Foram encontrados 68417 registros para a palavra: AL

PREVISÃO DO TEMPO: segunda-feira (2) com alerta para baixa umidade no Nordeste. Confira previsão para Juazeiro

Nesta segunda-feira (2), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta para perigo potencial de baixa umidade no Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Bahia. 

A previsão para setembro indica chuvas próximas ou abaixo da média, especialmente no interior do nordeste. A baixa umidade pode reduzir os níveis de umidade do solo, afetando as culturas no Maranhão, Piauí e Bahia, embora essas condições possam favorecer a maturação e colheita do algodão...

Fiocruz Pernambuco celebra 74 anos com palestras, atividades e minicurso a partir de segunda-feira (02)

De segunda (2) a sexta-feira (5), o Instituto Aggeu Magalhães (IAM)/Fiocruz Pernambuco realizará diversas celebrações e palestras alusivas aos 74 anos de existência do instituto. 

A palestra de abertura será ministrada pelo presidente da Fiocruz, Mario Moreira, sobre as "Perspectivas da Ciência, Tecnologia e Inovação na Saúde Pública", na segunda-feira (2), às 9h30, no auditório da Fiocruz. ..

Declaração do Imposto Territorial Rural: prazo vai até 30 de setembro

Vai até 30 de setembro o prazo para que proprietários, titulares do domínio útil e donos de propriedades rurais enviem a Declaração do Imposto Territorial Rural — DITR 2024. Também precisa fazer a declaração a pessoa física ou jurídica que perdeu a posse do imóvel rural ou o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural ao patrimônio do expropriante entre 1º de janeiro deste ano e a data da efetiva apresentação da DITR.

A DITR é composta por dois documentos: o Diac, que é o Documento de Informação e Atualização Cadastral do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural e o Diat — Documento de Informação e Apuração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural. Ela deve ser deve ser feita pelo Programa Gerador da Declaração do ITR disponível no site da Receita Federal na internet. https://www.gov.br/receitafederal/pt-br..

O deputado Roberto Carlos liderou o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico na Bahia

Aconteceu na Assembleia Legislativa da Bahia um evento de grande relevância para a educação no Estado. O Deputado Estadual Roberto Carlos promoveu o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa do Ensino Técnico da Bahia.

O evento foi um marco na promoção e fortalecimento do ensino técnico na Bahia, área considerada vital para o desenvolvimento econômico e social do estado. O deputado Roberto Carlos destacou a importância do evento e as expectativas em torno da criação desta Frente Parlamentar: "Neste momento é de grande importância para todos nós, discutirmos ações essenciais para o fortalecimento do ensino técnico em nosso Estado"...

Prorrogadas inscrições para curso de prevenção à violência sexual infanto-juvenil do IFSertãoPE campus Salgueiro

Foram prorrrogadas as inscrições para o curso de Formação Inicial e Continuada (FIC), “Violência Sexual infanto-juvenil: caracterização, consequências, prevenção e intervenção”, do IFSertãoPE campus Salgueiro, no Sertão de Pernambuco. Estão sendo ofertadas 30 vagas e os interessados devem se inscrever através de formulário online até esta segunda-feira (2).

Para participar é preciso ter curso superior completo, estar cursando uma graduação em qualquer érea, ser professor da rede pública ou privada, ou ser profissional da saúde em qualquer nível. Caso seja selecionado, o (a) candidato (a) receberá por e-mail, o link para acesso à plataforma do curso através do e-mail informado no formulário de inscrição...

Márcio Jandir intensifica campanha e fortalece propostas para mudar Juazeiro, publica assessoria

Para mudar Juazeiro, a onda azul tem intensificado sua programação no município. Neste final de semana, o candidato a prefeito Márcio Jandir e a vice Cida Gama, conversaram com comerciantes da Feira Livre do Alto da Maravilha e do Camelódromo 2 de Julho. Durante as visitas, receberam o carinho e o apoio da população como também ouviram suas preocupações e demandas, apresentando suas propostas para fazer de Juazeiro um município para toda nossa gente.

À tarde, Márcio e Cida participaram de reuniões internas com a coordenação da campanha, gravaram programas para TV e fizeram visitas ao comércio e aos apoiadores do João Paulo II. A agenda da dupla que vai devolver Juazeiro para o caminho do desenvolvimento não parou por aí. Já no período da noite, Márcio Jandir e Cida Gama, acompanhados da candidata a vereadora Poliane Amorim, nos bairros Argemiro e Piranga 1, participaram do Piseiro do 11 com uma animada caminhada pelas principais ruas e avenidas dos bairros que sofrem com o descaso da gestão. O ato político confirmou o sentimento de mudança que percorre pelo município e a confiança dos moradores no projeto que vai transformar Juazeiro...

Time de Isaac visita Feira do João Paulo II e é abraçado pela comunidade, diz assessoria

Na manhã deste domingo, 01 de setembro, o Time de Isaac, com os candidatos da majoritária do PSD, Celso Carvalho e Coronel Anselmo, visitaram a feira livre do Bairro João Paulo II e foram abraçados pela comunidade, que demonstrou alegria e confiança. 

Dona Maria Beronice, muito conhecida por Belanice, de 64 anos, estava na feira já esperando pelos visitantes, queria vê-los e dizer sobre seu voto. “A política de Juazeiro ficou muito ruim depois dessa perseguição com Isaac. Eu sou muito grata a Isaac por tudo o que ele fez pela cidade, pelas pessoas e, por isso, meu voto vai ser no candidato que ele está apoiando. Tentaram até me confundir, mas hoje eu já sei que o candidato é Celso Carvalho, com o número 55 na urna.”, disse...

Andrei visita Feira Livre, participa de Festa do Colono e de Caminhada neste sábado (31), informou assessoria

O candidato a prefeito de Juazeiro, Andrei Gonçalves (MDB), e seu vice, Tiano Félix (PT), participaram neste sábado (31), de uma intensa agenda de compromissos, que abrangeu diversas regiões da cidade e reforçou o diálogo direto com a população. 

Acompanhados dos deputados estaduais Zó (PCdoB) e Roberto Carlos (PV), Andrei iniciou o dia visitando a Feira Livre do Alto da Maravilha, onde ouviu reclamações sobre a gestão atual da prefeita Suzana Ramos. ..

Bahia lidera transformação digital da saúde pública no Brasil com assinatura de protocolo de intenções pioneiro

A ministra da Saúde, Nísia Trindade, e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, assinaram, nesta sexta-feira (30), um protocolo de intenções que promete revolucionar a saúde pública no Brasil.

A cerimônia, na sede da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), marcou um importante passo na modernização e digitalização do sistema de saúde do país, com a Bahia assumindo um papel de liderança nesse processo. Estima-se um investimento total de R$ 30 milhões para a implementação das ações previstas...

Governo envia Orçamento de 2025 prevendo salário mínimo de R$ 1.509

Em mais um dia tenso para a equipe econômica, o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) de 2025 foi protocolado no Congresso Nacional, a previsão de um salário mínimo de R$ 1.509.

Esse novo valor representa um aumento de R$ 97 sobre o piso atual, de R$ 1.412 ao mês, o que equivale a um reajuste de 6,87%, dado acima da inflação projetada pelo mercado para este ano, de 4,25%, de acordo com a mediana das estimativas do mercado coletadas no último boletim Focus, do Banco Central...

Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física está com inscrições abertas com 15 vagas para turma 2025 na Univasf

O Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física (MNPEF), da Sociedade Brasileira de Física (SBF), está com inscrições abertas para processo seletivo para ingresso no curso em 2025.

Nesta seleção, há 15 vagas destinadas para a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), uma das instituições que oferece o mestrado. As inscrições podem ser realizadas até 24 de setembro.

Podem se inscrever professores em efetivo exercício de docência em Física na educação básica ou em Ciências no ensino fundamental e que sejam portadores de diplomas de graduação em Física (Licenciatura ou Bacharelado) ou áreas afins, em cursos reconhecidos pelo Ministério de Educação. Também podem participar estudantes do último período desses cursos. As inscrições devem ser feitas por meio do site do MNPEF. A taxa de inscrição custa R$ 70,00...

I Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro (FECINE) será realizado em Areia, Paraiba

O 1º Festival de Cinema do Nordeste Brasileiro (FECINE) será realizado entre os dias 14 a 19 de outubro de 2024, na cidade de Areia, no coração do Brejo paraibano. O festival tem como proposta fomentar discussões e fortalecer a produção cinematográfica. 

A coordenadora do evento Lunara Vasconcelos, diz que a atmosfera acolhedora e o cenário pitoresco de Areia oferecem um pano de fundo perfeito para o FECINE, onde iremos não apenas apreciar filmes, mas também se inspirar na beleza e na cultura local. ..

Em crise financeira, Doutores da Alegria cancela 40% das atividades previstas para 2024

A associação Doutores da Alegria cancelou 40% das atividades previstas para 2024 por conta da redução nas doações: desde o fim do ano passado, houve uma queda de cerca de 70% na arrecadação de recursos. 

O corte impacta as três cidades do país em que Doutores da Alegria atua: Recife, São Paulo e Rio de Janeiro...

Aliado do governo da Bahia e candidato do PSD em Bom Jesus da Lapa foi proibido pela Justiça de usar nome de Lula e Jerônimo na campanha

A Justiça Eleitoral, por determinação do juiz Moisés Argones, em Bom Jesus da Lapa, proibiu o candidato do PSD à Prefeitura do município, Eures Ribeiro, de usar a imagem do presidente Lula e do governador Jerônimo Rodrigues na campanha eleitoral.

A determinação da justiça em Bom Jesus da Lapa obriga ainda o candidato a retirar de circulação toda a propaganda que insinua o apoio do presidente e do governador Jerônimo Rodrigues à sua candidatura, incluindo fachada de comeitê, conteúdos de internet e qualquer material gráfico...

Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal da Univasf está com inscrições abertas para processo seletivo 2025

O Programa de Pós-Graduação em Agronomia - Produção Vegetal (PPGA-PV) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) realiza processo seletivo para preenchimento de vagas no curso de mestrado, com ingresso em 2025. São disponibilizadas 17 vagas, sendo 12 para o período letivo 2025.1 e cinco para o período 2025.2, com vagas reservadas à política de Ações Afirmativas da pós-graduação da Univasf. As inscrições estão abertas e os interessados podem se inscrever até o dia 21 de outubro.

Para efetuar a inscrição, é necessário preencher um formulário online e anexar os documentos exigidos no Edital Nº 16/2024, disponível no site da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPPGI) e do PPGA-PV. Podem se inscrever no processo seletivo os portadores de diploma ou de declaração de conclusão de curso de graduação em Engenharia Agronômica, Agronomia, Zootecnia, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas ou em áreas afins. O número de vagas por orientador e linha de pesquisa do programa consta no Anexo 1 do edital. São 12 vagas para Ampla Concorrência, duas para Técnicos-Administrativos em Educação (TAEs) da Univasf e três vagas reservadas para candidatos negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PCD).

A seleção será composta por um projeto de pesquisa escrito, em consonância com as linhas de pesquisa do pretenso orientador; apresentação e defesa do projeto para a comissão de seleção, que ocorrerá de forma remota, de 12 a 14 de novembro de 2024; e análise do currículo vitae e histórico escolar. O resultado final do processo seletivo está previsto para ser divulgado a partir de 9 de dezembro, com convocação para matrícula prevista para fevereiro de 2025. O cronograma completo está disponível no item 8 do Edital...

Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PE realiza demonstrações da Urna Eletrônica

A Comissão de Acessibilidade e Inclusão do TRE-PE (CMA) realiza, nos meses de agosto e setembro, eventos de demonstração da Urna Eletrônica em várias cidades do estado, com o objetivo de apresentar as inovações de acessibilidade na Urna e conversar a respeito dos direitos das pessoas com deficiência nas Eleições Municipais 2024.

A série de encontros teve início nesta semana,com o primeiro evento acontecendo em Surubim, na quinta-feira (29/8). Acácio Leite, membro da CMA, ressalta o apoio recebido: "Fizemos esse evento em parceria com José Gabriel Silva, Coordenador de Direitos Humanos, Taciana Andrade - Coordenadora da Educação Inclusiva, além de profissionais do Centro de de Referência em Assistência Social (CRAS) e da Secretaria de Educação"...

Pâmela Bório que exerceu jornalismo no Vale do São Francisco vira ré no STF por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro

A 1ª Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), por unanimidade, tornou ré por participação nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023 a ex-primeira-dama Pâmela Bório. Ela apareceu em vídeos e fotos no telhado do Congresso Nacional durante a depredação aos Poderes em Brasília.

O pedido feito pela Procuradoria-Geral da República em junho deste ano foi relatado pelo ministro Alexandre de Moraes e seguido pelos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Luiz Fux e ministra Carmén Lúcia, em um julgamento virtual que se iniciou no último dia 23 e se encerrou nessa sexta-feira (30)...

Em Salgueiro, homem é detido pela PM por conduzir moto embriagado

A Polícia Militar deteve na noite desta sexta-feira (30), em Salgueiro, um homem que conduzia uma moto embriagado, ultrapassando uma viatura policial. O fato aconteceu na BR-116, nas imediações do terminal rodoviário Itamaraty.

De acordo com o 8° BPM, os PMs faziam patrulhamento pela área, quando o motoqueiro ultrapassou a viatura de forma irregular. A equipe fez a abordagem e percebeu que o homem tinha sintomas de embriaguez, com olhos vermelhos e forte odor etílico. Questionado se tinha ingerido bebida alcoólica, confessou que sim...

Isaac leva Celso Carvalho e Coronel Anselmo ao Mercado Joca de Sousa, informa assessoria

Na manhã deste sábado, 31, o ex prefeito Isaac levou os candidatos do PSD, Celso Carvalho e Coronel Anselmo, para visitar o Mercado Joca de Sousa, além de uma parte do comércio da Rua Oscar Ribeiro. Eles estavam acompanhados de amigos, militantes e candidatos a vereadores editam recepcionados com alegria e entusiasmo. 

Enquanto andava pelos boxes e cumprimentava as pessoas, o ex-prefeito Isaac encontrou uma senhora conhecida por "D. Vilani", que deixou todos emocionamos. "Isaac, eu amo você por tudo o que você fez quando era prefeito de Juazeiro. Agora, com fé em Deus, Celso Carvalho vai ser prefeito e as coisas vão voltar a funcionar nessa cidade. Quem passa por aqui escuta meu pedido, peço pra votarem em seu candidato.", disse. ..

DNIT comunica alteração de tráfego em trecho da BR-428 em Petrolina

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) informa que desde sexta-feira (30) o motorista deve ter atenção devido alteração de tráfego na BR-428, em Petrolina, no Sertão de Pernambuco. 

O Trânsito passa por alterações na altura do viaduto com cruzamento da Avenida das Nações, em virtude da necessidade de remoção de semáforo do local e de nova configuração da circulação...