Uma Comissão de professores da rede municipal de ensino participou do Programa Geraldo José (Transrio FM/Juazeiro AM) na tarde desta quinta-feira (11) com objetivo de cobrar da Seduc (Secretaria de Educação e Juventude da Prefeitura de Juazeiro) informações sobre o pagamento do abono férias.
A Comissão liderada por Rosilda Marques da Silva, Marta Magali Rego e Alan Aguiar também constituída por outros reivindica o pagamento do abono férias, que é a conversão em dinheiro de 50% dos dias de férias, direito garantido pelas leis trabalhistas.
“Na jornada pedagógica do ano passado a atual secretária Lucinete Alves se comprometeu que o pagamento sairia junto com o salário de dezembro, mas isso nunca aconteceu. Segunda-feira estivemos com a secretária e a mesma justificou que o pagamento seria efetivado no dia 10, e agora a promessa é para o dia 20. Se o abono vai ser pago com o repasse do dia 20 a preocupação que fica é quando sairá o salário de janeiro?”, questionou Rosilda Marques.
“Nós estamos aqui solicitando o que é nosso. A Seduc justifica, mas o que o professor vai dizer para os seus credores, até o nosso décimo terceiro foi pago de forma fracionada. O que está acontecendo com os repasses que não estão sendo suficientes, estamos reivindicando também que algumas questões trabalhistas voltem a ser de responsabilidade da Secretaria de Educação do Município Hoje, para o professor fazer um empréstimo consignado, tem que se dirigir ao (setor de) Recursos Humanos da prefeitura. A margem do professor também fica retida na prefeitura, mas antes tudo isso era feito na Secretaria de Educação” argumentou Magali Rego.
O professor Alan Aguiar declarou que a formação da Comissão tem como objetivo dar voz à categoria. “Nós temos a APLB, formamos a Comissão e ainda temos o Sindicato dos Professores Aposentados e Pensionistas, são três forças que unidas podem fazer muito mais pela categoria. Esta comissão surgiu forte e veio para ficar. Nós não queremos tomar lugar de ninguém, não temos pretensões políticas, nosso partido é o professor e vamos levantar essa bandeira e lutar por nossos direitos quando for necessário”.
FALA DA SECRETÁRIA DE EDUCAÇÃO
Por telefone a Secretária de Educação Lucinete Alves explicou as razões do atraso no pagamento do Abono Férias. “Nosso sistema está pronto para o pagamento, mas dependemos de repasses. O repasse ocorrido não foi suficiente para efetuar o pagamento. Até o dia 20, isso estará resolvido. Lamentamos o ocorrido, conversamos com um grupo na Seduc, explicamos exatamente isso e reafirmo que as portas da secretaria estão abertas para qualquer necessidade. O que estou te dizendo, disse a esse mesmo grupo, no início dessa semana. A possibilidade de termos dinheiro e não pagarmos, não existe. Assim que acontecer o próximo repasse, o pagamento será efetuado. Eu não garanti pagamento desse abono no dia 30 de dezembro, nem garanti para o dia 10. Digo sempre, que, havendo recurso, faremos o pagamento. Reafirmo que, com o repasse do dia 20, efetuaremos o pagamento”.
Da Redação Foto Geraldo José
16 comentários
11 de Jan / 2018 às 18h42
A demissão da secretária sai antes do carnaval? O q foi a educação antes dela!!
11 de Jan / 2018 às 20h05
Geraldo a última tabela de pagamento do nosso conhecimento foi em 2016 com a data do abono férias a definir, justamente porque em 2015 foi onde começou o não pagamento como era de costume no dia 10/01. Discordo da fala hoje da secretária quando a mesma disse "Eu não garanti pagamento desse abono no dia 30 de dezembro". A mesma falou na semana pedagógica sim que no pagamento de dezembro o abono férias viria junto.
11 de Jan / 2018 às 20h16
GOVERNO CALOTEIRO, MAIS EU ACHO E POUCO FORAM VOTAR NESTE AVENTUREIRO,FORASTEIRO OLHA AI O CAOS TOTAL KKKK.
11 de Jan / 2018 às 20h57
nao estao pagando o pessoal da selecao ate a data d hoje nada de pagamento. isso e pagar em dia? estao fazendo esses trabalhadores a trab mais que sua carga horaria . isso vem acontecendo sim ? sou concursado e vejo essa falta de respeito com esse pessoal.
11 de Jan / 2018 às 21h08
A secretária tem q sair, faz uma péssima gestão e não tem sustentação política, só se preocupa com o seu visual, a educação que é bom nada.vai sair em breve um documento da câmara assinado por todos os vereadores pedindo a demissão da secretária
11 de Jan / 2018 às 22h32
Senhora secretária se as férias serão pagas com o repasse do dia 20 com que repasse será pago os nossos salários do mês de janeiro? Não entendo essa falta de planejamento pois os repasses vem do Fundeb e não tem redução, será que o município não está cumprindo com a sua parte no repasse complementar?
12 de Jan / 2018 às 05h05
Concordo com a Jane Paulo bom fim isac Carvalho. quem foi a educação ...tomem provudencia com essa secretária .eleição vem aí e o povo ha comenta que vai perder por causa dela.nunca mais fomos felizes so conta atrasada so lamentos so prepotência com o professor que ganha tão pouco e suado.onde estão os repasses onde anda o sindicato conivente.por favor publique issso.sou professor.
12 de Jan / 2018 às 06h24
A resposta tem que ser dada nas urnas.vamos fazer um limpa nestes que ai estão.deputados federais e estaduais caras novas.quero parabenizar este equipe de professores.em juazeiro de ve e ouve muito Boa Boa e pouca ação. Já passou da hora de se criar um grupo de representantes pra fiscalizar ações da prefeitura e Câmara de vereadores.chegar tudo.um Conselho formado por advogados,contadores enfim um pente fino pra fiscalizar o destino do dinheiro público.
12 de Jan / 2018 às 07h09
Kkkkkkk eu quero é mais, pode deixar Paulo Bomfim pq quanto mais tempo ela passa, vc vai perdendo. Só se preocupa mesmo e com visual, O apelido é Lucinete arrumadinha, dondoquinha boneca de espelho, lipo, cremes etc. Se toque Secretária desumana. Peça demissão e volte para Petrolina vc não vai ser Professor Plínio nunca. Você e Cleriston dois paus mandados. Bora Carlos Neiva tirar voto do vaqueiro na região Norte.
12 de Jan / 2018 às 07h13
Senhores Prefeitos (Paulo Bonfim e Isaac) não podemos iniciar o Ano Letivo com esse povo não. Secretária vamos vazar. E alguns mais da Secretaria eita povo ruim.Na eleição pau NELES!
12 de Jan / 2018 às 07h15
Senhores Prefeitos (Paulo Bonfim e Isaac) não podemos iniciar o Ano Letivo com esse povo não. Secretária vamos vazar. E alguns mais da Secretaria eita povo ruim.Na eleição pau NELES!
12 de Jan / 2018 às 10h44
Estou perplexo com a coragem de voces provam que voces nao sao puxa sacos gostam da verdade. um aviso prefeito: nao mexa com os professores sao classe unidas e estao dispostos a qualquer coisa atras de seus direitos parabens admiro vcs
12 de Jan / 2018 às 15h17
Boa tarde Geraldo José, A secretaria de educação afirmou sim, na jornada pedagógica o repasse das férias no pagamento do mês de dezembro.Isto foi confirmado até pela APLB.
12 de Jan / 2018 às 15h38
Boa tarde, Fico indignada com esta política de Juazeiro. Esta gestão só está preocupada em eleger o ex e atual prefeito (VERGONHA) a deputado federal e por isso tem empregado parentes e aderentes dos prefeitos da região . Por isso desconta de servidor e está atrasando o pagamento dos educadores. A secretária mente quando diz que não tinha dito que o pagamento das férias sairia no final de dezembro pois foi dito por ela na jornada pedagógica em 2017 na frente de mais de 1.500 educadores. Será que tudo isto foi esquecido????
12 de Jan / 2018 às 15h43
Boa tarde, Fico indignada com esta política de Juazeiro. Esta gestão só está preocupada em eleger o ex e atual prefeito (VERGONHA) a deputado federal e por isso tem empregado parentes e aderentes dos prefeitos da região . Por isso desconta de servidor e está atrasando o pagamento dos educadores. A secretária mente quando diz que não tinha dito que o pagamento das férias sairia no final de dezembro pois foi dito por ela na jornada pedagógica em 2017 na frente de mais de 1.500 educadores. Será que tudo isto foi esquecido???? Publique por favor.
13 de Jan / 2018 às 11h14
Parabéns aos PROFESSORES, que estão lutando por sua categoria, por mais respeito e cumprimento dos Precatórios e Abono Férias. Sugestão: Os meios de Comunicação, Blogs, rádios, TV, convidem a Secretaria Mun. de Educação como também a APLB para responder as reivindicações dos PROFESSORES. A categoria merece uma resposta, merece mais respeito e tem direito ao pagamento devido!!!!