Interessados/as em participar do I Encontro dos Cursos e iniciativas em agroecologia do Nordeste tem até às 16h do dia 11 de maio (quinta-feira) para realizar a sua inscrição no evento. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas no site* da Pós-graduação em Extensão Rural da Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf). Dentro do evento acontece também aI Oficina para Construção de Plataforma Colaborativa de Pesquisa/experimentação e Pós-Graduação em Agroecologia do Nordeste.
Com o tema “Construindo e fortalecendo plataformas e articulações em Redes”, o encontro acontecerá de 15 a 18 de maio, no auditório Multieventos da Univasf, em Juazeiro/BA e tem como público-alvo instituições de pesquisa, ensino e extensão, organizações e movimentos sociais, Núcleos de Agroecologia das Universidades e Institutos Federais, estudantes, professores,agricultores/as, pesquisadores/as, Redes de educação contextualizada, Escolas Técnicas, etc.
A proposta do evento é construir uma síntese a partir das experiências apresentadas e contribuir com a definição de caminhos para construção de conhecimentos e propostas acerca da viabilidade de um modelo de desenvolvimento realmente sustentável para o Nordeste e em especial para o Semiárido, tendo em vista o desafio de contrapor-se ao que é imposto pelo agronegócio. “O desafio é grande, primeiro porque nós temos os problemas justamente pela falta desta discussão”, diz o Coordenador do Núcleo de Agroecologia Sertão Agroecológico, Helder Freitas, ratificando a importância do evento para avançar no fortalecimento de uma proposta agroecológica para a região.
A pesquisadora da Embrapa, Aldete Fonseca, destaca que este evento é pioneiro no país e que será uma oportunidade para agrupar pessoas e instituições que estão estudando e colocando em prática a agroecologia. Para a pesquisadora, o momento também tem o objetivo de avaliar como os cursos e as pesquisas vem sendo implementados, haja vista que é de fundamental importância pesquisas apropriadas e com participação social. Ao final do evento serão construídas perspectivas para o ensino e pesquisa que contribua com a disseminação da agroecologia nesta região.
Na programação consta rodas de diálogo, socialização de experiências, instalações pedagógicas, exibição de vídeos, momentos para manifestações da cultura popular, trabalhos em grupo, cirandas. O I Encontro dos Cursos e iniciativas em agroecologia do Nordeste é realizado por um conjunto de instituições públicas ligadas ao governo da Bahia e ao Governo Federal juntamente com organizações civis preocupadas em fortalecer esta discussão no Nordeste brasileiro.
Link para inscrição AQUI
Comunicação - IRPAA
0 comentários