Outros Destaques

Política

EVENTOS AO VIVO (ASSISTA)

"Entre Aspas"

Joseph Bandeira - ex-prefeito de Juazeiro

"Não aceito nada de goela abaixo"

Ex-prefeito de Juazeiro, Joseph Bandeira, avaliando o processo de escolha do pré-candidato da base de Jerônimo no município.    

Outras Notícias

'Conversas entre procuradores, juízes e advogados acontecem', defende FBC

Durante a audiência pública no Senado do ministro da Justiça Sérgio Moro para prestar esclarecimentos sobre os vazamentos de conversas dele com procuradores quando ainda era juiz, nesta quarta (19), o líder do governo Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), defendeu o ministro e o questionou sobre as consequências dos vazamentos para a operação Lava Jato, nesta quarta (19).

"Estão sendo publicadas há dias supostas mensagens que podem ser interpretadas como uma influência do senhor na atuação do Ministério Público. Mas quem conhece o nosso sistema jurídico sabe que conversas entre procuradores, juízes e advogados acontecem. É comum a expressão 'embargos auriculares'. Eu queria entender que crimes haveriam nas supostas mensagens até aqui divulgadas. O senhor tem preocupação que as supostas conversas possam manchar ou impedir investigações da Lava Jato no futuro? Tem preocupação, senhor ministro, que o público se volte contra os poderes federais, especialmente considerando as recentes divulgações? O que está sendo apurado a respeito desses vazamentos?", perguntou Fernando Bezerra...

Folha Pernambuco

Comitiva de moradores de Juremal é recebida por diretor-presidente do SAAE

Em virtude da manifestação de moradores do distrito de Juremal, que estiveram na manhã desta quarta-feira (19), em frente ao Paço Municipal, representantes do governo, tendo à frente o diretor-presidente do SAAE Joaquim Neto, se reuniram com uma comissão dos moradores para prestar os esclarecimentos a respeito da obra da nova estação de captação. Os vereadores Allan Jones e o suplente Bertinho da Carnaíba, além da ex-vereadora Suzana, também estiveram presentes.

Joaquim Neto explanou à comissão que as equipes técnicas do SAAE trabalham desde a última sexta-feira, 14, para restabelecer o abastecimento de água no Distrito de Juremal. Explicou ainda que o objetivo da obra é melhorar o abastecimento na comunidade e, para tanto, o SAAE trocou a estação de captação e a tubulação de 150 milímetros por tubos de 200 milímetros. “Durante a ligação das bombas surgiram alguns vazamentos na adutora, mas a previsão da equipe é de que todo o problema seja sanado nas próximas horas”, atestou o gestor do SAAE...

Ascom/PMJ

Caso Beatriz: Pais da menina assassinada participam de reunião com Comissão dos Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, em Brasília

O fio de esperança se mantém forte na busca pela elucidação dos fatos que envolvem o brutal assassinato da garota Beatriz Angélica, que já passa de três anos e meio sem que os criminosos sejam levados à cadeia. O presidente da comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Helder Salomão (PT-ES), comprometeu-se a ser mais uma voz na defesa da Justiça ao colocar a comissão à disposição para agir, dentro de suas prerrogativas, cobrando celeridade nas investigações.

Na última terça-feira (18) Salomão recebeu, em Brasília, os pais de Beatriz, que relataram a via crucis que estão passando desde o dia 10 de dezembro de 2015, quando a garota foi encontrada morta no colégio Maria Auxiliadora de Petrolina-PE. O parlamentar recebeu das mãos de Lucinha Mota, mãe de Beatriz, um relatório que aponta várias falhas na investigação feita pela polícia de Petrolina e pede a federalização do caso. ..

Facebook Somos Todos Beatriz

Moro diz que vazamento de mensagens é tentativa de inocentar corruptos

Em entrevista ao programa do Ratinho, do SBT, exibida na noite desta terça-feira (18), o ministro da Justiça, Sergio Moro, voltou a negar irregularidades na troca de mensagens com o procurador Deltan Dallagnol, chefe da força-tarefa da Lava Jato, e disse que tem "absoluta confiança" de que sempre agiu conforme a lei. 

Reportagens do site The Intercept Brasil revelaram conversas em que os dois trocavam informações sobre ações da operação e sugerem que Moro pode ter interferido na atuação da Procuradoria. Na época dos diálogos, ele era juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, responsável pelos processos ligados à Lava Jato.

Moro, que inicialmente não havia negado a autenticidade das conversas, afirmou que não consegue confirmar que as mensagens são reais porque, segundo ele, não tem mais os arquivos. "Em relação ao que troquei, não posso confirmar porque não tenho mais as mensagens, mas tenho absoluta confiança de que sempre agi com com lisura dentro da minha profissão."

O programa foi gravado na segunda (17) e exibido na terça. Nesta quarta (19), o ministro irá à Comissão de Constituição e Justiça do Senado prestar esclarecimentos sobre o caso. A decisão de comparecer à Casa partiu do próprio Moro. 

Durante a entrevista, o ministro afirmou que o vazamento das mensagens foi uma ação criminosa de hackers e que vê uma ação orquestrada para "obstaculizar as investigações" da Lava Jato e anular condenações. Segundo o Intercept, as mensagens foram trocadas pelo aplicativo Telegram entre 2015 e 2018. O site afirmou que os arquivos foram entregues à reportagem por fonte anônima, há cerca de um mês.

Moro disse ter detectado tentativas de disseminar informações falsas sobre o ataque aos telefones para despistar as investigações. "Existe um grupo criminoso organizado cujo objetivo é obstaculizar investigações ou buscar anulação de quem já foi condenado por corrupção, quem tem conta na Suíça ou recebeu favores de empreiteiras. O objetivo é muito grave, além de ser um ataque às instituições", disse.

Moro defendeu seu trabalho à frente da Lava Jato e disse que foram obtidos grandes avanços no combate à corrupção. Afirmou que não concorda com a maior parte das críticas à operação e que existe "muita gente querendo voltar à situação de impunidade". Perguntado se teria vontade de integrar o STF (Supremo Tribunal Federal), afirmou que não há vagas no momento. "É uma questão que não se coloca agora. Meu trabalho agora é como ministro da Justiça", disse. 

No mês passado, Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que prometeu a Moro uma vaga no tribunal ao convidá-lo para assumir o Ministério da Justiça. Dias depois, voltou atrás e afirmou que não havia nenhum combinado. Em relação ao vazamento das mensagens, Bolsonaro demorou quatro dias para se pronunciar. Desde quinta (13) vem defendendo o ministro, mas afirmou no sábado (15) que Moro não tem 100% de sua confiança. Sobre a decisão do Congresso que tirou o Coaf (Conselho de Controle de Atividades Financeiras) do Ministério da Justiça, Moro disse na entrevista que tem "ótima relação com Paulo Guedes" e que o trabalho do órgão será realizado normalmente. Guedes é titular da Economia, para onde o Coaf foi transferido.

Moro também defendeu o Legislativo e disse que tem recebido apoio de parlamentares para o seu pacote anticrime, que caminha a passos lentos na Câmara. "A questão do Congresso tem debate, convencimento. Muitos parlamentares têm dado esse apoio. Existe ideia de tão logo resolvida a Previdência, dar salto no projeto anticrime." 

RESUMO DOS VAZAMENTOS EM 3 PONTOS

1. Mensagens reveladas pelo site The Intercept Brasil indicam troca de colaboração entre Moro, então juiz, e Deltan, procurador e coordenador da força-tarefa da Lava Jato.

2. Segundo a lei, o juiz não pode auxiliar ou aconselhar nenhuma das partes do processo

3. Vazamento pode levar à anulação de condenações proferidas por Moro, caso haja entendimento que ele era suspeito (comprometido com uma das partes). Isso inclui o julgamento do ex-presidente Lula..

BN

Ibametro reprova 10% dos produtos juninos fiscalizados  na operação Festa Junina

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do Inmetro na Bahia e autarquia da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) divulga o resultado da Operação Festa Junina, realizada de 06 a 13 de junho. Um total de 10% dos 125 produtos juninos fiscalizados na operação foi reprovado. O objetivo da operação foi intensificar a fiscalização de itens largamente consumidos para os festejos de São João. Os fiscais percorreram supermercados, mercados de bairro, mercearias e padarias.

Alguns itens muito procurados nesse período, como os tradicionais bolos de milho e aipim, podem ser embalados e/ou etiquetados pelo próprio estabelecimento. Nesses casos, a indicação deve se referir somente ao peso do produto, desconsiderando o valor da embalagem. "Produtos pré-embalados, àqueles medidos longe da presença do consumidor, devem declarar, de forma clara e na embalagem, a quantidade que está sendo comercializada. O consumidor deve pagar apenas pelo conteúdo que está comprando", esclarece o diretor-geral do Ibametro, Randerson Leal...

Ascom Ibametro

Prefeitura de Juazeiro retoma obra da Praça da Feira no bairro Piranga II

A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR) retomou nos últimos dias a obra de construção da Praça da Feira, localizada no bairro Piranga II. A construção da praça faz parte do Projeto de Intervenção da Poligonal Urbana que beneficiam 12 bairros juazeirenses com um grande volume de obras de pavimentação, saneamento, drenagem, habitação e construção de equipamentos públicos.

Paulo Andrade, engenheiro civil da SEDUR, é responsável pela fiscalização da obra e observa que a Praça da Feira já recebeu os seguintes serviços: estudo topográfico, demarcação dos espaços, meio fio, piso em intertravado e a construção da sede administrativa e banheiros. “Hoje as equipes estão trabalhando na demolição do piso do pátio da feira e executando as fundações para os pilares de sustentação da cobertura que será instalada”, explica o engenheiro...

Gardennia Garibalde/SEDUR

Sobradinho: Alegria e tradição marcam Arraiá da Melhor Idade

Bastante animados e caracterizados, vovôs e vovós aproveitaram o clima junino e esbanjaram alegria na segunda-feira (17), durante o arraiá promovido pela Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social, em parceria com o CRAS e o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos. A festa aconteceu no finalzinho da tarde e entrou pela noite com decoração temática, comidas típicas, música ao vivo e muito arrasta-pé.

O evento contou com apresentação musical do "Quarteto Asa Branca" e da tradicional quadrilha apresentada pelos Grupos Juninos Mamulengos e Xamego Bom. Um dos momentos mais divertidos foi o casamento caipira apresentado com uma grande dose de humor, pelo elenco de artistas da melhor idade. Além das atrações, os participantes se deliciaram com iguarias da culinária junina e aproveitaram a festa até o final...

Ascom PMS

Escolas municipais entram em recesso em clima das festas juninas em Juazeiro

As escolas e creches da rede municipal e ensino de Juazeiro entram em recesso nesta quarta-feira (19), em clima das festas juninas. Alunos, pais, professores e as equipes escolares comemoraram o encerramento do primeiro semestre com sanfoneiros, quadrilhas juninas, comidas típicas e muito forró nas escolas da sede e interior do município.

A Escola José Pereira realizou o ‘Arraiá da Diversidade: uma viagem cultural pelas regiões brasileiras’. “Mais um ano e a nossa escola deu um show de alegria, organização e animação. O Projeto Junino foi muito bem executado e o resultado final, uma belíssima festa. Parabéns aos professores, alunos, aos pais, equipe gestora, auxiliares de AEE, estagiários de artes visuais da UNIVASF e a todos que contribuíram para esse grande evento acontecer”, ressaltou a professora Laís Vargas...

Emanuelle Lustosa/SEDUC

Confira os produtos típicos de São João comercializados no Mercado do produtor

Nesse período de São João, o consumidor vai encontrar diversos produtos típicos comercializados no Mercado do Produtor de Juazeiro.  O cento do coco seco com 60kg, está mais barato nesta quarta-feira (19), custando R$ 70,00; o cento do milho verde está custando R$ 40,00; já a caixa do aipim/mandioca está custando R$45,00; o  saco com 10kg do amendoim com casca custa R$ 70,00 e o amendoim sem casca custa em média R$90,00 o saco com também 10kg.

O Mercado do Produtor de Juazeiro é considerado o 4º maior Ceasa em volume em comercialização do país. O entreposto funciona de segunda a sexta, das 2h às 22h; no sábado, das 2h às 17h. O Ceasa irá funcionar normalmente no feriado desta quinta-feira (20)...

Daniela Duarte/AMA

Prefeitura de Juazeiro decreta ponto facultativo no dia 24 de Junho 

O prefeito Paulo Bomfim decretou ponto facultativo nas repartições públicas municipais para o dia 24 de Junho, próxima segunda-feira, em virtude das comemorações ao Dia de São João.

Os serviços essenciais serão mantidos, a exemplo do Hospital Materno Infantil, da UPA, do SAMU, da coleta de lixo e dos serviços de limpeza e Guarda Municipal...

Ascom/PMJ

URGENTE: Há 7 dias sem água, grupo de Juremal faz manifesto em frente ao Paço Municipal neste momento

Dezenas de pessoas estão nesse momento em frente ao Paço Municipal em Juazeiro (BA), realizando um manifesto pela falta d´água em Juremal que dura sete dias. A população daquele local está revoltada e descontente com a mudança do local de captação que era na adutora da Mineração Caraíba e passou a ser no Canal da empresa Agrovale. 

Uma comissão de três moradores da comunidade de Juremal está em reunião com o Chefe de Governo Clériston Andrade e com o Diretor do SAAE Joaquim Neto discutindo uma solução para o problema...

Da redação

Com forró e sertanejo, São João de Petrolina tem noite de 'sofrência' regada por Zé Neto e Cristiano

Depois de uma pequena pausa para o descanso dos forrozeiros, o São João de Petrolina voltou com uma dose extra de forró e sertanejo na quinta noite de festa nesta terça-feira (18). Numa noite fria, mais de 60 mil pessoas lotaram o arraiá do pátio Ana das Carrancas que foi embalado pelo som de Cavaleiros do Forró, Saia Rodada, Zé Neto e Cristiano e Jonas Esticado.

Com um repertório mesclando novas e antigas canções, a banda Cavaleiros do Forró foi quem abriu a noite de festa num verdadeiro esquenta para a segunda atração da noite: a banda Saia Rodada que fez todo mundo dançar e também abriu espaço para homenagens ao cantor Gabriel Diniz, falecido no final de maio...

Ascom/Petrolina

Público que comprou ingresso do camarote para assistir Dorgival Dantas pode trocar o ticket

Com a mudança na programação do São João de Petrolina, divulgada pela prefeitura nesta terça-feira (18), o público que comprou ingresso para o camarote PNZ Lounge esperando assistir a apresentação do artista Dorgival Dantas na quarta-feira (19), pode realizar a troca para a quinta-feira (20) ou solicitar o reembolso, pelo valor do lote adquirido. Isso pode ser feito em qualquer um dos ponto de vendas, que são: Portal SG e Vale Ingressos, em Petrolina, Passaporte da Folia, em Juazeiro (BA), e Ticket Folia, no Recife. ..

Ascom Prefeitura de Petrolina

Decreto das armas foi derrotado no senado com votos de Wagner e Otto. Angelo Coronel votou a favor

A bancada baiana no senado federal, em que pese serem todos da base do governador Rui Costa, no estado, divergiram na votação de ontem, terça-feira (18), no senado federal, que barrou o projeto de lei do presidente Jair Bolsonaro, que propôs a facilitação do porte de armas. A votação que barrou o desejo expresso do presidente Jair Bolsonaro teve 47 votos contrários e dentre estes os dos senadores baianos Jaques Wagner (PT) e Otto Alencar (PSD).

O senador Angelo Coronel, do mesmo PSD de Otto Alencar, destoou dos colegas de bancada e votou favorável à liberação das armas. Nas suas páginas nas redes sociais Coronel defendeu sua posição: “Sou a favor da defesa da propriedade e não posso de maneira nenhuma ser omisso nesse quesito, sou a favor!”, expressou...

Da Redação Blog Geraldo José/ Foto Roque de Sá Agencia Senado

São João nas Comunidades começa dia 21 de Junho em Juazeiro

O São João nas Comunidades em Juazeiro, tem início dia 21, como uma realização da Prefeitura Municipal de Juazeiro, através da Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes. Várias atrações de Juazeiro e região vão animar as festas juninas da comunidade juazeirense.

Dias 21 e 22 em Juremal, o arrasta pé fica por conta de Trio Granah, Augusto Barroso, Jó do Acordeon e Silas França. Também nos dias 21 e 22, na comunidade de Quidé, Canários do Rei, Trio Granah e André Mendes farão a folia do arraiá. Dia 22 ainda tem festa nas comunidades do João XXIII e no Sabiá – Salitre, Forró Tô na Boa e Riquelvi serão as atrações. No dia 24, dia de São João, Jó do Acordeon anima a noite na Lagoa do Salitre...

Ramáiana Leal/ SECULTE

Projeto de Valgueiro que pede transparência do patrimônio imobiliário de Petrolina é aprovado

Agora o vereador e líder da Bancada de Oposição, Paulo Valgueiro, aguarda a sanção do prefeito de Petrolina do Projeto de Lei nº 068/2019 proposto pelo seu mandato legislativo na sessão ordinária desta terça (18) na Casa Plínio Amorim.

O PL determina a obrigatoriedade da gestão municipal incluir os dados sobre o patrimônio imobiliário público municipal na plataforma digital do Poder Executivo, ou seja, no Portal da Transparência, bem como de tornar transparente os imóveis alugados pela municipalidade, como informações sobre a localização, finalidade e dados do contrato de locação por exemplo...

Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição

Prefeitura entrega 150 aparelhos auditivos e emociona pacientes de Petrolina

O clima de felicidade marcou a manhã desta terça-feira (18), durante a entrega de 150 aparelhos auditivos a pacientes de Petrolina. A ação da prefeitura, que beneficiou mais de 60 pacientes que estavam na fila de espera, aconteceu no Centro Auditivo da Secretaria de Saúde.

Quem não conseguiu conter as lágrimas ao ver a filha recebendo o aparelho e emocionou todos os presentes, foi a mãe da paciente Marília Guimarães, de oito anos. Ana Téssia, moradora do bairro Ouro Preto, contou que a criança teve o problema genético. "Desde bebê eu identifiquei que ela tinha algum problema, a gente falava e ela não respondia. Fiz o teste da orelhinha, mas mesmo assim não foi identificado. Ela foi crescendo e sempre com essa dificuldade, até que foi diagnosticado que ela escutava, porém, era muito pouco. Então vim aqui no Centro Auditivo, fiz o cadastro dela e ficamos aguardando o aparelho", explicou...

Ascom Prefeitura de Petrolina

CCJ do Senado ouve Moro sobre conversas vazadas com Dallagnol

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, será ouvido nesta quarta-feira (19) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado. A expectativa é que esclareça troca de mensagens, por meio do aplicativo Telegram, entre ele e o procurador Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato, sobre procedimentos e decisões em processos, incluindo os que levaram à condenação do ex-presidente Lula.

As mensagens, segundo o site The Intercept Brasil, foram trocadas entre 2015 e 2018 e obtidas a partir da invasão de aparelhos dos procuradores por hackers ainda não identificados. Após os vazamentos das conversas, será a primeira vez que Sergio Moro irá ao Congresso Nacional para falar sobre o assunto. Na semana passada, o ministro participou, no Senado, de um almoço com parlamentares no Bloco Parlamentar Vanguarda – DEM, PSC e PL - mas não falou com os jornalistas...

Com informações da Agência Brasil

Agentes Saúde participam de capacitação sobre primeiros socorros básicos em Juazeiro

Nesta terça-feira (18) os Agentes Comunitários de Saúde, participaram da 1ª turma de capacitação Primeiros Socorros Básicos,  idealizada pela Superintendência de Gestão de Pessoas, através da Gerência de Educação Permanente da Secretaria Municipal da Saúde em parceira com a Escola de Gestão de Pessoas de Juazeiro (EGESP) e a Escola de Formação Técnica de Saúde Drª Valquiria Saturnino. A capacitação terá quatro turmas com participação de todos os ACS e, na primeira contou com mais de 80 profissionais.

Os participantes tiveram aula teórica no auditório da SEDUC aulas práticas no Centro Educacional Técnico. Foram abordados os cuidados com higienização do profissional, da vítima, isolamento de ferimento, manobras de respiração e como proceder em situações que necessitem realizar os primeiros socorros para salvamento...

Débora Sousa/SESAU

Moro teria 'protegido' FHC em investigação

O ex-juiz e atual ministro da Justiça, Sérgio Moro, questionou, em 2017, em suposto diálogo com o procurador da República Deltan Dallagnol, coordenador da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba, uma investigação envolvendo o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Nas mensagens divulgadas ontem pelo site The Intercept Brasil, Moro afirma que a apuração poderia "melindrar" alguém cujo ele achava ser importante.

O site também publicou supostos diálogos entre os procuradores nos quais eles concluem que a investigação sobre doações de Grupo Odebrecht para o Instituto Fernando Henrique Cardoso se resumiria a um crime tributário, o que enfraqueceria a acusação contra o Instituto Lula e a Lils, a empresa de palestras e eventos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), ambos investigados pela força-tarefa...

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo

PRF inicia operação São João na quinta-feira (20) nas rodovias da Bahia; ação tem restrições no tráfego

A Polícia Rodoviária Federal (PRF) começa a operação Festejos Juninos na quinta-feira (20), que também é feriado de Corpus Christi. A ação, que que visa reforçar o policiamento preventivo em locais e horários de maior incidência de acidentes graves e de criminalidade, vai até a terça-feira (25). No ano passado, foram registrados 22 acidentes e seis mortes nas rodovias federais que cortam a Bahia, durante o São João.

Conforme a PRF, com o final de semana prolongado pelo feriado na quinta e na segunda (24) será marcado pelo aumento do fluxo de veículos e usuários circulando pelas rodovias federais para os mais diversos destinos, principalmente, em razão das festividades juninas. Ainda de acordo com a Polícia Rodoviária Federal, o período junino representa a época de maior fluxo de veículos que cortam as principais rodovias federais da Bahia, principalmente, em direção as cidades localizadas em trechos das BR's 101, 116, 324 e 407...

Ascom PRF Foto: Divulgação

Senado aprova revogação de decreto que flexibiliza acesso a armas

O plenário do Senado aprovou nesta terça-feira (18) a revogação do decreto do presidente Jair Bolsonaro que flexibilizou o acesso da população a compra e posse de armas no Brasil. Por 47 votos a 28, os senadores aprovaram um Projeto de Decreto Legislativo (PDC), do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) e de outros senadores, que susta os efeitos da flexibilização. A matéria segue agora para análise na Câmara dos Deputados. A maioria dos senadores argumentou que a alteração das regras para o acesso às armas por meio de decreto era inconstitucional e deveria ser feita por projeto de lei. 
 
Na semana passada, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa rejeitou por 15 votos a 9 o relatório do senador Marcos do Val (Cidadania-ES), que era favorável ao decreto presidencial. Após a decisão da comissão, senadores teriam recebidos ameaças e ofensas após se posicionaremo contra o decreto. Ao proclamar o resultado, o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP), disse que a Casa deu uma demonstração de maturidade política e grandeza no episódio e se solidarizou com os senadores que receberam ameaças “por exercerem o direito de se manifestar” em torno dessa matéria.

“Como presidente sempre farei a defesa desse Poder. Esta é uma oportunidade onde o Senado mostra a sua grandeza. Onde homens e mulheres enfrentaram um debate que eu não sei se foi feito por robôs ou por pessoas”, disse...

Com informações da Agência Brasil