A Prefeitura de Sobradinho, através da Secretaria de Educação, realizou na sede do polo UAB, o 1º Encontro municipal Formacampo, com a participação de 40 profissionais da educação que discutiram sobre a importância da Educação Contextualizada no campo.
Segundo a SME, o Formacampo é uma política pública educacional de formação continuada que tem a finalidade de fortalecer e valorizar a prática da agricultura familiar.
Desenvolvido pela Undime, juntamente com a Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), através do Grupo de Estudos e Pesquisas Movimentos Sociais, Diversidade e Educação do Campo e Cidade (GEPEMDECC), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UESB), caracteriza-se como um processo de formação continuada com foco no estudante do campo, tanto aqueles que estudam nas escolas que estão na zona rural, quanto os que estão na zona urbana.
"No mês de maio, aderimos ao Formacampo e tivemos a participação da professora Nadja Arimateia Batista, gerente das Escolas do Campo e da professora Maria Inês Batista, coordenadora do Formacampo no Sistema de Ensino das Escolas do Campo de Sobradinho, no 5º Encontro Territorial Baiano de Educação do Campo. O conhecimento adquirido na formação está sendo compartilhado com os demais profissionais da rede municipal que atuam com a modalidade de educação do campo. Com o apoio da gestão do Prefeito Cleivynho Sampaio, abraçamos a ideia do Formacampo para despertar ainda mais nos educadores, a consciência identitária para que estudos sobre políticas educacionais para a Educação do Campo estejam em interlocução com a agroecologia, propiciando socialização de pesquisas e experiências dos profissionais que atuam na educação do campo e na agricultura familiar," esclareceu a Secretária de Educação, Ducilene Kestering.
..