Foram encontrados 42968 registros para a palavra: BA

Sistema RH Bahia atende a gestores e servidores a partir de 2 de janeiro

Nesta quarta-feira, dia 2 de janeiro, todos os atos da vida funcional do servidor do estado passarão a ser acompanhados pelo portal RH Bahia. Acesso a serviços como folha de pagamento, marcação de férias, além de cursos e ascensão na carreira, tudo passa a ficar registrado online e acessível a qualquer hora, tanto para os gestores quanto para os 370 mil servidores ativos, inativos e pensionistas dos 417 municípios baianos. A expectativa é que com a utilização do novo sistema, desenvolvido por uma empresa alemã, o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração do Estado (Saeb), economize cerca de R$ 90 milhões por ano, por meio da automatização de mais de 90% dos processos de Recursos Humanos.

O endereço do novo serviço é www.rhbahia.ba.gov.br. Segundo o superintendente de Recursos Humanos da Saeb, Adriano Tambone, o RH Bahia é um sistema integrado de gestão de pessoas. “O sistema faz a gestão desde a origem, do processo de dimensionamento de quadro de pessoal, passando pela admissão, por concurso público, e culminando na aposentadoria do servidor e na gestão inclusive dos pensionistas. É um sistema que vai controlar todos os processos do arco funcional da vida dos servidores públicos”. 

Para Tambone, na medida em que se melhora a gestão do capital humano, o serviço prestado à sociedade é melhor e o gasto também é qualificado. “O servidor vai utilizar o sistema no seu dia a dia, vai acompanhar todos os processos relativos aos seus direitos e deveres, o seu histórico funcional, o desenvolvimento da sua carreira, cursos que poderá realizar, solicitar virtualmente certidões, licenças e movimentações internas, entre outros serviços. Enfim, toda a vida funcional estará acessível de forma online, integrada. Isso vai gerar agilidade e transparência muito grandes na visibilidade desses processos”. ..

Não vamos baixar a cabeça, diz Lula em mensagem de Ano Novo

Em mensagem divulgada pouco antes da meia noite desta terça (1º), o ex-presidente Lula recomendou aos seus apoiadores que não baixem a cabeça e disse que 2019 será um ano de "resistência e luta", em referência ao novo governo do presidente eleito, Jair Bolsonaro. "Não vamos baixar a cabeça nem deixar que tirem nossa alegria de viver e de batalhar por dias melhores. Nós sempre tivemos coragem de lutar e temos coragem de recomeçar", afirmou Lula em texto publicado na página do PT (Partido dos Trabalhadores) na internet.

O ex-presidente citou Chico Buarque na mensagem. "Como diz a canção do grande Chico Buarque: ´Amanhã vai ser outro dia´" e lembrou que passaria o Ano Novo encarcerado. "Como vocês sabem, vou passar o Ano Novo numa cela em que fui preso sem ter cometido crime nenhum, condenado sem provas e sem direito a um julgamento justo. Mas não me sinto só. Não estou só."..

MORADOR RELATA ABANDONO DO DISTRITO DE ABÓBORA

O ano novo começou e os problemas se repetem em Juazeiro (BA). O morador do distrito de Abóbora Cláudio Santos enviou mensagem ao Blog via facebook relatando a situação de abandono na comunidade por parte do governo municipal. Confira: “Os moradores da rua da UBS no Distrito Abóbora cobram providência do poder público municipal. A comunidade está indignada com a escuridão que toma conta dessa rua. Lâmpadas queimadas, postes sem braços um matagal ao lado da UBS, lixo etc. As pessoas sofrem ao passar nesta rua para ir à igreja. Elas estão pedindo providências porque está muito complicado passar nessa rua à noite. Como é do conhecimento de toda Juazeiro e região o lastimável abandono em que se encontra Abóbora. Estamos certos que vivemos no maior desprezo administrativo já registrado na história de Abóbora” desabafou o morador do distrito. ..

Bolsonaro diz que vai combater 'lixo marxista' para melhorar educação no país

O presidente Jair Bolsonaro voltou às redes sociais para ligar as baixas posições que o Brasil ocupa nos rankings mundiais de educação ao "lixo marxista" adotado nas instituições de ensino do país. Bolsonaro disse ainda que seu governo pretende "evoluir" e formar "cidadãos e não mais militantes políticos".

"Uma das metas para tirarmos o Brasil das piores posições nos rankings de educação do mundo é combater o lixo marxista que se instalou nas instituições de ensino. Junto com o ministro de Educação e outros envolvidos vamos evoluir em formar cidadãos e não mais militantes políticos", disse Bolsonaro em seu perfil no Twitter...

Helicóptero cai e mata pedestre em Ubatuba

Um helicóptero que levava três pessoas caiu por volta das 11h desta terça-feira (1º) no bairro Itaguá em Ubatuba, litoral de São Paulo. A aeronave modelo R44 PR-RMZ atingiu um pedestre que acabou morrendo. O Corpo de Bombeiros informou que duas pessoas que estavam no helicóptero tiveram ferimentos leves e foram socorridas para a Santa Casa da cidade. O helicóptero fazia voos panorâmicos com turistas.

De acordo com o G1, o hospital informou que o estado de saúde das vítimas é estável. Não há informações sobre o estado do piloto. Os bombeiros informaram ainda que o piloto perdeu altitude e fez um pouso forçado. Houve vazamento de combustível da aeronave e uma viatura fez a contenção do líquido. Nenhuma residência foi atingida na queda. O acidente ocorreu no cruzamento entre as ruas Rodrigues de Abreu e Carlos Asseburgo. A Força Aérea Brasileira (FAB) vai investigar o acidente e ainda não se pronunciou sobre o caso...

Bandeira tarifária a partir deste mês será verde, sem cobrança de tarifa extra

A bandeira tarifária para janeiro de 2019 será verde, sem custo adicional para os consumidores. Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a estação chuvosa está propiciando elevação da produção de energia pelas usinas hidrelétricas e do nível dos reservatórios. Em dezembro, a bandeira tarifária também foi verde. 

O sistema de bandeiras tarifárias foi criado para sinalizar aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. A adoção de cada bandeira, nas cores verde (sem cobrança extra), amarela e vermelha (patamar 1 e 2), está relacionada aos custos da geração de energia elétrica. A Aneel alerta que, mesmo com a bandeira verde, é importante manter as ações relacionadas ao uso consciente e combate ao desperdício de energia elétrica...

MILHARES DE PESSOAS ACOMPANHAM VIRADA DO ANO EM JUAZEIRO (BA)

Cerca de oito mil pessoas compareceram à Orla 1 para acompanhar a virada do ano em Juazeiro. Gente da cidade, de Petrolina e visitantes todas na expectativa de um réveillon tranquilo e de muita paz.

A programação organizada pela prefeitura municipal contou com as atrações Marcelo Porttela & Amigos, Império Afro e Matheus Torres. À meia noite aconteceu o tradicional show pirotécnico, com a queima de fogos, mais uma vez realizado às margens do rio São Francisco...

Novo ministro de Infraestrutura anuncia área para combate à corrupção no setor

O futuro ministro da Infraestrutura do próximo governo, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou, no final de semana, a criação de uma área para combate à corrupção no setor. Segundo ele, a nova Subsecretaria de Governança e Integridade vai cuidar da seleção de servidores para o ministério, com a criação de um banco de talentos em parceria com a Polícia Federal e a Controladoria Geral da União. Freitas fez o anúncio da nova subsecretaria por meio de uma conta no Twitter criada, segundo ele, “em respeito ao compromisso firmado pelo presidente Jair Bolsonaro de máxima transparência nas ações do governo federal”. Ele afirmou que usará o canal para a divulgação de seu trabalho à frente do Ministério da Infraestrutura. ..

Onyx usou verba pública para bancar voos durante campanha de Bolsonaro

"Bolsonaro vem aí! O Brasil vai endireitar e o Brasil vai mudar de verdade." A entusiasmada declaração do deputado Onyx Lorenzoni (DEM-RS), compartilhada em redes sociais, é do dia da oficialização da candidatura do presidente eleito. O evento ocorreu no Centro de Convenções SulAmérica, no Rio de Janeiro, em 22 de julho.

Registros da Câmara mostram que Onyx, que assumirá a Casa Civil, pediu e obteve reembolso dos cofres públicos por passagens de ida e volta de Brasília para o aeroporto Santos Dumont, nesta data, em um valor de R$ 3.720.

Ao todo, há no sistema da Câmara informação de reembolso para Onyx de mais de 70 bilhetes cuja origem ou destino são aeroportos do Rio e São Paulo, somando R$ 100 mil. Desde 2017, ele integra o grupo de parlamentares que coordenou a pré-campanha e a campanha de Bolsonaro.

As regras da cota de atividade parlamentar -verba que congressistas têm para atividades do dia a dia- não permitem o uso para fins eleitorais. A cota é "destinada a custear gastos exclusivamente vinculados ao exercício da atividade parlamentar", segundo ato da Mesa Diretora.

Os dados da Câmara indicam que Onyx utilizou dinheiro público também no momento mais dramático da campanha: a facada em Bolsonaro em Juiz de Fora (MG), no dia 6 de setembro. Há reembolso ao deputado no valor de R$ 469 por uma passagem aérea com saída do aeroporto Presidente Itamar Franco, o mais próximo da cidade mineira, para Congonhas, em São Paulo, nesse dia.

No dia seguinte, 7, Onyx deu entrevista coletiva na porta do hospital Albert Einstein, em São Paulo, para onde o então presidenciável foi transferido. A Câmara registra reembolso para o deputado de outros quatro bilhetes nos dias 6, 7 e 8 de setembro. De São Paulo para Porto Alegre, de Porto Alegre para o Rio, do Rio para São Paulo e, por fim, de São Paulo de volta a Porto Alegre.

As viagens de Onyx para São Paulo e Rio que foram reembolsadas pela Câmara se tornaram mais frequentes à medida que a campanha se intensificava, a partir de julho. Uma equipe de coordenadores de sua campanha trabalhava em São Paulo.

As duas cidades também se tornaram QG da campanha porque o então candidato ficou 23 dias internado no Einstein, em setembro. Quando teve alta, foi para sua casa no Rio, onde ficou até o fim da eleição. Em outro exemplo, Bolsonaro se reuniu entre o primeiro e o segundo turno no Rio com membros da União Democrática Independente (UDI), partido chileno de direita. Onyx também participou.

Há registro de reembolsos de passagens neste dia do então parlamentar de Porto Alegre para o Rio e depois do Rio para Brasília. O valor total foi de R$ 2.700. Há ainda passagens de assessores do deputado para acompanhá-lo em viagens ao Rio ou a São Paulo.

Um dos principais discursos do novo governo é o da diminuição de gastos públicos. Onyx é um dos divulgadores desse lema. Em entrevista coletiva na semana passada, ele disse que abrirá mão de seu cartão corporativo e comentou também sobre viagens em avião da FAB (Força Aérea Brasileira).

"Eu vou abrir mão do meu cartão corporativo. Mas acabar com ele ainda é uma coisa que vai ser discutida. Aquela coisa de pagar jantar, pagar vinho, pagar uísque não sei quantos anos, nesse governo não vai ter não", afirmou. "Eu vou dar meu exemplo pessoal. Desde que eu fui nomeado ministro da transição, eu poderia ter usado avião da FAB, eu nunca fiz isso", disse.

Onyx foi questionado pela reportagem sobre a utilização de dinheiro da Câmara para deslocamentos fora das regras permitidas pela Câmara, mas não respondeu até este domingo (30).

Bolsonaro também usou sua cota parlamentar para custear viagens pelo país em 2017 e, no primeiro semestre deste ano, para participar de eventos em que era mencionada sua pré-candidatura à Presidência. Na época, seu chefe de gabinete afirmou que o deputado não estava em campanha "seja para qual cargo for" e que as despesas ressarcidas pela Câmara "foram realizadas em consonância com os preceitos legais e regimentais."..

Só podia ser do Nordeste, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião

O poeta, jornalista e escritor, Fabrício Carpinejar, se manisfestou através da sua conta no instagram contra o comentário polêmico do deputado eleito Alexandre Frota. No texto, Carpinejar reafirma a qualidade cultural e artística presentes em figura icônicas que nasceram em Pernambuco para fazer alusão de forma irônica a forma perjorativa em que Frota respondeu a um seguidor no twitter nos últimos dias.

Carpinejar é filho dos poetas Maria Carpi e Carlos Nejar  e tem mais de 324 mil seguidores no instagram. A publicação do escritor foi curtida e aclamada, em uma hora, por mais de 4.500 pessoas...

BURACOS ATORMENTAM A VIDA DE MOTORISTAS NA AVENIDA SÃO JOÃO EM JUAZEIRO (BA)

Pavimentada em julho de 2013 a Avenida São João que corta os bairros Piranga e Jardim Flórida já está precisando urgentemente de reparos, principalmente porque a obra nunca foi concluída e muito menos inaugurada pela gestão passada. O material utilizado na pavimentação asfáltica não foi de qualidade e com isso muitos serviços deixaram de ser executados após o destrato que a prefeitura promoveu contra a empresa executora da obra.

Em seguida, o SAAE à época Serviço Autônomo de Água e Esgotos de Juazeiro, promoveu diversas perfurações para consertos na rede de água e o asfalto nesses buracos nunca foi reposto, com isso, os buracos tem aumentado e atormentado a vida de condutores e proprietários de veículos, especialmente em frente a um grande supermercado na citada artéria...

ESGOTO EXTRAVASA NO BAIRRO PARQUE CENTENÁRIO EM JUAZEIRO (BA)

Em mensagem ao Blog a moradora do Parque Centenário Edileide Reis reclama do serviço do SAAE em relação ao extravasamento da rede de esgotos. Confira:

“Geraldo estou indignada com serviço do Saae. Abri uma ordem de serviço dia 26/12 com o atendente de nome (Ian) protocolo de número (541030) no Saae sobre as caixas de esgotos aqui do Parque Centenário, sexta-feira (28) eu liguei falei com outro atendente de nome (Ubiratan ) que me disse que a ordem do serviço já estava em campo para ser executada. Não vieram na sexta, e sim no sábado (29) limparam só as caixas das calçadas eu não vi quais, pois não estava aqui, mas olhem só o que aconteceu desde o final do dia no sábado. Nesse sinal tem uma caixa eles não limparam e deu nisso ai da foto. Essa molhacao que tem na lateral da calçada está assim desde o dia 23. Tenho certeza que só retornarão depois do dia 2, após abrir mais uma ordem de serviço para vir sabe lá Deus quando” expressou Edineide Reis...

TUDO PRONTO PARA VIRADA DE ANO EM JUAZEIRO (BA)

O cenário está pronto e a virada de ano em Juazeiro terá como atrações Marcelo Porttela & Amigos, Império Afro e Matheus Torres. O evento será na Orla I, a partir das 21h30, nesta segunda-feira, dia 31 de dezembro.

Palanque armado, e às 00h acontece o tradicional show pirotécnico, com a queima de fogos, que mais uma vez será realizado às margens do rio São Francisco. A organização da festa garante que terá muita animação, com atrações diversificadas, agradando a diversos estilos musicais. O público esperado para a Festa da Virada é de cerca de oito mil pessoas.  ..

Prédio com mais de mil moradores desaba na Rússia; há mortos e feridos

O desabamento parcial de um prédio em Chelyabinsk, na Rússia, por volta das 6h desta segunda-feira (31) - 23h de ontem (30) no horário de Brasília - deixou pelo menos três mortos, dezenas de feridos e 79 desaparecidos. A causa da queda do edifício ainda é desconhecida, mas a suspeita é que a explosão de gás tenha afetado a estrutura.

No prédio, segundo informações do G1, residem mais de mil pessoas, no entanto, autoridades locais não sabem ao certo quantos moradores estavam em casa no momento do ocorrido. Ainda conforme a reportagem, sete dos nove andares foram ao chão com a possível explosão...

QUATRO CÃES SÃO ENVENENADOS CRIMINOSAMENTE NO BAIRRO MARINGÁ EM JUAZEIRO (BA)

A leitora Thay Souza enviou mensagem ao Blog GJ revoltada com o que está ocorrendo no bairro Maringá. Segundo a leitora, quatro cães já foram envenenados na rua 06 e até o momento a comunidade ainda não descobriu o autor desses crimes.

“Geraldo José estou indignada. Estão envenenando os cachorros da rua 6 no bairro Maringá. São quatro cachorros da mesma rua. Não descobrimos quem é o autor desses crimes. O senhor informasse para que a população tomasse cuidado com o bairro Maringá e quem sabe descobrir quem está fazendo isso” comentou a leitora...

Lídice se despede do Senado e diz que vai continuar na Câmara a luta contra retrocessos aos direitos sociais e dos trabalhadores

Ao encerrar o mandato de senadora, Lídice da Mata (PSB-BA) afirma que, a partir de fevereiro de 2019, na Câmara dos Deputados, continuará a defender as bandeiras de luta que sempre travou em mais de 35 anos de vida política. "Infelizmente, circunstâncias políticas impediram que eu continuasse a ser a Senadora da Bahia, me retirando o direito da reeleição, impedindo que meu Estado tivesse uma mulher na chapa majoritária e fazendo com que o Senado venha a ter uma Senadora a menos. Mesmo assim, fiel ao compromisso de 'nenhuma mulher a menos na política', fomos à luta por uma vaga na Câmara e, graças ao apoio do meu partido, de importantes lideranças da Bahia e ao financiamento público de campanha, conquistamos um novo mandato legislativo, com o voto de mais de 104 mil baianos, em praticamente todos os municípios do Estado, para continuar nossa luta em defesa dos interesses da Bahia e do Brasil", explica a parlamentar que, a partir do próximo ano, estará em seu terceiro mandato como deputada federal (o primeiro foi como Constituinte e o segundo em 2007).

Durante oito anos no Senado, Lídice destaca que travou um combate permanente em defesa das suas convicções, das quais não se afastou um segundo sequer, seja em defesa dos interesses da Bahia, seja em defesa de um projeto nacional, democrático e inclusivo para o Brasil e seu povo. "Defendi intransigentemente o mandato da ex-presidente Dilma Rousseff contra o golpe do impeachment que a tirou do governo sem que nenhum crime de responsabilidade tenha sido praticado por ela; critiquei a condenação e a prisão do ex-Presidente Lula, sem provas, num processo contestado por juristas do Brasil e do mundo; e sempre fui voz ativa na defesa dos direitos humanos, das mulher, dos trabalhadores, da luta contra o racismo, e de um projeto nacional para o Brasil e, principalmente, da Constituição de 1988, da qual muito me orgulho de ser uma das signatárias". ..

Visando o Baianão, Juazeirense vence amistoso na manhã deste domingo (3)

Como parte da preparação para o Campeonato Baiano 2019, a Juazeirense entrou em campo hoje pela manhã, num jogo treino contra um combinado local e o técnico Aroldo Moreira pode contar com todos os seus jogadores até agora confirmados no elenco.

O time ainda em formação, se apresentou no Estádio Adauto Moraes em ritmo de treino, marcando mais uma fase da preparação da equipe, tanto física, quanto tecnicamente. Com gol de Nino Guerreiro, de pênalti, ainda no primeiro tempo, o Cancão venceu a partida por 1 a 0...

Ibametro dá dicas para compras de produtos para a ceia de fim de ano

Com a proximidade das festas de fim de ano, o Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro) tem algumas recomendações para a hora das compras. A seleção dos itens mais procurados para as ceias de Natal e Ano Novo, como aves, produtos suínos, pescados, bebidas e frutas secas pré-embaladas, merece atenção no que diz respeito à quantidade vendida.

No período de 10 a 20/12, o órgão intensificou a fiscalização desses produtos, na capital e interior do estado. Denúncia: caso desconfie de alguma irregularidade, contate a Ouvidoria 0800 071 1888.

Principais recomendações: ..

PROJETO DE MORADORES DO BAIRRO DA CORÉIA TRANSFORMA LIXÃO PRÓXIMO A AVENIDA ADOLFO VIANA EM UM BELO JARDIM

Comunidade do bairro da Coréia mobilizada e conscientizada sobre meio ambiente saudável. O verso de um famoso grupo de rap diz: "tenha fé porque até no lixão nasce flor". Essas palavras se tornaram realidade para a comunidade do bairro Coréia, em Juazeiro Bahia, por meio do projeto “adote uma praça”. A iniciativa, apoiada pelos moradores do bairro e prefeitura municipal, nas pessoas do secretário Celso Leal e Jailzon Santos Sena vem transformando o lixão da comunidade, em um lindo jardim.

Dia 27, foi realizado pelos moradores o plantio de mudas e implantação de placas educativas dando início às primeiras ações do projeto que também sensibiliza os comunitários para a manutenção de um meio ambiente saudável e da melhoria da qualidade de vida. Dia 28 deu-se continuidade com o plantio de mais mudas e a colocação de luminárias pela prefeitura. No início de janeiro de 2019 serão instalados lindos bancos na nova praça...

Bancos de Juazeiro e Região não funcionam dia 31 e 1º de janeiro de 2019

No dia 31 de dezembro deste ano às agências ficarão fechadas. Nos demais dias os bancos funcionarão em expediente normal até o dia 28 de dezembro. As instituições financeiras ficarão fechadas em 1º de janeiro de 2019, já que é feriado. Os bancos só voltam a atender o público na quarta-feira (02), no horário normal de expediente.

As contas de consumo, como água, luz, telefone e TV a cabo, bem como os carnês que estiverem com vencimento nas datas em que as agências estiverem fechadas, poderão ser pagos no dia 2 de janeiro sem a incidência de multa por atraso. Entre as alternativas, os clientes podem utilizar caixas eletrônicos, internet banking, mobile banking, banco por telefone e correspondentes (casas lotéricas, agências dos Correios, redes de supermercados e outros estabelecimentos comerciais credenciados) para realizar as operações bancárias...