Foram encontrados 143312 registros para a palavra:

Prefeitura de Juazeiro antecipa ponto facultativo para esta segunda (27)

A Prefeitura de Juazeiro informa que o ponto facultativo em comemoração ao Dia do Servidor Público (28 de outubro) será antecipado para segunda-feira (27).

A decisão, estabelecida pela Portaria nº370/2025,  publicada no Diário Oficial do Município, visa otimizar o funcionamento dos serviços e facilitar o planejamento das repartições públicas...

Artigo - O agronegócio sob fogo cruzado

O atual governo é muito bom em eleger inimigos e fazer demagogia, jogando o povo contra determinados alvos, como, por exemplo, pobres contra ricos e empregados contra patrões. Nesse rol de adversários, elegeu também o agronegócio como um de seus inimigos.

A razão dessa hostilidade reside no fato de que os produtores do agro não compactuam com as suas narrativas político-ideológicas, suas fake news e seus programas sociais eleitoreiros que apenas mascaram o desemprego.

O setor também se opõe à má administração do dinheiro público, ao gigante déficit estatal e à pregação da ideologia comunista que divide os brasileiros.

O governo elegeu o agro como vilão, independentemente de sua capacidade de colocar comida na mesa do brasileiro e de sua importância na segurança alimentar global, que é crucial. Essa oposição ignora todos os dados positivos e a relevância estratégica do setor, um dos pilares da economia brasileira.

Mas a resistência persiste, porque o nosso agronegócio é corajoso, muito bom e eficiente, contando com excelentes produtores que investem maciçamente em suas terras e em tecnologia. Apesar das dificuldades impostas pelo governo, o segmento luta e prossegue.

É uma força produtiva que “apanha, cai e sempre se levanta”. Obviamente, não existe um setor que seja eternamente incólume a tantos desmandos e pressões políticas e econômicas. Uma hora, o agronegócio sentirá os efeitos de forma mais acentuada. Aliás, já está sentindo, e o pior pode estar por vir com a reforma tributária que se aproxima, trazendo mais incerteza e insegurança.

Já passou da hora de o país ter um governo que esteja alinhado com o agronegócio.

Por ter alta tecnologia e manter a produtividade elevada, o agronegócio ainda consegue absorver a maioria dos impactos adversos. Até quando isso será possível, não sabemos. Existe o risco real de que, em algum momento, o setor do agronegócio entre em colapso.

Vimos nos últimos anos que os resultados para o agro não foram bons, registrando-se um aumento alarmante da inadimplência. Observamos, também, um aumento em percentuais nunca vistos nas recuperações judiciais do agronegócio, com várias empresas tradicionais do setor entrando em dificuldade.


Isso é uma demonstração e um indicativo claro de que o setor não está passando incólume a todos esses desmandos do governo.

A insistência em confrontos com um setor fundamental para a economia e para a imagem do país no cenário internacional demonstra uma grave falha de articulação e de senso de prioridade estratégica.

Em virtude da grande simpatia do atual governo e de integrantes do Judiciário brasileiro por ideologias de matriz comunista, é crucial trazer aqui um pouco da história mundial recente.

A expropriação de terras em Cuba, liderada por Fidel Castro após a Revolução de 1959, foi realizada principalmente por meio de leis e atos diretos do governo. A Revolução Cubana estabeleceu um Estado socialista onde o Poder Executivo (liderado por Fidel Castro e o Conselho de Estado/Ministros) e o Poder Legislativo (Assembleia Nacional) detinham o poder principal.

A primeira Lei da Reforma Agrária em Cuba foi assinada em maio de 1959, apenas cinco meses após a queda de Fulgêncio Batista. Essa lei radical limitou o tamanho das propriedades rurais e nacionalizou grandes latifúndios (inclusive de estrangeiros), visando redistribuir terras e criar fazendas estatais. A expropriação foi possível porque o novo governo revolucionário detinha o controle político e a força total para impor a medida.

No Brasil, o cenário ainda é outro; apesar das várias tentativas de ONGs, do próprio governo e de uma parcela do Judiciário de prejudicar os produtores, há alguma resistência nesse sentido.

A desapropriação só é constitucionalmente permitida em casos estritos: 1) Reforma Agrária (Desapropriação-Sanção), para imóveis rurais que comprovadamente não cumpram a função social (Art. 184 da CF); 2) Utilidade Pública ou Interesse Social, mediante justa e prévia indenização em dinheiro (Art. 5º, XXIV da CF); 3) Expropriação sem Indenização (Confisco), unicamente para terras com cultivo ilegal de plantas psicotrópicas ou exploração de trabalho escravo (Art. 243 da CF).

O agronegócio é o setor responsável por garantir que o “milagre da multiplicação dos pães” continue acontecendo entre nós, por meio de muito trabalho, alta produtividade e tecnologia, alimentando o Brasil e o mundo. Nesse contexto, a defesa da propriedade privada e da livre iniciativa é essencial; portanto, Deus nos livre dos comunistas e do comunismo!
 
Eduardo Berbigier é advogado tributarista, especialista em Agronegócio, membro dos Comitês Juridico e Tributário da Sociedade Rural Brasileira e CEO do Berbigier Sociedade de Advogados...

Polícia Federal assina Convenção da ONU contra crimes cibernéticos

O Brasil tornou-se, neste sábado (25), signatário da Convenção das Nações Unidas Contra o Crime Cibernético. Adotada pela Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), o tratado estabelece as bases para a cooperação internacional contra os delitos digitais.

A adoção da convenção pelo Brasil foi assinada pelo diretor-geral da Polícia Federal (PF), Andrei Rodrigues, em Hanói, no Vietnã. Rodrigues integra a comitiva que acompanha o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que percorre o sudeste asiático em busca de uma aproximação política com países da região e da possibilidade de expandir o comércio brasileiro...

Juazeiro se despede do Juá Literária celebrando a cultura e a diversidade artística

Ao final de 4 dias do maior, melhor e mais intenso festival de cultura, arte e literatura integradas do Nordeste, Juazeiro da Bahia se despediu da Juá Literária, na noite deste sábado (25), com show de Arnaldo Antunes e o balanço positivo de público, programação e comercialização de livros.

A Prefeitura do município estima que foram comercializados mais de R$ 6 milhões..

Michelle Bolsonaro detona esquerda: “Projeto das trevas quer enganar evangélicos”

A ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro não poupou críticas à tentativa de partidos de esquerda em tentar se aproximar do público evangélico.

Durante o seu discurso em um evento do PL Mulher, neste sábado (25/10), no Rio Grande do Sul, Michelle disse que a aproximação se trata de um ato de “desespero”...

Cine Teatro Busarte leva a magia do teatro ao Festival Juá Literária

O Cine Teatro Busarte, projeto itinerante que transforma um ônibus em sala de cinema e teatro, encantou o público do Festival Juá Literária com o espetáculo "A Viagem de Francisquinho pelo Reino Encantado do Juazeiro".

A peça conta a história do menino Francisquinho em sua missão de proteger o Rio São Francisco e as lendas locais contra forças negativas, promovendo uma mensagem de conscientização ambiental e cidadania...

Emendas parlamentares: estados e municípios terão de seguir modelo federal de transparência

Os estados, o Distrito Federal e os municípios brasileiros devem seguir o modelo federal de transparência e rastreabilidade das emendas parlamentares. A determinação foi anunciada pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Flávio Dino.

Com a decisão, os tribunais de contas e os Ministérios Públicos estaduais ficam encarregados de adotar providências para assegurar que a execução das emendas, no âmbito dos entes federativos, siga esse parâmetro a partir do orçamento de 2026. ..

No último dia da Juá Literária, Praça dos Poetas encerra programação com encanto, música e imaginação infantil

O último dia da Praça dos Poetas – Espaço Manuca Almeida, dentro do Festival Juá Literária – Um Rio de Letras, foi marcado pela ludicidade, pelo afeto e pela celebração da literatura para o público infantil.

A programação deste sábado (25) contou com a apresentação especial de Sálua Chequer e Igor Reis, o carismático Zé Livrório, e a participação da pedagoga Kalypsa Brito, encerrando o espaço com poesia, música, reflexão e muita interação com as crianças...

Programa Cuidados Paliativos melhora qualidade de vida dos pacientes e dá novo alento às famílias

Quando a jornalista e servidora pública Denise Soares recebeu a notícia que sua mãe fora diagnosticada com Alzheimer e o pai com demência por Corpos de Levy (DCL), a primeira reação foi de choque e negação.

Uma profunda tristeza, seguida de medo do futuro e do que as doenças reservariam para Dona Maria das Mercês (87 anos), Sr. Raimundo Rodrigues (falecido em maio de 2022 aos 86 anos) e toda a família...

Prefeitura de Sobradinho lamenta a morte de Dona Severina, condutora da Tocha Olímpica em 2016: "Que sua trajetória inspire a todos nós"

A Prefeitura de Sobradinho lamenta a morte de Dona Severina, ocorrida neste sábado (25). Em 2016, aos 86 anos, Dona Severina conduziu a Tocha Olímpica, quando o símbolo da olimpíadas passou pela Terra da Barragem, chamando a atenção do mundo pela vitalidade e carisma.

Ela era uma participante engajada do Grupo de Idosos do setor de Assistência Social do município e se tornou um exemplo por sua dedicação e amor por Sobradinho...

Prefeito de Juazeiro comemora encerramento histórico da 1ª edição do Festival Juá Literária com sucesso de público e mais de R$ 6 milhões em vendas de livros

Durante quatro dias, Juazeiro se transformou na capital da literatura e da arte.

O encerramento da 1ª edição do Festival Juá Literária, neste sábado (25), na Orla II, marcou o fim de uma jornada cultural que movimentou a cidade, emocionou o público e reafirmou o compromisso da gestão do prefeito Andrei Gonçalves com a valorização da cultura e da educação...

Cai de 51% para 37% uso de internet nas escolas por adolescentes. Uma das causas é a lei que restringe celulares em colégios

O uso de internet por crianças e adolescentes entre 9 e 17 anos de idade nas escolas caiu em 2025, revelou o estudo Tic Kids Online Brasil 2025, divulgado hoje (22), em São Paulo. Segundo a pesquisa, a proporção dos usuários dessa faixa etária que acessa a internet nas escolas recuou de 51% no ano passado para 37% este ano.

Para Luísa Adib, coordenadora da pesquisa Tic Kids, uma das explicações para esse recuo pode ser a lei que restringiu o uso de celulares nas escolas, aprovada no início deste ano...

Vice-prefeito de Lagoa Grande participa da inauguração da Unidade Satélite de Venda da Conab em Ouricuri

O vice-prefeito de Lagoa Grande, Olavo Marques, juntamente com o assessor especial Antônio Coelho, participou da inauguração da Unidade Satélite de Venda (USV) da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), Polo Volante de Ouricuri, Sertão do Araripe.

O ato inaugural contou com a presença do diretor-executivo de Operações e Abastecimento, Arnoldo de Campos, do superintendente Regional Conab do estado de Pernambuco, Elizaldo Sá, prefeitos, secretários, agricultores e presidentes de associações de vários municípios...

Falta de aproveitamento do nitrogênio prejudica as lavouras

O nitrogênio é o combustível do crescimento das plantas. Ele participa da formação da clorofila, que dá o tom verde às folhas e permite que a planta faça fotossíntese e produza energia. Sem ele, a lavoura cresce pouco e a planta dá menos grãos. O problema é que boa parte desse nutriente se perde no caminho. 

No Brasil, somente 40% a 50% do nitrogênio aplicado nas lavouras chegam a ser absorvidos pelas plantas, apontam dados da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa)...

Emissora Rural – 63 anos construindo história, sem abrir mão de ser uma rádio do povo e das comunidades

A Emissora Rural AM 730, hoje Rural FM 103,1, celebra neste dia 28 de outubro, seus 63 anos de história, com uma trajetória marcada pela ética, compromisso social, evangelização e por um jornalismo atuante que se confunde com a história de Petrolina, tamanha é sua participação no registro de fatos memoráveis registrados ao longo dos anos.

Da inspiração de Dom Antônio Campelo de Aragão, nascia em 1962 a emissora que se consagraria como um dos principais canais de comunicação do Nordeste, pela sua independência, sua conexão com a população regional, com as comunidades, mas sobretudo por levar para o mundo o potencial do Vale do São Francisco, antes pelas potentes ondas sonoras captadas e registradas por ouvintes em diversos continentes, seja hoje, pelas capacidade tecnológica e ferramentas que transformaram o rádio num veículo local em qualquer parte do planeta...

Casa Nova decreta ponto facultativo em homenagem ao Dia do Servidor Público nesta segunda (27)

A Prefeitura de Casa Nova decretou ponto facultativo nesta segunda-feira (27), em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado oficialmente em 28 de outubro.

A medida transfere a data como forma de reconhecer e valorizar o trabalho dos servidores municipais, que contribuem diariamente para o desenvolvimento do município...

Novo decreto sobre embalagens plásticas pode contribuir para o fortalecimento do trabalho de milhares de catadores(as) na Bahia

O Decreto nº 12.688/2025, publicado na terça-feira (21) no Diário Oficial da União, cria o Sistema Nacional de Logística Reversa de Embalagens Plásticas, estabelecendo regras e metas obrigatórias para que empresas recolham, reciclem e deem destino correto às embalagens que colocam no mercado.

O texto também reconhece, pela primeira vez de forma estruturada, o papel prioritário das cooperativas e associações de catadores e catadoras de materiais recicláveis nesse sistema, uma mudança que pode gerar impactos sociais e econômicos diretos em todo o país...

Contador de Histórias lança gratuitamente o livro digital “Fábulas para quem ama o Velho Chico”

O professor Willian Fernando Soares, conhecido como O Contador de Histórias de tradição oral ribeirinha com 14 anos de trajetória, e atual vice-presidente da Academia Brasileira de Contadores de Histórias, acaba de anunciar um presente especial para a comunidade: o lançamento gratuito do livro digital “Fábulas para quem ama o Velho Chico”.

Autor do projeto A Turma do Contador de Histórias e criador do Método Peixe Vivo — uma proposta inovadora de formação de contadores de histórias —, Willian compartilha em suas obras o amor pelo Rio São Francisco e pela cultura ribeirinha, transformando memória, oralidade e imaginação em ferramentas pedagógicas e poéticas...

Cultura, arte e feminilidade marcam a 3ª edição da Feira de Encantos Femininos em Casa Nova

A noite desta sexta-feira (24) foi marcada pela celebração da força, da arte e da feminilidade em Casa Nova. A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, promoveu a 3ª edição da Feira de Encantos Femininos, um evento que uniu homenagens, cultura e emoção em um espaço dedicado às mulheres.

Realizada na Praça Gilson Viana, a feira contou com uma estrutura especial para acolher o público com conforto e encanto. Com o tema "Celebrando a força, a arte e a vida no Outubro Rosa", a programação abordou temas relevantes como autocuidado, nutrição e prevenção ao câncer de mama. As palestrantes foram a nutricionista Rebeca Reis, a servidora municipal Pollyana Passos, a agente cultural Stephanie Santos, a enfermeira Sueni Benedives e a advogada Dayane Costa, com destaque para o relato inspirador da servidora pública que compartilhou sua trajetória de superação após enfrentar um AVC e reforçou a importância do cuidado com a saúde...

Juazeirenses aderem ao Dia D de Combate à Sífilis em manhã de cuidados e prevenção na saúde

O Camelódromo de Juazeiro ganhou programação especial na sexta-feira (24) com a realização do Dia D de Combate à Sífilis, promovido pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) em alusão à campanha Outubro Verde. O local se transformou em um grande ponto de mobilização pela saúde, reunindo moradores que aproveitaram os serviços gratuitos oferecidos pela equipe da Sesau.

Foram disponibilizados testes rápidos para infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), aferição de pressão arterial e glicemia, além de vacinação contra Covid-19 e Influenza. A iniciativa teve como propósito reforçar a importância do diagnóstico precoce e do tratamento adequado da sífilis, contribuindo para o controle da doença e a redução dos casos no município...