ESCOLA NOTA 10: A UNIÃO FAZ A FORÇA - CONSELHO ESCOLAR FAZ DIFERENÇA EM ESCOLA DE JUAZEIRO

A união de professores, estudantes, pais ou responsáveis por alunos e funcionários está fortalecendo a gestão de uma escola de Juazeiro (BA). Através da formação do Conselho Escolar, uma equipe voluntária de representantes é responsável pela fiscalização das contas e, também, por realizar intervenções pedagógicas quando há transtornos relacionados à aprendizagem.

Elis Regina Alves é gestora da Escola Municipal 25 de Julho, localizada no projeto Mandacaru II, zona rural do município. Ela conta que recebe o apoio do conselho desde o início da sua gestão, em 2009. “Temos 15 conselheiros entre titulares e suplentes. Geralmente fazemos reuniões para prestar contas a cada dois meses. É uma parceria que beneficia não só a administração, como também os pais de alunos, que ficam por dentro do que está acontecendo na escola e cientes sobre o comportamento dos filhos”, ressalta.

O Conselho Escolar é eleito em assembleia pelos envolvidos com a comunidade pedagógica. O número de integrantes varia de acordo com o porte da instituição. De modo geral, titulares e suplentes são eleitos para os cargos de presidente, vice-presidente e tesoureiro, além de compor o Conselho Fiscal, responsável por analisar as contas da escola; e o Conselho Deliberativo, que define quais investimentos da escola deve priorizar e as ações pedagógicas que devem ser realizadas.

Diana Coelho é tesoureira do Conselho da Escola Municipal 25 de Julho. Ela conta que é gratificante ver os resultados do trabalho. “Gosto especialmente da parte pedagógica, acompanhar o aprendizado e saber o rendimento dos alunos. Fico muito feliz quando vejo que o trabalho da equipe está dando certo e que os alunos estão conseguindo um bom desempenho”, exalta.