, no Museu de Arte Contemporânea do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultural, em Fortaleza (CE). “O objetivo principal é disponibilizar conceitos e contextualizar a produção artística em Artes Visuais ao público em geral, para trazer um diálogo mais abrangente entre produção artística local e população”, explica. 

O Fala de Artista irá promover mais dois debates, no próximo mês. No dia 5 de outubro, irão participar os artistas Douglas Cândido e Lizandra Martins, e no dia 26 de outubro, Carina Lacerda e Fredson Pereira. Todos irão debater sobre seus trabalhos, o processo de criação e a produção artística da região.  ..

Parceria científica de Codevasf e Univasf deverá resultar em tecnologia para tratamento de água

Parceria da 6ª superintendência regional da Codevasf com a Universidade Federal do Vale  do São Francisco (Univasf) poderá culminar com o desenvolvimento de uma tecnologia social  de baixo custo e de fácil manejo destinada ao tratamento de água em comunidades rurais  difusas. Trata-se de um coagulante a base de polímero natural que já é usado por  instituições de cooperação internacional em países da África e da Ásia.

Os estudos e experimentos da Codevasf e Univasf começaram no ano passado no âmbito da  coordenação, em Juazeiro, do programa federal de universalização do acesso a água em  comunidades rurais difusas. “Decidi procurar a professora Sylvia Paes, do Colegiado do  Curso de Engenharia Civil, e então unimos esforços no sentido de desenvolver um projeto  de pesquisa a fim de aferir a eficiência do produto”, afirma Joselito Menezes, da Codevasf em  Juazeiro...

Início do semestre letivo 2016.2 da Univasf será marcado por vasta programação

Duas solenidades serão realizadas na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), na próxima semana, pela abertura do novo semestre letivo. Na segunda-feira (19), uma Aula Magna irá marcar o início das atividades acadêmicas do semestre 2016.2. E na terça-feira (20), haverá a Aula Inaugural do curso de Antropologia, a mais nova graduação da Univasf. As duas cerimônias acontecerão no auditório do Campus São Raimundo Nonato (PI) e serão transmitidas ao vivo pela TV Caatinga

Os eventos contarão com a presença do reitor Julianeli Tolentino de Lima e dos pró-reitores de Ensino, Monica Tomé; de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Jackson Guedes; de Extensão, Lucia Marisy; e de Assistência Estudantil, Márcia Medeiros. A participação nas cerimônias é aberta a toda a comunidade. 

A solenidade de abertura terá início a partir das 18h da segunda-feira (19) com uma apresentação cultural da Orquestra Mirim Acordes do Campestre, composta por crianças e adolescentes, que apresentará um repertório de canções nordestinas. Logo depois, às 19h, será realizada a Aula Magna, com palestra da arqueóloga e diretora presidente da Fundação Museu do Homem Americano (FUMDHAM), Niède Guidon. 

Na terça-feira (20), às 9h, será ministrada a Aula Inaugural do curso de Antropologia pelo professor da Universidade de Brasília (UnB) Guilherme Sá. O novo curso da Univasf receberá, no próximo semestre letivo, sua primeira turma com 40 estudantes selecionados por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2016. 

Recepção aos calouros - Para dar as boas-vindas aos novos estudantes da Univasf, apresentar os setores da Universidade e favorecer a integração dos alunos à comunidade acadêmica, a Pró-Reitoria de Ensino (Proen) irá realizar a Recepção aos Calouros. O evento acontecerá entre os dias 19 e 23 de setembro nos campi Centro, em Petrolina (PE), Juazeiro (BA), Paulo Afonso (BA), Senhor do Bonfim (BA) e São Raimundo Nonato (PI), conforme as datas e informações disponíveis no cronograma abaixo. 

Em todos os campi, a recepção terá início com a acolhida do programa Sentindo na Pele, da Coordenação de Políticas de Educação Inclusiva (CPEI). O evento seguirá com a apresentação dos programas de Monitoria e Tutoria e das atividades da CPEI, pela Proen. Representantes da Pró-Reitoria de Assistência Estudantil (Proae), da Secretaria de Registro e Controle Acadêmico (SRCA) e do Sistema Integrado de Biblioteca (Sibi) também farão uma explanação sobre as atribuições desenvolvidas por seus respectivos setores. Durante o evento, ainda será realizada apresentação dos estudantes veteranos e atividades culturais. 

Haverá ônibus circulando entre os campi Petrolina Centro e Ciências Agrárias para o transporte dos estudantes ao Complexo Multieventos do Campus Juazeiro (BA), no dia 20 de setembro, com saída às 7h30 e retorno às 12h. Para os calouros do Campus Juazeiro (BA), também haverá transporte para o auditório da Biblioteca do Campus Petrolina (PE), no dia 23 de setembro, às 18h, com retorno às 22h. 

Cronograma
19/09 – Campus São Raimundo Nonato (PI), às 14h, para as turmas dos cursos de Antropologia e Ciências da Natureza; 
20/09 - Campus Juazeiro (BA), no Complexo Multieventos, às 8h30, para as turmas dos cursos diurnos dos Campi Petrolina Centro, Ciências Agrárias (CCA) e Juazeiro (BA); 
21/09 - Campus Paulo Afonso (BA), às 14h; 
22/09 – Campus Senhor do Bonfim (BA), às 18h30; 
23/09 – Campus Petrolina Centro, no auditório da Biblioteca, às 18h30, para as turmas dos cursos noturnos dos Campi Petrolina Centro e Juazeiro (BA). ..

Reitor garante a Marcos Palmeira que UNIVASF pode se instalar em Remanso

O Reitor da UNIVASF – Universidade Federal do Vale do São Francisco, Julianeli Tolentino, em uma longa e cordial conversa com o candidato a prefeito de Remanso, Marcos Palmeira (PC do B), na tarde desta segunda-feira (12/09), garantiu que a expansão da Universidade "depende de articulação e vontade política do gestor municipal".

Explicando as dificuldades existentes, a burocracia necessária e as exigências do MEC, Tolentino diz que a UNIVASF está aberta ao diálogo e ao entendimento: "A proposta da UNIVASF é atender ao Vale do São Francisco e oferecer cursos que atendam à demanda da região. Estamos dispostos a estudar, discutir e acolher todos os pleitos"...

CHARLES LEÃO DEBATE TECNOLOGIA, EMPREENDEDORISMO E ROBÓTICA COM PROFESSORES DE ENGENHARIA DA UNIVASF

O candidato a prefeito de Juazeiro, Charles Leão (PPS), foi recebido nesta segunda-feira (12), pelos professores Valdner Daízio Ramos (Administração), José de Castro (Eng. Mecânica), Braurilo Gonçalves (Eng. da Computação) e  Ricardo Argenton (Eng. da Computação) da Universidade Federal do Vale do São Francisco – Univasf, para conhecer a proposta da Fundação Instituto de Tecnologia e Ciência do Vale do São Francisco - FUTEC, que foi recém criada na busca de aprimorar o conhecimento tecnológico, e dar suporte aos jovens de Juazeiro, através  influência da ciência e tecnologia para o desenvolvimento nos empreendimentos humanos.

“A Univasf tem um potencial extraordinário, que pode possibilitar, através das Engenharias, grandes projetos para essa região na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, para empreendimentos. Ensinar empreendedorismo é muito mais que uma disciplina, isso mexe com as famílias e com a cidade.  Graças ao projeto, estaremos criando um corpo digital, que futuramente pode ser um centro de referência tecnológica para empresas, a economia, a sociedade, a infraestrutura, o meio ambiente e a gestão pública. Ficamos muito felizes com a vinda do candidato Charles Leão, e seu interesse pelo desenvolvimento tecnológico para Juazeiro.” comentou o professor doutor Braurilo Gonçalves do curso de Engenharia da Computação...

Cursos de graduação da Univasf recebem estrelas no Guia do Estudante

Onze cursos de graduação da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) obtiveram destaque na avaliação realizada pelo Guia do Estudante (GE) este ano e receberam estrelas da publicação, que anualmente analisa cursos de graduação de todo o país. O curso de Licenciatura em Educação Física da Univasf recebeu cinco estrelas, a classificação máxima, e outros dez cursos da instituição obtiveram três estrelas. Este resultado irá constar do GE Profissões Vestibular 2017.

Administração, Agronomia, Arqueologia, Ciências Biológicas, Ciências Sociais, Enfermagem, Engenharia Agrícola, Engenharia da Computação, Medicina Veterinária e Zootecnia receberam três estrelas dos avaliadores da publicação e irão figurar nesta edição do GE ao lado dos outros cursos ofertados pela Univasf. A nova edição do Guia do Estudante, publicado pela Editora Abril, estará disponível nas bancas a partir de 14 de outubro. 

Para o coordenador do Colegiado de Educação Física, José Fernando Morais, o bom desempenho na avaliação da publicação mostra que o curso está indo no caminho certo na formação de futuros professores. “Conseguimos construir um bom corpo docente, com todos dando a sua contribuição para que chegássemos a esse resultado. A Univasf contribuiu muito para essa nota oferecendo para o curso uma boa estrutura”, afirma. 

A avaliação do Guia do Estudante é realizada por meio de formulários com informações específicas preenchidas pela coordenação dos cursos e enviadas à Editora Abril. A partir das respostas do formulário, um grupo de 6.864 especialistas de outras instituições de ensino do Brasil avaliam as informações sobre o curso, contidas no formulário, e atribuem notas: excelente (5), muito bom (4), bom (3), regular (2), ruim (1) e "prefiro não opinar" (em que é buscada uma nova nota). As estrelas que cada curso recebe resultam da média das notas recebidas. Desde 2008, os cursos só podem subir ou descer uma estrela a cada ano.

O formulário contém informações sobre a qualificação do corpo docente, projetos de pesquisa, projetos de extensão, envolvimento de alunos de graduação em iniciação científica, infraestrutura dos laboratórios, condições de funcionamento das salas de aula, além da participação dos estudantes em intercâmbios no exterior e participação de docentes no mercado de trabalho. O Guia do Estudante é publicado anualmente com informações e referências que visam auxiliar os estudantes na escolha dos cursos e instituições de ensino superior. A Avaliação de Cursos Superiores do Guia do Estudante tem mais de 20 anos. ..

Univasf abre seleção para um estagiário da área de web design

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para a seleção de um estagiário para atuar na Diretoria de Desenvolvimento Institucional (DDI), da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Propladi). Podem participar da seleção, preferencialmente, estudantes de Artes Visuais, Engenharia de Computação ou Ciência da Computação, ou de qualquer graduação, desde que o candidato tenha experiência em desenvolvimento em web-design. As inscrições devem ser realizadas exclusivamente pela internet até o dia 25 de setembro. 

Os interessados devem ter cumprido no mínimo 30% dos créditos do curso. Para se inscrever, é necessário enviar a ficha de inscrição (disponível no Edital N° 2/2016, no link abaixo), currículo atualizado, portfólio (produção gráfica e/ou web design), carta de intenção, comprovante de matrícula do semestre 2016.1 e histórico curricular de graduação atualizado. 

O processo seletivo será composto por análise curricular e de portfólio, carta de intenção e entrevista, de caráter classificatório e eliminatório. O resultado final será divulgado no dia 4 de outubro. A vigência do estágio será de um ano e o estagiário receberá bolsa mensal de R$364,00 além do auxílio transporte de R$132,00. 

Cronograma: 
Inscrição: até 25 de setembro
Análise de currículo e portfólio: 26 e 27 de setembro
Divulgação de local e horários da entrevista: 27 de setembro
Resultado final: 4 de outubro
Convocação do estudante: 5 de outubro 
  ..

Univasf promoverá evento com foco na Educação a Distância

"SEaD em Formação" é um evento realizado pela Secretaria de Educação a Distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco (SEaD/Univasf) e organizado pelo Setor de Apoio Pedagógico da secretaria, que tem a finalidade de discutir temas voltados para a educação a distância com a participação de pessoas que tenham interesse em aperfeiçoar seus conhecimentos sobre a EaD. O evento possibilitará a promoção de espaços de diálogo e formação sobre o tema, tendo como público alvo coordenadores (curso, tutoria e polo), professores, tutores, estudantes, egressos dos cursos ofertados pela SEaD/Univasf e demais interessados na modalidade.

A 3ª edição do evento traz como tema o seguinte questionamento: "Como fazer educação de qualidade apesar da distância?" Diante deste tema a Secretaria pretende promover uma discussão acerca da situação atual da educação a distância e dos desafios para manter a qualidade dos serviços oferecidos. As atividades previstas serão realizadas nos dias 16 e 17 de setembro de 2016, no Auditório da Biblioteca Central, salas de aulas e Sala de Tutoria da SEaD, no Campus Petrolina centro. Para maiores informações acesse a programação do evento pelo endereço www.sead.univasf.edu.br/seademformacao 

O evento traz uma inovação em relação à edição anterior, além da interatividade, os participantes poderão participar do evento na modalidade a distância, com direito à certificação, condicionada ao cumprimento da carga horária mínima. A comissão organizadora garante aos participantes uma programação bastante diversificada, distribuída em minicursos, palestras, mesas redondas. Haverá ainda a possibilidade de participação com a apresentação de trabalhos, os quais poderão ser submetidos até o próximo domingo, dia 11 de setembro. É importante salientar que os alunos da graduação poderão computar a carga horária do evento e a apresentação de trabalhos como atividade complementar. 

Não fique fora dessa, faça já sua inscrição pelo link http://sead.univasf.edu.br/seademformacao/?link=inscricao ..

Univasf: Processo eleitoral para escolha de representantes dos TAEs no Conuni será discutido nesta segunda-feira (5)

Por não obter número suficiente de chapas inscritas para eleição dos novos representantes dos Técnicos Administrativos em Educação (TAEs) no Conselho Universitário (Conuni), a Comissão Coordenadora do Processo Eleitoral realizará uma Assembleia Geral com a categoria. A reunião vai acontecer nesta segunda-feira (5), na Sala do Conuni, Campus Petrolina Centro, às 8h30. O objetivo é discutir sobre o processo eleitoral e a representação no Conselho.

Estão disponíveis oito vagas, mas somente sete chapas, com titulares e suplentes, se inscreveram. De acordo com o Estatuto da Univasf, os representantes dos TAEs no Conuni deverão ser eleitos por seus pares. Por não haver possibilidade de realização da eleição via Sistema Formular, será discutido com a categoria o processo eleitoral para escolha dos novos membros...

Projeto para obtenção de energia fotovoltaica é desenvolvido em pesquisa da Univasf

A ideia de utilizar a energia solar da região para contribuir com a geração de energia hidrelétrica no país levou um professor da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) a criar um projeto de sistema de flutuadores de baixo custo de placas solares. O objetivo é utilizar barcos catamarãs, equipados com placas solares para obter mais geração de energia no reservatório do Lago de Sobradinho (BA), independentemente do nível da água. O primeiro teste foi realizado no último dia 22 de agosto, em Juazeiro (BA), e apresentou resultados positivos. 

O projeto é desenvolvido pelo professor do Colegiado de Engenharia Elétrica Helinando Pequeno de Oliveira, coordenador do Laboratório de Espectroscopia de Impedância e Materiais Orgânicos (Leimo) da Univasf. A equipe conta com o apoio de José Jacinto Freire Albuquerque Junior e José Fotius, mestrandos em Ciência dos Materiais, e Jéferson Guimarães, estudante de Iniciação Científica. 

O primeiro teste foi realizado nas águas do rio São Francisco, com um ensaio de estabilidade do sistema de flutuadores de células solares. De acordo com o professor Oliveira, foram obtidos resultados positivos. “O teste foi realizado com um barco catamarã, produzido pela Universidade, com uma célula solar comercial e observamos que o sistema apresentou ótima estabilidade”, afirma. 

Na próxima etapa, o experimento deverá ser realizado na barragem de Sobradinho. “Nós iremos finalizar o circuito de transmissão, que irá captar os dados da célula solar e transmitir automaticamente para o celular”, explica. Como o sistema suporta duas células solares, a equipe pretende produzir o sistema em larga escala com o apoio da iniciativa privada. 

O sistema completo, conforme Oliveira, deverá ter a dimensão de 30 campos de futebol. O sistema poderá gerar energia elétrica complementar ao sistema hidrelétrico, que depende inteiramente do nível de água dos reservatórios. Segundo o professor, o índice de geração de energia das placas solares poderá, inclusive, superar a energia gerada pelo sistema hidrelétrico. 

“Como temos muita luz do sol todos os dias, com um bom nível de água, poderemos gerar duas vezes mais energia com baixo custo, através do sistema solar com a energia fotovoltaica. Com o baixo nível da água, poderemos suprir a necessidade, sem que haja consequência no aumento da conta de energia”, diz Oliveira. ..

Univasf abre inscrições para vestibular de educação a distância no Polo UAB

Estão abertas as inscrições do processo seletivo para os cursos de educação a distância da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), feito por meio do Polo da Universidade Aberta do Brasil (UAB). São oferecidas 120 vagas paras os cursos de Pedagogia e Administração Pública. As inscrições custam R$ 80,00 e são realizadas no site da Univasf até a próxima segunda-feira (5).

O vestibular é simplificado e só exige do candidato a elaboração de uma redação. A prova será realizada no dia 25 de Setembro deste ano. Com a duração de quatro anos, os cursos são gratuitos e terão os mesmo certificados e carga horária dos presenciais. O resultado do processo seletivo está previsto para ser divulgado a partir de 10 de outubro...

Concurso público para professor efetivo da Univasf oferece 29 vagas

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para Concurso Público de Professor da Carreira de Magistério Superior. Estão disponíveis 29 vagas para diversos cursos da Univasf, ofertados nos campi da instituição nos estados de Pernambuco, Bahia e Piauí. As inscrições permanecerão abertas até 19 de setembro e são realizadas exclusivamente através do site de Concursos da Univasf. 

Poderão participar do certame, candidatos que tenham graduação, além de especialização ou titulação em nível de mestrado ou doutorado nas áreas exigidas pelo Edital N° 21/2016. O valor da taxa de inscrição varia entre R$ 100 e R$ 200, conforme regime de trabalho e formação acadêmica. A solicitação da isenção da taxa de inscrição pode ser realizada até as 17h desta segunda-feira (5), conforme requerimento disponível na página de Concursos da Univasf. 

As vagas ofertadas são para as classes Auxiliar, Assistente A e Adjunto A, nível I, com regime de trabalho de 20 horas e Dedicação Exclusiva (DE), que varia de acordo com o perfil das vagas. O vencimento básico é de R$ 2.129,80 para regime de trabalho de 20 horas e de R$ 4.234,77 para DE, acrescidos da retribuição por titulação, conforme quadro da remuneração, disponível no edital. 

O concurso será composto por prova escrita, prova de aptidão didática, prova de defesa de memorial e prova de títulos. O cronograma com as datas e os horários previstos para as provas, que devem acontecer entre novembro e dezembro, está disponível no edital. As provas poderão ser realizadas nos Campi Petrolina Centro (PE) e/ou Juazeiro (BA) da Univasf. Os horários e locais exatos serão divulgados a partir de 11 de novembro pelo site de Concursos. Outras informações estão disponíveis no Edital N° 21/2016, no link abaixo. 

Áreas de conhecimento: 
Arqueologia Pré-Histórica, Bioarqueologia e Topografia 
Atendimento ao Paciente Crítico e Saúde do Adulto e do Idoso
Cirurgia Geral
Didática da Educação Física, Educação Física Escolar, Estágio Curricular Obrigatório-Licenciatura
Dinâmicas Sócio-Espaciais e Políticas Educacionais
Engenharia Agrícola
Engenharia Financeira
Ensino de Artes Visuais
Ensino de Química ou Ciências da Natureza
Ginecologia e Obstetrícia
Matemática
Medicina de Família e Comunidade 
Nanobiotecnologia e Química de Biomoléculas
Pediatria 
Pneumologia 
Semiologia 
Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem 
Sistemas de Energia

 Edital N° 21/2016 - Concurso Professor Efetivo
..

HU-Univasf leva ações de prevenção à população

Atividade física e uma alimentação saudável são determinantes na prevenção e no tratamento de uma série de doenças. Os profissionais de educação física e os nutricionistas são responsáveis por orientar, acompanhar e promover a prática de hábitos mais saudáveis. Para comemorar o Dia do Nutricionista (31.08) e do Profissional de Educação Física (01.09) o Hospital da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf) levou serviços e informações destas duas importantes especialidades à população.

Nesta quarta-feira (31), os frequentadores do parque municipal de Petrolina-PE puderam aferir a pressão arterial, fazer testes de glicemia, passar por avaliação de Índice de Massa Corporal (IMC), além de receber orientações nutricionais. Cerca de 15 profissionais do hospital estiveram no local atendendo os participantes...

Audiência Pública discute contratação de médicos para o HU-Univasf

Convocada pelo Poder Judiciário, a Audiência Pública teve como tema principal a viabilização do preenchimento das 67 vagas referentes ao último concurso público da EBSERH, das quais, 33 já foram liberadas para contratação. A audiência ocorreu na manhã de hoje (29) no auditório da Subseção Judiciária de Petrolina.

“Achei por bem fazer esta audiência para escutar a população e os órgãos públicos envolvidos direta ou indiretamente com o tema, para tentarmos firmar um acordo ou para obter mais subsídios para posterior julgamento da causa. ”, explicou o juiz da 17ª Vara de Justiça Federal, Arthur Napoleão Teixeira Filho, responsável por decidir o caso...