Foram encontrados 2715 registros para a palavra: cultura

Secretaria de Cultura responde reclamação de leitora sobre fechamento de biblioteca

Na manhã de hoje (11) o Blog postou a denúncia de uma leitora, que preferiu não se identificar, sobre o fechamento da Biblioteca Municipal Aristóteles Pires de Carvalho, em Juazeiro. Veja aqui.

Em nota, a Secretaria de Cultura, Turismo e Esportes informou a nossa redação que está tomando as providências necessárias para que a Biblioteca Municipal Aristóteles Pires de Carvalho seja reaberta ainda neste mês. ..

Secretária de Cultura confirma carnaval em Petrolina e recebe artistas para discutir evento

Petrolina terá carnaval! Esta foi a principal mensagem transmitida pela Secretária Municipal de Cultura, Turismo e Esporte, Maria Elena, durante reunião com artistas na noite desta segunda-feira (9). Durante o encontro, que aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, Maria Elena tranquilizou a categoria acerca da realização do carnaval 2017 e lembrou que o prefeito Miguel Coelho vem empenhando todos os esforços para resgatar a festa na cidade.

Nosso prefeito cobrou resultados e estamos trabalhando muito. Não queremos só o carnaval, queremos turismo e esportes a todo vapor na nossa cidade. Estamos trabalhando dia e noite, abertos ao diálogo, para fazer o grande carnaval de Petrolina”, disse Maria Elena. 
A reunião aconteceu a pedido do ‘Grupo de Esforço Para a Realização do Carnaval’ que entregou à secretária um documento no qual a classe artística apresenta suas sugestões para a folia carnavalesca. 

Cultura em debate:

Além de artistas, músicos e produtores culturais a reunião contou ainda com a presença do presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Manoel Vilmar e do presidente do Sindilojas, Joaquim de Castro que comentou a importância do carnaval para a economia da região. “Petrolina precisa resgatar o carnaval porque nossa cidade não pode viver de um evento só. Se houver uma festa decente vamos atrair pessoas para a nossa cidade e fomentar a economia local”, lembrou Joaquim de Castro.

O músico Antony Sandey elogiou a iniciativa e lembrou que a cultura popular precisa ser discutida com a classe artística. “Este momento que estamos vivenciando aqui é uma vitória. Isso é muito importante. Abrir o diálogo para a cultura é um gesto digno que merece nosso reconhecimento”, disse o cantor. Ao fim da reunião, a secretária lembrou que o Carnaval 2017 segue em fase de organização e que, em breve, a prefeitura divulgará toda a programação. ..

Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária participa de assembleia com produtores do distrito de Massaroca

A Secretária de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária de Juazeiro, Maraiza Carvalho, acompanhada do vereador Justiniano Félix (Tiano) participou na manhã desta segunda-feira (09), na comunidade de Lagoinha, distrito de Massaroca, da Assembleia do Comitê das Associações Comunitárias e Agropecuárias de Massaroca CAAM (que congrega 12 associações da região).  

Na ocasião a titular da pasta falou sobre as metas da secretaria e debateu com os agricultores familiares, questões relacionadas às políticas públicas de desenvolvimento rural, a cadeia da caprinonovinocultura e o fomento à comercialização de produtos oriundos da agricultura familiar. "Comprometo-me a ser intermediadora para buscar soluções junto às instituições e potencializar a cadeia como um todo, que vai desde o Selo de Inspeção Municipal (SIM), hoje parte integrante da nossa secretaria, até a comercialização do produto final. Estamos muito otimistas com as sugestões apresentadas e iremos trabalhar em conjunto com a população", ressaltou...

Secretário de Cultura e equipe se reúnem para traçar as metas de fomento à cultura no município

Na manhã desta segunda-feira, 09 de Janeiro, o Secretário Municipal de Cultura, Esporte e Turismo Sérgio Fernandes, se reuniu com o Superintendente de Cultura e Turismo, Maurício Dias e o Assessor Técnico de Cultura, Ramon Raniere, para traçar planos e metas, fomentar políticas públicas culturais no Município de Juazeiro.

Para o Secretário, gerenciar a pasta da cultura é uma novidade empolgante. "Tenho experiência administrativa, mas o que me deixa um tanto mais confortável é saber que há pessoas capacitadas que irão nos ajudar a gerir de forma correta essa Secretaria. Minha experiência no esporte será aqui uma grande contribuição, mas a cultura hoje é o que me deixa mais empolgado. Ouvir os planos e ideias de Mauriçola e Ramon aguçou ainda mais a vontade de promover a cultura e fazer dela um dos grandes avanços da gestão do Prefeito Paulo Bomfim", garante Sérgio...

Artistas juazeirenses estão insatisfeitos com a extinção da secretaria de Cultura

Os artistas juazeirenses Manuca Almeida e João Gilberto Guimarães participaram do programa Geraldo José desta sexta-feira (06) e se colocaram contra a formatação do governo Paulo Bomfim em relação a pasta da Cultura. Nessa nova gestão, o município deixou de ter a secretaria de Cultura e Juventude e passou a ter a Secretaria de Cultura, Esportes e Turismo, que, inclusive, é uma indicação do deputado estadual Roberto Carlos (PDT).

“Nós achamos que esse não é um tratamento adequado para o município. Juazeiro está bem localizado culturalmente. Queira ou não queira aqui é a terra de João Gilberto e Ivete Sangalo. Não dá para engolir e entender que a gente tenha um interlocutor. Mauriçola era para ser o secretário de Cultura e não Superintendente. Nós estamos precisando de uma secretaria atuante. Prefeito, você pode começar uma história legal e nós estamos aqui para alertar”, disse Manuca Almeida...

Paulo Bomfim nomeia Mauriçola para superintendente de Cultura

O prefeito Paulo Bomfim anunciou no final da tarde desta quarta-feira, 04, o nome do músico e compositor, Mauricio Dias Cordeiro, Mauriçola, como Superintendente de Cultura e Turismo do município. Maurício Dias Cordeiro, 60 anos, mais conhecido como Mauriçola, é juazeirense, músico, compositor, poeta e publicitário. Produtor cultural independente tem na sua trajetória uma atuação marcante na vida pública em Juazeiro.   

Participou de vários festivais culturais no Brasil. Foi vencedor do Canta Bahia no ano de 1993; conquistou o segundo lugar no festival temático do Rio São Francisco realizado em Brasília no ano de 1993. Parceiro musical do compositor Luiz Galvão e do antropólogo Antônio Risério. Ao longo da carreira criou e participou de vários grupos musicais em São Paulo e no Rio de Janeiro.   ..

Cadeias produtivas da agricultura familiar receberam R$ 127,6 milhões em investimentos

Fortalecer as principais cadeias produtivas da agricultura familiar da Bahia. Com este objetivo, o projeto Bahia Produtiva, executado pela Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), já investiu, nos anos de 2015 e 2016, mais de R$ 127,6 milhões, beneficiando 13.284 agricultores familiares, através de editais.

Os editais lançados pelo projeto são de apoio às cadeias produtivas da bovinocultura de leite, apicultura e meliponicultura, caprinocultura e ovinocultura, aquicultura e pesca e subprojetos socioambientais. A celebração de diversos convênios com associações e cooperativas de pequenos produtores está acontecendo em todo o estado...

Artigo: Pela Cultura de Juazeiro (1)

“Levanta-te, vai à grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até à minha presença. Jonas 1:2

A cultura

A maior riqueza de um povo é e será sempre o próprio povo. O que caracteriza a diversidade de um povo é a sua cultura, o que coloca este segmento como um dos mais importantes para um desenvolvimento social de face critica...

Mensagem de final de ano do presidente do Conselho Estadual de Cultura

Aos agentes culturais e fazedores da Cultura;

Deixamos 2016 com a certeza de que há muito a ser feito no novo ano. A esperança de dias melhores nos faz olhar para o passado com a certeza de que teremos força de vontade para continuar na incansável luta em defesa das políticas culturais. Passamos por doze meses de incertezas com reviravoltas no cenário político e recuos no setor econômico, porém, acreditamos que há meios de reverter o quadro e seguir no fortalecimento da Cultura em 2017...

Vem aí o Segundo Festival Cultural e Concurso Literário do Sarau da Onça

O II Festival de Arte, Cultura e Concurso Literário Sarau da Onça foi aprovado no edital Setorial de Literatura da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb). “O projeto tem patrocínio do Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia”.

O Sarau da Onça divulgará em 10 de janeiro de 2017 um edital que visa selecionar dois poemas de cinquenta autores de Salvador nas categorias: Poesia (quarenta textos de 25 linhas, no máximo) e Conto (dez textos de no máximo 25 linhas) e consequente publicação em 5000 exemplares de uma antologia, sem custo para os participantes, que receberão cinco exemplares cada um, a título de direitos autorais...

Deputados aprovam projeto que torna a Festa dos Vaqueiros de Curaçá patrimônio cultural imaterial da Bahia

A Assembleia Legislativa da Bahia aprovou Projeto de Lei de autoria da deputada Fabíola Mansur (PSB) que declara a festa dos Vaqueiros de Curaçá patrimônio cultural imaterial do estado da Bahia. O município de Curaçá fica no Vale do São Francisco, faz parte da microrregião de Juazeiro.

A região se destaca pela produção de diversas manifestações culturais, que exteriorizam a força do seu povo, a Festa dos Vaqueiros é uma delas. A comemoração tem sua origem no ano de 1953, e foi idealizada pelos moradores da cidade com o objetivo de homenagear o centenário do município. A festividade é considerada uma das maiores manifestações culturais da região do Vale do São Francisco, reunindo centenas de pessoas, entre vaqueiros, homenageados da festa, moradores da região e turistas de todo o Brasil...

NOVA GESTORA FALA DE PROJETOS PARA O CENTRO DE CULTURA JOÃO GILBERTO

"A idéia não é tão somente manter a casa arrumada, em ordem, mas buscar as melhorias físicas e de equipamentos, tornando a Casa ainda mais arrumada para receber espetáculos de todo o Brasil, mas principalmente, pensar no Centro de Cultura João Gilberto como um 'Pólo Gerador de Cultura', que promova e principalmente, que inspire a classe artística a produzir cada vez mais. Sabemos que só poderemos fazer isso com parcerias, e já estamos correndo atrás. Meus primeiros parceiros, são os artistas, com quem teremos encontro todas as segundas, sistematicamente, para montar o grande plano estratégico de trabalho, que atenda ao interesse da classe e as normativas da Instituição". 

Nesse tom, a nova gestora do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro, Thâmara Medeiros Rocha, dá sua linha de trabalho à frente da Casa de Cultura que leva o nome de um dos maiores ícones da música brasileira, o nosso Juazeirense João Gilberto. Thâmara Rocha é administradora com habilitação em marketing. Além de sempre estar à frente dos negócios da família, Thâmara já emprestou sua capacidade técnica administrativa ao Detran e também teve passagem pelo Sebrae. Agora, Thâmara dedica boa parte do tempo conhecendo mais a Instituição, para projetar suas ações. Mas já colocou no papel, as idéias gerais que pensa em implementar. "Temos que promover ações, que tragam a comunidade mais para dentro do Centro de Cultura, que aproximem ainda mais a classe artística das decisões e que instiguem formação de platéias", disse Thâmara. ..

Nota - Recesso Centro de Cultura João Gilberto

A assessoria de imprensa do Centro de Cultura João Gilberto, em Juazeiro,  informou através de nota que a entidade estrará em recesso a partir de amanhã (22) e que retorna suas atividades normalmente dia 02/01/2017.

A gestora Thâmara Medeiros Rocha, aproveitou a oportunidade para desejar a todos um Feliz Natal e um 2017 de muitas parcerias e sucesso a todos...

Rui lança edital de R$ 16 milhões para ampliar compra de merenda escolar de agricultores familiares

Durante sua visita ao município de Feira de Santana nesta segunda-feira (dia 19), o governador Rui Costa lançou edital, no valor de R$ 16 milhões, para compra de alimentos da agricultura familiar para atender a rede estadual de ensino. "Trata-se de um projeto inovador no qual temos conseguido avançar. Há dois anos, o governo comprava só 5% dos alimentos para merenda escolar da agricultura familiar. Chegamos em 2016, comprando cerca de 23%. Com esse edital, queremos chegar aos 30%, garantindo um alimentos mais saudável para estudantes e uma renda melhor para os agricultores, que passarão a comercializar seus produtos em maior volume", afirmou Rui. 

Atualmente, a rede estadual de ensino tem cerca 912 mil alunos.  Os alimentos da agricultura familiar já estão presentes nas suas refeições diárias, através de gêneros como grãos, verduras, frutas, farinha de mandioca, iogurte, leite achocolatado, geleias, polpas e temperos, entre outros itens...

Ação da Codevasf fortalece agricultura familiar e promove acesso a água no semiárido baiano

Fruto de um investimento federal de quase R$ 1 milhão, a Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf) está estruturando sete associações de agropecuaristas familiares da zona rural de Campo Formoso, na região norte da Bahia. Os equipamentos - seis patrulhas agrícolas e duas retroescavadeiras -, vão incrementar a produção agrícola da região, localizada no semiárido baiano, e também melhorar a qualidade de vida de mais de 600 famílias das comunidades beneficiadas.

Os recursos são oriundos do Orçamento Geral da União e destinados à Codevasf por meio de emendas parlamentares. A Associação Comunitária Quilombola de Gameleira do Dida Escurial, por exemplo, passa a ter acesso a trator e implementos, como grades niveladora e aradora, carretas agrícola e tanque para transporte de água, roçadeira e sulcador. De acordo com o presidente da associação, Neemias Joaquim Lourenço, o maquinário traz alívio sobretudo em tempos de estiagem prolongada...

I FEIRA MULTICULTURAL

As linguagens artísticas teatro, dança, coreografia, dentre outras, são as principais atrações da I Feira Multicultural que vai acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro, próximas quarta e quinta, às 19h, no Anfiteatro Canto de Tudo do Departamento de Ciências Humanas da UNEB – Campus III, em Juazeiro. Esse Evento está sendo promovido pelos monitores e alunos do Projeto Universidade para Todos – UpT, como parte final do calendário de  atividades 2016. Podem participar alunos de outras escolas (egressos ou ainda estudantes do Ensino Médio) e demais interessados, com interesse em conhecer e participar do Projeto UpT com vistas na possibilidade de se preparar para o Vestibular e Enem.

É um evento inédito e, portanto, imperdível!!..

I FEIRA MULTICULTURAL ACONTECE EM JUAZEIRO

Teatro, dança, coreografia, dentre outras, são as principais atrações da I Feira Multicultural que vai acontecer nos dias 14 e 15 de dezembro, próximas quarta e quinta, às 19h, no Anfiteatro Canto de Tudo do Departamento de Ciências Humanas da UNEB – Campus III. Esse Evento está sendo promovido pelos monitores e alunos do Projeto Universidade para Todos – UpT, como parte final do calendário de  atividades 2016.

Podem participar alunos de outras escolas (egressos ou ainda estudantes do Ensino Médio) e demais interessados, com interesse em conhecer e participar do Projeto UpT com vistas na possibilidade de se preparar para o Vestibular e Enem...

Agnaldo Meira participa de eventos que beneficiam a caprinovinocultura da região e os assalariados rurais hortifruticultura

Nesta terça-feira (06), o vereador reeleito Agnaldo Meira (PC do B), reiterou, durante sessão realizada na Câmara Municipal de Juazeiro, a participação em eventos que beneficiam produtores, criadores de caprinos e ovinos e assalariados rurais. 

No último domingo (04), o parlamentar esteve presente na Assembleia Geral Extraordinária dos assalariados rurais, que tratou da valorização do salário mínimo, manutenção da cesta, e de novas conquistas para os trabalhadores e trabalhadoras da hortifruticultura. O evento faz parte da pauta de reivindicações da 23ª Campanha Salarial Unificada dos Trabalhadores da Hortifruticultura do Vale do São Francisco, Bahia e Pernambuco...

Indústria de laticínios investe R$ 20 mi e reforça agricultura familiar

O governador Rui Costa e o sócio-conselheiro da Betânia Leites, Jorge Parente Júnior, assinaram protocolo de intenções para implantação de indústrias do leite da Bahia. O encontro ocorreu na Governadoria, em Salvador, na tarde desta quinta-feira (1º). As unidades começam a ser construída já em 2017, com cerca de R$ 20 milhões em investimentos. “Vamos construir na Bahia as mais modernas indústrias de laticínios do Brasil”, afirmou o representante da Betânia. Localizadas no interior da Bahia, as duas plantas vão reforçar a cadeia do leite no interior, representando um canal importante de escoamento da produção da agricultura familiar. 

Para Rui, além da geração de 150 empregos diretos e 2 mil indiretos, a implantação das fábricas vai beneficiar a rede de produtores de leite do interior. “É importante pensar na capilaridade que indústrias como essas vai gerar. Com o aumento da produção de leite na Bahia, vamos dando mais renda para a agricultura familiar e melhorando o desenvolvimento das nossas cidades e das nossas regiões. Ficamos felizes em ver que a estratégia de desenvolvimento e de inclusão produtiva dos pequenos produtores vai se materializando e se fortalecendo todos os dias com empreendimentos como esses”. 

Foto: Mateus Pereira/GOVBA
(Foto: Mateus Pereira/GOVBA)

As indústrias funcionarão também como alavanca para novas produções. De acordo com Jorge Parente Júnior, o processo para implantação de uma das plantas, no município de Capela do Alto Alegre, foi iniciado com a estruturação de uma bacia do leite. “Começamos o entendimento com o Governo do Estado no início do ano e já arrendamos um laticínio em Capela do Alto Alegre, onde estamos produzindo 40 mil litros de leite por dia. Quando chegarmos em 90 mil, começaremos a construção da fábrica, no decorrer de 2017. Esperamos inaugurar a indústria depois de 18 meses de obras”. 

Além do processamento de leite UHT, a unidade em Capela do Alto Alegre vai produzir derivados como creme de leite e manteiga. “Hoje a nossa empresa trabalha com 48 produtos diferentes, além de laticínios, e esperamos poder trazer alguns deles para cá”, acrescenta o representante da Betânia. Também participaram do ato de assinatura os secretários estaduais de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, e da Fazenda, Manoel Vitório. ..

Sancionada lei que torna vaquejada e o rodeio manifestação cultural nacional

O Diário Oficial da União traz, na edição desta quarta-feira (30), a sanção da lei 13.364 que eleva a vaquejada e o rodeio à condição de manifestações da cultura nacional e patrimônio cultural imaterial. 

PLC 24/2016 foi aprovado no Senado no dia 1º de novembro. Na oportunidade, o senador Roberto Muniz (PP/BA) fez uma defesa contundente da proposta. Ele ressaltou que existem ações de aperfeiçoamento da atividade para proteção do animal e lembrou que as práticas da vaquejada e do rodeio são tradições regionais e a população urbana não pode desprezar a cultura da população rural...