Foram encontrados 63775 registros para a palavra: PR

Processo de licitação é tema de palestra para empresários e gestores em Juazeiro

Empresários, gestores e profissionais da administração pública participaram, nesta terça-feira (11), de uma palestra sobre processos licitatórios, promovida pelo programa Capacita Juazeiro em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL). O evento, realizado no auditório do Sebrae, reuniu especialistas para discutir os trâmites e as melhores práticas na contratação de serviços, obras e compras pelo setor público.

Durante o encontro, os participantes tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprofundar conhecimentos sobre o tema. A empresária Ana Vidal destacou a relevância da capacitação. "Esse evento amplia a perspectiva dos profissionais e empresários sobre as licitações públicas, que são uma excelente oportunidade para transformar empresas em fornecedoras do Estado", disse Ana...

Bahia é pioneira na isenção de ICMS para produtos da cesta básica

Para ajudar ainda mais os baianos a economizar, o Estado desenvolveu o aplicativo Preço da Hora Bahia, com o qual a população se informa em tempo real sobre onde encontrar os melhores preços
      
A isenção do ICMS em produtos da cesta básica já é uma realidade na Bahia. O imposto estadual já é zerado pelo governo baiano, ou seja, não incide sobre produtos como arroz, feijão, milho, sal de cozinha, farinha e fubá de milho, farinha de mandioca, pescados comercializados por pescadores, macarrão e pães produzidos na Bahia, leite pasteurizado, ovos, frutas, legumes, hortaliças e carnes bovinas, suínas, ovinas, caprinas e de aves, cujo abate tenha ocorrido na Bahia, entre outros. Outros produtos têm alíquotas reduzidas no Estado, como o óleo de soja (12%) e o charque (12%). 

Ao promover as isenções e reduções do ICMS ao longo dos últimos anos, o Estado da Bahia é um dos pioneiros na adoção desta política que busca reduzir o peso dos impostos na inflação dos alimentos, implementada agora pelo governo federal, que zerou tributos federais na importação de uma série de itens. 

"Aqui na Bahia nós já fazemos isso", afirmou o governador Jerônimo Rodrigues ao saudar a isenção de impostos anunciada pelo presidente Lula como uma "boa notícia para o bolso do baiano". Com a decisão do governo federal, observou Jerônimo, "o preço da cesta básica fica mais leve no bolso". ..

Ministério Público do Estado da Bahia presta homenagens ao bicentenário da Polícia Militar

O Ministério Público do Estado da Bahia homenageou, dia 10, o bicentenário da Polícia Militar do Estado, em sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça. Um dia “histórico”, segundo o procuradora-geral de Justiça Pedro Maia, que registrou a importância da celebração e reconhecimento à corporação. “Essa bicentenária milícia de bravos, como diz o hino da força invicta, é motivo de orgulho e honra para todos os baianos”. 

Diariamente, mais de 33 mil homens e mulheres se colocam à disposição da sociedade baiana, garantem aos cidadãos o direito de ir e vir, de transitar pelas vias, de estar em seus domicílios, de exercer as atividades, “com tranquilidade e com segurança”, ressaltou Pedro Maia, parabenizando cada policial militar que “labora para garantir a paz social e a segurança pública efetiva e de qualidade”.

Ele afirmou ainda que o relevante trabalho que o Ministério Público faz em prol da sociedade baiana acontece também “por ter na Polícia Militar um braço, um pilar fundamental para garantir a consecução dos seus objetivos e a entrega de seu resultado para a sociedade”. ..

Convênio entre a Prefeitura de Juazeiro e a UPE vai possibilitar a oferta de cursos de mestrado e doutorado para professores da rede municipal

A qualificação da rede municipal de ensino é uma das prioridades da Secretaria de Educação de Juazeiro (Seduc). Para alcançar esse objetivo, a Seduc vem traçando uma série de estratégias para a formação continuada dos professores da rede municipal de ensino, entre elas, um convênio entre a Prefeitura e o campus da Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina. A parceria vai viabilizar o acesso dos professores a cursos de mestrado e doutorado.

Nesta segunda-feira (10), a secretária de Educação, Maéve Melo, a sua superintendente Pedagógica, Nilmara Mércia, e a coordenadora do Programa de Pós-Graduação – Formação de Professores e Práticas Interdisciplinares (PPGFPPI), Raimunda Áurea Dias de Sousa, discutiram a parceria. "Nós queremos fortalecer esse convênio, que já existe, e ampliar essa parceria com a UPE, tanto com a oferta dos cursos de Mestrado e Doutorado em Educação, como com a formação continuada dos professores", pontuou a secretária Maéve Melo...

Bahia foi estado do Nordeste com maior número de afastamentos por ansiedade e depressão em 2024

Reconhecida como um transtorno mental, a ansiedade provocou 4.517 afastamentos do mercado de trabalho da Bahia ao longo de 2024. Já a depressão foi o motivo de 3.313 licenças concedidas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no mesmo período.

Os números são os maiores registrados em todo o Nordeste brasileiro e ocupam a oitava posição no levantamento nacional...

Presidente da ALBA parabeniza pacote de medidas do governo e destaca avanços para as mulheres baianas

No Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, deputada Ivana Bastos, participou da solenidade promovida pelo Governo do Estado para anunciar um pacote de medidas voltadas à valorização, proteção e ampliação dos direitos das mulheres baianas. O evento, realizado dentro da programação do Março Mulher e do projeto Elas à Frente, reuniu autoridades do Executivo, Legislativo e Judiciário, além de representantes da sociedade civil, para fortalecer o compromisso com a igualdade e o combate à violência.

Primeira mulher a presidir a ALBA em 190 anos de história, Ivana Bastos destacou a importância das novas ações e reafirmou o compromisso do Parlamento baiano com o avanço das políticas públicas para as mulheres. "Essas iniciativas demonstram o empenho do governo em garantir mais dignidade, respeito e oportunidades para todas as baianas. Como presidente da ALBA, reforço nosso compromisso de seguir atuando para que esses direitos sejam ampliados e fortalecidos", afirmou...

Investindo na Educação: Prefeitura de Sobradinho entrega Kits Pedagógicos a estudantes da rede municipal

A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou no último sábado (8), a entrega dos kits escolares e dos livros do programa Aprova Brasil a todos os estudantes matriculados no ensino fundamental, do 1º ao 9º ano, da rede municipal de ensino.

A cerimônia de entrega aconteceu na Praça Daniela Caetano e contou com a presença do Prefeito Cleivynho Sampaio, da primeira-dama Adriana Sampaio, do vice-prefeito Jarques Canturil, além de secretários, vereadores, representantes da sociedade civil organizada, alunos e seus familiares...

SPM amplia prazo de inscrições para o Selo Lilás até 26 de março na Bahia

A Secretaria das Mulheres do Estado (SPM) ampliou o prazo de inscrições para a 2ª Edição do Selo Lilás, certificação concedida a empresas públicas e privadas de pequeno, médio e grande porte, bem como a entidades e organizações comprometidas com a promoção da igualdade de gênero no ambiente de trabalho. Agora, as inscrições podem ser realizadas até o dia 26 de março de 2025, através do site www.selolilas.spm.ba.gov.br.

A secretária das Mulheres do Estado, Neusa Cadore, destaca que o Selo Lilás é um reconhecimento que valoriza iniciativas voltadas para a igualdade de gênero. ..

Valorização dos servidores de Juazeiro: Prefeitura quita salário de fevereiro e 13° dos contratados da saúde

Os servidores contratados da Saúde de Juazeiro concluíram a segunda-feira (10) com motivos para comemorar.

A Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, realizou o pagamento dos salários referentes a fevereiro e o 13º de 2024, que não havia sido pago pela antiga gestão...

Prefeito de Juazeiro assina contrato aditivo e acompanha avanço das obras de 204 unidades habitacionais do Minha Casa Minha Vida

Nesta segunda-feira (10), o prefeito Andrei Gonçalves assinou o contrato aditivo e acompanhou o avanço das obras de 204 novas unidades habitacionais do Programa Minha Casa Minha Vida, localizadas na Rodovia Salitre, em Juazeiro 

Após a assinatura do aditivo, entre a Prefeitura de Juazeiro, a Caixa Econômica Federal e a Construtora Jotanunes, o prefeito e comitiva visitaram o avanço das obras. "Fiquei muito satisfeito com o andamento da construção das casas. Estamos empenhados em garantir que cada família da nossa cidade, tenha um lar seguro, com toda a estrutura necessária para o bem-estar e desenvolvimento social. Essa parceria com a Caixa e o Governo Federal é essencial para concretizarmos o sonho da casa própria de mais de milhares de famílias da nossa cidade. Até o momento, já conseguimos recursos para a construção de mais de mil novas casas do Programa", afirmou Andrei...

Polícia prende suspeito de ter assassinado jovem em Juazeiro

Informações repassados ao blog Rede GN dão conta de que um homicídio foi registrado na noite desta segunda-feira (10), no bairro Alto da Aliança, em Juazeiro (BA).

O jovem vítima do crime foi identificado como Wesley Kauã Ferreira dos Santos, 17 anos...

Prefeitura de Casa Nova convoca 40 agentes comunitários de saúde aprovados em concurso público

A Prefeitura de Casa Nova, por meio do Edital nº 004/2025, está convocando 40 agentes comunitários de saúde da sede e do interior,  aprovados no Concurso Público nº 001/2022. Os convocados devem comparecer ao Setor de Recursos Humanos do município dentro do prazo improrrogável de 15 dias, portando a documentação exigida para a admissão.

O prefeito Anisio Viana destacou a importância dessa convocação para fortalecer a atenção básica em saúde no município. "Nosso compromisso é melhorar os serviços de saúde para a população. Com esses novos agentes, ampliaremos o atendimento e garantiremos um acompanhamento mais próximo das famílias casa-novenses", afirmou...

Amcham promove evento inédito em Petrolina para discutir perspectivas econômicas e empresariais para 2025 nesta terça-feira (11)

Nesta terça-feira (11 de março), a Amcham Brasil (Câmara Americana de Comércio) realizará, pela primeira vez em Petrolina, o evento “Plano de Voo – Edição Interior de Pernambuco”. O encontro estratégico reunirará líderes empresariais, especialistas e autoridades para debater o futuro do ambiente de negócios na região e as tendências econômicas para 2025.

A gerente regional da Amcham Pernambuco, Fernanda Angeiras, destaca a importância da iniciativa:..

Governo Federal fala muito nas redes, mas não atinge quem mais precisa, aponta Indice Brasil Digital

Com 167 canais oficiais de comunicação nas redes sociais, o governo federal acumulou mais de 43 milhões de seguidores, 1,2 bilhão de visualizações e 9,2 milhões de interações nos primeiros 45 dias do ano. Mas os números estão longe de alcançar as pessoas que usam serviços e dependem de programas e políticas públicas.

A conclusão é do Índice Brasil de Impacto Digital (iBR), desenvolvido para o governo pela agência de estratégia digital DSC LAB...

Coletivo Ônibus promove evento inédito na UPE, em Petrolina

Nesta terça-feira, 11, o Coletivo Ônibus irá promover a ação literária "Te dou a minha palavra", para estudantes do curso de Letras da Universidade de Pernambuco (UPE), em Petrolina. O evento será realizado nos turnos da tarde e da noite, na biblioteca da instituição, e contará com a entrega gratuita de 150 livros, além de um bate-papo literário com convidadas especiais.

O projeto surgiu com o objetivo de estabelecer uma ponte entre autores, obras e universitários da cidade de Petrolina, visto que muitos não conhecem o trabalho de escritores locais. A iniciativa pretende aproximar os estudantes e futuros professores das obras literárias produzidas aqui na região, multiplicando o número de leitores a médio e longo prazo, e valorizando as produções da terra...

Gleisi assume articulação do governo Lula prometendo diálogo e com elogios a Haddad e Alexandre de Moraes

Com elogios à atuação do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e destaque ao papel do ministro do STF, Alexandre de Moraes na defesa da democracia, tomou posse nesta segunda-feira (10) como nova ministra das Relações Institucionais a deputada federal Gleisi Hoffmann. Na solenidade que aconteceu em um Palácio do Planalto lotado, Gleisi foi empossada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na pasta deixada por Alexandre Padilha, que assumiu o Ministério da Saúde. 

No seu pronunciamento, a nova ministra que estará à frente da articulação política do governo Lula disse que irá trabalhar pela consolidação de uma base de apoio estável, já a partir da votação do projeto da lei orçamentária de 2025. Segundo o presidente da Comissão Mista de Orçamento, deputado Júlio Arcoverde, o Orçamento da União deve ser votado no próximo dia 19. ..

HU-Univasf promove integração de novos residentes médicos e multiprofissionais

Celebrando a entrada de novos residentes, o Hospital Universitário da Universidade Federal do Vale do São Francisco (HU-Univasf), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), realizou uma cerimônia receptiva nesta segunda-feira, 10 de março. O evento de boas-vindas aconteceu no auditório da Biblioteca da Univasf (Campus Sede), reunindo os estudantes, preceptores e gestores. Estão ingressando nos Programas de Residência, que têm o HU como campo de prática, 43 residentes médicos, multi e uniprofissionais. 


Nesta ocasião, a mesa de abertura contou com a presença do superintendente do HU-Univasf, Julianeli Tolentino, do gerente Ensino e Pesquisa, Ricardo Lima, e do analista técnico do Ministério da Saúde, Gustavo Guazzelli. No âmbito da universidade, o reitor foi representado pelo professor Daniel Tenório da Silva, diretor de Pesquisa da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, compondo a mesa também a coordenadora da Comissão de Residência Médica, Aline Cavalcanti, e a coordenadora da Comissão de Residência Multiprofissional, Gloria Maria Coelho...

Bahia registra queda de 81,6% nos casos de dengue nos 2 primeiros meses de 2025

Nos dois primeiros meses de 2025, a Bahia registrou uma redução de 81,6% nos casos prováveis de dengue em comparação com o mesmo período de 2024. O estado segue a tendência nacional, que apresentou um recuo de 69,25% nos casos de dengue em todo o país. O levantamento corresponde às semanas epidemiológicas 1 a 9, compreendendo o intervalo de 29 de dezembro de 2024 a 1º de março de 2025. A queda nos números demonstra a efetividade das medidas adotadas pelo Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, mas reforça a necessidade de esforços contínuos para manter a tendência de redução.

De acordo com o painel de monitoramento da pasta, nos primeiros meses de 2025, foram registrados 7.424 casos prováveis de dengue na Bahia, contra 40.490 no mesmo período de 2024. Em todo o Brasil, foram contabilizados 493 mil casos prováveis da doença, 217 óbitos confirmados e 477 mortes em investigação. No mesmo período do ano passado, o país havia registrado 1,6 milhão de casos prováveis, 1.356 óbitos confirmados e 85 em análise. ..

Prefeitura de Casa Nova promove Carnaval dos Idosos nesta terça (11)

A Prefeitura de Casa Nova, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, realizará o Carnaval dos Idosos 2025, nesta terça-feira (11), a partir das 15h, na Quadra SO, nº 27, no bairro Topol. A iniciativa visa proporcionar um momento de lazer, integração, além de celebrar a alegria e a vivacidade da terceira idade, reforçando o compromisso da gestão municipal com o bem-estar e a valorização dos idosos.

O evento contará com música ao vivo, marchinhas de carnaval, dança, concurso de fantasias e diversas atividades recreativas. O secretário de Desenvolvimento Social, Alex de Santana, destacou a importância da iniciativa para o fortalecimento do vínculo social e emocional dos idosos. "Nosso objetivo é proporcionar momentos de felicidade e resgatar as boas memórias do carnaval. O evento foi pensado com muito carinho para que os idosos possam se divertir, socializar e sentir-se incluídos nas festividades da cidade. Sabemos que a convivência e a alegria fazem bem para a saúde e queremos oferecer esse espaço de celebração a todos eles", ressaltou o secretário...

Presidente da Juazeirense critica expulsão por peteleco em Jacuipense x Bahia: "Vergonhosa"

O presidente do Juazeirense e deputado estadual, Roberto Carlos (PV), revelou sua opinião sobre o caso de expulsão do jogador do Jacuipense, no último domingo (09), durante o duelo contra o Bahia.

O dirigente afirmou que foi uma atitude ‘vergonhosa’ por parte do árbitro da partida, ao ter retirado de campo o atleta Matheus Firmino após ter dado um ‘peteleco’ no juiz. As informações são do Bahia Notícias, parceiro da RedeGN...