Foram encontrados 264 registros para a palavra: produtores

Sebrae apoia produtores para a conquista da representatividade no Vale do São Francisco

Representantes de empresários, produtores rurais e entidades parceiras se reuniram nesta terça-feira, dia 12, no auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro, para discutir uma nova constituição do Instituto da Fruta, entidade de apoio ao desenvolvimento do Agronegócio da Fruticultura e Agricultura Irrigada no Vale do São Francisco – Bahia.

O objetivo da organização é unificar os interesses econômicos, sociais e ambientais e promover representatividade da categoria. Tem a intenção também de oferecer aos integrantes serviços nas áreas de assistência técnica, mercado, gestão empreendedora, inovação, tecnologia, associativismo, acesso ao crédito e a serviços financeiros e autogestão com sustentabilidade...

Casa Nova participa de mesa de discussão sobre a situação dos produtores da Borda do Lago de Sobradinho

Na ultima terça-feira, 12, o prefeito de Casa Nova, Wilson Cota, acompanhando do secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Cacá Viana, e de vereadores da cidade, participou, no auditório da Codevasf, em Juazeiro, de uma mesa de discussão promovida pelo Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf). O evento proporcionou aos presentes uma discussão sobre o problema que vem sendo enfrentado por produtores rurais da Borda do Lago de Sobradinho.
 
A motivação para a realização da mesa, de acordo com os organizadores, foi a notificação que os agricultores receberam do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), advertindo para o não uso de agrotóxico nas plantações em área de vazante do lago. Essa situação causou muita instabilidade entre os agricultores que estão passando por sérios problemas por causa da crise hídrica e não podem ficar sem plantar.
 
Para o prefeito Wilson Cota, esse tema é muito importante que seja debatido e cobrou dos entes federativos uma postura mais incisiva em favor dos agricultores, além de destacar a responsabilidade dos órgãos com as questões relativas ao meio ambiente e a segurança hídrica da população. Participaram do debate, prefeitos da região, deputados e representantes da CHESF, EMBRAPA, CODEVASF, ADAB e INEMA.
 
Propostas levantadas
 

Um das propostas que surgiu como resultado do debate promovido pelo Constesf foi a elaboração de um documento, através do INEMA e das associações de agricultores da Borda do Lago de Sobradinho, para orientar os agricultores sobre o que pode e não pode fazer no cultivo em áreas de vazante do Lago.
 
Outra proposta levantada foi a realização de capacitações para orientar os agricultores a plantarem de forma correta, utilizando materiais adequados. A partir de solicitações realizadas pelos agricultores e políticos, a Codevasf se comprometeu em formar uma equipe para analisar a possibilidade de construção de canais de aproximação, que irá viabilizar o plantio em áreas permitidas.  ..

Constesf promove mesa de discussão para debater situação dos produtores da Borda do Lago de Sobradinho

Na próxima terça-feira (12), o Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf) reunirá, no auditório da Codevasf de Juazeiro, a partir das 9h, instituições de ensino, órgãos fiscalizadores, autoridades políticas, organizações públicas e agricultores para debater um problema que está afetando os produtores rurais da Borda do Lago de Sobradinho. Os agricultores foram advertidos, pelo Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (INEMA), a não plantarem na área de vazante do lago, ou seja, a área que fica exposta com a baixa vazão, com o uso de agroquímicos. Diante das notificações, as famílias, que dependem da agricultura, clamam por alternativas para que não deixem de plantar e, consequentemente, percam a sua fonte de renda.

O objetivo do evento é analisar, de forma emergencial, a situação crítica do Lago de Sobradinho e os municípios que sofrem com a crise hídrica, discutir e propor alternativas e soluções para eliminar os efeitos da degradação no Rio São Francisco, no entorno do Lago de Sobradinho, por uso de agrotóxicos. O debate busca, também, identificar possibilidades para as famílias dos agricultores no trato com o uso de agroquímicos..

CODEVASF CONVIDA PRODUTORES DOS PERÍMETROS PÚBLICOS EM JUAZEIRO PARA NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDA DO K1

A Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) enviou e-mail ao Blog divulgando a portaria nº 240/2015, e convida os produtores rurais titulares de lotes agrícolas dos perímetros irrigados da 6ª Superintendência Regional (Maniçoba, Mandacaru, Tourão E Curaçá 1 e 2) a comparecerem à sede da Codevasf em Juazeiro/BA, a partir de 11 de janeiro a 1º de fevereiro de 2016.   O objetivo é que os produtores possam negociar suas dívidas referentes à cobrança do K-1. Os débitos poderão ser parcelados em até 60 vezes.   Limites mínimos para as parcelas: R$ 100,00, se pessoa física e R$ 500,00, se pessoa jurídica.

Documentos necessários: 1) pedido de parcelamento de acordo com modelo do órgão; 2) declaração de inexistência da ação judicial contestando crédito ou de embargos; 3) cópia do contrato social, estatuto ou ata e eventual alteração que identifique os atuais representantes legais, e ainda RG e CPF do representante legal ou procurador (se pessoa jurídica); 4) cópia da carteira de identidade, CPF e comprovante de residência (se pessoa física). ..