Foram encontrados 2786 registros para a palavra: São Francisco

Vazão do São Francisco será mantida em 800 m³/s, apesar das chuvas

A vazão atual, de 800 metros cúbicos por segundo (m³/s) a partir do reservatório de Sobradinho (BA), deverá ser mantida, pelo menos, até o final de março. Esse foi o saldo de mais uma reunião realizada pela Agência Nacional de Águas (ANA) em Brasília (DF) nesta segunda-feira (25 de janeiro) e transmitida por teleconferência para os estados integrantes da bacia. O presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF), Anivaldo Miranda, participou das discussões a partir do escritório do colegiado, em Maceió (AL).

Durante a reunião, houve a informação, por parte dos técnicos da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), de que os últimos dias de chuva, registrados na bacia do Rio São Francisco, resultaram em uma precipitação de 120 milímetros (mm) acima da média histórica. Com isso, a previsão é de que o nível do reservatório de Sobradinho atinja o patamar de 4,8% e o de Três Marias (MG) chegue a 21%...

Circulação da ‘Cia. 2 em Cena’ chega ao Sertão do São Francisco

De um lado ao outro do Nordeste, a ‘Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança’ (Recife-PE) vem oferecendo apresentações gratuitas do seu repertório em praças públicas. Agora, é a vez do Sertão do São Francisco receber o grupo que traz na bagagem dois espetáculos de palhaçaria, nos dias 26 e 27 de Janeiro.

Com o projeto ‘Repertório CIRCOlando Nordeste’, que conta com o incentivo do Funcultura, a trupe viaja por oito cidades com os espetáculos ‘Reprilhadas e Entralhofas – Um concerto para acabar com a tristeza’ e ‘Palhaçadas – Histórias de um circo sem lona’. Em Juazeiro-BA, as apresentações acontecem nos distritos Carnaíba (26/01) e Maniçoba (27/01)...

Pirapora (MG) registra índices de mais de 200 milímetros de chuva e Rio São Francisco recebe água em abundancia

De acordo com dados do Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (SIMGE) de 16 a 20 de Janeiro, o acumulado de chuvas em Pirapora, às margens do Rio São Francisco, foi de 202 milímetros, entre domingo e quarta-feira. As previsões ainda indicam que até domingo, dia 24, devem ser registrados índices de mais de 100 milímetros no município.

O Rio São Francisco vem recebendo um considerável volume de água, já que em todas as cidades da região os índices pluviométricos apontam números similares ao de Pirapora. De acordo com informações as águas que elevaram consideravelmente o nível em Pirapora deve demorara inda alguns dias para chegar ao lago de Sobradinho...

Prefeito apoia programa de cultivo de Palma no Vale do São Francisco

O prefeito Julio Lossio recebeu em seu gabinete, quarta-feira (21), o radialista Gabriel Menezes e o presidente da Associação dos Criadores de Caprinos e Ovinos do Sertão do São Francisco, Rafael Sene, que apresentaram, para o gestor municipal, o programa Plantadores de Palma. Segundo Sene, o foco da proposta é o incentivo a produção de Palmas na região do São Francisco. O prefeito Lossio abraçou a causa e pretende implantar o programa na área de Sequeiro. Lossio acredita que a região é adequada para o desenvolvimento da espécie, por suas condições climáticas propícias para o cultivo e o baixo custo de manutenção, beneficiando os pequenos produtores daquela área, que poderão utilizar a planta na alimentação de animais, especialmente. ..

AS CHUVAS E OS TRANSTORNOS NO PARQUE CENTENÁRIO, NOVO ENCONTRO, RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO E DOM TOMAZ

Boa tarde Geraldo,

Gostaria de contar com sua colaboração para mostrar a situação do bairro e da rua que moro, pois, a defesa civil está com o telefone desligado e estamos ilhados, e com o canal quase transbordando aqui no Novo Encontro e Parque Centenário, próximo ao ginásio de esportes. Lembrando que vivemos no abandono sem nenhum tipo de benefício neste bairro Parque Centenário. Só tenho a lamentar a situação...

Rio São Francisco sobe 200% no Norte de Minas

Há oito anos a vazão da Cachoeira Casca D'anta na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, não era tão intensa como a que foi registrada nesta quarta-feira (20), segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMbio). As chuvas frequentes de uma semana inteira elevaram o nível do Rio São Francisco em quatro metros. O volume é de 200% a mais que em 2014 e 2015, quando o rio enfrentou seca drástica da nascente histórica. Ainda na região Centro-Oeste de Minas, as cidades de Divinópolis, Córrego Danta e Conceição do Pará adotam medidas para reduzir o prejuízo causado pelas chuvas.

O chefe substituto do Parque Nacional da Serra da Canastra e representante do ICMbio, Vicente Faria, disse que o Rio São Francisco percorre 14 quilômetros até a cachoeira Casca D'anta. As nascentes estão jorrando água, mas por conta das condições das estradas não é possível chegar a nenhuma delas. Turistas com carros de passeio não conseguem subir a serra. O ICMbio monitora áreas de risco de desmoronamento e informa que até o momento está tudo sob controle. A recomendação é que os turistas esperem as chuvas cessarem para então visitarem a região da Serra da Canastra...

Chuva continua em várias cidades do Norte da Bahia

A tarde desta quarta-feira (20), véspera de Carnaval, é de muita chuva em Juazeiro e algumas cidades próximas como Petrolina, Casa Nova, Uauá, Canudos, Curaçá, Sento Sé. A previsão, segundo o Instituto Clima Tempo, é que a chuva perdure até a noite em Juazeiro.

O Blog Geraldo José recebeu algumas fotos de localidades onde a chuva já traz esperanças para o povo sertanejo. O açude de Pinhões, distrito de Juazeiro, está completamente cheio. Em Poço de Fora, distrito do município de Curaçá, um dos pontos turísticos locais, o Poço Grande, começa a atrair visitantes e a barragem também já começou a formar uma exuberante cachoeira. Na cidade de Uauá, a Barragem do Tigre já acumula água acima do esperado e a Casa das Bombas, onde é retirada a água para distribuição, está totalmente inundada. Confira a seguir o cenário das chuvas nessas localidades.

..

Programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes são lançados no Sertão do São Francisco

Com a precipitação de chuvas e esperanças renovadas, os agricultores sertanejos comemoraram também a chegada das sementes para aração da terra. Nesta terça-feira (19), o secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Nilton Mota, e o presidente do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), Gabriel Maciel, fizeram o lançamento, em Petrolina, dos programas Terra Pronta e de Distribuição de Sementes.

O evento foi realizado no Centro de Produção e Comercialização de sementes do IPA, no Distrito Industrial Paulo Coelho, reunindo produtores, gestores municipais, autoridades locais, lideranças comunitárias e representantes de conselhos e sindicatos, bem como agricultores familiares e seus representantes das associações. Ao final, houve a entrega simbólica de sementes a agricultores presentes na cerimônia. ..

JACARÉ PASSEIA NO RESIDENCIAL SÃO FRANCISCO

Só faltava esta. Moradores residentes do Conjunto Habitacional São Francisco, são surpreendidos com a presença de um Jacaré medindo aproximadamente um metro e vinte centímetros de comprimento passeando entre as residências e se refrescando em poças de água, acumulada das chuvas. Segundo os moradores vez ou outra recebem visitas surpreendentes de animais como jumento, cães, cobras e neste sábado (16), os moradores receberam a visita ilustre de um Jacaré. O Corpo de Bombeiro foi chamado para recolher o animal. ..

Audiência Pública em Petrolina debate importância da interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco

O Projeto de Lei (PL nº 6.569/13) que trata da interligação do rio Tocantins com o rio São Francisco do deputado federal Gonzaga Patriota (PSB) foi tema de mais uma Audiência Pública. Dessa vez o debate aconteceu em Petrolina atendendo uma solicitação do vereador Adalberto Bruno Filho (PSL).

"O rio São Francisco morrendo, todos nós vamos morrer. Dependemos totalmente dele e essa transposição será um dos maiores feitos para a revitalização do Velho Chico e, para que isso aconteça, precisamos ter a opinião pública ao nosso lado pressionando o Governo Federal para que esse Projeto vire realidade. Por isso, essa audiência é importante para explicar detalhadamente os passos do Projeto de interligação da bacia do rio Tocantins com o rio São Francisco", revelou o vereador Adalberto Bruno Filho...

OTTO ANUNCIA INÍCIO DA REVITALIZAÇÃO DO RIO SÃO FRANCISCO

 
O senador Otto Alencar (PSD) anunciou ontem que o Ministério da Integração Nacional dará início ao plano de revitalização do Rio São Francisco nos trechos entre a Bahia e Minas Gerais. Segundo o senador, a decisão foi confirmada pelo presidente da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e Parnaíba (Codevasf), Felipe Mendes.
 
No total, duas emendas no valor de R$ 600 milhões reservam recursos no Orçamento da União deste ano para ajudar a revitalizar o rio. As duas emendas – R$ 300 milhões cada uma – foram sugeridas pelo senador baiano. Uma delas sairá da Comissão de Meio Ambiente do Senado (CMA), presidida por Otto, e a outra da bancada federal baiana.

Em audiência na CMA no final do ano passado, Otto defendeu que sem a revitalização não haverá água para a transposição e o rio será “apenas um caminho de areia em pouco tempo”. As obras previstas são a de contenção da erosão nas nascentes e afluentes, dragagem da calha e plantação de matas ciliares. “A chuva tem colaborado, mas a erosão é muito grande e a areia depositada no fundo do rio serve como esponja não permitindo que água siga seu curso”, apontou o senador. 

O Programa de Revitalização da Bacia do Rio São Francisco foi criado em 2004 sob a responsabilidade do Ministério do Meio Ambiente (MMA), em parceria com o Ministério da Integração Nacional e outros 14 Ministérios, além da Codevasf, a Agência Nacional de Água (ANA), o Ibama, entre outros órgão federais. O prazo de execução é de 20 anos.(TB)
..

Sebrae apoia produtores para a conquista da representatividade no Vale do São Francisco

Representantes de empresários, produtores rurais e entidades parceiras se reuniram na última terça-feira, dia 12, no auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro, para discutir uma nova constituição do Instituto da Fruta, entidade de apoio ao desenvolvimento do Agronegócio da Fruticultura e Agricultura Irrigada no Vale do São Francisco – Bahia.

O objetivo da organização é unificar os interesses econômicos, sociais e ambientais e promover representatividade da categoria. Tem a intenção também de oferecer aos integrantes serviços nas áreas de assistência técnica, mercado, gestão empreendedora, inovação, tecnologia, associativismo, acesso ao crédito e a serviços financeiros e autogestão com sustentabilidade...

Constesf discute novos projetos para o Território do São Francisco

Durante esta quarta-feira (13), o articulador político do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Constesf), Victor Berti, representando o presidente do Constesf e Prefeito de Sobradinho, Luiz Vicente Berti, esteve em Salvador participando de reuniões onde discutiu novos projetos para beneficiar o Território.

Em audiência com o Secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcos Cavalcante, Victor Berti, junto com representantes de outros consórcios públicos do estado, discutiram a viabilidade de um convênio entre o governo do estado e os consórcios, para realizarem a recuperação das rodovias estaduais. "Aproveitamos a oportunidade com o secretário para reivindicarmos a manutenção emergencial das rodovias estaduais que passam por nosso Território. As más condições dessas rodovias têm trazido reflexos negativos para o escoamento da produção agrícola dos nossos municípios", salientou Victor Berti...

Sebrae apoia produtores para a conquista da representatividade no Vale do São Francisco

Representantes de empresários, produtores rurais e entidades parceiras se reuniram nesta terça-feira, dia 12, no auditório do Rapport Hotel, em Juazeiro, para discutir uma nova constituição do Instituto da Fruta, entidade de apoio ao desenvolvimento do Agronegócio da Fruticultura e Agricultura Irrigada no Vale do São Francisco – Bahia.

O objetivo da organização é unificar os interesses econômicos, sociais e ambientais e promover representatividade da categoria. Tem a intenção também de oferecer aos integrantes serviços nas áreas de assistência técnica, mercado, gestão empreendedora, inovação, tecnologia, associativismo, acesso ao crédito e a serviços financeiros e autogestão com sustentabilidade...

INICIADA A NEGOCIAÇÃO DA CONVENÇÃO COLETIVA DE TRABALHO DA HORTIFRUTICULTURA DO VALE SÃO FRANCISCO 2016

Foi aberta terça-feira (12/01), a primeira rodada de Negociação da Convenção Coletiva de Trabalho da Hortifruticultura do Vale São Francisco BA/PE 2016. O tema da campanha é reajuste salarial, saúde, trabalho decente. O evento acontece no Petrolina Palace Hotel e estão  presentes lideranças sindicais dos STTRs de Abaré, Casa Nova, Curaçá ,Juazeiro, Sobradinho, Sento Sé da Bahia, bem como Belém do São Francisco, Lagoa Grande e Petrolina do Estado de Pernambuco. O encontro ainda reúne representantes da FETAG-BA, FETAPE, CONTAG, CUT e CTB. O calendário de Negociação é 12/01 à 15/01. A Pauta de Reivindicações é composta por 14 cláusulas, as principais são: Salário Unificado de R$ 965,00, Cesta Básica Alimentar In Natura, Proibição de Contrato de Safra, Alimentação no local de trabalho. “Estamos esperançosos que o bom senso prevaleça mais uma vez, como tem se registrado nas últimas campanhas salariais” expressou ao Blog Emerson José, popular Mitu, presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Juazeiro. ..

MOVIMENTO ESPÍRITA DE LUTO NO VALE DO SÃO FRANCISCO: DESENCARNA ROMÁRIO MENEZES.

Raimundo Fernandes Filho do Movimento Espírita do São Francisco acabar de informar ao Blog que faleceu na madrugada desta quinta-feira (14) Romário Menezes, palestrante e escritor espírita “que espalhou muita luz e sabedoria entre nós. Que Jesus o receba amorosamente. Nossas vibrações ao irmão” declarou Raimundo.

Romário no ano de 2015 apresentou grave problema renal e veio a óbito em razão das conseqüências desse quadro que se agravou nos últimos meses. O corpo está sendo velado no espaço do SAF em Petrolina e o sepultamento ocorrerá amanhã às 10:30h, no cemitério central da vizinha cidade...

Pesquisadores do rio São Francisco definem data do Simpósio

Com o tema Integrando Conhecimentos Científicos em Defesa do Velho Chico, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco (CBHSF) e a Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) promovem o I Simpósio da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, de 6 a 9 de junho, em Juazeiro (BA).

O evento tem a intenção de reunir pesquisadores e acadêmicos de todo o país para apresentação de estudos que contemplem a maior bacia genuinamente brasileira, hoje debilitada pela forte degradação ambiental. Para tanto, as discussões obedecerão a cinco eixos temáticos: governança; qualidade da água; quantidade da água; degradação/recuperação ambiental; e dimensão social...

Terapias naturais cada vez mais se tornam escolhas saudáveis no Vale do São Francisco

O compromisso de cuidar-se, buscando uma harmonia entre o corpo e a mente, tem sido uma busca cada dia maior na regão de Juazeiro e Petrolina. A prática regular de yoga e algumas Terapias Holísticas são apenas algumas opções que vem contribuindo com a qualidade de vida de pessoas de diferentes idades, sexo ou classe social.

Há dois anos, em Juazeiro, o Espaço Namastê oferece diversas formas de cuidados, as quais são mediadas por terapeutas profissionais capacitadas e registradas junto aos órgãos nacionais e estaduais da categoria. Este ano, o Espaço já conta com algumas novidades como: Constelação Familiar e Radiestesia Pendular...

Cabrobó (PE) recebe Comunicação Itinerante do Projeto São Francisco

A equipe da Comunicação Itinerante do Projeto de Integração do Rio São Francisco estará nesta quarta-feira (13/1) nas comunidades rurais Represa e Sanharó, em Cabrobó (PE). O objetivo é informar e esclarecer dúvidas sobre a maior obra de infraestrutura hídrica do país. A programação acontecerá às 14h30, na sede provisória da associação de moradores, que reunirá moradores das duas localidades.

O Projeto São Francisco é a mais relevante iniciativa da Política Nacional de Recursos Hídricos do Governo Federal. O objetivo é garantir a segurança hídrica para 390 municípios no Nordeste Setentrional, onde a estiagem ocorre frequentemente, beneficiando mais de 12 milhões de habitantes nos estados do Ceará, Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte...

Cobrança da água no rio São Francisco será discutida em Belo Horizonte

A contratação de uma empresa especializada para estudos de aprimoramento da cobrança pelo uso da água na bacia do rio São Francisco será o assunto de destaque da primeira reunião de 2016 da Câmara Técnica de Outorga e Cobrança – CTOC do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, que ocorrerá no dia 15 de janeiro, na sede da agência delegatária do CBHSF, a AGB Peixe Vivo, em Belo Horizonte (MG). O início do encontro será às 9 horas.

A cobrança pelo uso das águas é um dos instrumentos de gestão dos recursos hídricos previstos na Política Nacional de Recursos Hídricos e foi instituída pela Lei Federal nº 9.433/97, a chamada Lei das Águas. Trata-se de uma compensação a ser paga pelos usuários de recursos hídricos visando à garantia dos padrões de quantidade, qualidade e regime estabelecidos para corpos d'água das bacias...