Foram encontrados 98177 registros para a palavra: RE

Prefeito Paulo Bomfim segue rotina de visitas a Postos de Saúde de Juazeiro

Na manhã desta terça-feira, 03, o prefeito Paulo Bomfim, acompanhado do Secretário da Saúde, Plínio Amorim, visitou mais uma unidade de Saúde de Juazeiro, desta vez no bairro Alto da Aliança. O Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira, também acompanhou a visita.

O prefeito assegura que vai fazer estas visitas constantemente para acompanhar o funcionamento dos Postos de Saúde, conversar com usuários e servidores. "Vamos focar na gestão da saúde. Temos diagnósticos, mas é sempre bom estar próximo da população, saber se o que está sendo planejado é aplicado, e de que modo", declarou Paulo Bomfim...

Estado inicia 2017 com investimento em informatização e gestão de recursos

O papel como o principal suporte para toda a documentação do Estado está com os dias contados. Para agilizar os processos administrativos, a Secretaria da Administração (Saeb) iniciou a implantação do Sistema Eletrônico de Informação (SEI). Além de diminuir o tempo de tramitação dos processos e as pilhas de documentos e arquivos, outra vantagem vai ser a redução de R$ 4,5 milhões anuais com a compra de papel A4. 

O Estado também já possui um sistema específico para a área de recursos humanos, implantado por meio do projeto RH Bahia. Oito empresas públicas e sociedades de economia mista começaram a utilizar o Sistema de Automatização dos Processos (SAP), um software de gestão mundialmente conhecido. ..

Obras da Adutora do Agreste têm ritmo acelerado

A Adutora do Agreste, a maior obra hídrica em execução no Brasil, ganhará um novo ritmo a partir desta semana. Os quatros consórcios envolvidos nas obras dos Lotes 1, 2, 3 e 4, além do início de mais uma frente de trabalho com o Lote 5, já começam a mobilizar equipamentos e profissionais para imprimir celeridade às intervenções. Isso será possível graças à retomada da liberação de recursos por parte do governo federal, que não estavam sendo repassados com a regularidade necessária para tocar o empreendimento. Com a liberação do último aporte de 2016, no valor de R$ 42 milhões, na terça-feira (27) passada, a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) fechou o ano com o montante liberado de R$ 142 milhões. A expectativa é que Toritama seja a primeira cidade a receber água pela Adutora do Agreste, em maio deste ano, seguida por Santa Cruz do Capibaribe, no mês de setembro.

Diante da necessidade urgente de levar água para os municípios do Agreste que sofrem com os efeitos do sexto ano consecutivo de seca, o governador Paulo Câmara solicitou à Compesa a realização de estudos e projetos para que fosse dada uma funcionalidade às tubulações da adutora já construídas. Na concepção original do projeto, a Adutora do Agreste seria alimentada pelo Eixo Leste da Transposição do Rio São Francisco, quando fosse concluído o Ramal do Agreste, obra do governo federal que está prevista agora para ser finalizada só em 2022. "Estamos enfrentando a maior seca do século. O nosso corpo técnico apontou alternativas para antecipar o uso da adutora e a chegada da água nos 23 municípios mais castigados pela estiagem", contextualiza o diretor Técnico e de Engenharia da Compesa, Rômulo Aurélio Souza, informando que o saldo em caixa de R$ 80 milhões permitirá a retomada das obras da Adutora do Agreste...

POLICIAIS DA 74ª CIPM/JUAZEIRO PRENDEM TRAFICANTE E APREENDEM ARMA DE FOGO E DROGAS

Nesta segunda-feira (02), durante rondas de rotina no Residencial Brisas da Serra, policiais militares do serviço de radiopatrulhamento da 74ª CIPM encontraram com a pessoa de Glauber Kassanelle Gomes Carvalho um “dolão” de maconha durante abordagem.

Após inquirido, o abordado informou aos policiais o local onde adquiriu o entorpecente e, em continuição à diligência a guarnição deslocou até o local, no bairro Malhada da Areia, onde com o apoio do PETO 76 foi encontrada a pessoa de José Carlos Matias dos Santos e mais os seguintes materiais: 900g (novecentos gramas) de maconha prensada; 13 dolões prontos para o consumo, pesando 200g;  dois  aparelhos celulares; um notebook; a quantia de R$ 81,40; um cachimbo para uso de crack; uma espingarda de fabricação caseira, além de vários materiais para embalagem e acondicionamento do entorpecente. Os acusados, juntamente com o material, foram levados pelos policiais militares à DP, para adoção das providências cabíveis...

Câmara de Juazeiro: Deputados prestigiam posse de novos vereadores

A cerimônia de posse dos vereadores Bartolomeu Cardoso dos Santos (Bertinho da Carnaíba – PR) e Ronaldo Alves Campina (Roninho – PSD),  reuniu na manhã desta terça-feira (03/01/2017) os deputados estaduais Roberto Carlos (PDT) e Zó (PC do B), os dois vereadores que se licenciam (Anderson Alves da Cruz (Anderson da Iluminação – PP) e Maria Aparecida Gama de Oliveira (Cida Gama – PP) ); todos os outros vereadores desta nova legislatura, o Procurador do Município Eduardo José Fernandes dos Santos; secretários indicados pela nova administração municipal e dezenas de familiares e amigos dos edis empossados.

Emocionados, Bertinho da Carnaíba e Roninho prestaram juramento, foram declarados empossados pelo Presidente Alex Tanuri e logo após participaram da sessão extraordinária de arguição do Procurador do Município...

Petrolina: Vereador Paulo Valgueiro fala sobre gesto deselegante do prefeito Miguel em transmissão de cargo

Sobre a cerimônia de transmissão de cargo, acontecida no último domingo (1), o vereador de Petrolina Paulo Valgueiro (PMDB) classificou o gesto  do prefeito Miguel Coelho de deselegante ao permitir que tocasse a famigerada música "Arruma a Mala ai", no som oficial da solenidade. Veja a nota: "O ex-prefeito Julio Lossio agiu com muita elegância ao receber o Prefeito Miguel Coelho para a transmissão do cargo, cumprindo com nobreza o seu dever cívico. 

Na saída do prefeito que deixa o cargo, manifestações populares de aprovação e desaprovação fazem parte do processo. De fato, não é fácil controlar as reações apaixonadas da população. Mas o que não deveria fazer parte da solenidade foi a deselegância do Prefeito Miguel Coelho ao permitir que o carro de som utilizado pelo seu cerimonial tocasse uma música hostilizando o ex-prefeito e a sua família no momento em que deixavam o local...

Com a posse de Ângelo Almeida, PSB amplia bancada para três deputados estaduais

O ex-vereador e candidato a prefeito de Feira de Santana na última eleição, Ângelo Almeida (PSB), assumiu, nesta segunda-feira (2), o mandato de deputado estadual em ato presidido na Assembleia Legislativa pelo deputado Marcelo Nilo. Ele ocupa a vaga do atual secretário de Agricultura do Estado, Vítor Bonfim. 

Em seu discurso, Ângelo Almeida lembrou que assume o mandato por ter participado de uma aliança com os partidos da base do governo em 2014 e que agora fará parte de um grande time que muito já fez pela Bahia, mas que ainda tem muito o que se fazer. "Irei abraçar as demandas que aparecerem, mas o eixo central que irei me debruçar será o de aproximação intensa com as minorias até pela experiência que adquiri como presidente da Comissão de Direitos Humanos na Câmara Municipal de Feira de Santana. Também pretendo trabalhar com a questão da criança e do adolescente e com a pauta do meio ambiente", explicou...

SEDUC inicia matriculas dos novos alunos oferecendo ensino de qualidade e escolas reformadas em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude de Juazeiro inicia, nesta quinta-feira (05), as matriculas dos novos alunos para a Rede Municipal de Ensino. Os estudantes que serão recebidos pela rede, vão contar com uma excelente infraestrutura, onde 97 unidades foram reformadas e climatizadas, além de uma equipe de professores qualificados na sede e no interior do município.

Para efetuar a matricula, os pais ou responsáveis devem comparecer à unidade escolar escolhida até o dia 13 de janeiro, e apresentar duas fotos 3×4, Certidão de Nascimento, Comprovante de Residência, Transferência/Histórico Escolar, Carteira de Vacinação e Cartão Bolsa Família para alunos da Educação Infantil. As equipes da secretaria e das escolas estarão disponíveis nas unidades escolares, das 8h às 17h. Os alunos da casa que ainda não efetuaram a matricula podem realizar até esta quarta-feira (04)...

Pais dormem em fila há três dias para tentar matricular filhos em Juazeiro

Pais e responsáveis de estudantes do primeiro ano do ensino fundamental que moram no município de Juazeiro, no norte da Bahia, acampam em frente à escola Professora Iracema da Paixão há três dias para tentar matricular os filhos na instituição. A escola é a única da rede pública da cidade que funciona em tempo integral e possui apenas 15 vagas disponíveis para a série.

O agricultor José Luiz Sobrinho espera na porta da escola desde o sábado (31). Ele levou um colchonete e passou a virada do ano na fila, para garantir uma das vagas oferecidas pela instituição para o filho de 6 anos...

Prefeito Paulo Bomfim acompanha obra de urbanização do Canal Malhada

O segundo dia útil de mandato do prefeito Paulo Bomfim seguiu a rotina de visita a obras em andamento em Juazeiro. Na manhã desta terça-feira (03) foi a vez de acompanhar a obra de saneamento, drenagem e urbanização do Canal Malhada, que vai ligar a BA-210 à Avenida Benedito Almeida, nas imediações da Câmara de Vereadores. O secretário de Saúde, Plínio Amorim, e o Chefe de Gabinete, Vilmar Ferreira, acompanharam o prefeito. 

De acordo com um dos engenheiros responsáveis pela obra, está sendo executada a terraplanagem das vias projetadas. "Será executado um canal com uma seção de 4,5 x 1,5 metros, além das pistas laterais, o que vai oferecer mobilidade e  bem estar para as comunidades beneficiadas", esclarece  Frederico Pereira...

Carnaval 2017 será apresentado nesta quinta-feira (05) no Juá Garden Shopping

A Comissão Organizadora do Carnaval 2017 de Juazeiro convida toda a imprensa, agremiações carnavalescas e foliões para participar neste dia 5 de Janeiro, do lançamento da festa de Momo, às 15h, no Juá Garden Shopping. 

A festa homenageará o movimento tropicalista que comemora 50 anos este ano e terá como tema: Tropicália na Terra da Alegria. O Tropicalismo foi um movimento brasileiro de ruptura que sacudiu o ambiente da música e da cultura brasileira no final da década de 60. ..

Indicado, novo Procurador é sabatinado pelos vereadores e recebe apoio unânime

Indicado pelo prefeito Paulo Bonfim, o advogado Eduardo José Fernandes dos Santos; atendendo às exigências da Lei Orgânica do Município foi sabatinado na manhã desta terça-feira (03/01), no Plenário da Câmara pelos vereadores de Juazeiro, convocados extraordinariamente.

A sabatina foi iniciada pelo vereador Gleidson Rosa Medrado Gleidson Medrado – PSD), “preocupado com agilidade que a Procuradoria precisa ter”, indagou sobre a composição da Procuradoria e se “atende às demandas do município”. Eduardo Fernandes, começou por destacar a importância da Câmara, onde os vereadores “traduzem em regras o anseio social e as transformam em Lei para a boa convivência nessa cidade”; declarou-se “municipalista”, e “respondendo à pergunta do Vereador Gleidson Medrado”, disse: “que a Procuradoria vem passando por transformações significativas e hoje, a estrutura que se propôs e foi aprovada nessa Casa foi baseada nas demandas e também no processo de custo-benefício, considerando o momento de queda de receita, a necessidade de se fazer mais com menos”...

Petrolina: Osório Siqueira renova mandato de Presidente da Câmara Municipal de Vereadores

Foi eleita e empossada a nova Mesa Diretora para o biênio 2017/2018 da Câmara Municipal de Vereadores de Petrolina. A eleição da chapa e a posse aconteceu na Casa Plínio Amorim no último domingo (1º) após a solenidade de posse dos 23 vereadores, vice e prefeito de Petrolina.

A chapa encabeçada por Osório Siqueira (PSB) era a única na disputa e foi eleita com 20 votos a favor, dois votos contra e uma abstenção. Na nova composição, o vereador Manoel da Acosap (PTB) assume o cargo de 1º secretário. Já Gaturiano Cigano (PRP) assume como 2º secretário. Além deles, foi eleito para o cargo de vice-presidente Major Enfermeiro (PMDB) e Gilberto Melo (PR) assume o cargo de 2º vice-presidente...

Fredão de Benedito é empossado para seu primeiro mandato de vereador em Casa Nova

A primeira sessão solene de 2017 da Câmara Municipal de Casa Nova domingo, 01, empossou o vereador Fredão de Benedito (SD) para o seu primeiro mandato como representante do povo. "Honrar e trabalhar pela minha terra. Esse é o meu compromisso nesta nova etapa e jornada de vida. Vamos juntos construir um novo tempo com mais oportunidades e futuro melhor para o povo", comentou o parlamentar.

Com 1.543 votos (3.62% dos válidos), Fredão de Benedito ficou na quarta colocação dentre os vereadores mais votados da cidade, logo em sua primeira eleição. "Este momento da posse é só o primeiro passo para iniciar os trabalhos. Vou arregaçar as mangas e trabalhar de forma seria e perto da comunidade na defesa dos interesses de toda sociedade de Casa Nova", explicou...

Pós-Graduação em Recursos Naturais no Semiárido da Univasf abre inscrições para processo seletivo

O Programa de Pós-Graduação em Recursos Naturais no Semiárido (PPGRNSA) da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para o processo seletivo para a turma 2017 do mestrado acadêmico. As inscrições podem ser realizadas até o dia 31. São disponibilizadas 18 vagas. 

Podem participar do processo seletivo portadores de diploma ou declaração de conclusão de curso de graduação em Farmácia, Química, Química Industrial, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, Nutrição, Odontologia, Medicina, Zootecnia, Medicina Veterinária, Agronomia, Engenharia Agrícola, Ciências Biológicas ou em áreas afins. O programa é composto pelas linhas de pesquisa Química de Produtos Naturais; Farmacologia e Biologia de Produtos Naturais; e Desenvolvimento e Controle de Qualidade de Medicamentos e Cosméticos. 

As inscrições são realizadas pessoalmente ou por procuração específica na Secretaria do Mestrado em Recursos Naturais do Semiárido, localizada na Avenida José de Sá Maniçoba, S/N, Prédio do Centro de Estudos em Saúde, Sala 1.281, 3º andar, Campus Petrolina Centro; ou ainda via postal por meio de SEDEX, conforme especificado no edital. Os documentos necessários para realização da inscrição estão disponíveis no Edital Nº 27/ 2016. 

O processo seletivo será realizado dia 10 de fevereiro, no Campus Petrolina Centro, a partir das 8h. A seleção é composta por prova escrita de conhecimentos gerais e específicos, análise do projeto de pesquisa e sua viabilidade de execução, e análise do currículo. O resultado final será divulgado a partir de 17 de fevereiro e as matrículas no período de 20 a 24 do mesmo mês.  ..

CÂMARA DE JUAZEIRO TEM DOIS NOVOS VEREADORES E TAMBÉM NOVO VICE-PRESIDENTE

Dois novos nomes passam a compor a atual legislatura da Câmara de Vereadores de Juazeiro. Na manhã desta terça-feira (03) no saguão do primeiro andar da Casa Aprígio Duarte Filho sob a direção do presidente Alex Tanuri (PSL) foram empossados os vereadores Bartolomeu Cardoso dos Santos (Bertinho da Carnaíba – PR) e Ronaldo Alves Campina (Roninho – PSD), em substituição aos vereadores Anderson Alves da Cruz (Anderson da Iluminação – PP) e Maria Aparecida Gama de Oliveira (Cida Gama – PP) que assumiram cargos no Executivo Municipal.

Anderson Alves na Pasta de Obras e Cida Gama na secretaria que será responsável pelas ações sociais da gestão Paulo Bomfim...

Univasf realiza processo seletivo para Programas de Residência Multiprofissional em Saúde

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) está com inscrições abertas para a seleção de candidatos para o Programa Nacional de Bolsas para Residências Multiprofissionais em Área Profissional da Saúde – Área Saúde Mental, Área Intensivismo e Área Profissional Enfermagem em Urgência e Emergência, promovido pela Comissão de Residência Multiprofissional (Coremu). As inscrições podem ser realizadas até as 18h do dia 16 de janeiro de 2017, exclusivamente pela internet. São disponibilizadas 15 vagas distribuídas entre as categorias profissionais de Enfermagem, Ciências Farmacêuticas e Psicologia, para candidatos com diploma de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC). 

A taxa de inscrição para participar do processo seletivo é de R$ 150,00. Primeiramente, o candidato deve se inscrever pelo site de Concursos da Univasf . Em seguida, precisa preencher a Ficha de Inscrição disponível no Edital Nº25/2016 (link abaixo) e enviar via Sedex, juntamente com a documentação especificada, para o endereço: Coremu/Univasf, Colegiado de Medicina, sala 28, localizada na Avenida José de Sá Maniçoba, S/N, Campus Universitário, Centro, Petrolina (PE), CEP: 56304–205. Os documentos também poderão ser entregues pessoalmente, em envelope lacrado, no endereço citado, de segunda a sexta-feira, de 8h às 11h30 e das 14h às 17h30. 

Os aprovados no Programa de Residências receberão bolsa no valor de R$3.330,43. O processo seletivo será composto por prova objetiva, que será realizada dia 5 de fevereiro, no Campus Petrolina Centro, e avaliação de currículo, a ser realizada dia 14. O resultado final será divulgado em 17 de fevereiro e as matrículas dos candidatos aprovados estão previstas para o dia 20. 

Cronograma: 

Inscrições: até 16 de janeiro de 2017
Prova objetiva: 5 de fevereiro 
Avaliação do currículo: 14 de fevereiro 
Divulgação do resultado final: 17 de fevereiro 
Matrículas: 20 de fevereiro  ..

MÊS DE FÉRIAS REQUER ATENÇÃO CONTRA ACIDENTES ELÉTRICOS

O mês de janeiro é também o período em que as crianças estão de férias, em casa. O ambiente doméstico, no entanto, esconde armadilhas que comprometem a segurança com energia elétrica e que podem ser evitadas. Com a finalidade de orientar as famílias, a Coelba recomenda atenção redobrada dos pais ou responsáveis para prevenir e evitar acidentes domésticos e alerta a população para alguns cuidados que garantem a segurança dos pequenos e tranquilidade dos adultos.

A primeira ação, e a mais básica, é manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos. No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, caso muito comum devido à curiosidade das crianças. “Usar o “T” (benjamim) e extensões de maneira definitiva também é perigoso. Além de sobrecarregar as tomadas, pode causar curtos-circuitos e incêndios”, explica Ramon Lacerda, gerente de Segurança do Trabalho da Coelba...

Renato Brandão foi empossado como novo prefeito de Andorinha

A solenidade de posse do novo chefe do executivo de Andorinha Renato Brandão (PP), aconteceu no domingo (1º). A solenidade foi realizada em uma casa de eventos da cidade e contou com a presença de amigos, familiares lideranças políticas e centenas de populares. Na mesma cerimônia formam empossados o vice-prefeito José Vitor Soares (PMDB), popular Zé Lito e os nove vereadores escolhidos pelos eleitores do município em 2 de outubro de 2016.

O vereador Marinaldo Souza de Oliveira (PP), foi eleito pela maioria dos parlamentares como novo presidente do legislativo andorinhense para o biênio 2017-2018. Renato Brandão tem 44 anos, é natural de Andorinha. É casado e pai de três filhos. Atualmente está cursando odontologia na FTC em Salvador. Foi vereador nas legislaturas 2005 a 2008, 2009 a 2012 e reeleito pelo partido popular em 2012, pela terceira vez. O novo prefeito de Andorinha foi apoiado pelo ex-prefeito Zé Branco e obteve  nas urnas  49,16% dos votos válidos - totalizado  4.683 votos...

Novo hospital do Governo do Estado será exclusivo para mulheres

Na Bahia, vivem cerca de 130 mil mulheres a mais que homens. O número se reflete no atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2015, do total de 837 mil internações, 514 mil foram de mulheres e 323 mil de homens. Para atender o público feminino com mais rapidez e eficácia, o Governo do Estado inaugura, na próxima segunda-feira (9), o Hospital da Mulher, no Largo de Roma, em Salvador. Ele será o segundo maior hospital especializado no atendimento à saúde da mulher do Brasil.

Antes mesmo da inauguração, as baianas já comemoram a implantação da unidade, que será um centro de referência estadual com dez salas cirúrgicas e 136 leitos. “A gente precisava de hospital para mulheres, para fazer exames preventivos, ultrassom mamário e vaginal. Isso tudo é muito importante”, afirma a vendedora autônoma Ana Cristina Santos, 56 anos. Já a doméstica Ana Paula de Jesus, 36, lembra que chegou a dormir em fila “tentando marcar exames preventivos e ultrassom. Agora não vamos vai precisar ficar deslocando para fazer exames em muitos lugares. Vai ter tudo no hospital”.

“Nós sabemos que as mulheres são as que mais procuram os médicos e esta unidade vai fazer uma grande diferença. Nós temos que estar atentas aos exames de detecção do câncer de mama e de útero. A gente vê que é um hospital bem planejado e estruturado”, afirma Ligia Gonçalves, 53 anos, que é diretora de uma clínica no Largo de Roma.

Serviços

O Hospital da Mulher vai prestar assistência nas áreas de ginecologia e mastologia, além do atendimento na área de reprodução humana, oncologia e situações relacionadas à violência sexual. As mulheres também terão acesso ao serviço de planejamento familiar. O objetivo será oferecer métodos contraceptivos reversíveis de longa duração. Esse serviço terá como público-alvo, principalmente, mulheres com risco de trombose, hipertensão, cardiopatias, com doença falciforme e/ou em situação de vulnerabilidade social. ..