Foram encontrados 726 registros para a palavra: professores

Livro Chá Filosófico inquietações sobre o direito e a Justiça Social envolve alunos e professores

A Faculdade de Ciências Aplicadas e Sociais de Petrolina (Facape), por meio do Colegiado de Direito, lançou o livro "Chá Filosófico - Inquietações sobre o Direito e a Justiça Social". A obra é resultado do projeto de extensão "Chá Filosófico", que envolve alunos e professores na produção acadêmica e no debate de questões contemporâneas. 

O lançamento da terceira edição do livro marca o 5º e o 6º ciclo do projeto, reunindo os trabalhos de 26 alunos que participam das atividades do Chá Filosófico. Os autores da publicação também receberam certificado pela colaboração na obra, que foi organizada pelas professoras Zélia Ramos e Rosiane Rocha...

Confira o edital de concurso para professores e coordenadores pedagógicos

Estão abertas as inscrições do Concurso Público para professor e coordenador pedagógico da rede estadual de ensino. Serão disponibilizadas 3.096 vagas para o cargo de professor e 664 vagas para o cargo de coordenador pedagógico. O edital foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado desta sexta-feira (10).

A seleção para os cargos de professor e coordenador pedagógico será composta por três etapas: provas objetivas (etapa habilitatória e classificatória), prova discursiva (etapa habilitatória e classificatória realizada juntamente com as Provas Objetivas) e prova de títulos para os candidatos habilitados na prova discursiva.

O governador Rui Costa anunciou o concurso durante o programa #PapoCorreria, transmitido ao vivo, na terça-feira (7), pelas redes sociais. No Facebook o governador comemorou: "Sexta já é um dia mais feliz... lançando edital pra concurso de professores e coordenadores pedagógicos então... Fica bom demais! Tá publicado no Diário Oficial do Estado, como adiantei no #PapoCorreria". ..

MEC apoia formação de professores para educação de surdos

O ministro da Educação, Mendonça Filho, disse nesta segunda (6) que o Ministério da Educação (MEC) busca ampliar a acessibilidade e políticas de afirmação de surdos. Segundo ele, está incluído na proposta da Base Nacional Comum Curricular, a formação adequada de professores, “para que a gente possa ter uma política pública cada vez mais inclusiva, respeitando a condição específica dos surdos ou daqueles que têm deficiência auditiva no nosso país".

Mendonça Filho participou, nesta segunda, do programa Por Dentro do Governo, produzido pela TV NBR, e comentou o tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio deste ano: Desafios para a Formação Educacional de Surdos no Brasil...

Faculdade em Petrolina abre edital para processo seletivo de professores

A Faculdade Uninassau Petrolina, por meio do edital, abriu inscrição, no período de 6 a 24 de novembro, para processo seletivo de novos professores nas áreas de saúde, gestão, engenharias, educação e viticultura. Especialistas, mestres e doutores podem concorrer a uma das vagas.

Os docentes selecionados lecionarão em cursos presenciais em diversas áreas: Administração, Ciências Contábeis, Pedagogia, Biomedicina, Farmácia, Educação Física (bacharelado), Fisioterapia, Nutrição, Engenharia civil, Engenharia de Produção, Engenharia Mecânica, Engenharia Elétrica, além dos cursos tecnólogos de Radiologia, Enologia e Viticultura, Agroindústria, Segurança no Trabalho, Gestão comercial, Logística e Recursos Humanos...

GOVERNADOR RUI COSTA ANUNCIA CONTRATAÇÃO DE 4 MIL PROFESSORES ATRAVÉS DE CONCURSO REGIONALIZADO

Governador Rui Costa anunciou antecipadamente na manhã desta segunda-feira (06) a publicação do edital para contratação de cerca de 4 mil professores e coordenadores através de concurso regionalizado. Em entrevista ao radialista Mário Kértesz, na Metrópole FM, Rui antecipou a notícia que daria amanhã em seu programa semanal transmitido através dos seus perfis nas redes sociais. Os colegas de imprensa podem enviar suas perguntas diretamente ao governador. Na quinta-feira 9 Rui Costa cumprirá agenda administrativa em Barra do Choça.

Toda terça tem o Papo Correria ao vivo no Facebook oficial do governador Rui Costa, sempre a partir de 12 h...

Professores do Projeto Semear sofrem acidente de barco quando navegavam no rio São Francisco

Conforme este blog já noticiou a redução na vazão do rio São Francisco atinge, sobretudo, a navegação no rio e a atenção deve ser redobrada. Pescadores revelam que antigamente era possível navegava em uma área que tinha seis metros de profundidade, até a doze metros, e hoje não passa de alguns metros.

Este final de semana, a gestora da Gerência Regional de Educação (GRE) em Petrolina,  Anete Ferraz, e servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco., sofreram acidente nas águas do Rio São Francisco. A causa do acidente a baixa vazão do Rio São Francisco...

Professora da Rede municipal de Petrolina é destaque na fase estadual do Prêmio 'Professores do Brasil'

Da Escola Municipal Luiza de Castro Ferreira e Silva, no bairro João de Deus, em Petrolina, a professora Nilza Pereira de Souza, foi selecionada entre os três melhores colados na fase estadual do 10º Prêmio Professores do Brasil. A educadora foi inscrita na categoria Ensino Fundamental: Anos Iniciais com um projeto sobre educação ambiental.

Com 'Não Deixe o Rio Morrer', Nilza concorreu com centenas de atividades desenvolvidas em escolas estaduais e municipais de Pernambuco. O prêmio, que é organizado pelo Ministério da Educação, incentiva premiar diversas experiências bem sucedidas, criativas e inovadoras, desenvolvidas por professores da educação básica pública...

Prefeitura Petrolina envia nota esclarecendo sobre protesto contra demissão dos professores

Os professores que prestam serviços para a prefeitura de Petrolina, realizaram na sexta-feira (13), um protesto para que os contratos sejam renovados. o protesto foi realizado em frente a Prefeitura.  Os professores justificaram a manifestação dizendo que "existe uma ameaça de demissão e por isto eles resolveram antecicpar o problema para que o prefeito tome uma providência".

A prefeitura enviou uma resposta sobre contrato temporário de professores da rede municipal. Reproduzimos na integra: ..

Governo da Bahia publica edital para novo concurso público na área de educação

A Bahia terá um novo concurso público na área de educação, segundo o que foi publicado no Diário Oficial do Estado. Conforme o documento, a gestão estadual já fez a contratação da Fundação Carlos Chagas (FCC) para organização do certame. Serão oferecidas 3.460 vagas para profissionais da educação básica, como professores e coordenadores pedagógicos.

Conforme o estado, as secretarias da Administração (Saeb) e da Educação (SEC) preparam juntas o concurso que ainda não tem data definida para ocorrer. A previsão é que o edital de abertura de inscrições seja publicado no Diário Oficial até o final do mês de outubro.
Do total de vagas, 2.796 são para professor e 664 para coordenador pedagógico. As oportunidades no serviço público estadual serão distribuídas entre a capital e o interior do estado.
 ..

Escolas municipais de Juazeiro preparam alunos para a Prova Brasil 2017

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC, através da Escola de Formação de Professores de Juazeiro – EFEJ realizou ontem  (17), o ‘Dia D do Simulado’ para a Prova Brasil 2017, em mais de 80 escolas municipais, com o objetivo de preparar os alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental para o exame nacional, que será realiza no período de 23 de outubro a 3 novembro.

De acordo com a diretora da EFEJ, Cristine Hermenegildo, a prova do simulado foi elaborada pela equipe de formadores da EFEJ. “A Prova Brasil deve ser encarada como uma grande oportunidade de avaliação do aprendizado, pois é o momento de diagnosticar os pontos positivos e os que devem melhorar na educação do nosso município. O resultado serve como ponto de partida para um planejamento estratégico, melhorando ainda mais a educação de Juazeiro, que tem sido destaque na Bahia e no Brasil”, destacou Cristine...

Professores de Petrolina protestam e pedem renovação de contrato

Os professores que prestam serviços para a prefeitura de Petrolina, realizaram ontem sexta-feira (13), um protesto para que os contratos sejam renovados. o protesto foi realizado em frente a Prefeitura.  Os professores justificaram a manifestação dizendo que "existe uma ameaça de demissão e por isto eles resolveram antecicpar o problema para que o prefeito tome uma providência".

O Vereador Gabriel Menezes, através de sua rede social,  acusou que "a prefeitura está prestes a colocar cerca de 900 professores no olho da rua e estes professores contratados, segundo a Lei Municipal 1.062/2001, têm direito à renovação dos contratos por mais um ano. O motivo seria a realização de mais um processo seletivo para suprimento das mesmas vagas"...

SEDUC presta homenagem aos atletas e professores que participaram dos Jogos Escolares 2017

Os atletas e professores de Educação Física das escolas da Rede Municipal de Ensino de Juazeiro receberam nesta quinta-feira (28), uma homenagem da Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através da superintendência de Juventude pelos excelentes resultados alcançados nos Jogos Escolares 2017, nas etapas local, estadual e nacional.

“As competições foram maravilhosas, treinei muito, consegui vencer no arremesso de peso e lançamento de disco na etapa estadual e fui representar Juazeiro e a Bahia em Curitiba. Estou muito feliz com essa homenagem da SEDUC, um reconhecimento aos atletas, e também ao trabalho de dedicação dos professores que nos preparam para as competições”, agradeceu a medalhista Aisha da Silva, da escola Dinorah Albernaz...

APLB: PROFESSORES DE CAMPO ALEGRE DE LOURDES GANHAM NA JUSTIÇA O DIREITO DE 40 HORAS

Em fevereiro de 2016, alguns professores da rede municipal de ensino de Campo Alegre de Lourdes tiveram seus proventos e carga horária reduzidos pela prefeitura. Sem nenhuma justificativa, a prefeita (na ocasião), Delaneide Borges Dias, pagou somente o equivalente às 20h semanais para esses professores.

Infelizmente, poucos dos prejudicados procuraram a APLB, apenas 08 (oito) solicitaram auxílio ao sindicato que, de imediato ingressou com o pedido de Mandado de Segurança. O tempo passou e para a alegria da categoria a justiça foi feita: dia 19 de setembro de 2017, ou seja, um ano e meio depois, foi concedida a segurança- "Hoje é dia de comemorarmos uma vitória!"- Disse o Coordenador da APLB, Hélio Mangueira...

IF Sertão-PE abre processo seletivo simplificado para contratação de professores substitutos

O Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão-PE) lançou, nesta terça-feira (19), o edital nº 53/2017, referente à contratação de Professores Substitutos por meio de seleção simplificada. As inscrições começam amanhã (20) e seguem abertas até o dia quatro de outubro. São 18 vagas disponíveis, distribuídas entre os sete campi do Instituto (Petrolina, Petrolina Zona Rural, Floresta, Salgueiro, Ouricuri, Serra Talhada e Santa Maria da Boa Vista). A remuneração varia de acordo com a titulação do candidato, podendo chegar a R$ 4.241,05 (para candidatos com mestrado).

Para Floresta as vagas são para as áreas de Administração (1), Espanhol (1), Pedagogia (1) e Zootecnia (1). A previsão de contratação para os profissionais de Administração, Espanhol e Zootecnia é fevereiro de 2018, já o profissional aprovado para a área de Pedagogia tem contratação imediada prevista...

Segundo APLB, PROFESSORES TEM DIAS CORTADOS EM UAUÁ SEM JUSTIFICATIVA LEGAL; Veja nota na íntegra:

A APLB-SINDICATO NÚCLEO UAUÁ, Sindicato dos Trabalhadores em Educação, vem através desta REPUDIAR a forma arbitrária e ditatorial com que a administração municipal de Uauá(prefeito Lindomar  Dantas-PC DO B), vem mantendo junto aos profissionais em educação. 

Não bastasse a retirada das vantagens de um grupo de professores nos meses de Janeiro e fevereiro, sem nenhum ato justificável e publicitável, a gestão agora CORTA 3 DIAS DOS PROFESSORES QUE ESTAVAM EM PLENO GOZO DO SEU RECESSO JUNINO(UM DIREITO INALIENAVEL ASSEGURADO PELO ARTIGO 45 DA LEI MUNICIPAL 431 DE 15 DE DEZEMBRO DE 2010-ESTATUTO DO MAGISTÉRIO)..

Formação de professores estimula soluções criativas para a Educação Inclusiva em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude (SEDUC), através do Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusão (NAPSI) iniciou nesta terça-feira (12), no auditório da SEDUC, a ‘Formação na Perspectiva da Educação Especial Inclusiva’ e a ‘Oficina Pedagógica’ para os professores de Atendimento Educacional Especializado (AEE).

De acordo com a gerente do NAPSI, Luzinete Helena, as formações são realizadas mensalmente para o aprimoramento da equipe, e a oficina é um momento de produção de material para as salas de recursos. “Com as formações buscamos introduzir conhecimentos que possam fundamentar os professores na reorientação das suas práticas no Atendimento Educacional Especializado, desenvolver aprendizagem participativa e colaborativa necessária para que possam ocorrer mudanças no AEE, além da troca de experiências entre os professores”, destacou...

PROFESSORES E PROFESSORAS DA UPE EMITEM CARTA DE REPÚDIO À REITORIA E GOVERNO DE PERNAMBUCO

Ao Governo do Estado de Pernambuco, 
À Reitoria da Universidade de Pernambuco,
À Direção do Campus Petrolina,
Ao Corpo Discente.
 
CARTA DE REPÚDIO

Vimos por meio desta, informar à comunidade acadêmica e civil todo constrangimento que nós, professoras e professores contratadas e contratados pela Universidade de Pernambuco – campus Petrolina estamos vivenciando e manifestar o nosso repúdio ao descaso pelo qual estamos passando. A Universidade de Pernambuco não tem honrado seu compromisso contratual referente ao semestre 2017.1, deixando as professoras e professores que já enfrentam a precariedade existente no campus sem o pagamento dos valores do referido semestre. Essa não é a primeira vez que uma das maiores universidades do Vale do São Francisco trata os seus contratados dessa forma, precarizando as relações trabalhistas e desrespeitando os compromissos prioritários para toda a classe trabalhadora, o esperado pagamento. 

O nosso contrato baseado em horas trabalhadas, prevê o pagamento da função que exercemos parcelado em três vezes. A primeira parcela é paga após cumprir as 80 horas, a segunda após 160 horas e a última após completada as 240 horas. Iniciamos as nossas aulas na primeira semana de abril e terminamos o semestre em meados de agosto, e até o momento só recebemos uma única parcela, no mês de junho. Cumprimos com nossas obrigações contratuais e encerramos o semestre de acordo com o solicitado pela direção e reitoria, porém este respeito não é recíproco. Sem representação sindical, estamos expostos a contratos de subtrabalho, pois não há um controle sobre as horas trabalhadas ou mesmo sobre os descontos de impostos direto na fonte, pois a Universidade não emite recibo ou holerite. Além dos recorrentes atrasos que perduram como um problema crônico da UPE, no qual não vemos interesse por parte das instâncias de poder da Universidade e nem do Governo do Estado de Pernambuco em tratá-lo. ..

CPM JUAZEIRO REALIZA SOLENIDADE PARA HOMENAGEAR ALUNOS-ATLETAS E PROFESSORES

Aconteceu em 18/08 (sexta-feira), na área externa do Colégio da Policia Militar Alfredo Vianna (CPM), a Solenidade de premiação e homenagens aos alunos-atletas que se destacaram nos Jogos Escolares Etapa Estadual e no II Torneio de Xadrez Pensado e por Categorias.

A escola obteve destaque na modalidade Atletismo, em que quatro alunos foram classificados para a Etapa Nacional dos Jejs que acontecerá em Curitiba no mês de setembro e na modalidade Xadrez, dois alunos classificados para a final do Campeonato Baiano que acontecerá no mês de dezembro em Salvador...

Professores e coordenadores participam da 3ª formação do Projeto 'Alfabetização em Foco' em Juazeiro

A Secretaria de Educação e Juventude – SEDUC em parceria com a Aprender Editora encerrou neste sábado (18), a 3ª formação do Projeto 'Alfabetização em Foco', que tem como meta alfabetizar todos os alunos da Rede Municipal de Ensino, até o final do 2º ano. Mais 75 coordenadores pedagógicos e 215 professores do 1º e 2º ano do ensino fundamental, participam da formação, com carga horária de 8h, na Escola de Formação de Professores – EFEJ e na Escola Judite Leal Costa, respectivamente. A equipe técnica da SEDUC também se reuniu com as formadoras da Aprender, com o objetivo de avaliar os avanços e planejar novas ações do projeto. 

"Esta é a terceira formação do projeto este ano, desde que a Rede Municipal implantou a nossa coleção 'Novo Lendo Você Fica Sabendo', que foi estruturado para alfabetizar as crianças. Já conseguimos observar pontos positivos e avanços, tanto dos professores, coordenadores e gestores, que já se apropriaram mais da metodologia do projeto, com embasamento dos eixos teóricos, da gestão em sala de aula, do planejamento, como dos alunos que já estão mostrando mais entusiasmo e interesse com as atividades desenvolvidas em sala de aula. A nossa expectativa é a melhor possível, principalmente pelo compromisso e dedicação da equipe da SEDUC no projeto, e temos certeza que vamos conseguir resultados significativos para melhorar ainda mais a Educação de Juazeiro", evidenciou a supervisora pedagógica da editora e autora da coleção, Daniela Macambira. Mais duas formações do projeto acontecem este ano, uma em outubro e outra em dezembro. ..

Professora alerta para apagão na formação de profissionais de ensino

O Brasil está vivendo um “apagão” grande e preocupante na formação de professores, e deve encontrar caminhos para estimular a formação desses profissionais. A avaliação é da diretora da Federação Nacional das Escolas Particulares (Fenep) Amábile Pacios. Segundo ela, a falta de professores para as matérias de exatas é o que mais preocupa.

O tema foi abordado durante audiência pública da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. “Temos que incentivar as instituições a continuar investindo nos cursos de licenciatura, apesar da baixíssima procura, e incentivar as universidades federais a continuar formando professores, e acima de tudo convocar a juventude para a profissão de ser professor. Em todos os aspectos, nenhum país pode ir para a frente se não tiver professor. A educação acontece diariamente, com o professor em sala de aula”, disse Amábile...