O deputado estadual Zó (PCdoB) esteve na tarde desta segunda-feira (04), no programa Geraldo José (Transrio FM), quando fez avaliação de projeto apresentado na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), de nº 21.931/2016 e que aborda a presença de doulas durante todo o período de trabalho de parto, sempre que solicitado pela parturiente e isso, independente da presença de acompanhantes, em maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres tanto da rede pública quanto da rede privada.
A lei, que já foi aprovada em outros estados brasileiros, figura como uma alternativa para cuidar do bem-estar emocional da parturiente, já que o trabalho das doulas consiste, dentre outras coisas, em oferecer conforto, encorajamento, tranquilidade, suporte emocional e até mesmo físico.
“Quando apresentei o projeto não imaginava que iria repercutir tanto em Salvador e demais regiões da Bahia, mesmo compreendendo que o trabalho da doula é proporcionar para as parturientes o direito de viver esse momento de forma mais humana, passando amor, conforto, informação e cuidado nesta hora tão aguardada e de muita ansiedade”, declarou o deputado.
“O objetivo do projeto é incentivar a presença das doulas levando em consideração estudos e publicações que mostram dados positivos. Há pesquisas que revelam também que a presença da doula no pré-parto e parto traz benefício tanto para a mãe quanto para o bebê, reduzindo intervenções médicas e tempo de internação”, avaliou o deputado.
Zó ainda falou sobre o Projeto de Lei Nº 21.658/2015 que estabelece a proibição do uso de algemas durante o trabalho de parto da presa ou interna e no subsequente período de sua internação em estabelecimento de saúde. “Em todo parto a mulher se move bastante, utilizada bastante os braços e as eventuais situações de perigo à integridade física da própria presa ou interna, ou de terceiros deverão ser abordadas mediante meios de contenção não coercitivos, a critério da respectiva equipe médica. É o que preceitua o parágrafo primeiro do projeto de lei” esclareceu o parlamentar do PCdoB.
VICE DE PAULO BONFIM
O Deputado Zó ainda negou qualquer reunião no final de semana para discutir o vice da chapa majoritária encabeçada por Paulo Bonfim. “Eu, o prefeito Isaac e o vereador Damião Medrado passamos o domingo (03), em Curaçá e em nenhum momento o assunto foi discutido. Temos tempo, bons nomes e o vice vai ser discutido no momento certo” concluiu Zó.
2 comentários
05 de Jul / 2016 às 08h17
Sabedor que o próximo artigo do emblemático Otoniel Gondim, segundo um debate em uma escola, será analisando os possíveis candidatos a Vice-prefeito saliento que deve ser algo inusitado, Geraldo José.pois, não me recordo de ter lido algum artigo onde quer que seja falando da importância que tem um cargo de vice. Estou curioso e querendo muito apreciar esse tipo de artigo. De Otoniel Gondim se espera até inesperado. Geraldo José, põe logo o artigo.
05 de Jul / 2016 às 09h20
Parabéns deputado, seu trabalho estar sendo reconhecido por toda bahia e principal pelo vale do São Francisco.