Foram encontrados 143 registros para a palavra: compesa

AMMA notifica Compesa por crime ambiental com descarte de material em local proibido

A Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMA), emitiu um Auto de Infração, nesta quinta-feira (27), a Empresa de Saneamento de Pernambuco (Compesa), no valor de R$ 19.050,00, pelo descarte irregular que ocorreu na última segunda-feira (24).

Foram despejados cerca de 3,81 toneladas resíduos sólidos (resto de material de construção), em local à céu aberto e proibido, localizado no Distrito Industrial da cidade. O ato descumpre com as obrigações legais da Companhia. ..

Armup multa Compesa por descarte em local proibido e poluição ambiental  

Atendendo uma denúncia da comunidade, inclusive com fotos e vídeos, a Agência Reguladora do Município de Petrolina (Armup), emitiu nesta segunda-feira (24), um Auto de Infração, no valor de R$ 121.197,35 reais, contra a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa), por estar realizando o descarte irregular de metralha (resto de construção) em local proibido, localizado no distrito industrial do município. 

Considerada infração grave, de acordo com a Lei Municipal nº 1.241/2003, o descarte de material feito pela Compesa pode causar diversos impactos negativos ao meio ambiente, como poluição do solo, afetando sua capacidade de sustentar a vida vegetal e animal. Além disso, o despejo de materiais encontra-se próximo ao leito do Riacho das Porteiras, onde materiais tóxicos podem ser arrastados, contaminando e afetando a qualidade da água e a vida aquática.  ..

Em reunião com governadora, Simão Durando volta a cobrar solução para crise da Compesa em Petrolina

O prefeito de Petrolina, Simão Durando, participou, nesta quinta-feira (20) de um encontro com a governadora Raquel Lyra e gestores das cidades sertanejas. Durante a reunião realizada em Serra Talhada, o prefeito petrolinense solicitou à governadora medidas emergenciais para solucionar a crise de falta de água e acúmulo de esgotos no município do Vale do São Francisco. 

Simão falou da crescente precarização dos serviços da Compesa nos últimos seis meses, que motivou protestos de moradores de bairros mais afetados pela crise. A companhia estadual passou por uma redução brusca no atendimento de manutenção, passando, por exemplo, a ter apenas dois caminhões para sucção de esgoto, quando antes eram 11. Simão lembrou ainda que este ano, Petrolina perdeu seis posições no ranking de saneamento do Trata Brasil, evidenciando que o serviço do município é deficitário. ..

Prefeito de Petrolina "divide" com a Compesa o caos sobre o abastecimento de água e problemas de esgotos em Petrolina

Diante do agravamento do acúmulo de esgotos e da crise da falta de água em Petrolina, o prefeito Simão Durando cobrou, nesta quinta-feira (6), uma resposta urgente da Compesa para regularizar a manutenção e abastecimento na cidade.

Em um vídeo postado em suas redes sociais, o gestor alertou os petrolinenses sobre a gradual precarização do serviço da companhia estadual nos últimos seis meses, que teve redução brusca no solução de problemas de esgotamento do município. Simão ainda informou que pretende acionar a Justiça se a Compesa não resolver com urgência a atual crise...

Artigo - Compesa: um modelo falido!

No início do século passado, quando escreveu que "o sertanejo é, antes de tudo, um forte", Euclides da Cunha exaltou a valentia de um povo castigado pelas adversidades naturais da região, mas também anotou a esperança, a confiança e a fé em dias melhores.

Relembro, aqui, as famosas palavras de um dos maiores nomes da literatura brasileira com o propósito de fazer um paralelo com um velho e reincidente problema enfrentado por essa gente guerreira: mais de 100 anos se passaram e a falta de acesso à água segue atormentando a população, pelo menos no que diz respeito ao nosso estado...

Manutenção em estação de tratamento da Compesa vai deixar bairros de Petrolina sem água

Bairros de Petrolina, Sertão de Pernambuco, terão o abastecimento de água suspenso temporariamente nesta sexta-feira (20), devido ao serviço de manutenção dos sistemas elétricos da Estação de Tratamento de Água (ETA). A inspeção é realizada pela Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) e será finalizada no mesmo dia, às 20h.

A distribuição da água será retomada de forma gradual para as áreas afetadas após a finalização do serviço...

Falta de água: MPPE recomenda à Compesa garantir abastecimento para moradores de Afrânio

Diante da interrupção de 60 dias no abastecimento de água no município de Afrânio, que inclusive motivou um ato público realizado dia (10) no Centro da cidade, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) promover o fornecimento de água através de carros-pipa.

A promotora de Justiça de Afrânio, Clarissa Dantas Bastos, recomendou que o fornecimento de água complementar seja mantido até a regularização do abastecimento pela rede de distribuição da Compesa. Enquanto vigorar o serviço de carros-pipa, a Companhia deverá divulgar um cronograma de fornecimento diário por meio da imprensa local...

ARMUP notifica Compesa por obstrução da rede de esgoto dos bairros João de Deus e José e Maria

A Prefeitura, através da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP), notificou, nesta sexta-feira (16), a Compesa devido os vários pontos de obstrução da rede de esgoto em diversos bairros da cidade, principalmente o João de Deus e o José e Maria.

As equipes da Agência foram aos locais indicados e identificaram os problemas. Segundo denúncias encaminhadas pelos moradores a Rua 61 do João de Deus, e a Avenida Nordeste, do bairro José e Maria, têm sofrido com recorrentes obstruções da rede de esgoto...

Petrolina: MPPE recomenda à Compesa levar água à população através de carros-pipa

Para promover o direito dos consumidores de Petrolina, O Ministério Público de Pernambuco (MPPE), através da 4ª Promotoria de Justiça de Defesa da Cidadania local, recomendou à Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) que promova o abastecimento de água à população da cidade através de carros-pipa diariamente, devendo apresentar a relação dos consumidores beneficiados e quantidade de água fornecida. Diversas comunidades do município estão enfrentando graves problemas com o abastecimento de água há vários dias.

A Compesa precisa ainda divulgar o cronograma de fornecimento através da imprensa local diariamente, sem intermediadores, e com controle de entrega (litragem por residência, endereço completo da residência, nome completo do responsável pelo recebimento da água em cada residência e assinatura deste), até que seja regularizado o abastecimento de água. Cabe também à empresa fornecer o plano de investimentos e obra emergencial para sanar a situação e suspender imediatamente a cobrança pelo consumo de fornecimento nos dias em que o serviço não foi efetivamente prestado.  ..

MPPE faz recomendações à Compesa sobre o abastecimento de água em Petrolina

Em razão da constante falta de água em vários bairros de Petrolina, no Sertão de Pernambuco, o Ministério Público de Pernambuco (MPPE) recomendou,nesta quinta-feira (6), que a Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) realize o abastecimento à população com o carros-pipa, diariamente, até que o serviço seja regularizado.

Na recomendação, o MP pede que o cronograma de fornecimento seja divulgado diariamente na imprensa local. A Compesa também deve apresentar a relação dos consumidores beneficiados, quantidade de água fornecida...

Após queixa de moradores do Pedra Linda, Compesa volta a justificar "consumo elevado" de água em Petrolina

Moradores do bairro Pedra Linda, em Petrolina, continuam se queixando dos problemas no abastecimento. A comunidade do bairro Pedra Linda também está tendo que lidar com essa situação, que tem atingido ainda diversos outros bairros da cidade pernambucana.

Em contato com a RedeGN, a moradora Cátia Duante, confirmou o problema no bairro. "Sim, procede. Estamos sem água nas torneiras há alguns dias. A situação está complicada aqui no Pedra Linda também. A Compesa precisa resolver isso", disse...

ARMUP notifica Compesa por interrupção de abastecimento d'água no Henrique Leite. Compesa responde

A Prefeitura de Petrolina, através da Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP), notificou, nesta quinta-feira (22), a Compesa para que a companhia possa esclarecer sobre a interrupção do fornecimento de água de diversos bairros da cidade, principalmente o Henrique Leite.

Segundo denúncias encaminhadas pelos moradores, o bairro Henrique Leite está há 10 dias seguidos sem água. Segundo o diretor-presidente da ARMUP, Rubem Franca, a Compesa recebeu o prazo de 24 horas para prestar esclarecimentos sobre a paralisação do fornecimento de água e o imediato retorno do serviço por meios alternativos, como carros-pipa. "Na notificação também foi ressaltado o dever da Compesa de informar previamente através de ofício sobre a suspensão do fornecimento em qualquer bairro ou localidade do município", destaca...

Moradores reclamam falta de água no bairro Cidade Universitária em Petrolina. Compesa responde

A constante falta de água em Petrolina tem atormentado os Moradores que  reclamam. Confira

"Bom dia, por favor podem divulgar a falta de água no bairro Cidade Universitária e no condomínio sol nascente há 8 dias. Estou com mais de 5 protocolos de reclamação na Compesa e nada resolvido. Meu nome é Silvia Morais. Um absurdo pq eles até aumentaram o valor da conta e o abastecimento é sempre irregular, a falta de água é constante. Por favor nos ajude"...

Justificando "chegada da estação mais quente do ano", Compesa realiza serviço e deixa bairros de Petrolina sem água

A Compesa de Petrolina informou que está sendo realizada, nesta segunda, (19), uma manutenção em uma das Estações de Tratamento de Água da cidade, com a finalidade de ajustar o sistema para atender uma maior demanda de consumo proveniente da chegada da estação mais quente do ano. Em função dos serviços, o fornecimento de água para alguns bairros poderá ter a pressão reduzida.

A previsão é de que em até 48h os serviços sejam concluídos e o abastecimento seja normalizado gradativamente. Entre os bairros impactados estão: Alto Cheiroso, Alto Cocar, Antônio Cassimiro, Arco-íris, Areia Branca, Caminho Do Sol, Centro, Cidade Universitária, Dom Avelar, Dom Malan, Gercino Coelho, Henrique Leite, Jardim Amazonas, Jardim Maravilha, Jardim São Paulo, Jatobá, Jose E Maria, Km 2, Lot. Recife, Mandacaru, Maria Auxiliadora, Novo Horizonte, Ouro Preto e Padre Cicero...

ARMUP notifica Compesa para fazer reposição de tampa de PV na Avenida Inácio Bonfim

Na última quinta-feira (21) a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Município de Petrolina (ARMUP) notificou a COMPESA, concessionária do sistema de água e esgotos de Petrolina, para realizar a reposição da tampa de PV da rede de água situada na Avenida Inácio Bonfim, no Bairro Dom Malan.

De acordo com o diretor-presidente da ARMUP, Rubem Franca, a agência notificou a Companhia e deu um prazo de cinco dias para fazer a reposição. "A Avenida Inácio Bonfim é uma via de trânsito intenso, que interliga a Avenida Sete de Setembro à Avenida da Integração, e a falta da tampa de PV pode ocasionar diversos transtornos para a população e causar até mesmo acidentes", disse Rubem...

Pernambuco firma Parceria Público-Privada inédita para autoprodução de energia da Compesa

O governador Paulo Câmara assinou nesta segunda-feira (18), em cerimônia no Palácio do Campo das Princesas, o contrato da Parceria Público-Privada (PPP) de Autoprodução de Energia da Compesa. A iniciativa, inédita entre as empresas de saneamento do País, prevê a implantação de usina solar em dois municípios de Pernambuco, com capacidade de 135 MW. Em 2021, a Compesa foi responsável pelo consumo de 4% da energia de Pernambuco, sendo um dos maiores consumidores do território estadual. Com essa ação, a Compesa se tornará uma das maiores produtoras de energia do Estado.

Através da PPP, será construída uma usina solar com uma parte no município de Flores, no Sertão, e outra em São Caetano, no Agreste. O investimento total do projeto será de R$ 453 milhões e o prazo de contrato é de 29 anos. Nos quatro primeiros anos da concessão, o fornecimento será realizado através do mercado livre de energia, ambiente no qual o insumo é geralmente mais barato. No total, durante a vigência do contrato, a economia real para a Compesa será de R$ 1,1 bilhão...

Miguel Coelho muda discurso e agora defende manutenção da Compesa, porém propõe novo modelo

O pré-candidato ao governo do estado, Miguel Coelho, afirmou nesta terça-feira (26) que pretende manter a Compesa como responsável pela captação e o tratamento de água, mas os serviços de distribuição e de saneamento funcionarão através de parcerias público-privadas. Esse novo discurso difere, portanto, do que era defendido quando era gestor de Petrolina e chegou a sancionar a lei para criação da Companhia de Saneamento e Abastecimento de Águas do Sertão (SAAS).

O documento foi sancionado em setembro do ano passado e representava o primeiro passo para a substituição da atual concessionária, a Compesa, por uma nova empresa municipal para expandir o esgotamento sanitário e melhorar o acesso à água nas áreas urbanas e zona rural do município sertanejo. Sempre crítico aos serviços prestados pela Compesa, Miguel agora defende um novo modleo, que segundo ele, vai garantir os investimentos necessários para a universalização dos serviços de água e esgoto em Pernambuco até 2033, como prevê o Marco Legal do Saneamento...

Prefeitura de Petrolina diz que notificará Compesa por danificar asfalto novo da Avenida Cardoso de Sá durante manutenção de rede

Há cerca de um mês, a Prefeitura de Petrolina inaugurou a duplicação da Avenida Cardoso de Sá, obra orçada em mais de R$ 8 milhões. Porém, nesta semana, parte da via recém recapeada teve o asfalto novo danificado durante um serviço de manutenção da rede de esgoto da Compesa.

Segundo a gestão, a intervenção aconteceu nas proximidades da Escola Saber, na última semana, e até o momento, o serviço de recuperação do asfalto não foi realizado. Diante da situação, a Prefeitura de Petrolina notificará, nos próximos dias, a empresa para que o reparo seja feito com a devida qualidade do serviço recém executado...

Miguel Coelho afirma que o PSB transformou a Compesa em sinônimo de ineficiência

Alvo constante de críticas da população, o serviço oferecido pela Compesa tem sido questionado também pelo pré-candidato a governador Miguel Coelho (UB). Neste domingo (10), em visita a Orobó, o ex-prefeito de Petrolina voltou a defender uma reestruturação da empresa que permita ampliar os investimentos em saneamento e na universalização do abastecimento de água.

Miguel afirmou que é necessário fazer um debate sério sobre o papel e o modelo de gestão da companhia estadual. O pré-candidato disse que o PSB fracassou na gestão da Compesa e a população não pode continuar sendo penalizada. “Esse governo transformou a empresa em sinônimo de ineficiência. Aqui no Agreste mesmo, tem cidade que passa meses sem água, mas não se deixa de cobrar um mês a conta”, reclamou...

Bairros de Petrolina estão sem água; Compesa justifica

A Compesa informou que o abastecimento de água precisou ser interrompido ás 08h desta sexta-feira (08) em alguns bairros de Petrolina para a realização de limpeza do reservatório que abastece as localidades .A previsão é de que até as 18h de hoje (08) o serviço seja concluído e o abastecimento retomado gradativamente.

Esta limpeza visa garantir, segundo a Compesa, "a qualidade da água produzida nas unidades de tratamento até a residência do cliente. Foram atingidos os bairros: Areia Branca, Caminho Do Sol, Dom Avelar, Dom Malan, Jose E Maria, Lot Recife, Mandacaru, Maria Auxiliadora, Pedra Linda, Santa Luzia, Sao Joaquim, Sao Jorge, Terra Do Sul, Vale Dourado, Vila Debora, Vila Eulália, Vila Marcela; Lot. Padre Cicero, Monsenhor Bernardino, Lot. Santa Barbara, Vivendas 1 e 2 , Buona Vita, Res. Novo Tempo, Vila Esperança, Cond. Mais Viver, Cond. Mais Viver Vinhedos...