A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Saúde (SESAU) realizou na manhã desta quarta-feira (24), dentro da programação da Campanha Janeiro Branco, uma série de atividades lúdicas e de socialização para as crianças usuárias do Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPS i) de Juazeiro.
A mãe do pequeno Hércules, de 8 anos, Herlânia Gomes destacou que eventos como este é importante para o tratamento das crianças. “Meu filho é tratado no Caps i há mais de 5 anos por dislexia e fico feliz de ver ele interagindo mais e aprendendo aqui no Caps. Essas oficinas são muito interessantes. Parabéns a prefeitura pela campanha”, externou Herlânia.
De acordo com a psicopedagoga do centro, Rita Dias, a campanha é importante para mobilizar a população sobre a noção ampliada de saúde mental. “Pensar a saúde mental é pensar ações capazes de promover o equilíbrio emocional através de atitudes preventivas e de promoção de saúde”, explica.
A garotada aproveitou bastante as brincadeiras e as dinâmicas. Guilherme Yan, de 12 anos foi um dos usuários e demonstrou muita alegria. “Eu adorei as brincadeiras e me diverti muito. Além de fazer o que mais gosto que é pintar e brincar com meus amigos”, disse.
A campanha do Janeiro Branco em Juazeiro iniciou no último dia 18 deste mês com a promoção de um grande encontro entre a Rede de Saúde mental do município. A campanha está sendo promovida pela Secretaria Municipal de Saúde, Superintendência de Gestão de Pessoas – Diretoria de Educação Permanente e Humanização em parceria com a Residência Multiprofissional em Saúde da Família – Universidade Federal de Sergipe, e Residência Multiprofissional em Saúde Mental da Univasf.
O Janeiro Branco surgiu em 2014 em Uberlandia-MG e se espalhou por todo o Brasil, alcançando também outros países como Estados Unidos e Japão. A cidade de Juazeiro promove pela primeira vez a campanha e demonstra com isso, grande apoio às questões que envolvem a Saúde Mental no município. No próximo dia 31 de Janeiro, as atividades se encerram no Caps II, às 8h.
O Centro de Apoio Psicossocial Infantil (CAPS i) é voltado para crianças e adolescentes que tenham problemas psicológicos decorrentes ou não do uso de drogas. Atende 465 crianças e adolescentes com idades entre 0 e 18 anos com transtornos mentais, como autismo, psicose e TDHA (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade).
Daniela Duarte/SESAU
1 comentário
24 de Jan / 2018 às 19h38
geraldo essa foto é 100% ilegal,pois estar expondo as crianças que fazem acompanhamento no caps i. dar pra processar quem fez essa foto e divulgou quanta falta de atenção e cuidado ou vale mais se aparecer do que preservar as crianças. cade a vara da infancia dessa cidade.