Foram encontrados 98076 registros para a palavra: RE

Agricultores familiares já comemoram regularização de suas terras

Propriedades rurais de Uauá, Juazeiro, Sobradinho e Canudos já estão recebendo as medições do Projeto de Regularização Fundiária executado pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). A primeira etapa do projeto, o pedido da titulação da terra através de cadastramento junto à equipe do Constesf, já foi concluída nos dez municípios do nosso Território e agora, quatro desses municípios já estão no processo de medição das terras para a emissão do título de posse de terra.

Dona Luzia Antunes, moradora da comunidade de Goiabeira II, no Salitre em Juazeiro, reconhece a importância do benefício. "Eu acho muito importante essa equipe chegar aqui e fazer esse trabalho por nós, porque a gente não tinha condições de pagar por isso então essa oportunidade foi muito importante. A gente sabe que o papel é muito importante e que um dia vamos precisar porque é um documento que comprova que a terra é nossa", disse a agricultora...

Festival na Uneb movimenta a cena cultural da região

Manifestações culturais, exposições de arte e uma diversidade de sons vão movimentar a segunda edição do Festival de Arte e Cultura da Uneb. Aberto ao público, o evento acontece no próximo dia 21 de outubro (sexta), a partir das 15h, no Canto de Tudo, localizado no Departamento de Ciências Humanas da Universidade, em Juazeiro. 

Com o objetivo de incentivar e promover a cultura dentro do ambiente acadêmico, o festival traz ao público dança, teatro, poesia e uma mistura musical que passa pelo rap, rock, forró e ainda pela mpb e música eletrônica. Atrações locais como P1 Rappers, Banda Cajuhyna, Xerin de Xiqueiro e Dj Werson já estão confirmadas. O lineup oficial do evento, com todas as apresentações, será divulgado na próxima semana...

Secretária de Saúde visita a AME Jardim Amazonas

Na última terça-feira (11) a secretária de Saúde, Mara Gonçalves, visitou a AME Dr. Guadêncio Nascimento, no bairro Jardim Amazonas, inaugurada no dia 22 de agosto. A gestora acompanhou o fluxo de atendimento da unidade e ouviu as demandas da comunidade. 

 "Essa AME foi a 16ª unidade inaugurada pelo prefeito Julio Lossio e que contemplou os moradores do Jardim Amazonas, Alto do Cocar, Parque São Paulo, Jardim Brasília. A saúde básica do município avançou a olhos vistos nos últimos anos", afirma a secretária de Saúde, Mara Gonçalves. 

Os usuários têm acesso a consultas médicas, odontológicas, de enfermagem, acompanhamento com nutricionista, educador físico, fisioterapeuta, farmacêutico, psicólogo, além dos serviços de vacinação, pequenas cirurgias, marcação de exames e consultas, dispensação de medicamentos entre outros serviços. ..

Espaço do Leitor: Moradora reclama de esgoto estourado na Avenida Principal que dá acesso aos RESIDENCIAIS JUAZEIRO I, II, III e ao bairro Itaberaba

Oi Geraldo,

Estou aqui para pedir sua ajuda. Gostaria que você colocasse essa matéria no blog, pois o descaso com nós moradores dos Residenciais Juazeiro I, II e III do bairro Itaberaba está total com relação ao saneamento. A principal avenida que dá acesso aos residenciais encontra-se um caos, esgoto a céu aberto uma fedentina total e sem falar na buraqueira que com tanta água lá estagnada ficou pior...

Polícia baiana é a primeira no país a usar simulador em ocorrências

Em grandes eventos como o Carnaval de Salvador, em situações corriqueiras, a exemplo de manifestações, em casos de desastres naturais, dentre outras demandas, a polícia baiana passa a contar com a ajuda de um simulador, que faz parte do Sistema de Gestão de Informação e Inteligência.

Na prática, o programa, instalado no Centro de Operações e Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (Centro Administrativo da Bahia), será alimentado com informações sobre o fato e traça um diagnóstico do que deve ser promovido de imediato...

"Toda Sexta tem Obra" entrega mais uma rua pavimentada em Juazeiro

Nesta sexta-feira (14), às 8h, a Prefeitura de Juazeiro cumpre mais uma agenda do programa "Toda Sexta tem Obra" e inaugura a pavimentação em paralelepípedo granítico da Rua Floriano Peixoto, no bairro Jardim Flórida.

Uma extensão de 513 metros da via que compreende o trecho entre a Av. São João e a Travessa Flávio Silva foi beneficiada com: esgotamento sanitário e ligações domiciliares (feitos pela equipe do SAAE), terraplanagem, pavimentação em paralelepípedo granítico, drenagem superficial, linha d'água, meio fio e calçadas. ..

Livro Oratório da Moça que Sente Saudade terá 100% das vendas revertidas em doações ao Movimento de Combate ao Câncer (MCC)

A dor da perda transformada em poesia, transmutada em amor ao próximo. Em 25 de novembro, na Biblioteca do Sesc Petrolina, a poetisa e jornalista Jaquelyne Costa lançará o livro Oratório da Moça que Sente Saudade. O projeto reúne 53 poesias e pequenos textos que trazem a temática da ausência; em sua grande parte inspirados na relação da autora com a mãe, Alcineide Almeida (in memoriam), vítima de câncer renal em 21 de outubro de 2012.

"Este projeto é uma homenagem póstuma à minha mãe, minha primeira incentivadora no universo da escrita e a quem devo o meu amor pela leitura", revelou a autora. A publicação, que custará R$ 20, terá toda sua renda revertida em doações ao Movimento de Combate ao Câncer de Petrolina (MCC), que atualmente atende a mais de mil pacientes na região...

6º BPM E 54ª CIPM REALIZAM PRISÕES POR TRÁFICO DE ENTORPECENTES

Operação conjunta do 6º BPM e da 54ª CIPM resultou em prisões por tráfico de entorpecentes, nesta terça-feira (11), às 12h30, no Bairro Bonfim 3, Loteamento Jonas Costa, em Senhor do Bonfim.

O combate à comercialização de drogas ocorrida em área de atuação da 54ª CIPM/Campo Formoso e 6º BPM/Senhor do Bonfim resultou na prisão de Lucas dos Santos Andrade, 22 anos, João Batista dos Santos Júnior, de 26 e Mario Gomes Alves, de 31 anos. No ponto de drogas dos acusados havia 56 pacotes de maconha, 26 pedras de crack, uma balança de precisão e a quantia de R$1.960,00.

Os acusados, juntamente com o material, foram apresentados na delegacia de Polícia Civil...

Espaço do Leitor: SAAE responde reclamação de moradores dos bairros Itaberaba e Country Club

O SAAE comunica que o caminhão hidrojateador já está no bairro Itaberaba realizando as desobstruções na rede coletora de esgoto. Enquanto na Rua Almirante Barroso, bairro Country Club, o problema na rede de esgoto já foi solucionado. ..

Juazeiro foi sede de etapa do Campeonato de Xadrez

Aconteceu entre os dias 07 e 09/10, a II Etapa do Campeonato de Xadrez Pensado de Juazeiro da Bahia 2016, organizado pela Academia Juazeirense de Xadrez (AJX), valendo rating pela Federação Bahiana de Xadrez (FBX) e Liga Brasileira de Xadrez(LBX).

O torneio contou com a participação de 30 jogadores e jogadoras de faixa etária entre 09 e 50 anos, distribuídos nas categorias sub 10, sub 12, sub 14, infantil, Feminino, Veterano e Absoluto...

Petrolina recebe o Encontro de Mestres do Vale, com Santanna o Cantador, Targino Gondim e Elisson Castro

Boa notícia para quem estava com saudade do autêntico forró: o Zé Matuto, será o palco de um grande encontro de poesia em Petrolina. Os forrozeiros Santanna- o cantador, Targino Gondim e Elisson Castro, farão apresentação exclusiva, num projeto que já é aclamado pela mídia e fãs do Vale do São Francisco. 

O Encontro de Mestres do Vale em homenagem ao dia do Professor. ..

Câmara de Juazeiro aprova Moção de Pesar pelo falecimento do jovem Alan Santos filho do vereador eleito ‘Domingão da Aliança’

A Câmara de Vereadores de Juazeiro aprovou por unanimidade na sessão ordinária de terça-feira (11) Moção de Pesar pelo trágico falecimento do jovem Alan Santos, filho do vereador eleito Domingão da Aliança. O jovem faleceu no último domingo (09) vítima de afogamento no Rio São Francisco. Ao final da sessão os vereadores fizeram um minuto de silêncio em apoio ao vereador eleito consternado pelo falecimento de seu filho. ..

"Por que Temer não taxa agrotóxicos e grandes fortunas", indaga Galo, sobre PEC 241

Coordenador da Frente Parlamentar Ambientalista e autor de uma série de iniciativas que condenam o uso indiscriminado de agrotóxicos na Bahia, o deputado estadual Marcelino Galo (PT) voltou a defender a taxação das grandes fortunas e de agrotóxicos no Brasil, hoje isentos de tributação pelo governo brasileiro. De acordo com Galo, que também é autor da Lei que Institui a Política Estadual de Agroecologia e Produção Orgânica, é preciso inverter a lógica de sempre penalizar os mais pobres, os trabalhadores e os setores médios da sociedade, como ocorre agora com a Proposta de Emenda Constitucional nº 241, do governo Michel Temer (PMDB).

"Os agrotóxicos, que causam impactos significativos no meio ambiente e na saúde humana, gerando, portanto, custos elevados para o Sistema Único de Saúde, são livres de tributação. Quanto o Brasil não perde com a redução de 60% do ICMS, com a isenção total do PIS e COFINS e do IPI incidentes sobre os agrotóxicos?", indaga. "Hoje custa mais caro licenciar um medicamento do que um agrotóxico, que causa, comprovadamente, danos à saúde humana. É um paradoxo", pontua Galo, que critica também a extinção da cobrança, no governo FHC, de 15% sobre lucro e dividendos recebidos por donos e acionistas de empresas. "Apenas com a retomada dessa medida, o Brasil arrecadaria R$ 43 bilhões por ano", ressalta o parlamentar, para quem a taxação de grandes fortunas é uma necessidade para se garantir justiça tributária no Brasil...

Agnaldo Meira critica PEC 241 durante sessão realizada na Câmara Municipal

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC 241), aprovada em primeiro turno, na última segunda-feira (10), pela Câmara dos Deputados, foi discutida durante sessão realizada na Câmara Municipal de Juazeiro, nesta terça-feira (11). Na tribuna, o vereador reeleito, Agnaldo Meira (PC do B), reprovou a medida proposta pelo governo federal e afirmou que a PEC 241 consiste em uma ameaça aos direitos dos trabalhadores e trabalhadoras.

“ Há muito tempo temos batalhado por direitos essenciais dos trabalhadores e a valorização do salário mínimo. Não podemos ficar calados diante desse golpe contra a democracia. Essa proposta arrebenta com os direitos dos trabalhadores”, disse Meira...

Integração Nacional repassa R$ 25 milhões para Adutora do Agreste (PE)

O Ministério da Integração Nacional liberou, nesta segunda-feira (10), R$ 25 milhões para as obras da Adutora do Agreste, localizada em Pernambuco. Executada pelo governo estadual, o empreendimento vai ampliar o abastecimento de água do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF) no Estado. A primeira fase da obra vai beneficiar mais de 1,3 milhão de pessoas em 23 municípios pernambucanos.

O início da Adutora do Agreste está situado a 256 quilômetros da capital do Estado, na cidade de Arcoverde (PE). A primeira fase está organizada em cinco lotes que somam 571 quilômetros de extensão incluindo adutoras, reservatórios, estação de tratamento de água, entre outras estruturas de engenharia. Atualmente, essa etapa está 37% executada, com 68% dos tubos instalados...

Vereador Tiano se manifesta contra PEC 241 e em apoio ao Movimento Estudantil do Vale do São Francisco

Em sessão na Câmara Municipal de Juazeiro, realizada nesta terça-feira (11), o vereador Tiano Felix (PT) se posicionou contra a aprovação na Câmara dos Deputados, da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, uma proposição do governo ilegítimo de Michel Temer, que congela investimentos em saúde, educação e demais direitos sociais.

Para Tiano: "Essa PEC tira dos mais pobres, o direito à escola, creche e o acesso à universidade. É um governo que vai nos tirar a possibilidade de construir novas unidades de saúde e demais investimentos sociais. Faz parte do golpe da elite que batia panela e agora se cala, mesmo vendo que enquanto se corta recursos da saúde e da educação, se aumentam os recursos em publicidade para grupos de comunicação, como Veja e Globo"...

Facape e Sindsemp articulam benefícios para os servidores municipais

A Direção da Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape) recebeu na última semana o presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Petrolina (Sindsemp), Walber Lins, para uma reunião sobre a situação dos servidores municipais de Petrolina. O Sindsemp vem intermediando uma negociação junto aos servidores municipais para alcançar medidas que beneficiem os funcionários públicos. Através de uma ação judicial o sindicato teve o direito adquirido de reconhecimento de equiparação salarial e a negociação de retroativos.

Após o comunicado das novas medidas a Facape se antecipou e já se comprometeu com a equiparação administrativa, tendo em vista a valorização do servidor. O presidente do Sindsemp parabenizou a iniciativa da instituição. “A Facape busca a resolução do caso garantindo o reconhecimento do servidor e resguardando a instituição de forma financeira para que ela permaneça dentro de uma situação sustentável”, declarou Walber...

VEREADOR DOMINGÃO DA ALIANÇA AGRADECE SOLIDARIEDADE DOS JUAZEIRENSES

O vereador recém-eleito Domingão da Aliança, sua esposa, filhas e todos familiares vem de público agradecer aos parentes, amigos, vizinhos, correligionários, comunidade do bairro Alto da Aliança e a população de Juazeiro, pelo apoio e solidariedade que recebemos diante do trágico e inesperado afogamento que culminou na morte do nosso amado e querido Alan.

Rogamos a Deus pela sua infinita bondade e misericórdia que o bálsamo do espírito santo nos fortaleça e conforte os nossos corações, sentiremos a ausência física de Alan, porém seguiremos o legado de vida que ele nos proporcionou com o seu caráter, alegria, respeito, honestidade e o seu testemunho de servo de deus, acreditamos que deus o chamou para estar junto com os anjos no céu adorando ao nosso pai celestial...

Lançamento da edição 2016 do Programa Bahia Sem Fogo ocorre durante 18º Festival de Lençóis

A fim de fortalecer e promover novas ações de combate aos incêndios florestais, a edição deste ano do Programa Bahia Sem Fogo será lançada, em Lençóis, na Chapada Diamantina, nesta quinta-feira (13), dia em que começa o 18º Festival de Lençóis. No mesmo dia, será lançado, na Câmara de Vereadores do município, o livro 'Unidades de Conservação da Bahia'. A obra organizada pela Secretaria do Meio Ambiente do Estado (Sema) e pelo Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) reúne 14 Unidades de Conservação da Bahia, por meio do olhar dos fotógrafos Rui Rezende e Sérgio Cedraz.

Durante toda a programação do festival, que prossegue até domingo (16), várias ações serão realizadas pelo Governo do Estado no município. Na ocasião, o secretário estadual do Meio Ambiente, Eugênio Spengler, anuncia o patrulhamento aéreo de focos de incêndios (helicópteros e aviões) na região da Chapada Diamantina e fará a entrega de 400 kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para as brigadas treinadas pela Sema e Inema que atuam no combate aos incêndios. Parte desse material inclui luvas, máscaras, foice, abafadores, mochilas costais, facões, foices, pás, enxadas e fardamento.

Para Spengler, o festival é uma forma de valorizar a cultura local, mas este ano, em especial, pretende intensificar ainda mais as ações efetivas de combate ao fogo, com oficinas de educação ambiental realizadas em toda Chapada Diamantina. Por meio de visitas às comunidades, representantes da Sema, do Inema, em parceria com a Secretaria de Educação do Estado e o Corpo de Bombeiros, orientam professores, agricultores, estudantes e demais cidadãos.Ainda como parte das ações do Bahia Sem Fogo, 30 homens do Corpo de Bombeiros de diversas cidades fizeram o Curso de Prevenção e Combate a Incêndio Florestal, realizado entre 25 de setembro e 9 de outubro, em Lençóis. Até o final do ano, uma nova turma com mais 30 bombeiros deve participar do curso.

Anualmente, ocorrem incêndios florestais em biomas do estado da Bahia, mais especificamente nas regiões oeste e Chapada Diamantina, devido à baixa umidade durante o período de estiagem. "A cada ano, o programa Bahia sem Fogo vem se aperfeiçoando, com o intuito de garantir a efetividade das ações preventivas e de combate aos incêndios florestais. Todo este trabalho é feito em conjunto, com parcerias firmadas entre o Estado e, principalmente, a população", destacou o secretário Eugênio Spengler.

Lançamento do Livro

A publicação conta com textos que apresentam cada Unidade de Conservação (UC) em português, inglês e espanhol. O principal objetivo é trazer os encantos e curiosidades coletadas em cada UC. A obra de grande relevância para a área ambiental na Bahia é importante não somente para os ambientalistas, historiadores e comunicadores, mas para todos os cidadãos.

A elaboração do texto expressou um olhar regional, com trechos em cordel, onde apresenta cada lugar que foi fotografado, juntamente com as imagens de cada espécie de animais e plantas catalogadas. O livro mostra que a Bahia possui muitas riquezas naturais e uma vasta área para se praticar o turismo, aliado à sustentabilidade ambiental e a preservação dos recursos naturais.

Oficinas de Educação Ambiental

Com o objetivo de proporcionar o conhecimento e estimular atitudes sustentáveis e educativas para a prevenção e combate aos incêndios florestais no território da Chapada Diamantina, o programa realiza oficinas de educação ambiental, por meio de encontros e discussões temáticas, rodas de conversa, entrega de materiais socioeducativos e intercâmbio de experiências socioambientais para formar multiplicadores dessas ações. Já foram realizadas oficinas nos municípios de Lençóis, Andaraí, Palmeiras, Mucugê, Ibicoara, Iraquara, Seabra, Barra da Estiva e Rio de Contas. As ações de educação ambiental têm continuidade até o mês de dezembro deste ano. 

A missão da Educação Ambiental é promover sempre esses espaços de debate e de formação, onde cada participante pode expressar as problemáticas e experiências vividas em suas comunidades. Com esse trabalho, espera-se que o tema seja disseminado em outros espaços e públicos, sensibilizando sobre a necessidade de adotar práticas que evitem os incêndios e preservem a biodiversidade...

Espaço do Leitor: Quadra poliesportiva de Maniçoba NH-2: Reduto dos baderneiros.

Um grande descaso vem acontecendo com a quadra poliesportiva de Maniçoba NH-2. Equipamento público construído com recursos do Governo Federal e inaugurado através da Prefeitura Municipal de Juazeiro e que deveria beneficiar esta comunidade para a prática esportiva tem sido usada durante os fins de semana para uso de bebidas alcóolicas e para tirar o sono e a paz da vizinhança através do paredão de som ensurdecedor. Os moradores do entorno se encontram bastante incomodados pelo fato de não terem a quem recorrer, o som é tão alto que impede a conversação dentro das casas, as portas chegam a tremer e se estende à tarde e à noite até altas horas. Além disso a ação dos desordeiros se reflete na depredação do dispositivo, sujeira e quebra do portão.  Neste fim de semana tentei entrar em contato com a polícia na tentativa de coibir tal comportamento, no entanto a pessoa que atendeu no 190 informou que eu tinha que ligar para o telefone da unidade policial que funciona em Maniçoba NH-1, tentei mais de dez vezes sem sucesso porque o telefone apenas chamava. Diante disso, faço uso da imprensa para clamar as autoridades uma resposta. Quem poderá nos socorrer? Quem poderá devolver nosso sossego?

Grato..