Foram encontrados 68033 registros para a palavra: as

Reminiscências... São João

Geraldo.

Seguem duas fotos,
 
 
A primeira: Arraiá da Preguiça. Idos de 1982, 83...
Formada por Jovens Unidos em Cristo da Paróquia de Santa Maria Goretti/bairro Alagadiço. No canto direito, meu pai, Edmundo Rastelli, radialista, incentivador dos festejos populares, em especial os juninos; provavelmente, foi o puxador da quadrilha. Apresentação na Praça Monsenhor Nestor / Rua do Socorro. Alagadiço. Juazeiro da Bahia.  Com o patrocínio do Supermercado Peg Pag Júnior, que ficava onde hoje é a Condec, na Avenida Adolfo Viana.
 
 
A segunda um lembrança de Seu Rastelli: Num São João desses, em meio às luzes dos fogos de artifícios e ao som dos forrós, você foi animar outros espaços. Nesses 30 anos, ainda há uma saudade de sua gargalhada, de sua voz no rádio levando bom ânimo, daquela energia que parecia inesgotável e alegria que parecia inabalável.
Todas as luzes dessa festa Joanina pra vc, Seu Rastelli. 
A gente segue aqui, fazendo da sua alegria uma tradição.

Seus filhos Antônio de Pádua e Laís Lino
..

Justiça obriga Prefeitura de Irecê a permitir que a Caraíbas FM realize transmissão do São João

Após impetração de Mandado de Segurança com pedido de tutela de urgência, a Caraíbas FM obteve uma liminar da justiça de Irecê ordenando que a Prefeitura Municipal permitisse que a emissora estacionasse o seu estúdio móvel na praça do São João para transmissão do evento.

Na decisão que conferiu a medida liminar, a justiça ordenou que fosse conferido espaço em frente ao palco principal, nos moldes em que a emissora vinha utilizando nos anos anteriores. A decisão determinou ainda que, em caso de descumprimento, será aplicada multa diária no valor de R$ 30.000,00 (trinta mil reais) ao Prefeito de Irecê.
 
A Caraíbas FM havia protocolado ofício dirigido à prefeitura de Irecê, com mais de um mês de antecedência, tal qual havia feito em anos anteriores, mas não obteve nenhuma posição, apesar das diversas tentativas de contato e resposta. 
 
Para Ângelo Dourado, presidente da Rede Caraíbas de Comunicação, “esta foi uma situação de profundo desrespeito com uma emissora que, ao longo dos anos, vem prestando relevante contribuição para o evento”. 
 
Ainda segundo Ângelo Dourado, “é lamentável e incompreensível que uma história de mais de 20 anos de transmissões seja manchada com este capítulo vergonhoso, onde a rádio, para ter o seu direito de transmitir o São João de Irecê garantido, precisou recorrer à Justiça”.
..

Artistas elogiam Petrolina e declaram amor ao São João do Vale

O maior  São João do Vale do São Francisco, teve na sua sétima noite um tom de nostalgia e saudade. Os artistas que se revezaram nos palcos fizeram a alegria do público  e declararam seu amor à cidade. Segundo a organização, mais de 70 mil pessoas estavam no Pátio Ana das Carrancas. 

"O São João de Petrolina é surpreendente. E estou muito contente por estar aqui. O projeto "Cabaré" traz um tom de nostalgia e amor para corações apaixonados e coube como uma luva pra o São João do Vale. O Leonardo já conhecia a cidade e me disse de como ele é bem recebido cada vez que vem aqui. Eu fiquei encantado e surpreso com o público presente cantando as canções que marcaram época e foi maravilhoso participar dessa grande festa. Foi a nossa melhor apresentação durante esse ano", disse Eduardo Costa.

Apresentando-se mais uma vez em Petrolina, a dupla sertaneja César Menotti e Fabiano que sempre arrasta caravanas, elogiou o evento. "Nós estamos muito honrados em ter a oportunidade de participar do maior São João do Vale do São Francisco, e feliz de estar nesta cidade que amamos tanto, que faz parte das nossas vidas. Petrolina tem  muito o que ensinar ao Brasil sobre como realizar festas organizadas, com cultura e, ao mesmo tempo, com segurança para as  famílias que vem ao evento", declarou a dupla.

Há até quem diga que a cidade é uma fonte de inspiração, como foi o caso da Cantora Irah Caldeira que trouxe sua alegria contagiante ao Pátio Ana das Carrancas. "Estar aqui, é fantástico. Para mim, Petrolina é um solo frutífero de talentos. Tudo que acontece aqui dá certo. A influencia de Petrolina na música nordestina é indiscutível, e nós carregamos  tudo o que vocês fazem aqui como inspiração para o nosso trabalho. Que festa maravilhosa. Todo mundo numa vibração incrível, que público fantástico! Adoro as coisas legítimas, que, pertencem à  nossa nordestinidade, às nossas raízes. Parabéns ao prefeito Julio Lossio e sua equipe", concluiu a cantora. ..

Ministro anuncia retomada de obras do Minha Casa Minha Vida na Bahia e mais seis estados

O ministro das Cidades, Bruno Araújo, anunciou ontem (23) a retomada das obras de 4.232 casas do Minha Casa, Minha Vida em nove cidades de sete estados diferentes, incluindo Jequié, na Bahia. A cidade baiana será beneficiada com 500 unidades.  Também serão reiniciadas obras em Rio Branco (AC), Marituba (PA), Palmares (PE), Resende e Araruama (RJ), Carazinho e Igrejinha (RS) e Americana (SP). O serviço deve custar cerca de R$ 310 milhões. O número de obras retomadas representa apenas 5,4% do total de unidades paralisadas em todo país. Em maio, pouco depois de Michel Temer assumir o Palácio do Planalto, Bruno Araújo, anunciou a revogação de duas portarias que liberavam a construção de 11.250 mil unidades habitacionais do Minha Casa, Minha Vida.  ..

Com muito forró e animação, arraiá HU-Univasf contagia pacientes e familiares com clima de São João

Milho assado, canjica, pamonha, forró e toda a alegria dos festejos juninos fizeram parte da segunda edição do São João do HU-Univasf. Na manhã de ontem (22) o hospital foi decorado com bandeirolas, varal de cordel e balões para envolver os colaboradores, pacientes e acompanhantes no clima da festa mais popular do Nordeste.

Foram servidas comidas típicas e os colaboradores organizaram uma quadrilha que circulou pelos corredores do hospital, acompanhada de um trio pé de serra, levando muito forró e animação.  O São João do HU-Univasf foi realizado através da parceria entre a Divisão de Gestão de Pessoas e a equipe Multiprofissional do hospital. O objetivo foi proporcionar alegria para os pacientes, acompanhantes e colaboradores...

Temer dá 15 dias para equipe econômica apresentar agenda positiva para governo

O presidente interino Michel Temer (PMDB) estabeleceu prazo de 15 dias para a equipe econômica apresentar uma agenda positiva para o governo. A proposta deve incluir a diminuição das restrições para que estrangeiros comprem terras no Brasil, a profissionalização das agências reguladoras e a renovação de concessões com compromisso de novos investimentos. De acordo com a Folha, a demanda foi feita na primeira reunião que o presidente interino está chamando de seu "comitê econômico", com a reunião de ministros da Fazenda, Planejamento, Relações Exteriores, Agricultural, Comunicações, Transportes e Minas e Energia. O pedido do interino é uma tentativa, segundo a publicação, de melhorar a confiança na economia para consolidar sua posição no governo e evitar surpresas no julgamento do impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT), como senadores indecisos votarem contra o afastamento definitivo da presidente.

Na reunião com seu comitê, quarta-feira (22), Temer ainda acertou a prioridade à aprovação do projeto que desobriga a Petrobras a participar de todos os leilões de campos de petróleo do pré-sal. A obrigatoriedade tem travado negócios no setor, segundo a Folha, já que a estatal está endividada e sem capacidade para investir.  O governo interino discute ainda a ideia de vender terras brasileiras a estrangeiros, sob a justificativa de impulsionar os investimentos no setor agropecuário. O minsitro Dyogo Oliveira (Planejamento), por outro lado, disse que as propostas devem ser de cunho mais regulatório e de regras estabilizadoras, que permitam maior competição e tornem as decisões econômicas mais previsíveis. ..

REMINISCÊNCIAS... VISITA DO EX-MINISTRO JARBAS PASSARINHO À JUAZEIRO

O ex-Ministro Jarbas Passarinho que faleceu no último dia 05, aos 96 anos, já esteve visitando Juazeiro quando ocupava a pasta da Previdência durante governo militar, e era prefeito da cidade Américo Tanuri.

O ministro foi recebido pelos assessores municipais Orlando Pontes e Ermi Ferrari. O leitor que enviou a foto Francisco Lopes não soube precisar a data da foto, mas o ocorrido fará parte do quadro “Reminiscências” do Blog...

Definida programação da 6ª Conferência Municipal das Cidades de Juazeiro

Juazeiro sediará nos dias 04 e 05 de julho a etapa municipal da 6ª Conferência das Cidades. Convocado pela Prefeitura Municipal através do decreto nº 173, de 08 de abril de 2016, o evento acontece no Centro de Cultura João Gilberto, a partir das 18h, e já está com sua programação e eixos temáticos definidos.

Tendo como tema “A Função Social da Cidade e da Propriedade: Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”, a Conferência terá ainda quatro eixos que também serão fonte de debate: habitação, saneamento básico e ambiental, mobilidade e acessibilidade urbana e planejamento e gestão territorial urbana...

Serviço Social da UPAE/IMIP alerta sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos

A equipe do Serviço Social da Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP) realizou, nesta quarta-feira (22), uma atividade educativa com os pacientes do serviço ambulatorial, que teve como objetivo orientar sobre os riscos de queimaduras durante os festejos juninos.

Além de dicas para evitar acidentes, principalmente com crianças, as pessoas foram informadas sobre o que fazer diante de uma queimadura. “É uma prática da unidade de saúde desenvolver essas ações educativas. Desse modo, buscamos trabalhar com a prevenção e a orientação”, esclarece a coordenadora do Serviço Social, Nazaré Cunha. O trabalho educativo, com palestras e entrega de panfletos, teve como base as informações abaixo:..

PSDB ORIENTA CANDIDATURA PRÓPRIA NAS ELEIÇÕES MUNICIPAIS DE PETROLINA

Com a proximidade das convenções partidárias que vão desenhar as eleições municipais deste ano, o Partido Social da Democracia Brasileira (PSDB) articula o fortalecimento de suas bases nas cidades polos do país. Em municípios estratégicos de Pernambuco, a orientação da Nacional é que se tenha candidatura própria na disputa ao executivo municipal. 

Entre as pré-candidaturas em andamento no Estado, estão a dos deputados federais Daniel Coelho, em Recife, Betinho Gomes, na cidade de Cabo, e Raquel Lyra, em Caruaru. ..

Especialistas da Univasf orientam sobre cuidados com a saúde no período junino

Durante as festas juninas, é comum que as pessoas acendam fogueiras, soltem fogos de artifício e consumam diversas comidas típicas à base de milho e amendoim, bem como bebidas alcoólicas de forma exagerada. Especialistas da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) alertam para o aumento do número de acidentes, como as queimaduras, e orientam sobre os cuidados que devem ser tomados nesse período para preservar a saúde.

Canjica, mungunzá e arroz doce são algumas das comidas típicas consumidas durante os festejos juninos. A nutricionista dos Restaurantes Universitários (RUs) da Univasf, Marcela Henriques, ressalta que o ideal é que o consumo dos alimentos seja feito através da escolha de um prato específico por dia, substituindo os lanches entre as refeições. “As comidas de milho utilizam leite de coco e coco ralado em sua produção. Então, se deve comer moderadamente”, explica Marcela. A nutricionista destaca que podem ser feitas adaptações nas receitas a fim de diminuir seu valor calórico. “A comida pode ficar mais light se o leite comum for substituído por leite desnatado, por exemplo”, sugere.

Marcela afirma ainda que a hidratação é fundamental para a manutenção da saúde, especialmente nesta época, devido às temperaturas mais baixas registradas no mês de junho e ao consumo de bebidas alcoólicas nos festejos. “Devido ao clima, as pessoas esquecem de beber água. A hidratação é importante também para diminuir a toxicidade do álcool”, explica a nutricionista.

Outros cuidados que devem ser tomados, de acordo com o dermatologista e professor do Colegiado de Medicina da Univasf, Itamar Santos, são em relação às queimaduras. “É preciso ter cuidado com os fogos e só utilizar aqueles que tenham certificação do Inmetro. É importante não ficar muito próximo à fogueira e não utilizar álcool próximo a ela. Também não se deve fazer uma fogueira muito alta, pois ela tende a desmoronar, podendo causar acidentes”, diz. O professor ressalta ainda que é necessário lavar o rosto para retirar o excesso de fumaça, usar protetor solar e utilizar soro fisiológico para ardência nos olhos.

O médico alerta que o uso de artifícios caseiros como creme dental, manteiga ou pó de café nos ferimentos não resolve o problema e pode causar alergias. Santos explica o que deve ser feito caso aconteçam queimaduras. “A primeira coisa é lavar a queimadura com água corrente, de preferência gelada. Se fizer isso de imediato, não vai ficar vermelho nem criar bolhas. A água diminui o calor e os vasos voltam ao normal”, explica. O professor ressalta que é necessário ter cuidado com queimaduras de extensão maior do que cinco dedos, principalmente as localizadas no rosto. E em caso de dúvidas, é importante procurar o serviço médico mais próximo...

IV Festival Internacional da Sanfona promove oficinas gratuitas

O IV Festival Internacional da Sanfona já é em julho (de 13 a 16) e a programação deste ano traz a oficina de acordeom do professor instrumentista paraibano, Edglei Miguel, para músicos iniciantes e até os mais experientes que desejam aprimorar suas técnicas de improvisação, harmonia e fole.

As inscrições podem ser feitas gratuitamente no site (www.festivaldasanfona.com.br) de  27 de junho a 12 de julho, até o limite de 40 vagas. As aulas acontecerão no Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro-BA, das 9h às 12h, e são baseadas no curso ‘A Sanfonada’, ministrado por Edglei Miguel na Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), que proporciona uma evolução rápida em curto espaço de tempo, com a obtenção de excelentes resultados...

SESP realiza recapeamento asfáltico na Avenida Edésio Santos

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Serviços Públicos (Sesp) iniciou esta semana ações de tapa-buraco e recapeamento asfáltico na Avenida Edésio Santos, beneficiando mais de mil metros de extensão. Equipes trabalham com serviços de esquadrejamento e imprimação, para em seguida colocar a massa asfáltica.

O superintendente da Sesp, Cristiano Sales, destaca a importância dos trabalhos de manutenção nesta avenida, no sentido de proporcionar mais mobilidade e acessibilidade a população dos bairros Pedro Raimundo e Dom José Rodrigues, além do trafego de veículos. "Os trabalhos de tapa-buraco e recapeamento irão garantir mais segurança para a população e motoristas, já que essa é uma avenida de grande importância para Juazeiro, pois fica entre os Bairros Pedro Raimundo e Dom José Rodrigues, e o movimento intenso de veículos e o clima contribuíram bastante para o desgaste do pavimento", disse Cristiano...

Cresce número de leitores no Brasil; aumento reflete no Vale do São Francisco

Há mais leitores no país. Pelo menos é o que aponta a pesquisa realizada pelo Ibope sob encomenda do Instituto Pró-Livro, que afirma que 56% dos brasileiros, ou seja, 104,7 milhões de pessoas, criaram o hábito de ler livros em 2015. Um aumento de 6% se comparado a 2011. A guinada acontece em meio a incentivos que instituições de ensino públicas e privadas vêm promovendo para habituar os jovens à leitura.  Em Petrolina, no interior de Pernambuco, a escola da Mônica contratou a empresa de capacitação e assessoria Maia Eventos Educacionais para, nesta segunda-feira (27), desenvolver com seus professores técnicas de promoção da escrita e leitura para os estudantes.

Os dados do Ibope indicam que o brasileiro lê, em média, 2,54 livros num período de três meses. De acordo com a consultora e psicopedagoga da Maia Eventos Educacionais, Eliete Araújo, uma maneira de provocar o interesse dos alunos por um livro é ter uma temática atraente e diversificada. "Temos que incentivar a prática de leitura e escrita nos estudantes através de diversos gêneros textuais, com várias temáticas, que sejam contextualizadas aos anseios do jovem. Porque isso é reconhecer que há diferença no contexto educacional de cada pessoa; o que enseja por modificar o desejo deles por um ou outro título didático ou literário", diz Araújo, mestranda em Estudos Educacionais...

O "TRICOLOR DAS CARRANCAS " REALIZA JOGO-TREINO NESTA QUINTA-FEIRA

O Juazeiro Social Clube realizará um jogo-treino hoje, a partir das 16h, no Estádio Paulo de Souza Coelho contra a equipe do Petrolina Futebol Clube. Durante a partida, o técnico técnico Rodrigo Chagas fará mais uma avaliação dos atletas. A equipe está com foco total para a estreia na Série B contra o Atlântico, no dia 10/07, no Estádio Pituaçú em Salvador-BA.  ..

EU PENSO ASSIM... JOGO DE DOMINGO VALE A VICE-LIDERANÇA PARA A JUAZEIRENSE

O JUAZEIRO se organiza e se prepara para enfrentar a sempre difícil segunda divisão do Campeonato Baiano, com especial atuação para a estreia nessa competição, dia 10 de julho. A JUAZEIRENSE, vai cumprir seu terceiro jogo pelo GRUPO  A-5, do brasileiro, série “D”, domingo, 26, aqui no Adauto Moraes. Nosso representante, acumula um empate contra o ICASA-CE, em 1 x 1, aqui no nosso estádio, deixando passar a grande oportunidade se somar três pontos.

Depois, foi a Terezina-PI, e foi goleado (4 x 0) pelo time do ALTOS que na primeira rodada já tinha  goleado (3 x 0) o MARANHÃO, nosso próximo adversário, só que esse time se recuperou e venceu o ICASA, por 2 x 1 tendo agora, três pontos positivos e assim, está na vice-liderança do GRUPO...

Inscrições abertas para os cursos da Carreta Móvel do Senac em Juazeiro

O público interessado em participar dos cursos de culinária oferecidos pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo e pelo SENAC já pode fazer a inscrição. As aulas terão inicio na próxima segunda-feira, 27 de junho.

Para participar é necessário ter o ensino fundamental completo e ser maior de 18 anos. Os cursos são de culinária de forno e de boteco. O numero máximo de alunos por turma é de 16 participantes...

SEMAOP alerta população sobre o manuseio de fogueiras durante o São João

O mês de junho é o mais esperado do ano porque nele há uma diversidade de comidas típicas, enfeites com balões e bandeirolas, quadrilha e a tradicional fogueira junina, com a última, o cuidado deve ser redobrado, assim a Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública alerta a população sobre o manuseio da mesma. 

A primeira recomendação da Secretaria é para as pessoas não ascenderem às fogueiras em baixo da rede de transmissão elétrica, bem como debaixo dos cabos de alimentação dos imóveis. Outra instrução para evitar transtornos é manter uma distância mínima de cinco metros dos medidores de energia e de água e não ascender às fogueiras na direção da porta de entrada das residências nem tão pouco perto de árvores, bandeirolas, nos passeios e também na via atrapalhando a circulação. ..

Inscrições abertas para curso de Organizador de Eventos no Senac Petrolina

Preparar a lista de convidados, contratar fornecedores e escolher o local ideal para realização. Organizar um evento não é tarefa fácil e muitos optam por contratar um profissional. Estar atualizado e ter capacitação adequada são alguns dos requisitos para atender às necessidades dos clientes.  Para quem atua nesse segmento e está em busca de qualificação, o Senac Petrolina está com inscrições abertas para o curso de Organizador de Eventos. As aulas terão início no dia 18/7 e acontecerão das 19h às 22h.

Com o aumento da procura por este tipo de profissional, já que o segmento de festas continua em alta no País, uma melhor qualificação pode fazer a diferença na hora de fechar contratos. O profissional formado pela instituição desenvolve competências para planejar, organizar, promover e coordenar todas as etapas do processo de realização de um evento, desde o planejamento até o pós-evento.  ..

Rui anuncia obra de infraestrutura viária em visita a Filadélfia

As más condições da via que liga Filadélfia, no norte baiano, à BR 407 vão ficar para trás. Nesta quarta-feira (22) o governador Rui Costa visitou a cidade e autorizou a licitação das obras de pavimentação asfáltica no trecho de mais de três quilômetros. Além de infraestrutura viária, foram entregues na cidade obras nas áreas de educação e saúde, além de reforços para a segurança e pequenos agricultores da região.

A intervenção viária, que deve receber investimentos de R$ 439 mil, por meio do Programa de Inclusão e Desenvolvimento Socioeconômico da Bahia (Proinclusão), beneficiará mais de 17 mil habitantes de Filadélfia e de outras cidades vizinhas. Segundo Rui, a obra vai ajudar no desenvolvimento da cidade. "Essa é uma obra que vai deixar a entrada da cidade mais bonita, como ela merece estar. Também vamos fazer a iluminação para permitir que não só os motoristas, mas toda a população possa caminhar pela avenida seja de dia ou à noite", afirmou..