Foram encontrados 866 registros para a palavra: violência

Salvador é a cidade no Nordeste onde a mulher mais sofre violência doméstica física e emocional

Salvador é a cidade do Nordeste onde a mulher mais sofre violência doméstica física. Isso dá uma em cada cinco mulheres soteropolitanas vítima de algum tipo de violência doméstica ao longo da vida. Salvador, Natal e Fortaleza lideram, com prevalência de 19,76%, 19,37% e 18,97%, respectivamente. Os dados são da pesquisa Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, realizada pela Universidade Federal do Ceará (UFC), pelo Institute for Advanced Study in Toulouse e o Instituto Maria da Penha.

De acordo com o estudo, 3 em cada 10 mulheres nordestinas (27%), com idades entre 15 e 49 anos, já foram vítimas de violência doméstica ao longo da vida e uma em cada 10 nordestinas (17%) foi agredida fisicamente pelo menos uma vez na vida. As mulheres foram questionadas sobre a ocorrência de violência emocional, física e sexual, tanto ao longo da vida como nos últimos 12 meses...

Seminário discutiu A VIOLÊNCIA SOFRIDA POR MULHERES QUE EXERCEM A PROSTITUIÇÃO

Centenas de mulheres estiveram reunidas em juazeiro participando de um debate sobre a violência que atinge as mulheres que trabalham como prostitutas na cidade. O seminário com o tema violência no exercício da prostituição: invisibilidades e contradições, foi realizado na noite da última quarta-feira (22) e durante todo o dia de ontem (23) no Centro de Cultura João Gilberto.

A iniciativa foi da Pastoral da Mulher da Diocese de Juazeiro, com o objetivo de sensibilizar e dialogar com a sociedade sobre a violência sofrida pelas mulheres que exercem a prostituição. Durante o seminário foi exibido um vídeo documentário produzido pela pastoral com depoimentos de quem passou por violência no exercício dessa profissão...

Pesquisa inédita mostra violência contra as mulheres no Nordeste

Será lançada hoje (23), às 14h, na Casa da ONU, em Brasília a pesquisa Condições Socioeconômicas e Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher (PCSVDFMulher). O trabalho inédito faz parte da campanha 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres.

O estudo mostra a realidade de 10 mil mulheres, entre 15 e 50 anos, moradoras das capitais nordestinas (Aracaju, Fortaleza, João Pessoa, Maceió, Natal, Recife, Salvador, São Luís e Teresina)...

Juazeiro inicia campanha pelos 16 dias de ativismo pelo fim da Violência contra a Mulher

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) inicia nesta terça-feira (21), a programação dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra Mulher. Até o dia 11 de dezembro serão desenvolvidas atividades de conscientização abordando o tema da violência doméstica, desde a prevenção ao enfrentamento.

A Campanha é uma mobilização que acontece anualmente, e é realizada com a participação de diversos atores da sociedade civil e poder público. O objetivo é instituir uma ligação entre violência de gênero e direitos humanos, ressaltando que a violência contra a mulher é uma violação aos direitos humanos. Em Juazeiro, parceiros como Diocese, Polícia Militar, Univasf, Pastoral da Mulher e diversas entidades de luta contra a violência atuarão junto à gestão municipal...

Mais de 80% das crianças brasileiras temem a violência, revela Unicef

O Fundo das Nações Unidas para a Infância, Unicef, realizou uma pesquisa em 14 países para marcar o Dia Mundial das Crianças, neste 20 de novembro. No levantamento, as crianças falaram de suas preocupações e apontaram terrorismo, violência e pobreza como os maiores males da atualidade.

No Brasil, no México e na Nigéria mais de 7 em cada 10 crianças ouvidas pelo Unicef disseram que a violência é o que mais as inquieta. Este número foi mais alto no Brasil, onde 82% dos menores estão preocupados com o tema. No Japão, apenas 23% das crianças pensam na violência da mesma forma...

Lei determina multa de R$ 2 mil para quem assediar mulheres em Fortaleza

Quem ofender, assediar, intimidar ou constranger uma mulher, seja com palavras, gestos ou comportamentos, vai pagar uma multa de R$ 2 mil em Fortaleza, no Ceará. A Câmara Municipal aprovou, um projeto de lei que assegura a dignidade, a liberdade e a livre circulação das pedestres a fim de protegê-las dos abusos sofridos em lugares públicos e privados no estado.
 
O texto do projeto explica quais atitudes e comportamentos se encaixam na determinação. O termo "palavras" se relaciona a proferimentos verbais, ou seja, comentários abusivos, insinuações, sons e expressões de cunho sexista alusivas ao corpo, ao ato sexual ou a uma situação sexual humilhante contra outra ou outras pessoas.

Como "gestos", entende-se como "atos não verbais, que reproduzam gestuais obscenos, formas fálicas, insinuações de atos de natureza sexual" e, por fim, "comportamentos", que são "abordagens intimidadoras, exibicionismo, masturbação e contato corporal nas vítimas"."..

Pernambuco enfrenta aumento no número de assassinatos e violência doméstica em outubro

O estado voltou a registrar crescimento no número de assassinatos no mês de outubro. Segundo dados divulgados pela Secretaria de Defesa Social, foram 432 mortes notificadas. Em setembro, foram 410. Os casos de violência doméstica também cresceram. No último mês, foram 2.975, em setembro, 2.701. Por outro lado, a resposta dos investimentos em segurança pública já começa a ser percebida. A polícia prendeu 226 suspeitos de homicídio em outubro, 37 detenções a mais que em setembro, o que representa um aumento de 19,5%.

"Apesar de ainda não termos obtido um declínio mais acentuado dos homicídios, depois de sairmos da casa dos 500 por mês, como ocorreu em março e abril deste ano, estamos prendendo cada vez mais homicidas e desarticulando grupos de extermínio. Considerando janeiro a outubro de 2017, são 1.998 assassinos presos”, disse o secretário Antônio de Pádua...

Polícia prende homem que tentou matar a tiros de rifle a própria esposa no Bairro Dom Avelar em Petrolina

O 5º Batalhão de Polícia Militar (BPM), prendeu Gilson Alves de Pontes, acusado de tentar matar a própria esposa, a tiros de rifle. os policiais informaram que a tentativa de homicídio aconteceu, no Bairro Dom Avelar. A vítima foi atingida na mão e na coxa esquerda. A tentativa de crime aconteceu no final da noite de ontem (15)

A mulher foi encaminhada ao Samu ao Hospital Universitário (HU). A arma foi entregue à 1ª Delegacia de Polícia Civil (DPC), no Ouro Preto...

Caso Beatriz não será federalizado, mas a polícia civil pede cooperação à Polícia Federal

Quase dois anos depois, a investigação sobre o caso da menina Beatriz Angélica Mota, morta a facadas aos 7 anos em dezembro de 2015, em escola de Petrolina, pode ter ajuda da Polícia Federal. A informação foi passada no fim da tarde desta segunda-feira (13) pelo chefe da Polícia Civil de Pernambuco, Joselito do Amaral, depois de reunião da família da menina com uma comissão no Palácio do Campo das Princesas, sede do governo estadual, na região central do Recife.

Amaral explicou que a Polícia Civil de Pernambuco vai realizar um termo de cooperação com a Polícia Federal que pode acelerar no processo de identificação do autor do crime, que pode não ser do Estado. Porém a medida não configura a federalização solicitada pela família da menina. “Ela não é necessária neste momento porque a Polícia Civil avançou”, argumentou. “Muitas diligências foram realizadas. São 13 volumes de material produzido, mais de 3 mil laudas e mais de 200 perícias criminais realizadas. Saímos do retrato-falado para imagens do rosto do executor do assassinato e temos o material genético dele”, afirmou Joselito Amaral..

Seminário reúne mulheres no Quilombo Onze Negras para discutir violência

 

A Secretaria da Mulher do Governo de Pernambuco e o Comitê das Mulheres Negras Metropolitanas realiza amanhã quinta-feira (09), o Seminário Mulheres Negras e as Violações de Direitos: Mães Quilombolas e o Extermínio da Juventude Negra. O evento, em alusão ao mês da Consciência Negra, acontece manhã e tarde,  no Quilombo Onze Negras, o único existente na Região Metropolitana do Recife, localizado no Loteamento Engenho Trapiche, área rural do Cabo de Santo Agostinho. ..

Bodódromo: Presença da Polícia Militar e tiros assustam usuários do espaço gastronômico

Na noite de ontem (06) a redação do blog flagrou uma movimentação envolvendo policiais. Houve tiros no bodódromo. Enviamos solicitação ao comando do 5º Batalhão da Polícia Militar para informar o que aconteceu na localidade. ..

Pernambuco registra a média de dois homicídios por hora durante feriado, Petrolina está entre os municípios mais violentos

Pernambuco registrou a média de um homicídio por hora entre quinta-feira (2) e a manhã desse domingo(05). Foram 26 homicídios registrados em todo o estado, sendo 11 deles no interior e 15 no Recife e Região Metropolitana (RMR). Entre os casos de destaque, estão a morte de um motorista da Uber, que teria sido vítima de latrocínio. O jovem de 21 anos foi morto em Jaboatão dos Guararapes, na RMR. O 

Ainda na RMR, um taxista foi morto após ser baleado na nuca no bairro de Água Fria, Zona Norte do Recife. Segundo informações da polícia, o jovem Gustavo Antônio de Assis da Silva, de 25 anos, teria recebido um telefonema para realizar uma corrida e, ao chegar ao local, foi atingido pelo disparo...

Violência: mais um crime em Petrolina assusta população

No final da tarde de ontem (04), Alexsandro Moraes foi morto por disparos de arma de fogo no bairro Caminho do Sol, em Petrolina. Segundo informações, a vítima foi surpreendida por dois homens em uma moto que efetuaram vários tiros.

O corpo foi removido pelo Instituto Medicina Legal. A Polícia ainda não sabe o motivo do crime...

Aumenta o número de mortes de jornalistas vinculadas ao exercício da profissão

Entre 2012 e 2016, 29 jornalistas foram assassinados no Brasil. Esses números põem o país em sexto lugar na lista de nações onde foram registradas, oficialmente, mortes de profissionais da imprensa nesse período.  Jornalistas continuam sendo mortos por investigar e denunciar. Por publicar histórias subterrâneas de corrupção política, violência policial e outros crimes contra a cidadania. Por exercer a sua profissão.

As genericamente chamadas “agressões” são a forma mais comum de violência registrada contra os jornalistas. Sobretudo contra os empregados de emissoras de TV. Em seguida vem os casos de ofensas; ameaças; condenações/decisões judiciais que impedem jornalistas de apurarem um assunto ou divulgar suas descobertas; intimidações; ataques/vandalismos; censura; detenções; atentados; roubos e furtos e um caso de assédio sexual, relatado ano passado. A maior parte das agressões é cometida por agentes públicos, principalmente por policiais, guardas municipais e outros agentes de segurança. ..

Novembro inicia com morte de Subtenente Olindino durante assalto em Petrolina

Na noite de ontem (02), o Subtenente Olindino, da Polícia Militar de Petrolina, foi morto por disparo de arma de fogo nas proximidades  km 25, do Povoado de Uruás. Segundo informações, o policial aposentado estava em um bar quando aconteceu um assalto e houve troca de tiros.

Em Juazeiro,  Pedro Rubens do Nascimento, de 24 anos, foi assassinado com vários tiros, próximo ao Mercado do Produtor. Pedro era morador do Bairro Itaberaba. Segundo informações, a vítima trabalhava num caminhão nas proximidades do Mercado do Produtor...

Unicef: violência mata uma criança e um adolescente a cada 7 minutos

A cada 7 minutos uma criança ou um adolescente, entre 10 e 19 anos de idade, morre em algum lugar do mundo, vítima de homicídio ou de alguma forma de conflito armado ou violência coletiva. Somente em 2015, a violência vitimou mais de 82 mil meninos e meninas nessa faixa etária. Os dados são do relatório Um Rosto Familiar: A Violência na Vida de Crianças e Adolescentes, lançado pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef).

A América Latina e o Caribe têm os mais altos índices de homicídios. Em 2015, dos 51,3 mil homicídios de meninas e meninos de 10 a 19 anos – não relacionados a conflitos armados –, mais da metade, 24,5 mil, aconteceram nessa região. “Esses números se mostram desproporcionais considerando que tal conjunto de países abriga pouco menos de 10% da população nessa faixa etária”, diz o Unicef...

Bahia registra maior número de mortes violentas intencionais do país

O Brasil registrou 61.619 mortes violentas intencionais, como assassinatos, em 2016, maior volume absoluto já registrado no País. Somente na Bahia, foram 7.110 mortes classificadas nesta modalidade. Em todo o país, são 171 casos por dia e um crescimento de 3,8% em relação a 2015, chegando a uma taxa de 29,9 por 100 mil habitantes. Os dados divulgados nesta segunda-feira, 30, são do 11° anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública.

"É como se o Brasil sofresse um ataque de bomba atômica por ano. São dados impressionantes, que reforçam a necessidade de mudanças urgentes na maneira como fazemos políticas de segurança pública no Brasil. Não é possível aceitar que a sociedade conviva com esse nível de violência letal", diz Renato Sérgio de Lima, diretor-presidente do Fórum...

Violência: Fórum assume que fonte de pesquisa não apresenta dados confiáveis

Em resposta à manifestação da SSP-BA em relação à metodologia utilizada na coleta de informações entre os estados, FBSP afirma que sistema hoje não apresenta dados confiáveis.

A Secretaria da Segurança Pública da Bahia não participou do preenchimento do questionário enviado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, para alimentação do 11º Anuário de de Segurança Pública. A Bahia optou por não colaborar com a pesquisa, após receber documento do próprio Fórum, informando que "o Ministério da Justiça [...] não logrou êxito em coordenar esforços metodológicos de classificação de ocorrências e o referido sistema hoje não apresenta dados confiáveis [...]", conforme documento anexado (itens 6, 8, 11 e 12).

A SSP entende que é impossível, no Brasil, estabelecer rankings entre os estados se cada localidade adota uma metodologia diferente na contagem dos crimes. O próprio Fórum Brasileiro de Segurança Pública, responsável pelo Anuário, reconhece o problema e ressalta que não é indicado a classificação das federações...

Com mais de 61 mil assassinatos, Brasil tem recorde de homicídios em 2016

O Brasil registrou 61,6 mil mortes violentas em 2016, de acordo com o Anuário Brasileiro da Segurança Pública divulgado nesta segunda-feira (30). O número, que contabiliza latrocínios, homicídios e lesões seguidas de morte, representa um crescimento de 3,8% em comparação com 2015, sendo o maior patamar da história do país. Em média, foram contabilizados 7 assassinatos por hora. Com o crescimento do número de mortes intencionais, a taxa de homicídios no Brasil por 100 mil habitantes ficou em 29,9.

O Rio de Janeiro é o estado com maior número de vítimas (6,2 mil) e registrou o segundo maior crescimento na quantidade de casos, 24,3% em relação a 2015. Foram registrados 37,6 homicídios para cada 100 mil habitantes no estado. A maior taxa de assassinatos foi, no entanto, verificada em Sergipe com 64 casos para cada grupo de 100 mil. Em números absolutos, o estado teve 1,4 mil mortes violentas em 2016, uma alta de 11,5% em relação ao ano anterior...

Pastoral da Mulher realizará Seminário Violência no Exercício da prostituição

A Pastoral da Mulher, Unidade Oblata em Juazeiro, realizará nos dias 22 e 23 de novembro o Seminário “Violência no Exercício da Prostituição: Invisilibilidades e Contradições”, nocentro de Cultura João Gilberto, com o objetivo de promover a prevenção e o enfrentamento à violência contra as mulheres que exercem a prostituição na cidade.

O evento contará com palestras e mesa redonda, oportunizando espaços de debates e reflexões a cerca do tema. A Pastoral da Mulher desenvolve há 39 anos um trabalho social, com o objetivo de promover o empoderamento das mulheres que exercem a prostituição, fortalecendo a sua organização para a defesa de direitos individuais e coletivos. As inscrições poderão ser realizadas pelo blog da Pastoral...