Foram encontrados 68401 registros para a palavra: AL

Atendimento à saúde em Jequié é ampliado com a entrega da UPA e Núcleo Regional de Saúde Sul

Mais uma ação de expansão e regionalização da saúde foi realizada em Jequié. Nesta quarta-feira (25), o governador Jerônimo Rodrigues, acompanhado da secretária da Saúde, Roberta Santana, realizou duas grandes entregas: a reforma e ampliação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Eunice Jesus Leal Almeida e a requalificação do Núcleo Regional de Saúde Sul. Foram investidos R$ 7,2 milhões nos dois equipamentos. Ainda no município, o chefe do executivo baiano anunciou o início da ampliação do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), entregou uma praça e obras de infraestrutura hídrica. 
 
Com um investimento de R$ 5,6 milhões, a UPA passou para o porte II, com capacidade para atender sete mil pacientes por mês. O número de leitos também aumentou, de nove para 18. A grande novidade foi o consultório odontológico para atendimento às urgências, com funcionamento 24h/dia, todos os dias da semana. A expectativa é de que mais de 450 mil pessoas sejam beneficiadas com as melhorias. "Estamos duplicando também o número de funcionários, de 150 para 260. Então, além de fortalecer o atendimento à saúde, diminuindo o tempo de espera dos pacientes, estamos dando mais oportunidades de emprego, com a criação de mais postos de trabalho", pontuou o governador. 
 
O paciente Laercon Santos de Araújo, 46, auxiliar de produção em uma empresa de alimentos de Jequié, elogiou o atendimento na emergência. "É o melhor da cidade, o mais fácil para nós, pela rapidez e eficiência que a equipe aqui tem. Em menos de 30 minutos, passei pela triagem, fui atendido e medicado. Já é a terceira vez que venho. Dessa vez, por sentir dores na coluna que estava me incomodando muito", disse.
 
Já o Núcleo Regional de Saúde Sul, estruturado para acompanhar as atividades de regulação e de vigilância em saúde, bem como monitorar a prestação de serviços e fortalecer a gestão junto ao município, foi totalmente requalificado. O investimento total foi de R$ 1,6 milhões. "Toda a parte administrativa e de vigilância, requalificamos. Os servidores passam a ter outra condição. Vamos começar uma segunda etapa, que é a rede de frios, atendimento da farmácia à população. É mais conforto para o paciente retirar a sua medicação", afirmou a titular da Saúde, Roberta Santana. 
 
 
Ampliação do HGPV
 
E teve mais novidade para o Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), que no ano passado, ganhou a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon). O governador assinou a ordem de serviço para as obras de reforma e ampliação da unidade. 
 
Está sendo construído o setor de hemodinâmica, ampliação do ambulatório e do centro de ensino e pesquisa, bem como a reforma e adequação do laboratório, ultrassom, recepção principal, administração e enfermarias. O investimento total será de R$ 11,2 milhões e a conclusão está prevista para junho de 2025. "O HGPV é uma das maiores unidades do interior da Bahia, sendo referência para 26 cidades da região. Vamos requalificar 100% do hospital e o atendimento para melhor servir os baianos da macrorregião Sul", disse Jerônimo Rodrigues. 
 
Mais desenvolvimento para Jequié 
 
Além da saúde, a cidade do território do Médio Rio de Contas foi contemplada com obras de infraestrutura hídrica. A entrega do Sistema de Esgotamento Sanitário (SES)
nos Loteamentos Vila Aeroporto e Vila Vitória contou com um investimento de R$ 5,3 milhões, atendendo 3,8 mil habitantes. A localidade de Oriente Novo, distante 48km da sede, também teve a obra autorizada para a construção de um Sistema Simplificado de Abastecimento de Água (SSAA). 
 
Uma ordem de serviço foi assinada para a primeira etapa da ampliação do Sistema de Abastecimento de Água (SAA) de Jequié, com R$ 50,3 milhões de recursos aplicados pela Embasa e Governo Federal, através do novo Programa de Aceleração de Crescimento (PAC). Serão construídas quatro estações elevatórias, nove reservatórios e uma adutora de 15 mil metros, beneficiando 224 mil moradores. 
 
O bairro Tropical, no Jequiezinho, ganhou uma praça no Loteamento Mirassol com dois quiosques, academia ao ar livre, paisagismo e parque infantil. Foram investidos R$ 1 milhão na construção do equipamento. Também foi autorizada a requalificação da praça na rua P, no bairro Urbis IV, a pavimentação no acesso aos colégios estaduais de Tempo Integral Professor Faraildes Santos e Luísa Mahin.  ..

Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental enfatiza importância das mídias sociais e meio ambiente

Realizado em um contexto de crise ecossistêmica sem precedentes no Brasil, o Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental -cBJA trouxe à tona questões cruciais da crise climática. O encontro, que se destacou como um espaço essencial para debater o futuro da cobertura jornalística, enfatizou a importância de uma abordagem contínua e comprometida com a realidade dos biomas brasileiros

Um dos tópicos mais marcantes do 8º Congresso Brasileiro de Jornalismo Ambiental (CBJA) foi a devastação de ecossistemas como o Pantanal, que sofreu perdas significativas em sua vegetação nos últimos anos. O congresso teve início na quinta-feira, 19, prosseguiu até sábado, 21, no Teatro Celina Queiroz, da Universidade de Fortaleza (Unifor), com a marca de ser o primeiro no Nordeste...

Gestão ambiental não depende apenas do prefeito. As câmaras municipais têm papel fundamental", diz professor

Texto Gestão ambiental: o seu município joga na primeira divisão, foi rebaixado ou nem participa do campeonato? publicado no site (o) eco jornalismo ambiental questiona que com o cenário dramático em que vivemos, com altos níveis de poluição do ar, desmatamento avassalador em todos os biomas, aumento expressivo das temperaturas, entre outros graves problemas, qual tem sido o papel desempenhado pelos municípios? Como podemos avaliar a qualidade da gestão ambiental a cargo de prefeitos(as) e vereadores(as), muitos(as) concorrendo à reeleição ou buscando eleger sucessores(as)?

De acordo com o autor do texto, devermos pensar, no meio ambiente, intensamente afetado por queimadas às vésperas da eleição de 2024 e estejamos baseadod em dez diretrizes: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos. 

O advogado e professor Thiago Lopes Ferras diz que Vale lembrar, ainda, que uma gestão ambiental minimamente rigorosa não depende apenas de ações do poder executivo municipal. As câmaras municipais têm papel fundamental na formulação, no monitoramento e na fiscalização das políticas ambientais. Retrocessos ambientais significativos, em geral, contam com a chancela de vereadores(as), por ação ou omissão...

OAB-BA entrega nova sala à advocacia de Juazeiro nesta quinta (26)

A OAB da Bahia entrega, nesta quinta (26), uma nova sala à advocacia de Juazeiro. Com espaço para reunião e mobiliários novos, o espaço foi aparelhado pela seccional para atender às demandas da advocacia da região. A inauguração acontece às 8h, na sede do TRT5, na Rua Veneza, com a presença da diretoria e de conselheiros da seccional, além da advocacia local. 
 
Segundo a presidenta da OAB-BA, Daniela Borges, a nova sala representa mais um passo em busca do fortalecimento da classe. "Esse será um marco importante, que fortalecerá, ainda mais, a advocacia de Juazeiro. É um marco importante para todas as advogadas e advogados que trabalham diuturnamente no exercício de uma profissão fundamental para o sistema de Justiça", disse. ..

Celso Carvalho faz porta-a-porta no Bairro Itaberaba e moradores abraçam sua candidatura, diz assessoria

Nesta terça-feira (24), o candidato a prefeito de Juazeiro, Celso Carvalho, participou de uma visita porta-a-porta no bairro Itaberaba. A recepção dos moradores foi extremamente positiva, com muitos aproveitando a oportunidade para conversar diretamente com o candidato e reafirmar seu apoio. A presença de Celso e seu vice, Coronel Anselmo, foi fortalecida mais uma vez pelo apoio do maior líder político da história de Juazeiro, Isaac Carvalho, refletindo a crescente confiança da comunidade em sua candidatura.

Dona Santana, uma moradora conhecida e respeitada do bairro, fez questão de abrir as portas de sua casa para receber o time de Isaac. Emocionada, ela afirmou: "Estou aqui porque acredito que Celso pode fazer a diferença. Isaac Carvalho sempre cuidou da gente e eu quero ver nosso bairro prosperar novamente."..

Pessoas em situações de rua: acolhimento e assistência social são de competência das prefeituras

Em julho de 2022, a REDEGN destacou que o número de pessoas em situação de rua e pedintes aumenta em Juazeiro e Petrolina. O tema é pauta da AGENCIA BRASIL-Eleições 2024: pessoas em situação de rua, um problema de todos-Acolhimento e assistência social são de competência das prefeituras.

De acordo com a reportagem enquanto sobram problemas, falta paciência para ouvir promessas vazias das autoridades. Chega a época de eleições, os futuros prefeitos, os futuros vereadores, os futuros candidatos aparecem. Querem mostrar que estão fazendo algo. Mas, tudo isso não passa de hipocrisia. Eu incentivo as pessoas a lutar e a se manifestar, a mostrar na mídia a indignação pelos direitos violados”, diz Diego, morador em situação de rua....

Greve UNEB: professores e governo continuam negociando aumento salarial

A greve por tempo indeterminado foi aprovada pelas professoras e professores da UNEB, nesta tarde de segunda-feira (23), em assembleia geral docente, realizada no Campus da UNEB de Salvador. De acordo com o que dispõe o Supremo Tribunal Federal, sobre legalidade do movimento grevista, após a aprovação é necessária a comunicação prévia à administração pública em, no mínimo, 72 horas de antecedência ao início da greve. A ADUNEB informa que a greve cumprirá todos os requisitos legais e manterá mais de 30% dos serviços essenciais na universidade.

A deflagração da greve aconteceu após a categoria docente considerar insuficiente a nova proposta apresentada na reunião da última quinta-feira (19). Na ocasião, após duas propostas iniciais e rebaixadas serem levadas às direções sindicais, uma terceira foi colocada à mesa e encaminhada para análise da assembleia. Nela, o governo propôs reajuste salarial acumulado em 13,83% em dois anos, sendo 6,79% em 2025 (4,7% em jan / 2% em jul) e 6,59% em 2026 (4,5 em jan / 2% em jul).
 
As análises e projeções realizadas pelo Fórum das ADs, espaço que congrega as associações docentes da UNEB, UEFS, UESB e UESC, demonstraram que a nova proposta representa uma recomposição salarial (aumento acima da inflação) de 4,94%, juntando os valores dos anos de 2025 e 2026, utilizando-se as previsões inflacionárias do Boletim Focus. Segundo cálculos do DIEESE, a defasagem salarial devido à falta de recomposição inflacionária, desde 2015, chega a 35%. Valor muito superior aos 4,94% que vieram da última mesa de negociação.
 
Para a Coordenação da ADUNEB, embora a última negociação tenha demonstrado um avanço, o Governo da Bahia ainda persiste na falta de interesse político para a resolução do problema. Os dados apresentados pelo próprio governo comprovam que os gastos públicos estão muito abaixo do limite prudencial exigido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Desde o início de 2023, docentes das universidades estaduais baianas tentaram negociar sem a necessidade da radicalização do movimento. Com responsabilidade, as representações sindicais participaram de 15 reuniões. Outras quatro foram desmarcadas pelo Executivo.
 
Nesta próxima quarta-feira (25), as representações sindicais das/os docentes das universidades estaduais da Bahia terão nova reunião na Secretaria Estadual da Educação. Além de levar as respostas das assembleias ao governo, a expectativa é a continuidade das negociações. Para a ADUNEB, o movimento docente continua a demonstrar interesse em negociar, qualquer suspensão da mesa será uma decisão unilateral e arbitrária do governo...

Vigilância Epidemiológica da Bahia confirma sexto caso de botulismo

A Vigilância Epidemiológica da Bahia confirmou, nesta quarta-feira (25), o sexto caso de botulismo, que estava sob investigação. Com essa nova confirmação, o Estado soma seis casos confirmados em 2024. Desses, três pacientes permanecem hospitalizados, um já teve alta médica, e dois infelizmente vieram a óbito. Em 2023, foram registrados dois casos confirmados.

A coordenadora de Doenças e Agravos Transmissíveis da Sesab, Eleuzina Falcão, detalhou as ações que a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) vem implementando e falou sobre os casos. 

Ela também esclareceu o que é o botulismo, o conceito de surto e os cuidados essenciais para prevenir a contaminação, além de orientar sobre as medidas a serem tomadas em caso de suspeita.
 ..

Jerônimo apresenta projeto "Minha Casa, Minha Vida" estadual

Inspirado no programa habitacional do governo federal, o governador Jerônimo Rodrigues (PT) quer implementar a mesma proposição no estado. Nesta terça-feira, 23, o Executivo encaminhou à Assembleia Legislativa da Bahia (Alba) o projeto de lei que cria o “Minha Casa, Minha Vida - Bahia”.

Em mensagem enviada à Casa Legislativa, o petista afirma que o intuito da proposta é garantir “moradia digna, reafirmando o compromisso do governo do Estado com a ampliação da oferta habitacional às famílias residentes em áreas urbanas ou rurais localizadas no território estadual”...

PF deflagra operação contra fraude no sistema FGTS

A Polícia Federal em Pernambuco deflagrou, na manhã desta quarta (25), a Operação Duplo F. A meta é  investigar  diversas fraudes contra o sistema FGTS, o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço. Esse golpe, segundo a PF, pode ter sido praticado por uma ex-funcionária de uma Empresa de Contabilidade e Consultoria que fica na Ilha do Retiro, na Zona Oeste do Recife. 
 
O que aconteceu

Ainda segundo a PF, foram cumpridos três mandados de busca e apreensão, em Paulista, no Grande Recife.  Foram apreendidos  mídias de armazenamento (HDs externos e internos, pen drives etc), laptops, smartphones, agendas manuscritas ou eletrônicas, além de documentos relativos à titularidade de propriedades ou à manutenção de propriedades em nome das próprias investigadas, ou de terceiros. Os agentes também recolheram registros e livros contábeis e documentos relacionados à manutenção e movimentação de contas no Brasil e no exterior, em nome dos  investigados ou de terceiros.
 
Como era a fraude
 
Alguns saques giraram em torno de 182 mil e 110 mil originados de vínculos falsos de 10 empresas diferentes e vínculos de admissão/afastamento inexistentes com oito empresas diversas.
 
Crimes
 
Os crimes que estão sendo investigados são o de estelionato majorado contra a Caixa Econômica Federal (Artigo 171, parágrafo 3º, do Código Penal), cujas penas variam de 1 a 7 anos de reclusão.
 ..

Colégios da rede estadual se destacam na Feira Brasileira de Iniciação Científica 2024

Três colégios da rede estadual da Bahia ganharam destaque na Feira Brasileira de Iniciação Científica (FEBIC), que ocorreu entre os dias 16 e 20 de setembro, em Santa Catarina. Duas dessas escolas conquistaram o primeiro lugar em três das oito categorias disputadas por estudantes do Ensino Médio O evento, que reuniu projetos inovadores de todo o Brasil, destacou os estudantes baianos que se sobressaíram nas áreas de ciências biológicas e agrárias, bem como na de linguística, fortalecendo a representatividade da Bahia em eventos científicos de grande porte.
 
Os estudantes do Colégio Estadual Antônio Batista, de Candiba, conquistaram dois primeiros lugares na FEBIC. O projeto "Missão terra: explorando a sustentabilidade através do jogo lúdico no ambiente educacional", desenvolvido por Ana Paula Rodrigues, William Santos e Yasmim Soares, sob a orientação do professor William Oliveira, garantiu o 1° lugar na categoria Ciências Biológicas. Além do reconhecimento, os alunos foram credenciados para participar da 15ª Mostra de Ciência e Tecnologia do Instituto Açaí (MCTIA), que acontecerá em novembro, em Belém, Pará. Já o projeto "Sabonete natural à base da planta Melão-de-São-Caetano: alternativa para combater a infestação por ectoparasitas em cães domésticos", desenvolvido pelas estudantes Ana Vivian Prado, Camille Vitória Marques Teixeira e Larissa Souza Oliveira, sob a orientação da professora Luzimária Reis, venceu o 1° lugar na categoria Ciências Agrárias e foram premiadas como "Melhor Trabalho da Região Nordeste". Com a premiação, elas também ganharam credenciais para participar da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), que será realizada em outubro, em Nova Hamburgo, Rio Grande do Sul.
 
Ana Paula Rodrigues,15 anos, integrante do projeto “Missão Terra”, expressou sua gratidão pela oportunidade. "É muito gratificante ver que todos os nossos esforços valeram a pena e foram compensados. Estamos muito felizes e honrados por poder representar não só Candiba, mas a Bahia como um todo".
 
Além desses dois projetos, o colégio Antônio Batist obteve destaque com o projeto "Cicatrizante natural para ferimentos superficiais em humanos à base de mel, casca de Caraíba e Pimenta Malagueta", dos estudantes João Lucas Rocha, Marcos Vinícius Oliveira e Renato Oliveira, que receberam o prêmio de Melhor Trabalho em Biotecnologia. Outro projeto premiado foi "Análise da eficiência do extrato de plantas nativas da Caatinga como larvicida natural: alternativa de combate às arboviroses", dos estudantes Ruan Donato e João Fábio, que ganharam credenciais para participar da feira de ciência e tecnologia organizada pelo Movimento Internacional para o Desenvolvimento Científico e Técnico (MILSET), em Fortaleza, Ceará.
 
O terceiro lugar veio do Colégio Estadual Carlos Valadares, de Santa Bárbara, com o projeto "Clube de leitura: colecionando mundos como espaço de fortalecimento da literatura feminina", dos estudantes Stephany Rocha Almeida, Laísy de Jesus Silva e Pedro Henrique Lírio, sob a orientação da professora Charlene Cristine, que conquistou o primeiro lugar na categoria Linguística, Letras e Arte. Além da premiação, os alunos ganharam credencial para participar do Ciência Jovem 2025.


Foto: divulgação
 
Stephany, 17 anos, estudante do 2° ano técnico em Alimentos, do Colégio Carlos Valadares, destacou a importância do apoio para a participação em eventos como a FEBIC. "Antes de participar dessa feira, eu nunca tinha tido a oportunidade de sair do Estado para apresentar projeto algum. A experiência de estar lá foi quase que de outro mundo. Eu nunca imaginei que conseguiria viver experiências como essa. Acredito que o apoio da Secretaria da Educação foi essencial para nos dar a chance de expandir o nosso projeto e ver como ele atrai a atenção de tantas pessoas, mesmo em contextos diferente".
 
Os estudantes do Colégio Estadual Castro Alves, Tempo integral, de Adustina, também foram premiados no evento. Com o projeto “Alternativa sustentável de controle de pragas: uma ideia para adiar o fim do mundo”, as alunas Paula Luana Jesus Santos, Matheus Santos Aquino e Priscila Castro Santos, sob a orientação da professora Rosivânia dos Santos e coorientação do professor Everson Fernandes de Almeida, receberam o prêmio destaque, pela contribuição com o meio ambiente, e uma credencial para participar de uma feira científica no Paraguai...

Presidente do TSE condena episódios de violência na campanha eleitoral

A presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, condenou episódios de violência envolvendo candidatos e seus assessores na campanha eleitoral.

Sem citar casos específicos, a ministra determinou que a Polícia Federal (PF), o Ministério Público e os tribunais regionais eleitorais (TREs) priorizem a investigação e julgamento de processos envolvendo a questão durante a campanha eleitoral...

Adversários tentam impugnar pesquisa que aponta a virada para a vitória de Andrei, mas TRE-BA nega, informa assessoria

As ruas de Juazeiro já indicam que Andrei será o próximo prefeito de Juazeiro, o que tem levado a adversários buscarem a todo custo atrapalhar a vitória do time de Lula e Jerônimo. Após dois pedidos de impugnação da pesquisa que coloca Andrei em empate técnico com a atual prefeita, o Tribunal Regional Eleitoral, em Salvador, confirmou a idoneidade da pesquisa, o que nos mostra que a população juazeirense está consciente que não quer mais um governo de falsas promessas, que não construiu hospital e destruiu o Colégio Paulo VI.

Conforme tem demonstrado nos ataques à honra do candidato Andrei Gonçalves, num total desespero, A Coligação Aliança por Juazeiro perdeu no TRE-BA, em Juazeiro, e recorreu para o TRE em Salvador. No entanto, o desembargador MAURICIO KERTZMAN SZPORER indeferiu o pedido de liminar que pedia a impugnação da pesquisa realizada pelo IPEX- LTDA - INSTITUTO DE PESQUISAS EXATOS, e contratada TRILHA COMUNICAÇÃO E PRODUCAO LTDA. Sob o registro 09677/2024. A pesquisa indica Andrei pontuando com 32,5%, e a atual prefeita com 39,6%, com margem de erro de 4,3 pontos percentuais, o que seria um empate técnico. ..

Médica alerta para surto de botulismo no consumo de mortadela na Bahia

A médica infectologista, a doutora Clarissa Cerqueira, realizou o alerta para um possível surto de botulismo, doença causada por bactéria, na ingestão de mortadela no estado da Bahia. Em vídeo publicado nas redes sociais nesta terça-feira (24), a médica afirmou que duas pessoas já morreram por conta da contaminação. As informações são do Bahia Notícias, parceiro RedeGN.

Segundo ela, há seis casos suspeitos ao redor do estado, sendo cinco já confirmados, com dois óbitos. A médica afirmou que três pessoas contaminadas realizaram o consumo da mesma marca de mortadela.

“Desses cinco casos, quatro evoluíram com gravidade, resultando em dois óbitos. Dos cinco, três relataram consumo de mortadela na mesma marca, outro não soube dizer a marca e evoluiu a óbito e não temos informação sobre consumo de mortadela”, disse Cerqueira...

Pai de aluno denuncia constrangimento e tom autoritário da direção do Colégio Estadual Rui Barbosa

Na tarde desta terça-feira (24), o Blog recebeu uma denúncia, em vídeo, do pai de um aluno do 7º ano C, do Colégio Estadual Rui Barbosa.

Segundo Arthur Francisco Silva de Castro, pai do aluno, nesta segunda-feira (23), por volta das 14h, sua esposa recebeu uma notificação no WhatsApp informando a suspensão do filho...

"Inauguração obras ampliação do Hospital Regional de Juazeiro será no mês de outubro", diz Secretária Saúde da Bahia

A Bahia deve ganhar três “novos” hospitais que serão inaugurados entre o começo do mês de outubro e o mês de dezembro de 2024. Trata-se da entrega da reforma do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (Heom), no bairro do Pau Miúdo, em Salvador, a ampliação do Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), em conjunto com a construção de uma maternidade regional, no norte baiano. 

Além disso, o Hospital de Cuidados Paliativos (HCP) também tem previsão de entrega para o final deste ano. A primeira inauguração que deve acontecer será do HRJ, que ocorrerá no começo do próximo mês, segundo antecipou a reportagem do Bahia Notícias, a secretária de saúde do Estado da Bahia, Roberta Santana. ..

Univasf promove 1º Congresso Nacional de Saneamento Rural

Um espaço para compartilhar conhecimentos e fomentar avanços na área de saneamento rural. Esta é a proposta do 1º Congresso Nacional de Saneamento Rural (Sanea Brasil), promovido pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), que reunirá, entre os dias 20 e 22 de novembro, profissionais, estudantes e empresas do setor, no Complexo Multieventos, localizado no Campus Juazeiro. O evento conta com o apoio do projeto de extensão Plansanear da Univasf, do Ministério das Cidades (MCid) e da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (SNSA). As inscrições para participação como ouvinte e para a submissão de trabalhos estão abertas.

Os interessados devem realizar a inscrição no site do Sanea Brasil. Para efetuar a inscrição, é necessário pagar uma taxa no valor de R$ 35,00 para estudantes de graduação e ensino médio; R$ 75,00 para estudantes de pós-graduação; e R$ 100,00 para profissionais. O prazo para a submissão de trabalhos, em formato de resumo expandido, vai até 14 de outubro. As propostas precisam estar incluídas nas modalidades de relato de experiência técnica/popular e trabalho técnico-científico. As áreas temáticas e as normas para submissão estão disponíveis no site. Um passo a passo para efetuar o procedimento está disponível no Instagram do Congresso...

Bahia lidera a produção nacional de cacau e impulsiona a economia regional

A Bahia é destaque na produção nacional de cacau. Segundo dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2023, o estado produziu 139.011 toneladas de amêndoas de cacau, um crescimento de 0,6% em relação ao ano anterior.


De acordo com os dados do Valor Bruto Da Produção Agropecuária, calculados pelo MAPA de agosto/2024, relacionado com o preço do cacau, o valor bruto de produção do cacau saiu de 1,9 bilhões em 2023 para uma previsibilidade de 5,4 bilhões em 2024, saindo da 6a posição no ranking estadual das culturas agrícolas para a 3a posição, ficando em primeiro lugar a soja com 14,2 bilhões seguido do algodão com 6 bilhões.
                                                                                                                                                                                                                                                               A retomada da liderança é um marco importante para a economia baiana, especialmente para os territórios produtores como Litoral Sul e Baixo Sul, que se destacam entre os maiores produtores do estado, com destaque aos municípios de Ilhéus, Wenceslau Guimarães e Ibirapitanga...

e-Título: 4,6 milhões de baianos já baixaram o aplicativo da Justiça Eleitoral

Na Bahia, o aplicativo e-Título, oferecido gratuitamente pela Justiça Eleitoral, já foi baixado 4.685.630 vezes. Somente em 2024, ano das Eleições Municipais, 334.189 mil baianos realizaram novos registros na plataforma.  Os dados são do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), desta terça-feira (24/9). 

Disponível para os sistemas Android e iOS, o aplicativo permite o acesso à versão digital do título de eleitor, desde que o documento esteja regular. A plataforma também se destaca por sua acessibilidade, com recursos especialmente desenvolvidos para atender pessoas com deficiência visual, baixa visão ou daltonismo. ..

Tabata quer Marçal fora de debates, Nunes pede segurança e Datena diz que ex-coach deve ser parado

Um dia após o debate eleitoral para a Prefeitura de São Paulo terminar com um assessor na delegacia e um marqueteiro ensanguentado, adversários de Pablo Marçal (PRTB) pediram diferentes medidas para conter o candidato, como a exclusão dele dos próximos encontros, reforço na segurança e ação da Justiça.

O encontro promovido pelo Flow na noite desta segunda-feira (23) acabou com o candidato do PRTB expulso e um assessor seu, Nahuel Medina, levado à delegacia após dar um soco em Duda Lima, marqueteiro do prefeito Ricardo Nunes (MDB) que saiu ensanguentado...