Foram encontrados 19128 registros para a palavra: petrolin

Em inspeção de rotina, Vigilância Sanitária interdita lanchonete por falta de higiene no Centro de Petrolina

A Agência Municipal de Vigilância Sanitária interditou, nesta segunda-feira (27), uma lanchonete localizada na Avenida Fernando Góes, no Centro de Petrolina. Na vistoria, foi constatado que o estabelecimento estava funcionando sem condições de higiene necessárias para a produção dos alimentos. De acordo com o diretor-presidente da agência, Marcelo Gama, o flagrante ocorreu durante uma inspeção de rotina. "Nossas equipes continuam intensificando as ações em diversos estabelecimentos da cidade com o objetivo de minimizar o risco à saúde pública oferecido pelo consumo de alimentos impróprios. Nesse caso, o estabelecimento estava com licença provisória e nossos fiscais encontraram irregularidades no local, por isso, o estabelecimento foi interditado até que todos os problemas sejam sanados e somente poderá funcionar assim que possuir a Licença de Funcionamento expedida pela Vigilância Sanitária", destaca. Vale lembrar que a população pode colaborar denunciando casos como este através da Ouvidoria do Município, pelo número 156. ..

Prefeitura busca parceria e melhora qualidade de vida da população de baixa renda em Petrolina

Proporcionar o desenvolvimento includente de uma população de baixa renda por meio de capacitações profissionais e educação financeira é o objetivo da parceria voluntária estabelecida entre a Prefeitura de Petrolina, a Caixa Econômica Federal (CEF) e o Instituto de Assessoria para o Desenvolvimento Humano (IADH). A parceria já acontece desde 2019 na Capital Sertaneja, em três territórios das zonas urbana e rural: Residencial Monsenhor Bernardino, João de Deus e Izacolândia.

Em reunião realizada na Secretaria de Governo, na última sexta-feira (24), representantes do IADH apresentaram resultados do projeto e definiram a oferta de mais capacitações para as comunidades. O instituto operacionaliza um programa da CEF e em Petrolina conta com a parceria totalmente voluntária da prefeitura que contactou lideranças comunitárias para que fossem feitas as visitas técnicas de consultores do Instituto e fosse feito um levantamento de pequenos empreendedores para que pudessem participar desta ação...

A redeGN está chegando! Um novo conceito, com mais agilidade e interação com o leitor

Como já anunciado, celebrando uma década de atuação o Blog Geraldo José vai inovar e a partir do dia 03 de fevereiro terá novo visual, com mais ferramentas, interatividade e reforço em novas mídias integrando plataformas, conteúdo e agilidade na abertura das nossas páginas. A ideia é deixar o leitor cada vez mais próximo da notícia, com rapidez, funcionando como uma rede de notícias, a redeGN, sem abrir mão do compromisso que sempre nos norteou, de ser ético e transparente.

Vamos manter a mesma proposta que nos levou ao posto de Blog mais acessado do Vale do São Francisco e um dos primeiros do interior da Bahia, aumentando a interação com o leitor, otimizando espaços para que essa parceria seja fortalecida, através dos comentários, redes sociais, vídeos, podcast, entrevistas, dentre outras possibilidades digitais...

Petrolina perde para o Náutico pela segunda rodada do Pernambucano

Petrolina entrou em campo pela segunda vez neste domingo, 26, pelo Campeonato Pernambucano. Com uma tabela ingrata, a Fera Sertaneja após estrear fora de casa contra o Santa Cruz, dessa vez recebeu em casa o Náutico. 

Diferente do primeiro jogo, quando o time estava apático em campo, principalmente no primeiro tempo daquele confronto, o Petrolina fez um jogo melhor, mas ainda aquém das expectativas e empatava a partida até os minutos finais do jogo, quando Erick marcou o gol que deu a vitória ao time da capital...

Feirinha de adoção da prefeitura garante novo lar a cães e gatos em Petrolina

A primeira feirinha de adoção de cães e gatos de 2020, realizada pela Prefeitura de Petrolina neste domingo (26), foi uma bela oportunidade para quem gosta de animais. O evento coordenado pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) aconteceu na Praça da Sementeira, no bairro KM-2. Ao todo, 30 animais – entre cães e gatos, adultos e filhotes – encontraram um novo lar. Todos os animais adotados foram vacinados, castrados ou estão com castração garantida para quando atingirem a idade mínima necessária.

A Prefeitura de Petrolina incentiva a posse responsável de animais, orientando e informando a população sobre os cuidados necessários, como destaca a coordenadora do CCZ do município, Graziella Vasconcelos. “As feirinhas têm o objetivo de intensificar a adoção responsável dentro de critérios legais, éticos e veterinários. O gesto de adotar um cachorro ou um gato é dar a oportunidade de um recomeço para seres que só retribuem amor e é uma responsabilidade que vem do coração. Saímos muito felizes, pois a feirinha foi um sucesso. Esse trabalho é importante para diminuir o índice de abandono dos animais”, diz...

Petrolina sedia Desafio Internacional de Judô Veteranos

O centro de treinamento Kodokan, promove o "Desafio Internacional de Judô Veterano", evento que será realizado no sábado, 01 de fevereiro de 2020, a partir das 16h30, no tatame da academia, que fica localizado na Rua São Francisco, número 347, no bairro Atrás da Banca (por trás do Bompreço).

O referido evento consiste em treinamentos simultâneos de judocas veteranos, com idades a partir de 30 anos. Ocorre concomitantemente em várias localidades do Brasil e do mundo e foi inspirado pelo "Dia Nacional de Veteranos", oficializado pela Câmara Municipal de Santo André/SP, com realização a cada ano, em todo primeiro sábado de fevereiro. Essa é a primeira vez que a Kodokan em Petrolina realizará esse evento, que será aberto para todos os clubes de judô de todo o Vale do São Francisco, independente da graduação...

Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina alerta sobre doenças do verão

Os dias mais quentes do ano começam em dezembro e se estendem até meados de março. Neste período, ocorrem as férias escolares, muito associadas com passeios, viagens à praia e ao campo e muita diversão ao ar livre. Entretanto, existem algumas doenças (chamadas de sazonais) mais comuns no verão que podem acabar com toda a diversão. Você sabe quais são elas?

O Núcleo de Educação Permanente do Hospital Dom Malan listou algumas principais para que a população possa ficar ligada e curta o período sem estresse. São elas: Desidratação; Micose; Dengue; Conjuntivite; Otite e Insolação. Muita gente se pergunta por que esses problemas acontecem mais em um período específico do ano. A resposta está diretamente relacionada com o clima, pois essa época de muita chuva e ondas de calor contribui para que o organismo fique mais fragilizado e que fatores de risco estejam mais presentes.

"Em geral, nessa época do ano começa a haver um aumento da procura pelas urgências e emergências infantis por conta dessas doenças, sendo que medidas simples podem preveni-las. Então, como nós temos o papel de atuar também na promoção de saúde gostamos de deixar a população informada", esclarece a enfermeira gerente do NEP, Rejane Lins.

Confira:

1 – Desidratação

Definida como a perda excessiva de líquidos e sais minerais, a desidratação é uma doença comum no verão por causa do aumento da transpiração e, em alguns casos, devido também a vômitos e diarreia decorrente de uma intoxicação alimentar.

Para prevenir a desidratação, é recomendado ingerir muito líquido, consumir alimentos frescos e leves, usar roupas adequadas para a estação e permanecer em ambientes bem arejados e, preferencialmente, na sombra.

2 – Micoses na pele

As micoses são focos de infecção causadas pela proliferação de fungos em alguma parte do corpo. Normalmente, nas regiões mais quentes e úmidas, pois são as que mais favorecem a reprodução dos micro-organismos. Por isso, no verão, em que essas condições são agravadas, as micoses se tornam mais frequentes. Entre os sintomas dessa doença estão: uma forte coceira, vermelhidão e ressecamento da pele.

Para evitar a micose, é preciso manter o corpo bem seco, especialmente as regiões de dobras, como virilha, espaço entre os dedos e axilas, evitar o uso de sapatos fechados por longos períodos, usar roupas leves e não compartilhar toalhas ou outros objetos pessoais. Cuidado com piscinas, banheiros e vestiários, onde a proliferação de fungos é maior. Nunca ande descalço nesses locais!

3 – Intoxicação Alimentar

A conservação inadequada de alimentos é uma das principais vilãs durante o verão, pois resultam em intoxicação alimentar. Por isso, verifique a procedência de qualquer alimento antes de consumi-lo. Preste atenção principalmente no odor e aparência da comida, assim como na higiene do local responsável por prepará-la. Se ficar na dúvida, não arrisque! Coloque a sua saúde sempre em primeiro lugar.

4 – Dengue

Transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, a dengue é uma doença que provoca sintomas como dores, manchas pelo corpo e febre alta, a qual pode evoluir para um quadro mais grave, conhecido como dengue hemorrágica. Por isso, não deixe águas limpas e paradas. É neste ambiente que o mosquito se reproduz.

5 – Conjuntivite

Olhos vermelhos, muito inchados, com ardência e secreção — a ponto de você não conseguir abrir os olhos de manhã porque eles ficam colados — são sinais clássicos de uma conjuntivite bacteriana, a qual é mais comum durante o verão, pois é transmitida facilmente por meio da água do mar ou da piscina de uma pessoa para outra.

Para evitar a contaminação, evite mergulhar e abrir os olhos embaixo d'água, principalmente em lugares em que a ela não é própria para banho. Também não compartilhe toalhas, não coce os olhos e evite contato direto com pessoas que já estão com essa doença.

6 – Otite..

COMUNITÁRIO COBRA CONCLUSÃO DE OBRAS NO VALE DO GRANDE RIO EM PETROLINA-PE

Venho através do Blog Geraldo José externar minha revolta em ver dinheiro público sendo jogado no lamaçal. Para piorar a revolta, todos os dias se propagam nas mídias locais, uma avalanche de anúncio obras, ordens de serviço para todo canto. Todos sabemos que isso é apenas endividamento para prefeitos futuros, até porque são serviços de péssima qualidade, onde todos veem a céu aberto os asfaltos que nem se quer colocaram, já estão na grande maioria, se derretendo igual a sonrisal quando entra na água. Sem contar que apenas existi por parte dessa gestão endividamento do município, ainda fazem o asfalto sem queda de água alagando os bairros de maneira assustadora! Termino pedindo providência ao Ministérios Público Federal, estadual, para não aceitar ordens de serviço sem antes terminar o que está pela metade”.

Leo Vinicius..

Alerta: INPE prevê trovoadas, chuvas fortes na região. Tromba-d'agua é registrada no lago de Sobradinho. Veja o vídeo

De acordo com o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos –CPTEC/INPE, áreas do Nordeste, que inclui as cidades de Juazeiro, Petrolina e região, tem previsão de trovoadas, raios e acúmulos expressivos de chuvas.

Em nota publicada neste domingo o INPE informa que “Há risco moderado para ocorrência de fenômeno meteorológico adverso dentro das próximas 72 horas." Nesta manhã, em Juazeiro, já há registro de trovoadas e o céu carregado de nuvens escuras sinalizam a chegada de chuvas a qualquer momento...

Tudo pronto: Prefeitura de Petrolina faz mutirão de limpeza em estádio para partida entre a Fera Sertaneja e o Timbu  

O Estádio Paulo de Souza Coelho recebeu os cuidados da prefeitura que deixou tudo pronto para o jogo entre Petrolina e Náutico pelo Campeonato Pernambucano. As equipes do mutirão do programa "Cidade Mais Limpa" deixaram tudo pronto para a partida que será realizada neste domingo (26), às 16h, no estádio municipal.  

Durante a semana, cerca de 10 homens fizeram a poda, capina, varrição, pintura, retirada de entulho, iluminação, revisão da parte elétrica e limpeza de toda área interna e externa para receber a partida da segunda rodada do Campeonato Pernambucano. "Deixamos tudo pronto para o petrolinense prestigiar a Fera Sertaneja jogando em casa. As equipes de serviços públicos jogaram duro para deixar o Paulo Coelho pronto para a partida. É uma grande honra pra gente poder receber o nosso time jogando em casa e a prefeitura não poderia deixar de fazer bonito para a rodada" afirma o secretário de Serviços Públicos, Alisson Oliveira...

DAQUI A POUCO: Petrolina enfrenta o Náutico pelo Campeonato Pernambucano

Após uma estreia para esquecer diante do Santa Cruz, quando perdeu por 3 a 0, o Petrolina joga daqui a pouco, às 16h no Estádio Paulo Coelho, contra o Náutico, buscando sua primeira vitória no Campeonato Pern ambucano. Com uma tabela pesada, pegando logo de cara dois grandes do estado, a Fera Sertaneja aposta em jogadores experientes do grupo para tentar mudar o cenário já nesta segunda rodada.

O goleiro Tigre, que teve passagens de destaque na Juazeirense, falou sobre a importância de jogar bem e conseguir os três pontos na competição estadual: "Tivemos essa estreia fatídica contra o Santa Cruz e agora, graças a Deus, temos esse jogo em casa contra uma equipe grande. Que a gente possa terminar o treinamento da semana com o pensamento que vamos jogar em nosso campo, em nossa casa, que a gente possa conseguir os três pontos. Que a gente não venha perder, para dar uma moral a mais pelo trabalho que a gente vinha fazendo na pré-temporada" disse o goleiro...

Petrolina: Paulo Valgueiro critica Governo que não prioriza a Educação

A educação sempre foi tema do vereador Paulo Valgueiro na Casa Plínio Amorim. Durante os três anos de sua vida pública como representante do Legislativo municipal, Valgueiro por diversas vezes pautou o assunto nas sessões ordinárias com vistas às melhorias da educação para crianças e jovens petrolinenses.

Atento as demandas dos estudantes e dos pais de crianças do ensino infantil, Valgueiro desde o primeiro dia de sua legislatura vem apresentado sugestões, requerimentos, indicações, debates e projetos para a área, um dos gargalos de Petrolina, que durante esse período já sofreu alguns golpes que desmoronaram a educação local, como fechamento de unidades do Programa Nova Semente, referência para todo o país, redução de vagas nas creches, suspensão de aulas, diminuição de profissionais, desvalorização salarial de educadores, falta de merenda escolar, de materiais didáticos e até fardamento. Situações registradas pelos pais e responsáveis dos alunos e muitas vezes denunciada na imprensa local...

Equipes da Prefeitura de Petrolina discutem fortalecimento e integração da Rede PEBA

Petrolina sediou na quinta e sexta-feira (24), a 1ª Oficina para fortalecimento da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco (Rede PEBA). De acordo com a secretária de Saúde de Petrolina, Magnilde Albuquerque, trata-se de um projeto pioneiro do Ministério da Saúde, Hospital Alemão Oswaldo Cruz, Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (CONASEMS) e Conselho de Secretarias Municipais de Saúde.

“São muitas questões importantes contempladas neste projeto, sobre como equacionar os recursos, ter um retrato da região com a identificação dos principais indicadores de saúde e pensar políticas públicas que atendam a estas necessidades. É um trabalho que servirá de modelo para o Brasil inteiro. A ideia do projeto não é estabelecer como as coisas devem funcionar, mas construir caminhos em conjunto com os municípios e a partir dessas discussões, formular diretrizes para a regionalização”, explicou a secretária...

Faculdade UniFTC de Juazeiro realiza abertura da Jornada Pedagógica 2020.1

Com o propósito de promover uma educação moderna e atenta às exigências das novas gerações, as Faculdades UniFTC de Petrolina e Juazeiro realizaram a abertura da Jornada Pedagógica 2020.1 nesta quinta-feira (23). O encontro, que visa orientar os docentes no desenvolvimento do semestre, aconteceu na unidade de Juazeiro. O objetivo do momento foi partilhar a importância da implementação do ensino tecnológico e virtual, tendo em vista a formação de profissionais capacitados para o mercado do século XXI. 

O diretor das faculdades UniFTC de Petrolina e Juazeiro, Andrei Mello, deu as boas-vindas aos professores, destacou a relevância de todos viverem a missão, visão e valores da UniFTC. Na ocasião, o gestor apresentou a nova marca e falou sobre o modelo da gestão. ..

Petrolina compartilha experiência e se destaca por ações voltadas ao pré-natal odontológico

Profissionais da prefeitura de Petrolina ministraram uma palestra sobre pré-natal odontológico para uma equipe de dentistas da Secretaria de Saúde da cidade de Juazeiro (BA). A atividade aconteceu na quinta-feira (23), após convite feito pela prefeitura baiana.

Durante a palestra, a odontopediatra do Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de Petrolina, Malvina de Souza Pereira, explicou a importância do tratamento dentário na gestação e fez um treinamento com os profissionais de saúde bucal de Juazeiro para o pré-natal odontológico...

Prefeitura de Petrolina discute estratégias para atender população durante período chuvoso

Uma reunião extraordinária foi realizada nesta sexta-feira (24), com representantes da Prefeitura de Petrolina, para discutir estratégias para acolher a população em situação de vulnerabilidade social durante o período de chuvas na região. O encontro foi no Centro Municipal de Ensino e Pesquisa em Segurança Pública. 

Na ocasião, foram discutidos os possíveis locais para encaminhar a comunidade que necessite de assistência, no caso de haver desabrigados, visto que há previsão de chuvas para os próximos dias. A reunião contou com a participação de representantes da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação – que inclui Defesa Civil e Secretaria Executiva de Segurança Pública – e da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos...

Futebol: De olho no Náutico, Goleiro Tigre diz que o Petrolina deve esquecer primeiro tempo 'fatídico' contra o Santa

A derrota de 3 a 0 contra o Santa Cruz, na estreia do Campeonato Pernambucano, trouxe algumas lições para o time do Petrolina. A principal delas está ligada aos erros que a equipe cometeu no setor defensivo. Para o jogo de domingo contra o Náutico, no Paulo Coelho, o goleiro Tigre diz que o grupo vem trabalhando para evitar os problemas que aconteceram em Recife.

O jogo de domingo contra o Timbu vai ser o primeiro do Petrolina no estádio Paulo Coelho. De acordo com Tigre, a Fera Sertaneja tem que saber utilizar o mando de campo. "Tivemos essa estreia fatídica contra o Santa Cruz e agora, graças a Deus, temos esse jogo em casa contra uma equipe grande. Que a gente possa terminar o treinamento da semana com o pensamento que vamos jogar em nosso campo, em nossa casa, que a gente possa conseguir os três pontos. Que a gente não venha perder, para dar uma moral a mais pelo trabalho que a gente vinha fazendo na pré-temporada", disse Tigre...

Obra de R$ 15,2 milhões vai pavimentar 12 corredores para melhorar o fluxo de ônibus em Petrolina

Um pacote de obras para melhorar a infraestrutura e a mobilidade dos usuários de transporte público nos bairros foi autorizado pelo prefeito Miguel Coelho nesta quinta (23). O gestor sertanejo assinou a ordem de serviço, numa solenidade no Santa Luzia, para o início da pavimentação de 12 ruas e avenidas estratégicas de 10 bairros de Petrolina. A intervenção terá aporte financeiro de R$ 15,2 milhões e deve ser concluída em oito meses.

A solenidade foi acompanhada pelo senador Fernando Bezerra e o deputado federal Fernando Filho. Ambos participaram da articulação para a obtenção dos recursos do programa Avançar, no Governo Federal, destinado a financiar as obras nos corredores. A verba é exclusiva de um fundo nacional para melhorar a mobilidade nos municípios. ..

Prefeitura divulga resultado final de seleção temporária para professor substituto de Petrolina

A Prefeitura de Petrolina divulgou, nesta sexta-feira (24), o resultado final da Seleção Simplificada para o cargo de Professor Substituto da rede Municipal. A relação dos candidatos aprovados está disponível no endereço eletrônico www.facape.br/concursos/ e a partir das 17h também estará no site da prefeitura: http://petrolina.pe.gov.br/diario-oficial/. O edital previa a contratação temporária de 446, profissionais para atuação nas unidades da sede e interior do município, além do cadastro reserva.

A seleção foi realizada em única etapa, através de prova objetiva de caráter eliminatório e classificatório. Os candidatos aprovados serão convocados pela Secretaria de Educação, Cultura e Esportes para contratação, em regime temporário. Os candidatos devem ficar atentos e aguardar a convocação no Diário Oficial. O não comparecimento dentro dos prazos apresentados no edital acarretará na desclassificação do candidato...

UPAE/IMIP de Petrolina recebe visita de apoiadora da IX Geres

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina recebeu, na quinta-feira (23), a visita da apoiadora de regulação da IX Gerencial Regional de Saúde de Pernambuco (Geres), Cláudia de Aquino Bezerra, que é responsável pelo acompanhamento e monitoramento da UPAE de Ouricuri. "Já tínhamos vontade de conhecer esta Unidade e aproveitamos a vinda da diretora da IX Geres para realizar essa tão aguardada visita. O nosso desejo era o de conhecer, principalmente, os mecanismos de controle de regulação da UPAE Petrolina, que é referência no estado", esclarece. 

De acordo com a profissional, que nunca havia visitado outro serviço do tipo, o impacto foi muito positivo. "A UPAE de Ouricuri vai fazer dois anos de funcionamento e nós temos ainda muito que avançar. Por isso, essa visita foi de grande importância", reconhece. Para Cláudia, a divisão das centrais de marcação e a organização da recepção já deverão ser implantadas quase que de imediato lá. "Aqui na UPAE de Petrolina o paciente já sai da consulta e agenda os exames, procedimentos e cirurgias no mesmo dia. Existem centrais de marcação distintas para cada segmento e isso é muito bacana", ressalta. ..