Foram encontrados 924 registros para a palavra: Rio São Francisco

Mudanças climáticas: senador Fernando Bezerra atua para evitar colapso do Rio São Francisco

Proposta pelo senador Fernando Bezerra Coelho (PSB-PE), a próxima audiência pública a ser realizada pela Comissão Mista sobre Mudanças Climáticas (CMMC) do Congresso Nacional tratará do iminente colapso do Rio São Francisco. Como observa Fernando Bezerra, o “Velho Chico” abastece diferentes municípios da Região Nordeste que, pelo sexto ano consecutivo, deverá enfrentar uma severa e prolongada seca.

Nesta quarta-feira (5), a CMMC aprovou requerimento de Fernando Bezerra para a discussão do tema pelo colegiado, com destaque para a importância de revitalização das nascentes do São Francisco. “Novamente, o rio enfrenta períodos com precipitações muito baixas, sobretudo na cabeceira, o que sublinha a necessidade de serem tomadas medidas rápidas de revitalização, até mesmo em caráter emergencial”, ressaltou o líder do PSB no Senado, durante sessão de ontem à tarde do Plenário da Casa...

Orla Nossa: Ação elimina grande fonte de esgoto despejado no rio São Francisco em Petrolina

Durante o processo de retirada das baronesas das margens do rio São Francisco, na Orla de Petrolina, equipes da Agência Municipal do Meio Ambiente (AMMA) descobriram um cenário assustador: uma grande quantidade de esgoto saia de um ponto da rede pluvial, que deveria levar apenas água da chuva até o rio. 

Desde a última segunda-feira (3), iniciou-se uma investigação a fim de saber a origem do problema. Após um trabalho minucioso, foi descoberto um dano na rede de esgoto na esquina das ruas João Cigano e Coronel José Rabelo Padilha, localizado no centro antigo da cidade. Dessa forma, em vez de seguir pela rede de coleta, todo o esgoto das imediações daquela região central tinha como destino o rio São Francisco. De acordo com o gerente de projetos da AMMA e responsável pelo projeto Orla Nossa, Victor Flores, esse tipo de situação ocasiona prejuízos significativos ao Velho Chico. “Uma carga muito grande de esgoto leva nutrientes como nitrato e fósforo, além de gordura, que é muito difícil de tratar, diminuindo a quantidade de oxigênio na água e favorece a reprodução das baronesas, o que causa sérios impactos na flora e na fauna local”, destaca. 



Para eliminar a grande quantidade de esgoto, imediatamente, a Secretaria de Infraestrutura, Habitação e Mobilidade (SEINFRAHM) foi acionada e, através da Diretoria de Saneamento, mobilizou a Compesa a fim de realizar uma intervenção no local. O trabalho, que vai resolver o problema em definitivo, começou na última quarta-feira (5) e terminou ontem (6). Esta é apenas a primeira ação de eliminação de esgotos despejados no rio São Francisco. O trabalho é contínuo e será realizado em parceria entre a AMMA, a Diretoria de Saneamento da SEINFRAHM e a Compesa, como explica o Diretor de Saneamento, Igor Falcão. ..

Senadora Lídice alerta ministro para revitalização do rio São Francisco

A senadora Lídice da Mata (PSB-BA), vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional do Senado, chamou a atenção do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho para a revitalização do rio São Francisco. Durante audiência realizada nesta quarta-feira (5/4), e que tinha por objetivo apresentar aos senadores as diretrizes do Ministério para os próximos dois anos, a parlamentar baiana disse que sem a melhoria da qualidade da água do rio, a transposição não cumprirá sua função.

Presidente da Comissão, a senadora Fátima Bezerra (PT-RN) lembrou que o assunto será tema de outra audiência pública da CDR, também com a participação do ministro, para detalhar o projeto Novo Chico, cujo objetivo é revitalizar o rio. O pedido desta nova audiência partiu da senadora Lídice a quem o ministro, durante o encontro desta quarta, elogiou a iniciativa e confirmou participar em breve...

Prefeito Paulo Bomfim participa de videoconferência sobre o Rio São Francisco no Distrito de Irrigação Nilo Coelho

Na manhã desta segunda-feira, 3, o prefeito de Juazeiro, Paulo Bomfim, acompanhado da secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Maraíza Carvalho, e do Assessor de Planejamento e Parcerias Estratégicas, Isaac Carvalho, participou de uma videoconferência na sede do Distrito de Irrigação Nilo Coelho, em Petrolina, com diversas instituições do país para tratar de questões que envolvem o Rio São Francisco e a capacidade de armazenamento de seus reservatórios. Após debates, e diante da informação da previsão do fim do período de chuvas, foi sugerido pela ANA (Agência Nacional das Águas), e encaminhado à Casa Civil, um decreto presidencial prevendo redução da vazão das barragens de Três Marias (Minas Gerais) e Sobradinho (Bahia). ..

Ministério do Meio Ambiente lança programa de formação e capacitação para gestores ambientais na Bacia do Rio São Francisco

O Ministério do Meio Ambiente, por meio das Secretarias de Articulação Institucional e Cidadania (SAIC) e de Recursos Hídricos e Qualidade Ambiental (SRHQ) realiza, neste mês de março, cinco encontros formativos do curso “Estruturação da Gestão Ambiental Municipal na região da Bacia do Rio São Francisco” em três estados do Nordeste (PE, BA e SE).

A atividade faz parte das ações do MMA no âmbito do Programa de Revitalização da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (PRSF), também chamado de Plano Novo Chico, lançado pelo governo federal em agosto do ano passado, e ocorre por meio do Programa Nacional de Formação e Capacitação de Gestores Ambientais (PNC)...

HOMENAGEM DO RADIALISTA GEO MOREIRA AO RIO SÃO FRANCISCO ¨NO DIA MUNDIAL DA ÁGUA”

O imenso rio São Francisco com mais de 500 anos vem sendo muito explorado, até pelos imigrantes. Com extensão de 2.700 quilômetros, tem dos que dependem dele, 15 milhões de habitantes.

MÚSICA: GÉO MOREIRA. INTÉRPRETE: KOND (Ao vivo e de improviso, numa homenagem ao Velho Chico)...

Vereador Gleidson Medrado defende a revitalização do Rio São Francisco

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Juazeiro nesta última terça-feira (21), o vereador e líder do governo, Gleidson Medrado (PSD), ressaltou a importância e urgência de se realizar a revitalização do Rio São Francisco. O parlamentar trouxe para o plenário a sua preocupação com a transposição do Velho Chico.

"Os nossos irmãos da Paraíba, do Ceará e de outros estados precisam de água. Mas não precisam de água apenas por um ano ou dois, precisam de água para a vida inteira. Mas o Governo Federal não está preocupado com isso, estão apenas fazendo politicagem com a transposição", afirmou Gleidson...

Dia da água: Zó busca audiência para tratar sobre a revitalização do rio São Francisco

A revitalização do Rio São Francisco foi pauta da Comissão de Meio Ambiente Seca e Recursos Hídricos, na Assembleia Legislativa da Bahia. O deputado estadual Zó (PCdoB) propôs ao colegiado nesta quarta-feira (22), dia da água, uma audiência com o Comitê da Bacia Hidrográfica do São Francisco (CBHS).

Zó considera que o trabalho do Comitê é de extrema relevância, pelo conhecimento técnico e dedicação que possuem com o rio São Francisco. O parlamentar considera a discussão importante mediante situação alarmante, ocasionada pela seca, redução gradativa do volume d´água em toda Bahia e a transposição...

Prefeitura inicia projeto para revitalização e defesa do Rio São Francisco

A Prefeitura de Petrolina iniciou nesta segunda-feira (20) a remoção de 3.500 toneladas de baronesas e resíduos do Rio São Francisco. A ação integra o projeto Orla Nossa, que desenvolverá, durante os próximos meses, um conjunto de atividades para a preservação do ecossistema do Velho Chico.  

O primeiro dia operacional do projeto foi acompanhado pelo prefeito Miguel Coelho. Equipes e máquinas da Prefeitura foram mobilizadas para a retirada dos resíduos na margem rio, que depois serão transformados em adubo. Além da remoção, foi iniciada a identificação de ligações clandestinas de esgoto e o fechamento dessas tubulações irregulares em parceria com a Compesa.  

A previsão para concluir a etapa operacional do Projeto Orla Nossa é de 60 dias. Após essa fase, será feita a oxigenação e tratamento biológico do rio. "O Rio São Francisco é o maior patrimônio de nossa região, por isso, não poderíamos deixar continuar tantas agressões como o despejo de esgoto. Esse projeto chega justamente para garantir a preservação do rio como também para envolver a população na defesa de nosso maior bem natural", explicou o prefeito.  

Ainda segundo Miguel, a Prefeitura já deu início a um projeto que será financiado pelo Governo Federal para a instalação de um terminal para as barquinhas na orla. "Essa área está bastante precária e precisa urgentemente de investimentos. Já estamos trabalhando junto ao DNIT para garantir esse terminal, que está orçado em cerca de 4 R$ milhões, para dar mais acessibilidade e conforto para quem usa esses transportes", adiantou.

O projeto Orla Nossa é uma iniciativa da Prefeitura de Petrolina coordenada pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA). O trabalho envolve diversas secretarias, Governo do Estado e IF Sertão na defesa do Rio São Francisco. ..

Corpo é encontrado boiando no Rio São Francisco

Um corpo de um homem foi encontrado no início da tarde desta terça-feira (14) em um canal do Projeto Pontal, próximo a Nova descoberta, distrito de Petrolina. Segundo informações enviadas ao Blog, a vítima teve o primeiro identificado como Alegário e é um morador da localidade. 

A redação do Blog Geraldo José está apurando mais informações sobre o caso...

Transposição do rio São Francisco pode virar elefante branco, diz Revista

 

De um caminhão-pipa, a água transborda e vaza, ligeira, calçada adiante. Refresca o chão fervente e umedece as raízes de um pequizeiro que, sob um sol inclemente de 40 graus, colore de verde e amarelo a única praça do povoado de Moderna, em Sertânia, coração do sertão pernambucano. Da varanda de casa, Alzira Umbelina, uma senhora de 68 anos, esbraveja com os dois rapazes que, sem muito cuidado, manuseiam as mangueiras do caminhão e deixam um tanto de água se espalhar pelo chão...

Integração do São Francisco: água chega à penúltima estação do Eixo Leste

As águas do ‘Velho Chico’ chegaram, nesta sexta-feira (24), à quinta e penúltima estação de bombeamento (EBV-5) do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco, em Sertânia (PE). Com este avanço, faltam apenas 53,5 quilômetros para que este Eixo cumpra um dos seus objetivos: levar a água do rio até o açude Poções, em Monteiro (PB), para atender a população paraibana. Depois, a água seguirá pelo rio Paraíba até o reservatório Boqueirão, para reforçar o abastecimento em Campina Grande (PB).

A previsão é beneficiar o município de Monteiro já no mês de março. A quinta estação elevatória (EBV-5) vai bombear a água do ‘Velho Chico’ em mais 41 metros de altura, o equivalente a um edifício de 13 andares. Depois, por gravidade, as águas seguem até a última estação (EBV-6) do Eixo Leste. Antes de chegar ao seu destino final, no açude Poções, em Monteiro, passam por mais dois reservatórios (Campos e Barro Branco), um túnel e uma adutora...

PREFEITO DR. ENILSON ACOMPANHA EMBASA NA VISTORIA DA ADUTORA DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES ATÉ A CAPTAÇÃO NO RIO SÃO FRANCISCO EM PILÃO ARCADO

Como agendado na última reunião na superintendência da Codevasf (Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco) em Juazeiro com todas as instituições envolvidas na construção da adutora de Campo Alegre de Lourdes, terça-feira (31) o Prefeito Enilson Marcelo recebeu em seu gabinete, técnicos e engenheiros das empresas MRM, EMBASA e CODEVASF. 
 
Após reunião o Prefeito acompanhou a Codevasf e MRM na inspeção da adutora promovida pela EMBASA (Empresa Baiana de Águas e Saneamento) para vistoria dos Reservatórios, Estações Elevatórias e Estação de Tratamento e Captação de Água desde Campo Alegre de Lourdes até o ponto inicial no Rio São Francisco na localidade Passagem município de Pilão Arcado-BA. O Prefeito aproveitou a oportunidade para se inteirar de todos os aspectos técnicos para o funcionamento do sistema 
 
A Embasa está realizando a inspeção, pois será a empresa que administrará o fornecimento da água e em breve receberá a adutora da empresa construtora MRM supervisionada pela Codevasf instituição contratante do projeto. Segundo o Sr. Augusto Supervisor de Tratamento de Águas da EMBASA, toda a estrutura física da adutora está pronta e obedece os requisitos para o funcionamento, faltando apenas a empresa de energia Coelba eletrificar todo o sistema. Os recursos já estão disponíveis e a previsão para a execução dos testes e inauguração é de no máximo 6 meses.  A nova gestão não mede esforços em buscar recursos e parcerias para celeridade da conclusão da adutora e sempre disposta ajudar concedendo total apoio e assistência necessária as equipes das instituições envolvidas na construção. ..

Banhistas são atacados por piranhas no rio São Francisco

Banhistas do Rio São Francisco relatam que foram atacados por piranhas no trecho do município de Casa Nova, norte da Bahia. Imagens feitas logo após os registros mostram vítimas com feridas nos pés.

Os moradores do município afirmam que os casos têm sido recorrentes. Não há informação de ataques com ferimentos graves...

Águas do rio São Francisco avançam no Eixo Leste

"Nesta quarta pela manhã vistoriei o reservatório Mandantes, em Pernambuco, já com água do bombeamento realizado anteontem (17), por volta das 19h. Estamos trabalhando em todos os turnos para garantir a entrega da água nos prazos que estabelecemos com a população do Nordeste", destacou o ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, nesta quarta-feira (18), em Monteiro (PB). A declaração foi feita pelo titular da Pasta, após concluir dois dias de vistoria às estruturas distribuídas ao longo dos 217 quilômetros do Eixo Leste do Projeto de Integração do Rio São Francisco.

Com o acionamento da bomba flutuante, pelo ministro Helder Barbalho, no reservatório Braúnas - segundo do Eixo -, a integração do Velho Chico avançou por mais 12 quilômetros e chegou até o reservatório Mandantes - estrutura seguinte -, totalizando 32,4 quilômetros com água. "Nossa expectativa é de que possamos até o último dia de fevereiro entregar água do rio São Francisco, em Monteiro (PB), e a partir daí pegar o curso do Rio Paraíba e assegurar tranquilidade à população", reforçou o ministro...

Moradores de Pedra Branca, em Curaçá, sofrem com a longa estiagem do Rio São Francisco

O ex-vice-prefeito de Curaçá, Péricles Bahia, entrou em contato com a redação do Blog Geraldo José para denunciar a situação crítica em que vivem as famílias que habitam o Projeto Pedra Branca, em Curaçá...

Menino de 5 anos morre afogado no Rio São Francisco, em Petrolina

Um menino de cinco anos de idade morreu afogado na tarde desta quinta-feira (5) nas águas do Rio São Francisco em Petrolina, no Sertão pernambucano. O afogamento aconteceu na altura do povoado do Serrote do Urubu. O corpo já foi liberado pelo Instituto Médico Legal (IML) de Petrolina. ..

LEITORA RECLAMA DE LIXO ÀS MARGENS DO RIO SÃO FRANCISCO NO RODEADOURO

A leitora do Blog Ednalva Braz esteve este final de semana no Povoado do Rodeadouro, um dos balneários mais procurados na região San-Franciscana, e se deparou com um quadro aterrador de sujeira às margens do Velho Chico. Confira: “Geraldo tudo bem? É Ednalva Braz olha o que presenciei neste domingo (01) no Rodeadouro às margens do rio. Esse ferro retorcido é o contêiner para guardar o lixo até ser efetuada a coleta. Essa é a segunda vez que vou lá e me decepciono com essa cena lamentável. Total desrespeito com a população e com o meio ambiente. A foto revela o que sobrou do contêiner para guardar o lixo das barracas” reclama a juazeirense. ..

Acordo entre Governos Federal e de SP antecipa em 30 dias a chegada da água do Rio São Francisco em PE e PB

O ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, solicitou ao governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, a disponibilização de quatro conjuntos de Motobombas e outros equipamentos da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) para antecipar a chegada da água do Rio São Francisco aos estados da Paraíba e de Pernambuco. O Termo de Cessão de Uso não Oneroso foi assinado nesta segunda-feira (26/12) pelo ministro e o governador durante cerimônia no Palácio dos Bandeirantes, em São Paulo. Estiveram presentes a vice-governadora da Paraíba, Lígia Feliciano, e o presidente da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), Roberto Tavares.

Na reta final de conclusão do Projeto de Integração do Rio São Francisco e com ritmo avançado das obras, a preocupação do Governo Federal é assegurar que todas as medidas possíveis sejam adotadas para acelerar a entrega de água à população castigada pelo quinto ano seguido de seca. O empréstimo dos equipamentos - utilizados durante o período de restrição hídrica em São Paulo – vai acelerar a passagem da água pelas estruturas já construídas do Eixo Leste do Projeto São Francisco e permitir que os paraibanos, principalmente, os moradores da cidade de Campina Grande, sejam beneficiados ainda no começo de 2017. A Paraíba é um dos estados mais castigados pelos seguidos anos de estiagem que atingem toda a região Nordeste...

Obras da integração do rio São Francisco estão em ritmo acima da média dos últimos anos, afirma Helder Barbalho

As obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco, que garantirá segurança hídrica a mais de 12 milhões de pessoas nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte, estão em ritmo acelerado e com média de execução acima da que vinha sendo registrada antes da gestão do presidente Michel Temer. Em paralelo, e para assegurar água em quantidade e qualidade para a população, o Governo Federal lançou o programa de revitalização do rio São Francisco - o Novo Chico - que está investindo em obras de tratamento de resíduos sólidos.  As afirmações são do ministro da Integração Nacional, Helder Barbalho, durante o Seminário Nacional de Saneamento Sustentável, realizado nesta terça-feira (29), em Brasília. “É fundamental agirmos de maneira rápida sob pena do rio São Francisco ficar comprometido e também ter a sua oferta hídrica prejudicada. Como rio da integração nacional, é ele que vai ofertar água para os estados que compõem a transposição”, explicou.

De acordo com Helder Barbalho, as obras do Projeto de Integração estão em plena execução. “Nós já estamos com 90,85% das estruturas concluídas. Precisamos alcançar 95,6% para que tenha água nos dois eixos: norte e leste. A partir daí as obras complementares estarão sendo entregues de forma sequencial. A expectativa é concluir o Eixo Leste até dezembro deste ano para que a água comece a percorrer os municípios da Paraíba no próximo ano. Já o reservatório de Jati, no Eixo Norte, deve ter água até agosto de 2017 para abastecer o estado do Ceará e, consequentemente, a região metropolitana de Fortaleza. Nós devemos chegar com o abastecimento do Rio Grande do Norte em dezembro do próximo ano”, detalhou o cronograma...