Os empresários chineses que estão na Bahia desde o dia 23, percorrendo áreas do interior baiano interessados em projetos para investimento, almoçaram com o governador Rui Costa no Palácio de Ondina, nesta segunda-feira (27), acompanhados do vice-governador João Leão e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaques Wagner.
Na ocasião, o governador destacou a importância da visita para a Bahia. "Estamos concretizando agora, em pleno Carnaval baiano, nosso plano de atrair grandes investimentos para projetos importantes do estado, que vão mudar completamente o perfil do nosso desenvolvimento econômico", afirmou Rui. "E ainda aproveitamos para divulgar o nosso Carnaval, a maior festa de rua do planeta, capaz de atrair mais turistas orientais".
O embaixador da China no Brasil, Li Jinzhang, representantes do Banco de Desenvolvimento da China no Brasil e das construtoras China Railway Engineering (Group Crec 10) e China Communications Construction Company (CCCC) participaram do encontro. O grupo de executivos chineses já percorreu milhares de quilômetros de carro para avaliar as potencialidades de investimento na Bahia. Eles visitaram a fábrica de leite Leitíssimo, em Jaborandi, passaram por Correntina, onde conheceram a fazenda Universo Verde, gerida por um grupo chinês, e seguiram às margens da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), no trecho entre São Félix e Bom Jesus da Lapa, empreendimento que despertou o interesse de grupos chineses.
De lá, passaram por Caetité, Guanambi, Jequié e, por fim, Ilhéus, onde será construído o Porto Sul, destinado a escoar produtos como minério e grãos do oeste baiano. O porto é um dos projetos que o governo baiano apresentou aos executivos chineses, em março do ano passado, quando Rui esteve na China.
A comitiva também conheceu o projeto da ponte Salvador-Itaparica, um empreendimento importante para o desenvolvimento do baixo-sul. O grupo seguiu até Valença, no sul baiano, e retornou a Salvador pelo sistema Ferry-boat, para conhecer o trajeto da Ponte Salvador-Itaparica. Ainda nesta segunda (27), os empresários vão conhecer o Carnaval de Salvador com o governador, que acompanhará os executivos no circuito Dodô (Barra-Ondina).
Secom Bahia Foto: Manu Dias/GOVBA
4 comentários
27 de Feb / 2017 às 21h10
Parabens Rui. Eu acredito e confio mais nos Chineses do que os EUA. O Mixel Teme e Cunha e o Gatinho Angora PMDB e O Santo( Alquimi) PSDB trairam e Golpearam Dilma e o povo para acabar com a aposentadoria e o bolsa familia???? So Lula 2018 para salvar o Brasil da merda que ta hoje???
27 de Feb / 2017 às 22h16
Michel Temer, Gatinho Angora PMDB e o Santo e o Careca PSDB nao acredita na força da China. Com Lula 2018 o pobre vivia melhor porque Lula e Jesus Cristo tinha e tem cumpromisso com os pobres. Acho dificil os Lava jato Moru, Gatinho Angora, O Mineirinho, O Caraguejo, o Santo( Alqumi) gosta de pobre.
27 de Feb / 2017 às 23h03
Rui cuidado com o traira Mixeu Temi PMDB e PSDB. Faltava ao inquilino do Planalto legitimidade. Depois se constatou que faltava estofo e carisma para conduzir o que, segundo seus acólitos, seria a transição para fora da crise econômica; agora não há como esconder que falta honestidade, falta estratégia, falta respaldo popular, falta competência. O governo enterino não tem para onde ir. Aliás, alguns de seus integrantes e ex-integrantes têm, sim: o presídio da Papuda.
28 de Feb / 2017 às 11h52
Será que comeram com os pauzinhos, que é uma cultura dos chineses? O João Leão é bom de papo, é capaz de ganhar para o Pedro Malazarte, aquele personagem da literatura infantil. Você duvida? Garanto que nunca ouviu o João Leão em um bate-papo, nos municípios do interior da Bahia. A estrada de Pilão Arcado a Barra, prometida por João Leão, até hoje o povo espera. Ditado popular: "mentira tem perna curta".