Foram encontrados 68321 registros para a palavra: AL

Janeiro Branco 2025: atenção para a saúde mental

O primeiro mês do ano é dedicado à campanha nacional de conscientização sobre a saúde mental, criada a partir da lei federal. O objetivo é estimular a conscientização acerca da relevância da saúde mental, contribuindo para reduzir o estigma e incrementar a procura por intervenção psicológica.

No IBC, o serviço de psicologia atua em conjunto com uma equipe multidisciplinar para promover um ambiente mais inclusivo e que respeite a singularidade de cada um. As atividades para o público da escola são voltadas à orientação, suporte emocional, intervenções, palestras e rodas de conversa, envolvendo alunos, familiares e funcionários, atuando primordialmente em conjunto com a Orientação Educacional. Já para o público da reabilitação, a psicologia realiza habitualmente atendimentos grupais, além de algumas orientações individuais em casos específicos. Familiares são também contemplados com grupos de suporte...

Brasileiros encontram uma melhora na saúde mental através da Religião

Com a chegada do fim do ano, é a hora de relembrar todos os momentos difíceis que ocorreram ao longo de 2024. É nessa época que diversos brasileiros fazem promessas, seja a de se tornar uma pessoa melhor, arranjar um novo amor, mudar de profissão e entre outros. Mas talvez o maior desejo ou esperança que as pessoas têm para 2025 é que seja um ano mais leve ou que a ansiedade esteja menos presente seja no trabalho ou nos ambientes sociais.

O Brasil ocupa uma posição alarmante no cenário mundial: é o país com mais casos de ansiedade no mundo. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 18 milhões de brasileiros sofrem com transtornos de ansiedade, representando cerca de 9,3% da população..

Entre transferências ao estado, municípios e a cidadãos, a Bahia recebeu mais de R$ 122 bilhões do Governo Federal

Com uma população de 14,8 milhões de habitantes e 6,8 milhões de domicílios espalhados em seus 417 municípios, o governo da Bahia e suas prefeituras municipais receberam, entre janeiro e novembro de 2024, R$ 56,5 bilhões em transferências realizadas pelo Governo Federal.

Somam-se a isso R$ 65,5 bilhões em recursos federais transferidos para os cidadãos baianos, via Bolsa Família, Auxílio Gás, Benefício de Prestação Continuada, Seguro-Desemprego e Benefícios Previdenciários ao longo do ano...

Programa federal Pé-de-Meia fechou o ano com mais de 3,9 milhões de estudantes beneficiados

Lançado no início de 2024, o programa federal Pé-de-Meia fechou o ano com mais de 3,9 milhões de estudantes beneficiados. O programa oferece incentivo financeiro e educacional para estudantes do ensino médio de escolas públicas que fazem parte do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico). Ao todo, o estudante pode receber, em todo o ensino médio, um total de R$ 9,2 mil.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), dada a escala do incentivo e o público beneficiado, o Pé-de-Meia é atualmente a maior política de combate à desigualdade social do país, depois do Bolsa Família. O programa conta com investimento anual de R$ 12,5 bilhões. No estado do Rio Grande do Norte, 88.186 estudantes foram beneficiados em 2024...

Maior campanha de combate à fome da região leva alimentos a quem mais precisa

Mais de 25 toneladas de alimentos arrecadados para campanha que integrou a programação do Natal Sem Fome,  da ONG Ação da Cidadania, que mantém diversas ações permanentes de combate à fome. 

A campanha Natal sem Fome terminou no dia 22 de dezembro, com mais de 25 mil quilos de alimentos não perecíveis arrecadados. A mobilização teve início no dia 16 de outubro...

Vereador faz balanço do mandato e reforça compromisso com Juazeiro

O vereador Mitu do Sindicato fez um importante balanço de suas ações ao longo dos últimos quatro anos.

Em um discurso de agradecimento à população, ele ressaltou o apoio que recebeu nas eleições e enfatizou seu compromisso com a cidade...

Bahia: Motorista por aplicativo reage a assalto, atropela e rende assaltante

Um motorista por aplicativo surpreendeu internautas nas redes sociais após reagir a assalto em Jequié, no Médio Rio de Contas, e conseguir prender suspeito. As imagens, divulgadas pelo Blog do Marcos Frahm, parceiro do Bahia Notícias, registraram o ocorrido na Avenida Lomanto Júnior, nesta segunda-feira (30). As informações são do site parceiro Bahia Notícias.

Conforme visto nas imagens capturadas por uma câmera de segurança, o motorista dirigia um carro branco, que seguia o suspeito durante a tentativa de fuga. O motorista então atropela o homem e desce do carro para detê-lo, antes da chegada da Polícia Militar. ..

Réveillon 2025 de Sento-Sé terá shows de Silvanno Salles, Rodrigão e Kevi Jonny

Começa hoje (31) a programação oficial do Réveillon 2025 de Sento-Sé. O evento, realizado pela Prefeitura Municipal, acontece no Espaço de Eventos, localizado na Avenida Raul Alves e na primeira noite de shows terá atrações como: Silvanno Salles, Rodrigão e Kevi Jonny.

Intitulado como o "Maior e Melhor Réveillon do Vale do São Francisco", a festa, que já se consolidou como uma das mais aguardadas da região, promete dois dias de celebrações marcantes. Na segunda noite de festa, que acontece na quarta-feira (01), a renomada atração gospel, a Banda Catedral, promovendo um momento de fé e reflexão para abrir o ano com esperança...

Juazeiro (BA) recebeu mais de R$ 1,4 bilhão do Governo Federal em 2024, afirma Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República

Com 254,4 mil habitantes e 101,7 mil domicílios, Juazeiro (BA) fecha o ano de 2024 com intensa presença de programas, ações e serviços prestados pelo Governo Federal.

O governo local recebeu R$ 565,6 milhões em transferências de janeiro ao fim de novembro. Enquanto isso, cidadãos do município receberam mais de R$ 894,4 milhões em repasses federais, via Bolsa Família, Auxílio Gás, Benefício de Prestação Continuada, previdência e seguro-desemprego ao longo do ano...

Médicos alertam para acidentes com fogos de artifícios nas festas

Médicos da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) emitiram um alerta para os riscos de acidentes graves no manuseio de fogos de artifícios nas festas de final de ano. Quando manipulados por pessoas não especializadas, os rojões e bombas podem causar lesões sérias, como queimaduras de terceiro grau, traumas ósseos, amputações e até mesmo a morte.

“A força da explosão, combinada com o calor intenso, pode resultar em danos graves aos ossos, como fraturas nos dedos, nas mãos e até no punho. A explosão pode causar ainda lacerações profundas, danos aos tecidos e até amputações, dependendo da gravidade do acidente”, destacou o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), Antonio Carlos da Costa...

Pernambuco entra em estado de alerta em função da escassez de chuvas

Diante dos impactos observados da situação crítica de estiagem que já afeta mais da metade dos municípios pernambucanos, uma atualização sobre este quadro e um detalhamento das medidas que já vêm sendo empreendidas para enfrenta-lo foram dados, numa entrevista coletiva, ocorrida nesta segunda-feira (30), na sala de situação da Agência Pernambucana de Águas e Clima, Apac, no bairro de Santo Amaro, no Recife.

Até o momento, 94 municípios pernambucanos decretaram situação de emergência. A maioria deles, inclusive, teve reconhecimento oficializado, por meio de Portaria do Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional – MIDR, consolidando-se, assim, um cenário de escassez de recursos hídricos, que, por sua vez, compromete o abastecimento d'água e traz reflexos diretos nas condições de vida da população e na economia local...

64% dos brasileiros são a favor do fim da escala 6x1

Uma pesquisa divulgada pelo instituto Datafolha, nesta sexta-feira (27), apontou que 64% dos brasileiros defendem o fim da escala 6x1, na qual o trabalhador possui um dia de folga a cada 6 dias trabalhados. A pesquisa trouxe ainda que 33% dos brasileiros são contra a redução da escala e 3% não souberam responder.

Além disso, o instituto apontou que 70% dos entrevistados afirmaram que a jornada de trabalho ideal seria de 5 dias, enquanto 17% preferem uma jornada de 6 dias e apenas 7% apoiaram a escala de 4 dias. ..

Bahia Sem Fome: Em dois anos, programa reduz em 50% o índice de pessoas em situação de vulnerabilidade alimentar no estado

O governador Jerônimo Rodrigues realizou uma reunião de balanço do programa Bahia Sem Fome nesta segunda-feira (30), no Centro Administrativo da Bahia, em Salvador, com a presença de Tiago Pereira, coordenador da iniciativa. Durante o encontro, o governador destacou a redução de 50% no número de pessoas em situação de fome no estado desde o início do programa, um avanço importante no combate à insegurança alimentar. Ele enfatizou a relevância das parcerias com municípios, empresas e entidades para alcançar esse resultado e reafirmou o compromisso de expandir as ações do programa em 2025.

Para o governador, o programa Bahia Sem Fome representa um marco na luta contra a fome na Bahia. "Em dois anos de gestão, reduzimos pela metade o número de pessoas no mapa da fome. Isso foi possível graças ao esforço conjunto de prefeitos, empresas, deputados e instituições de segurança alimentar. Seguiremos firmes em 2025 para alcançar ainda mais baianos e baianas."..

Em última agenda pública do ano, governador se reúne com mais de mil educadores para fazer balanço de 2024 e traçar prioridades para 2025

Os avanços da rede estadual em 2024 foram o foco de uma reunião realizada nesta segunda-feira (30), último dia útil do ano, com a presença do governador Jerônimo Rodrigues e mais de mil profissionais da educação.

Participaram do encontro, realizado por videoconferência, diretores e vice-diretores de escolas estaduais, além de dirigentes dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) da Bahia...

Baiana Núbia de Oliveira, natural de Campo Formoso, é terceiro lugar na Corrida de São Silvestre

Com apenas 22 anos, a baiana Núbia de Oliveira, natural de Campo Formoso, Bahia e residente no distrito de Flamengo, em Jaguarari, conquistou o 3 lugar da Corrida de São Silvestre.

O resultado é elogiado em todo o mundo por ser expressivo...

Juazeiro: Praça Joroastro Espínola Ramos, localizada no bairro João XXIII é vítima de vândalos

O ouvinte do programa RJ Notícias, Joel Santos enviou audio e foto denunciando o vandalismo na Praça Joroastro Espínola Ramos, localizada no bairro João XXIII, que foi inaugurada ontem.

De acordo com informação "vandalos retiraram a placa" e que o motivo era a "mudança do nome da praça que antes era São João Batista "..

Neoenergia Coelba monta plano especial com mais de dois mil eletricistas para o Réveillon

Os atrativos turísticos da Bahia fazem o estado ser um dos mais procurados para o Réveillon 2025. Ciente da maior quantidade de pessoas circulando na área de concessão, a Neoenergia Coelba montou um planejamento operacional especial para o período.

Cerca de 13 mil quilômetros da rede elétrica foram inspecionados preventivamente pelos profissionais da empresa e mais de dois mil eletricistas estarão mobilizados para atender possíveis ocorrências com agilidade...

Governo federal publica lista de feriados e pontos facultativos de 2025

A dois dias do início de 2025, aumentam as expectativas para a chegada do ano novo. Além de projetar um novo ciclo com saúde, paz e felicidade, é esperado que no novo ano as pessoas possam se programar.

A lista oficial de feriados e pontos facultativos de 2025 foi publicada pelo Governo Federal no Diário Oficial da União desta segunda-feira (30/12)...

Prefeitura de Juazeiro investe na saúde e conclui a requalificação de mais três UBSs

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (Sesau), segue investindo na estruturação de seus equipamentos para a oferta de serviços de excelência.

Nos últimos dias, mais três Unidades Básicas de Saúde (UBSs) tiveram as obras de requalificação finalizadas: Jardim Primavera e Junco, no interior, e Alagadiço, na sede.  ..

Homem é preso em flagrante por homicídio e lesão corporal em Belém do São Francisco

A Polícia Civil de Pernambuco prendeu em flagrante um homem de 30 anos pelo homicídio de outro homem de 39 anos, e pelo crime de lesão corporal contra uma mulher de 28 anos. O crime aconteceu na noite de domingo (29), no município de Belém de São Francisco, Sertão do Estado.

As investigações seguem em curso para o total esclarecimento dos fatos...