Foram encontrados 97 registros para a palavra: marielle

Caso Marielle: Justiça determina transferência de ex-bombeiro para presídio federal

A Justiça do Rio de Janeiro determinou a prisão preventiva do ex-sargento do Corpo de Bombeiros Maxwell Simões Correa por suspeita de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes. Correa será transferido para um presídio federal.

A decisão, da 4ª Vara Criminal da capital, informa que as provas apresentadas pelo Ministério Público do Rio apontam a ligação do ex-bombeiro com o caso, antes, durante e depois dos assassinatos. Segundo a determinação, a transferência a um presídio de segurança máxima é necessária porque “ele representa risco às investigações”. Até a transferência, ele deverá ficar no presídio de Bangu I...

PM executado em 2021 que apresentou Ronnie Lessa a mandante da execução de Marielle, diz Élcio

O ex-agente da Polícia Militar, Élcio Queiroz, afirmou em delação premiada que o sargento da PM, Edimilson Oliveira da Silva, conhecido como Macalé, executado em 2021, foi quem apresentou o mandante da morte de Marielle, Ronnie Lessa. As informações são do G1.

Segundo o G1, Lessa e Élcio estão presos desde 2019 acusados pelos assassinatos da vereadora e do motorista Anderson Gomes. Os dois vão a júri popular pelos crimes...

Homem suspeito de envolvimento na morte de Marielle Franco é preso pela Polícia Federal

Um homem suspeito de envolvimento na morte da vereadora Marielle Franco foi preso na manhã desta segunda-feira (24). A Polícia Federal e o Ministério Público do Rio de Janeiro deflagraram a Operação Élpis e cumprem mandados de prisão preventiva e sete de busca e apreensão. A investigação se debruça na morte da vereadora, do motorista Anderson Gomes e da tentativa de homicídio contra a assessora Fernanda Chaves. Os crimes completaram cinco anos. O preso foi o ex-bombeiro Maxwell Corrêa, amigo de Ronnie Lessa — acusado e preso pelo assassinato de Marielle e Anderson.

Maxwell foi condenado a quatro anos de prisão em 2021, acusado de atrapalhar as investigações. No entanto, ele cumpria a pena em regime aberto. O ex-bombeiro ajudou a esconder as armas que estavam no apartamento de Lessa...

Ministro da Justiça afirmou ter novidades sobre o assassinato da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco'

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB-MA), afirmou ter novidades sobre os assassinatos da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018. Ele conversou com a Agência Pública e acredita que o crime será solucionado.

Dino disse, em junho, que estava com "otimismo moderado" devido ao tempo que passou da execução dos dois...

Polícia Federal vai ouvir preso que disse conhecer mandante da execução de Marielle

A Polícia Federal (PF) vai convocar o ex-major do Exército Ailton Barros - preso na Operação Verine - para depor sobre o caso Marielle Fraco. Ele afirmou em mensagens, as quais a corporação teve acesso, que sabe quem foi o mandante do assassinato da vereadora. A informação é da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Conforme as mensagens interceptadas pela PF, Barros disse ao tenente-coronel, Mauro Cid - também preso na Operação Verine - ter informações sobre Marielle Franco. "Eu sei dessa história da Marielle toda, irmão. Sei quem mandou [matar]. Sei a p... toda. Entendeu?", disse Barros. ..

Cinco anos após assassinato, caso Marielle Franco segue indefinido

A investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes já se arrasta há meia década. Nesse período, cinco delegados passaram pelo caso: Giniton Lages (2018-2019), Daniel Rosa (2019-2020); Moisés Santana (2020-2021); Edson Henrique Damasceno (2021-2022) e Alexandre Herdy (2022).

Entre idas e vindas, versões e fatos, o crime ainda precisa ser esclarecido completamente. Confira abaixo alguns dos principais momentos da investigação ao longo dos últimos cinco anos:..

Dino determina novo inquérito sobre mortes de Marielle e Anderson

O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, informou hoje (22) que determinou a instauração de um novo inquérito da Polícia Federal para ampliar a colaboração com as investigações sobre o assassinato da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, que conduzia o veículo em que ela estava.

O crime completa cinco anos no dia 14 de março e ainda não houve conclusão sobre mandantes e motivações...

Polícia Federal abre inquérito para auxiliar no caso Marielle Franco

A Polícia Federal abriu inquérito para auxiliar na apuração do caso Marielle Franco e Anderson Gomes, que completará cinco anos sem solução no próximo mês. Até o momento, o caso era conduzido pela Polícia Civil do Rio de Janeiro, sem colaboração da esfera federal.

No despacho de abertura do inquérito, a PF diz que irá "apurar todas as circunstâncias que envolveram a prática do crime" previamente identificado, além de outros que "porventura forem constatados no curso da investigação"...

Acusado de matar Marielle Franco é expulso da Polícia Militar do Rio

O sargento reformado da Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) Ronnie Lessa, acusado de matar a vereadora Marielle Franco e o motorista Anderson Gomes, foi expulso da corporação.

Segundo a assessoria de imprensa da PM fluminense, ele foi “excluído” da corporação na última quarta-feira (8)...

Ronnie Lessa, preso pela morte de Marielle Franco, é expulso da PM

O sargento reformado Ronnie Lessa, preso em março de 2019 acusado de assassinato da vereadora Marielle Franco (PSol), foi expulso da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ). A informação foi publicada no boletim interno da corporação de quarta-feira (8/2). Segundo a decisão, a conduta do agora ex-policial foi “execrável” e a decisão teria sido tomada “a bem da disciplina” da corporação.

A publicação sustenta ainda que Lessa descumpriu preceitos éticos e estatutários que devem ser cumpridos pelos oficiais da PM. O processo administrativo contra o policial se arrastava desde 2021, quando ele foi condenado pela Justiça a 4 anos e meio de prisão pela ocultação de armas que teriam sido usadas para matar Marielle e o motorista Anderson Gomes...

Empossado Ministro da Justiça, Flávio Dino afirma ser “questão de honra” solucionar Caso Marielle

Solucionar definitivamente o Caso Marielle será uma das prioridades do Ministério da Justiça, afirmou o líder da pasta, Flávio Dino. Empossado nesta segunda-feira (02), o ex-governador do Maranhão fez a declaração na cerimônia de transmissão de cargo.

Durante o discurso, Dino mencionou conversa que teve com a também ministra e irmã de Marielle, Aniele Franco (Igualdade Racial), e sua mãe, afirmando ser uma “questão de honra” a resolução do crime...

Movimentos sociais festejam: Irmã de Marielle, Anielle Franco será ministra da Igualdade Racial

A ativista Anielle Franco, irmã da vereadora carioca assassinada Marielle Franco, foi anunciada e será a futura ministra da Igualdade Racial do governo do presidente diplomado Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Lula fez um pronunciamento na sede do governo de transição, no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), onde é esperando que ele anuncie a maioria de seus ministros, conforme antecipou o futuro chefe da Casa Civil, Rui Costa (PT). ..

"Quem mandou matar Marielle?": quatro anos depois, pergunta permanece sem resposta

Os assassinatos da vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco (Psol) e do motorista Anderson Gomes continuam sem um desfecho quatro anos depois, completos nesta segunda-feira (14/3). São 1.461 dias que a família dos dois esperam por uma resposta sobre o caso.

A contagem consta no site do Instituto Marielle Franco, que cobra que o crime seja solucionado. O instituto realiza hoje um festival para cobrar justiça por Marielle e Anderson no Circo Voador, no Rio de Janeiro. ..

Caso Marielle chega ao quinto delegado após mudanças na Polícia Civil

A investigação da morte da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes, em março de 2018, vai passar pela quinta mudança de delegado responsável. As alterações foram publicadas em um boletim da Polícia Civil divulgado na noite de terça-feira (1º).

Edson Henrique Damasceno, titular da Delegacia de Homicídios da Capital, então responsável pelo caso, vai para a chefia do Departamento-Geral de Homicídios e Proteção à Pessoa (DGHPP)...

Ex-governador do Rio de Janeiro diz que foi perseguido por mandar investigar assassinato de Marielle

Em depoimento à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Covid nesta quarta-feira (16), o ex-governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC) alegou que a sua relação com o clã Bolsonaro, de quem era aliado em 2018, começou a ruir após ele cobrar a investigação do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Ele acredita que o processo de impeachment que resultou na sua saída do governo foi motivada por sua vontade de solucionar o caso...

Apoiadores do deputado Daniel Silveira agridem manifestante que homenageou Marielle em frente à sede da PF

Apoiadores do deputado federal Daniel Silveira (PSL) que se manifestavam em frente à sede da Polícia Federal, onde ele está preso desde a noite de terça-feira (16), agrediram um homem que levava um cartaz em homenagem à vereadora assassinada Marielle Franco.

Na campanha, Daniel Silveira ficou conhecido por quebrar uma placa com o nome da parlamentar...

Mônica Benício, viúva de Marielle Franco, anuncia candidatura no Rio de Janeiro

Ainda sem respostas sobre o assassinato de sua companheira, Mônica Benício, viúva da ex-vereadora do Rio de Janeiro Marielle Franco, em entrevista ao Universa, revelou que pretende disputar as eleições municipais e concorrer a uma das cadeiras da Câmara de Vereadores. Marielle Franco e seu motorista, Anderson Gomes, foram executados dentro do carro, há dois anos e cinco meses, mas o crime ainda não foi solucionado.

"Acho importante que essa percepção de legado de Marielle seja colocada como algo coletivo. A Marielle se torna símbolo de representatividade, de resistência e de esperança porque mulheres e a sociedade se aliaram às pautas dela", disse Mônica ao Universa. Mônica é arquiteta, tem 34 anos e nasceu no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio de Janeiro...

Importância de Ruth de Souza e Marielle Franco para a história do Brasil é tema de aula pública da Univasf nesta sexta-feira (31)

Com o objetivo de refletir sobre a importância das trajetórias da atriz Ruth de Souza e da vereadora Marielle Franco para a história do Brasil, o Núcleo de Estudos Étnicos e Afro-Brasileiros Abdias Nascimento/Ruth de Souza (Neafrar), vinculado ao curso de Ciências Sociais da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), realizará, nesta sexta-feira (31), às 20h, uma aula pública virtual, através da plataforma Zoom.

A iniciativa integra as atividades de uma agenda conjunta de ações do movimento social de mulheres negras Julho das Pretas...

Militante Juazeirense, Luana Rodrigues, recebe viúva de Marielle Franco em seu programa Papo de Periferia

O Papo de Periferia desta quarta (13/05) terá como tema Democracia e representatividade, discutindo mais um tema do Maio LGBT.  A convidade é Mônica Benício, viúva de Marielle Franco, vereadora assassinada no Rio de Janeiro.

Participam do encontro virtual a historiadora Camila Rosendo, com mediação de Eduardo Príncipe, supervisor de diversidade da Prefeitura de Juazeiro, Bahia. O programa acontece na quarta, 13, às 20hs no facebook luana rodrigues..

Com tema ‘Arte é Resistência’, Daniela Mercury muda letra de música em homenagem à Marielle Franco no carnaval de Salvador

A cantora Daniela Mercury mudou um trecho da música "Rainha do Axé" em homenagem à vereadora do PSOL, Marielle Franco — morta a tiros na região central do Rio de Janeiro em 2018 —, no segundo dia de carnaval em Salvador, nesta sexta-feira (21).

Daniela Mercury trocou a parte que originalmente menciona Luislinda Valoi pelo nome da vereadora. Com isso, o trecho ficou "Marielle Franco, Vereadora negra, Bibi, Beauvoir, Rita Lee, Bethânia, Irmã Dulce, Dercy, Liliana Mercuri de Almeida, Bibi, Beauvoir, Rita Lee, Bethânia, Irmã Dulce, Dercy, Liliana Mercuri de Almeida"...