Foram encontrados 391 registros para a palavra: Caatinga

Mais de um milhão de hectares serão protegidos no Bioma Caatinga

O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) anunciou a seleção de 12 projetos prioritários para a criação de unidades de conservação federais no bioma Caatinga, a serem implantadas até 2026, que resultarão no aumento de mais de um milhão de hectares das áreas protegidas.

Encontram-se em andamento as ampliações do Parque Nacional da Serra das Confusões, no Piauí; da Floresta Nacional de Açu, no Rio Grande do Norte; e do Refúgio da Vida Silvestre do Soldadinho-do-Arararipe, no Ceará...

Prefeita Suzana Ramos recebe ministros de estado em Juazeiro e participa da Missão Climática pela Caatinga

A prefeita Suzana Ramos recebeu na manhã desta segunda-feira (10) o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, a ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Brasil, Marina Silva, e o governador do Estado, Jerônimo Rodrigues, na Missão Climática pela Caatinga.

A comitiva esteve na comunidade de Malhada da Areia, em Pinhões, onde inspecionaram as áreas com solos degradados e locais de recaatingamento...

Missão climática pela Caatinga acontece em Juazeiro com presença de governador do estado e ministra do Meio Ambiente

A Missão Climática pela Caatinga 2024 contou com atividades realizadas, nesta segunda-feira (10), em Juazeiro, na região norte da Bahia, e em Petrolina, cidade do estado de Pernambuco, celebrando o Dia Nacional da Caatinga. Executado pelo Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), o evento reuniu comunidades que vivem na Caatinga e diversas autoridades, com destaque para as presenças do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do secretário executivo da Convenção das Nações Unidas para o combate à desertificação (UNCCD), Ibrahim Thiaw.
 
Na parte da manhã, na Comunidade Tradicional de Fundo de Pasto de Malhada da Areia, em Juazeiro, foi realizada uma visita guiada a uma área de caatinga e solos degradados e apresentadas tecnologias sociais e práticas de convivência com o semiárido, entre elas "recaatingamento", projeto de preservação ambiental que busca contribuir para inverter a desertificação do bioma caatinga através do uso sustentável de seus recursos naturais, que conta com o apoio do Governo da Bahia.
 
"O Governo do Estado já tem uma atuação de políticas para a convivência como semiárido. Tivemos um programa específico para isso que foi o Pro- Semiárido, nós fizemos agenda de produção, de manejo de Caatinga, de ampliação da capacidade que a Caatinga tem tanto para produção de agricultura quanto para pecuária. Mas, acima de tudo, para preservação do meio ambiente. Aqui hoje nós estamos vendo uma ação de recaatingamento", explicou o governador.
 
A ministra Marina Silva destacou a importância do trabalho e da parceria entre o governo estadual, o governo federal e, principalmente, os governos municipais com o suporte da comunidade. "É muito bonito ver toda essa experiência de como a gente pode conviver com o semiárido, em vez de ficar com aquela lógica de combater a seca. A gente tem que aprender a manejar, restaurar, preservar e usar com sabedoria, como eu vi aqui, inclusive com o quintal produtivo, fazendo as cisternas de placa, para que a comunidade possa plantar, criar seus pequenos animais, ter uma renda e viver com dignidade nesse espaço abençoado por Deus", afirmou.
 
Vale destacar que a Caatinga é o único bioma exclusivamente brasileiro, que apresenta clima e vegetação seca, com solos pobres em matéria orgânica, e a maior parte dos rios locais é intermitente. As espécies de animais e vegetais da Caatinga são altamente adaptadas ao clima semiárido. A comunidade se estabelece no território há cerca de 200 anos e a principal atividade socioeconômica é a criação de animais e outros bens naturais. Lá vivem aproximadamente 26 famílias em uma área total de 2.024 hectares ocupados.
 
Certificações
 
Na mesma ocasião, a Secretaria de Promoção da Igualdade Racial e dos Povos e Comunidades Tradicionais (Sepromi) entregou quatro certificados de reconhecimento de Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto para as comunidades de Caboclo, Fazenda Juá, Malhada da Areia e Passagem do Sargento. Comunidades de Fundo e Fecho de Pasto são caracterizadas pela moradia de pequenos camponeses que praticam a agricultura familiar de subsistência no semiárido baiano.
 
A titular da Sepromi, Ângela Guimarães, explicou que essa é uma demanda que as comunidades sempre apresentam à pasta, pois se trata de uma certidão de autorreconhecimento para assegurar, com as visitas técnicas que a Sepromi realiza, que aquela comunidade de fato é de fundo de pasto, que realiza toda a sua forma de produção e reprodução material, cultural, religiosa, tendo por base essas premissas de um dos 10 povos e comunidades tradicionais da Bahia.
 
"Então a Sepromi vem, dialoga com a comunidade, confirma aquela autodeclaração e a partir daí se abre um leque para uma série de políticas públicas e a primeira demanda da comunidade é exatamente a regularização do seu território e é nesse sentido que nós temos trabalhado junto ao governador Jerônimo, em articulação com outras secretarias para que essa regularização avance temporalmente, cada vez de forma mais ágil, para que a gente consiga assegurar outras políticas públicas de inclusão socioprodutiva", garantiu a secretária.
  ..

Em Juazeiro, com ministros, Jerônimo participa de missão climática pela Caatinga

Ao lado da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, o governador Jerônimo Rodrigues vai participar da Missão Climática pela Caatinga, em Juazeiro, nesta segunda-feira (10).

A partir das 10h30, na comunidade de fundo de pasto de Malhada da Areia, será realizada uma visita guiada a uma área de solos degradados, às tecnologias sociais e práticas de convivência com o Semiárido, entre elas o “Recaatingamento”. ..

PM e PF erradicam plantios de maconha e apreendem armas na divisa entre BA e PE

Policiais militares da Cipe Caatinga, em ação conjunta com a Polícia Federal, extinguiram plantios de maconha, nesta quarta-feira (5), na divisa entre Bahia e Pernambuco. As informações são do Bahia Notícias, parceiro da RedeGN.

Os policiais localizaram duas roças da droga na região entre os municípios de Casa Nova, na Bahia, e Petrolina, em Pernambuco.  Ao todo, 5 mil pés de maconha foram incinerados. A ação resultou na prisão de três homens, suspeitos também de participação em roubo a banco, além da apreensão de três espingardas, um revólver calibre 357 e 39 munições...

Mudanças climáticas ameaçam a Caatinga com desertificação e perda de espécies

O Brasil precisa conhecer mais sobre a Caatinga, tendo em vista que um dos princípios do combate à desertificação requer a amplificação do conhecimento, por meio do qual será possível a recuperação da biodiversidade de um dos ecossistemas mais devastados e o mais vulnerável às mudanças climáticas no país.

Essa situação também impõe uma reflexão sobre as atividades econômicas na área, visto que a supressão da vegetação local para usufruto da agropecuária e das monoculturas aceleram o ritmo da degradação ambiental. ..

Desertificação na caatinga preocupa especialistas

Bioma que só existe no Brasil, a Caatinga está em risco. Especialistas temem a desertificação, um processo já iniciado em decorrência de questões naturais agravadas pela ação humana.

O assunto foi tema de uma audiência pública na Comissão de Meio Ambiente do Senado, por requerimento da senadora Teresa Leitão (PT-PE)...

Comissão de Meio Ambiente realiza nesta terça-feira (28) audiência pública para celebrar o Dia Nacional da Caatinga

A Comissão de Meio Ambiente (CMA) realiza nesta terça-feira (28), a partir das 14 horas, audiência pública para celebrar o dia nacional da caatinga e debater sobre as ações contra a desertificação do bioma. O requerimento (REQ 21/2024 - CMA) apresentado pelos senadores Teresa Leitão (PT-PE), Beto Faro (PT-PA) e Jaques Wagner (PT-BA) alerta para a ameaça de destruição daquele bioma e do sustento das comunidades tradicionais que vivem na região.

"A importância da caatinga e o seu papel no combate às mudanças climáticas são reconhecidos cientificamente e também pelo ordenamento brasileiro que instituiu o dia 28 de abril como o Dia Nacional da Caatinga. Esse bioma, contudo, continua sendo profundamente atingido por diversos fatores que vêm culminando na desertificação noticiada recentemente como o registro de regiões áridas de deserto no norte da Bahia", justifica a senadora Teresa, no requerimento...

Biooeconomia é aposta para uso da Caatinga no desenvolvimento do Semiárido

O avanço da pesquisa científica aliado às experiências e iniciativas dos mais diversos segmentos da sociedade, apontam para um grande potencial de uso da Caatinga no desenvolvimento da região semiárida. O Bioma apresenta uma expressiva riqueza de plantas, animais e micro-organismos que podem ser aproveitados de forma sustentável, conforme os princípios da bioeconomia.

Este é um modelo de produção com base no uso de recursos biológicos, em substituição aos recursos fósseis e não renováveis, tendo em vista gerar valor com sustentabilidade ambiental. Tem sido um dos focos de atuação estratégica da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), que busca oferecer soluções para os grandes problemas da agricultura nacional...

Secretaria de Educação de Sobradinho realiza mais uma edição da Feira do Projeto Caatinga; evento acontecerá no dia 8 de junho

Com o tema "Sustentabilidade: Sobradinho no Nordeste do Brasil, na Região Semiárida", a Secretaria de Educação de Sobradinho segue com as ações do Projeto Caatinga, que esse ano teve início no dia 29 de abril e terá sua Feira de Culminância, realizada no sábado (8) de junho.

"Trata-se de um projeto estruturante da SME, em parceria com as escolas da rede municipal de educação, que enfatiza a importância da Educação Ambiental Permanente, com foco na preservação do bioma caatinga e do Rio São Francisco. E ano a ano, através dele, nós estamos buscando promover a consciência ambiental de modo a transformar vidas, fazendo nossos estudantes multiplicadores  da tarefa de preservar o meio ambiente, para que essa mensagem também chegue às famílias", destacou a Secretária de Educação Ducilene Kestering...

Cipe Caatinga realiza solenidade para comemorar os 23 anos de criação

A Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE-Caatinga), realizou nesta sexta-feira (18), solenidade de comemoração aos 23 anos de criação da Unidade Especializada no 3º Batalhão de Ensino, Instrução e Capacitação (BEIC), e contou com a presença do Dr. Marcelo Werner, Secretário de Segurança Pública, o Exmo. Sr. Cel PM Coutinho, Comandante Geral da PMBA, Cel PM Albuquerque, Comandante do COPOPM, Cel PM Valter Araújo, Comandante do CPRN, além de diversas autoridades.

A antiga CPAC, Companhia Independente de Polícia Especializada (CIPE-Caatinga), criada em 17 de abril de 2001, a CIPE-Caatinga teve como seu primeiro Comandante o então Capitão PM Valter Santos de Araújo. A atuação da outrora "Companhia de Caatinga", durante a ocorrência do roubo ao banco do Brasil da cidade de Pilão Arcado, registrada no dia 25 de setembro de 2003, projetou nacionalmente a CIPE-Caatinga, consolidando o "MITO CPAC". São legados da antiga "CPAC", atualmente CIPE-Caatinga: ter sido o berço embrionário das demais 11 CIPEs espalhadas pelos vários biomas do Estado. Em seus vinte e três anos de existência, a Unidade ganhou a admiração e o respeito do povo do sertão, tornando-se uma unidade de referência para a corporação e baianos...

Caatinga pode ser severamente impactada por mudanças climáticas

A seca, junto ao aumento da temperatura, vem se destacando como uma das grandes vilãs das mudanças climáticas no Brasil. Estudos recentes têm demonstrado que o aquecimento e a redução da pluviosidade previstos para as regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste já estão causando impactos como o aumento da frequência de secas na Amazônia, fenômeno que vem trazendo consequências para a fauna mesmo em regiões quase intocadas da maior floresta tropical úmida do planeta.

Diante deste cenário, é compreensível que as preocupações de cientistas e ambientalistas se voltem para a Amazônia e outras florestas úmidas destas regiões. Mas este foco também tem um efeito adverso: ele deixa de lado a fauna e a flora de biomas naturalmente mais áridos, como a Caatinga...

Seminário gratuito apresentará avanços e oportunidades da Bioeconomia na Caatinga; saiba mais

Nos dias 22 e 23 de maio, a Embrapa Semiárido promoverá o Seminário de Bioeconomia da Caatinga, um evento gratuito que destacará os avanços das pesquisas sobre a bioeconomia do bioma e estimulará discussões sobre o uso sustentável dos recursos genéticos da Caatinga.

O Seminário acontecerá no Auditório do Senac, em Petrolina-PE, com programação variada durante a manhã e à tarde. As atividades incluirão palestras sobre o fortalecimento da bioeconomia, o uso econômico do patrimônio genético, o desenvolvimento regional através da bioeconomia, além de apresentar experiências de sucesso da bioeconomia da Amazônia...

Juazeiro: Bombeiros resgatam homens desaparecidos na caatinga, região do Salitre

Segundo informações do 9º BBM, Cassiano Pereira e Marlon, saíram de Juazeiro nesta quinta-feira (8) e foram para a comunidade de Campos dos Cavalos, depois para o Povoado de Santana, na região do Salitre, onde adentraram na mata para capturar abelhas e não foram mais vistos.

Os Bombeiros foram acionados e de imediato foi enviada uma viatura. A guarnição era composta por um sargento e outros dois bombeiros que fizeram as buscas observando pegadas dentro da mata, referências, e felizmente chegaram aos desaparecidos, concluindo assim, a ocorrência com êxito...

7º Festival de Teatro da Caatinga acontece entre os dias 1 a 05 de maio

O 7º Festival de Teatro da Caatinga será realizado de primeiro e cinco de maio no território de Irecê, sertão baiano, com uma programação com mais de 20 atividades entre mostra de espetáculos, cortejo, oficinas, performances, seminário e palestras. Todos os eventos serão gratuitos e desenvolvidos em praças, teatros, cineteatros e auditórios na sede do município, mas também em comunidades quilombolas e povoados. Na mostra oficial haverá grupos de teatro de Salvador e das cidades de São Gabriel, João Dourado, Utinga e Ibotirama.

O Festival, criado em 2012 pelo diretor e dramaturgo baiano Paulo Atto, seu curador e diretor artístico, consolida a proposta de uma mostra teatral realizada em pleno semiárido baiano, que valoriza o teatro e as artes cênicas da Bahia em sua diversidade de propostas e linguagens, promovendo também o intercâmbio com artistas de outras cidades, estados e países. Já participaram do festival artistas da Colômbia, Bélgica, França, Espanha, Portugal, Chile, Rússia e EUA. O Festival faz parte da Rede Cena Iberoamericana (REI) que reúne grupos, teatros e festivais do Brasil, Argentina, Colômbia, México, Espanha e Portugal...

No dia Nacional da Caatinga, Prefeitura de Juazeiro celebra a biodiversidade do bioma único e exclusivo brasileiro e conscientiza sobre a preservação

Neste dia 28 de abril, é celebrado o Dia Nacional da Caatinga e a Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), reconhece a importância desse bioma, que é único e conscientiza a sociedade sobre a necessidade urgente de sua preservação.

Esse bioma abrange cerca de 11% do território nacional. Juazeiro, no Vale do São Francisco é marcado pelas belezas naturais da Caatinga, como as Cachoeiras do Salitre, riqueza do Velho Chico e uma fauna e flora com uma biodiversidade rica e única...

Dia da Caatinga é comemorado neste domingo (28)

Em 28 de abril,é o Dia Nacional da Caatinga, um bioma exclusivamente brasileiro, localizado na região do Semiárido (clima de temperaturas elevadas e poucas chuvas), nos estados do Nordeste e no extremo norte de Minas Gerais, e que ocupa, aproximadamente, 11% do território nacional.

É caracterizado pelo clima quente e seco, e por espécies endêmicas adaptadas a períodos de estiagem...

Governança ambiental na Bahia: estratégias para preservação e desenvolvimento da Caatinga

Presente na maioria do território baiano, a Caatinga é um bioma exclusivamente brasileiro, conhecido por sua vegetação adaptada às condições semiáridas, com flora e fauna únicas.

Tendo em vista a sua relevância ambiental, seu dia é celebrado anualmente em todo o país, no dia 28 de abril. Vale destacar, nesta data especial, as ações ambientais que a Secretaria do Meio Ambiente (Sema) e o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) realizam ao longo do ano para preservar e promover o desenvolvimento sustentável dessa região tão emblemática...

Dia Nacional da Caatinga é celebrado em Sento-Sé com ações educativas

O Dia Nacional da Caatinga é celebrado anualmente em 28 de abril. A data foi criada com o intuito de homenagear este bioma único e também conscientizar as pessoas sobre a importância da sua conservação para o equilíbrio ambiental.

A Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Sematur), este ano decidiu celebrar a data antecipadamente, com a realização de ações educativas e de conscientização...

Encerramento do Projeto Rural Sustentável Caatinga reúne na Univasf parceiros nacionais e internacionais

A  Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) sediou o evento de encerramento do Projeto Rural Sustentável Caatinga (PRS Caatinga), que reuniu representantes de todas as instituições nacionais e internacionais envolvidas na iniciativa. O encerramento aconteceu na manhã da última sexta-feira (19), no auditório do Espaço Plural (EP), em Juazeiro (BA). Durante o evento, foram apresentadas as ações desenvolvidas e os resultados obtidos pelo PRS Caatinga.

As atividades do evento de encerramento tiveram início com uma visita à unidade demonstrativa do projeto Sisteminha, um sistema integrado de produção alimentar. Guiados pelo professor René Cordeiro, coordenador do Sisteminha Espaço Plural, os participantes conheceram todas as fases do sistema, que associa a produção animal à produção vegetal. Em seguida, houve a mesa de abertura, com a participação dos representantes dos órgãos nacionais e internacionais envolvidos no PRS Caatinga. Também foram apresentadas as ações realizadas pelo projeto, seus números e estatísticas e cenários futuros...