DEPUTADO ZÓ AVALIA PROJETOS QUE CONTEMPLAM AS MULHERES BAIANAS

O deputado estadual Zó (PCdoB) esteve na tarde desta segunda-feira (04), no programa Geraldo José (Transrio FM), quando fez avaliação de projeto apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), de nº 21.931/2016 e que aborda a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, sempre que solicitado pela parturiente e isso, independente da presença de acompanhantes, em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres tanto da rede pública quanto da rede privada.

A lei, que já foi aprovada em outros estados brasileiros, figura como uma alternativa para cuidar do bem-estar emocional da parturiente, já que o trabalho das doulas consiste, dentre outras coisas, em oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e até mesmo físico.

“Quando apresentei o projeto não imaginava que iria repercutir tanto em Salvador e demais regiões da Bahia, mesmo compreendendo que o trabalho da doula é proporcionar para as parturientes o direito de viver esse momento de forma mais humana, passando amor, conforto, informação e cuidado nesta hora tão aguardada e de muita ansiedade”, declarou o deputado.

“O objetivo do projeto é incentivar a presença das doulas levando em consideração estudos e publicações que mostram dados positivos.  Há pesquisas que revelam também que a presença da doula no pré-parto e parto traz benefício tanto para a mãe quanto para o bebê, reduzindo intervenções médicas e tempo de internação”, avaliou o deputado.

Zó ainda falou sobre o Projeto de Lei Nº 21.658/2015 que estabelece a proibição do uso de algemas durante o trabalho de parto da presa ou interna e no subsequente período de sua internação em estabelecimento de saúde. “Em todo parto a mulher se move bastante, utilizada bastante os braços e as eventuais situações de perigo à integridade física da própria presa ou interna, ou de terceiros deverão ser abordadas mediante meios de contenção não coercitivos, a critério da respectiva equipe médica. É o que preceitua o parágrafo primeiro do projeto de lei” esclareceu o parlamentar do PCdoB.

VICE DE PAULO BONFIM

O Deputado Zó ainda negou qualquer reunião no final de semana para discutir o vice da chapa majoritária encabeçada por Paulo Bonfim. “Eu, o prefeito Isaac e o vereador Damião Medrado passamos o domingo (03), em Curaçá e em nenhum momento o assunto foi discutido. Temos tempo, bons nomes e o vice vai ser discutido no momento certo” concluiu Zó.