Foram encontrados 113 registros para a palavra: peixe

Prefeitura de Campo Alegre de Lourdes está recuperando estrada do Peixe

A Secretaria de Administração e Obras de Campo Alegre de Lourdes está realizando a manutenção e recuperação da estrada do Peixe, aplicando cascalho e patrolando.

Com seus 72 km de extensão, ela tem início na sede de Campo Alegre de Lourdes e passa por várias localidades: Velame, Baixão dos Bois, Barreiro do Espinheiro, Cacimbinha, Barra, Pedra Branca, São Gonçalo, Santa Úrsula, Distrito Peixe até o Povoado Angico dos Dias, no extremo norte do Município. Cerca de um terço da população utiliza essa via...

Secretaria de Ação Social de Andorinha vai iniciar projeto Colônia de Férias na comunidade de Vila Peixe

A Prefeitura de Andorinha por meio da Secretaria de Assistência Social, estará realizando na comunidade de Vila Peixe, a 1ª Colônia de Férias do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo.

O evento vai acontecer   nesta quinta-feira, 26 de janeiro, a partir das 5 da tarde, no Ginásio de Esportes...

Centenas de peixes são encontrados mortos em lagoa de Petrolina, PE

Centenas de peixes apareceram mortos, nesta terça-feira (17), em uma lagoa no bairro Jatobá, Zona Leste de Petrolina, no Sertão de Pernambuco. Ainda não se sabe o que provocou a morte dos peixes, todos da espécie tilápia.

Os peixes morreram na noite desta segunda-feira (16). Quando o dia amanheceu, os moradores da região ficaram assustados. “Eu nem imaginava que tinha esse tanto de peixe aqui. Ontem tinha um pouqinho, hoje já apareceu mais e com certeza vão morrer tudo, do jeito que está ai, não tem como escapar”, disse o supervisor de área Osmando Sabino.

Um das principais hipóteses para explicar o que houve é que a água pode ter ficado mais aquecida, o que diminuiu a quantidade de oxigênio. Sem conseguir respirar, os peixes morreram. O Ibama esteve no local e não descarta outra possibilidade para a morte dos peixes...

Com apoio da Codevasf, comunidade rural do semiárido baiano contabiliza 18 mil toneladas de peixe produzidas

Quinze mil alevinos foram soltos pela Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) em tanques-rede da comunidade do Jenipapo e Batata, zona rural do município de Serra do Ramalho, Médio São Francisco baiano. A ação fez parte da agenda da visita feita pelo superintendente regional da Codevasf em Bom Jesus da Lapa, Harley Nascimento, junto com equipe técnica, com o objetivo de acompanhar de perto o trabalho da Associação de Moradores de Jenipapo e Batata, que recebe o apoio da Companhia em ações de inclusão produtiva.

Além do recebimento de alevinos para o desenvolvimento de projetos de piscicultura familiar e artesanal, a Associação de Moradores de Jenipapo e Batata - composta por 68 famílias de produtores -, foi estruturada pela Codevasf com vinte tanques-rede, grade aradora para trabalho agrícola, 12 mil metros de tubos e uma caixa d’água de 20 mil litros...

Reprodução de peixes para revitalizar São Francisco permite reaparecimento de espécies em risco de extinção

Os peixamentos, que fazem parte das ações do Ministério da Integração Nacional para revitalizar o Rio São Francisco, contribuíram para que duas espécies de peixes, que estavam sumidas das redes dos pescadores no baixo São Francisco, voltassem a ser pescadas: a curimatã pioa e a matrinxã. Ambas foram reproduzidas nos Centros Integrados de Recursos Pesqueiros e Aquicultura da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), órgão vinculado à Pasta. As unidades são consideradas referência no desenvolvimento de pesquisas e tecnologias de reprodução, larvicultura e alevinagem de espécies nativas do rio.

No total, foram produzidos para a recomposição e manutenção da ictiofauna mais de 134 milhões de peixes de espécies nativas do São Francisco e não nativas, que são destinadas ao apoio da piscicultura na bacia. Para os peixamentos foram destinados 73 milhões de espécies nativas, entre elas cari, pacamã, piau, pacu, curimatã, pioa e piaba, além das outras duas que estavam em risco de extinção. O restante foi para apoiar a aquicultura da bacia...

Embrapa: Dia de campo integra criação de peixe e horta comunitária para produção de alimentos e geração renda

Pode não ser perfeito, mas é um sucesso o "casamento" entre a criação de peixes e hortas comunitárias para pessoas, vinculadas ou não ao meio rural, produzirem nos quintais de casa, alimentos ricos em proteína animal e vegetal, além de carboidratos, minerais e vitaminas. O modo de consumar essa união é o motivo de um dia de campo que a Embrapa Semiárido, a Companhia Hidro Elétrica do São Francisco e a Cooperativa de Produtores e Comerciantes dos Derivados de Peixes de Sobradinho (COOPES) promovem no dia 2 de setembro (sexta-feira), na Colônia de Pescadores e Terminal Pesqueiro de Sobradinho (BA).

O evento vai demonstrar o emprego de tecnologias de baixo custo que, se bem manejadas, são garantia de segurança alimentar e de renda para famílias em situação de vulnerabilidade alimentar e econômica. O conjunto de técnicas e de informações a ser apresentado a um público formado por donas de casa,agricultores familiares, piscicultores, pescadores, estudantes e técnicos, tem por base o chamado "Sisteminha Embrapa", apropriado para locais ou comunidades onde há escassez de água e falta de oportunidade de trabalho...

Mortandade de peixes em lagoa da Caatinguinha se deve por fatores naturais

Fatores como baixa concentração de oxigênio dissolvido, concentração elevada de sais e aumento da temperatura são as causas para a mortandade de peixes registrada na Lagoa do Congo, situada na localidade de Caatinguinha, a cerca de 25 quilômetros do centro de Petrolina. Técnicos da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) e do Centro de Manejo de Fauna de Caatinga (Cemafauna) da Universidade Federal do Vale do São Francisco estiveram no local na última semana, atendendo a solicitações do IBAMA e do Ministério Público Federal. Três amostras de água foram colhidas e encaminhadas para o laboratório da Universidade. Os parâmetros físico-químicos da água foram avaliados.

No entorno da Lagoa foram encontrados  peixes de várias espécies, dentre elas, Piaba do rabo amarelo, Corró,Traíra, Curimatã, Piau e Piranha branca. Durante a visita, moradores da região foram ouvidos e relataram que o problema acontece todos os anos. Cumprindo com uma das prerrogativas do órgão ambiental, os técnicos da AMMA aproveitaram para orientar a população a não consumirem peixes oriundos da Lagoa, neste período...

Brasileiro ouve as reivindicações dos moradores de Lagoa de Peixe e do grupo de jovens de Carrapichel

Aproximar a população do governo dando vez e voz para aqueles que mais conhecem as reais necessidades do município realizando um governo participativo. Essa foi umas das marcas de Brasileiro durante as duas vezes em que esteve à frente da Prefeitura de Senhor do Bonfim.

É por isso que a caravana da cidadania liderada por Brasileiro está mais uma vez percorrendo a sede e os distritos do município, ouvindo as reivindicações do povo que clama para que o desenvolvimento (econômico e social) volte para tirar Bonfim do abandono e do atraso. Dando prosseguimento à caminhada democrática da Agenda Brasileiro, o ex-deputado e candidato a prefeito com apoio de 14 partidos – numa ampla aliança de união por Senhor do Bonfim – na noite desta quinta-feira, 11, visitou a comunidade de Lagoa do Peixe e o distrito de Carrapichel...

Sertão do São Francisco: Ação apreende quase meia tonelada de peixe

Cerca de 450 quilos de peixe pescado de forma irregular foram apreendidos por uma ação realizada pelo Ibama, em conjunto com a Marinha, Cipe Caatinga e secretarias de Meio Ambiente de Sento Sé e Remanso, no Sertão do São Francisco. A operação, que se encerrou nesta quinta-feira (21), apreendeu ainda quase 18 mil metros de rede de pesca. Conforme o engenheiro de pesca e analista ambiental do órgão, Wanderley Pinheiro, o material apreendido não atendia as normas para exercício da pesca. Entre os itens irregulares, estão o tamanho dos peixes, inadequado para captura; e as redes, que não seguiam o comprimento padrão. A soma das multas pode chegar a R$ 18 mil. De acordo com o G1, os peixes apreendidos foram doados a duas instituições sem fins lucrativos de Sento Sé. ..

CPI do Carf é prorrogada e Solla critica “blindagem dos peixes grandes”

Com o apoio de toda a bancada do PT, foi aprovado na CPI do Carf, nesta terça-feira (12), um requerimento que prorroga as investigações por mais 60 dias. O deputado Jorge Solla (PT-BA) encaminhou o voto em favor da prorrogação e criticou os deputados do PSDB, DEM e PMDB, que tentaram impedir a investigação a banqueiros e empresas da grande mídia envolvidas na Operação Zelotes, que desvendou esquema de compra de sentenças no Carf para anular dívidas tributárias.

“Só tinha peixe graúdo na rede, RBS, Itaú, Bradesco, aí de repente deixou-se essa investigação de lado começou-se a buscar uma Medida Provisória para achar alguma forma de incriminar alguém do governo ligado ao PT. E aí passa a investigar empresa esportiva, futebol americano, que não tem nada a ver com o Carf. Se querem atingir a família do presidente Lula, abra uma CPI. Aqui não, não tem nada a ver com o Carf”, reclamou Solla...

Prefeitura de Sobradinho distribui peixe e garante a tradição da semana santa na mesa dos sertanejos

Cinco mil quilos de peixe foram doados hoje pela Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, que garantiu o principal alimento da semana santa as pessoas cadastradas nos programas sociais, comprovadamente, de baixa renda. Ontem os agentes de saúde distribuíram as fichas para os cadastrados, e durante toda manhã de hoje, as equipes da assistência social fizeram a entrega de dois quilos do pescado para cada pessoa cadastrada num espaço que fica ao lado da prefeitura.

Os piscicultores que forneceram o produto, ficaram satisfeitos com esta ação da Prefeitura, que fomenta o segmento da pesca no município. "Esta iniciativa da prefeitura é muito importante para nós e para as famílias beneficiadas que não podem comprar, mas também vão poder ter seu peixe no almoço da semana santa", afirmou o piscicultor José Rodrigues , mais conhecido como "Zé Caveira"...

Prefeitura de Sobradinho vai garantir a tradição do peixe na mesa da população de baixa renda

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, fará distribuição de peixes para pessoas cadastradas nos programas sociais, comprovadamente, de baixa renda.

Serão cinco mil quilos de pescado comprados pela prefeitura aos  grupos produtivos da cadeia local. Cada pessoa receberá dois quilos de peixe e, assim , poderá manter a tradição da semana santa...

Prefeitura de Sobradinho vai garantir a tradição do peixe na mesa da população de baixa renda

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, fará distribuição de peixes para pessoas cadastradas nos programas sociais, comprovadamente, de baixa renda. Serão cinco mil quilos de pescado comprados pela prefeitura aos  grupos produtivos da cadeia local. Cada pessoa receberá dois quilos de peixe e, assim , poderá manter a tradição da semana santa.

Na próxima quarta-feira, 23, as equipes da área social e os agentes de saúde, distribuirão as fichas para os cadastrados e na quinta-feira, 24, a partir das 7 horas acontecerá a entrega dos peixes num espaço que fica ao lado da prefeitura.

O piscicultor José Rodrigues, mais conhecido como "Zé Caveira", comemorou mais esta ação da prefeitura que além de beneficiar as famílias, valoriza a piscicultura local e aquece as vendas neste período. "Pra nós, que trabalhamos com a  piscicultura, esta iniciativa da prefeitura é muito importante. Vamos repetir a mesma qualidade do peixe do ano passado. Os peixes chegam a dois quilos, cada e assim a gente fica feliz porque quem não pode comprar, também vai ter seu peixe na semana santa", afirmou o piscicultor.
..