O Ministério da Justiça divulgou nota nesta sexta-feira (26) na qual informou que a Polícia Federal determinou a abertura de um inquérito para investigar "eventuais ilícitos criminais" que tenham sido cometidos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.
A nota do ministério afirma que o inquérito vai tramitar em sigilo e terá como base reportagem publicada pelo jornal "Folha de S.Paulo" na qual a jornalista Miriam Dutra diz que FHC utilizou uma empresa para bancá-la no exterior, assim como o filho dela, cujo pai, segundo a jornalista, é o ex-presidente (veja reportagem do Jornal Nacional ao final deste texto). De acordo com Miriam Dutra, essa empresa era a Brasif Exportação e Importação, concessionária à época do governo FHC das lojas duty free nos aeroportos brasileiros.
Em nota, a assessoria de Fernando Henrique Cardoso informou que todas as operações financeiras internacionais do ex-presidente foram feitas com recursos próprios e por meio de contas bancárias declaradas, sem o uso de empresas para isso (leia a íntegra da nota ao final desta reportagem).
Na última sexta-feira (19), em outra nota, o ex-presidente afirmou que "nunca utilizou qualquer empresa, exceto bancos, para a remessa de recursos a pessoas no exterior. Todas as remessas internacionais que realizou obedeceram estritamente a lei, foram feitas a partir de contas bancárias declaradas e com recursos próprios resultantes de seu trabalho. Não tem fundamento, portanto, qualquer ilação de ilegalidade".
A jornalista vive no exterior desde 1991, e as transferências, segundo ela, foram feitas por meio da assinatura de um contrato fictício de trabalho. Segundo tal contrato, ela teria de fazer análise de mercado em lojas convencionais e de duty free. Miriam Dutra, entretanto, disse ao jornal que jamais pisou em uma loja para trabalhar. Mesmo assim, recebia a quantia de US$ 3 mil mensais.
G1
7 comentários
26 de Feb / 2016 às 22h11
AGORA VAI SE LASCAR JUNTO COM A DIREITA. SE BEM QUE SE FOSSE DO PT COM ESSA POLICIA FEDERÁ DO PARANÁ. SEI NÃO!!!!
27 de Feb / 2016 às 06h07
Coloque aqui o texto de zoro, Geraldo José. ,, que fala coxinhas e acarajé. Kkkkkkkkkkkkkkkk
27 de Feb / 2016 às 06h16
Que tal, agora,aproveitando o embalo,convocar Lula judicialmente para explicar a Rose? Afinal,ha muito o que se explicar sobre ela,porque Lula foge e não explica nada ? Alias,Lula é fujão mesmo,cagão de marca maior,FHC o convidou para um debate entre ambos,em rede nacional,o que ele fez ? FUGIU !...Agora foge da justiça como o caloteiro foge do credor,homem honesto,não tem medo e nem foge da justiça,tem sim e muito,uma coisa chamada:Respeito,o que Lula não tem,nem mesmo por si próprio,pois se tivesse,não mentiria tanto.
27 de Feb / 2016 às 06h51
Já imaginaram LULA E FHC na mesma cela debatendo p/ saber quem roubou mais. O PT E PSDB já deram suas parcelas de contribuição, entretanto, ; cometeram muitos erros. Não votem nesses 2 partidos.
27 de Feb / 2016 às 09h37
Investiguem tudo e todos sem distinção doa a quem doer. Seja o seu zé da esquina ao dr. da elite. Só assim pode se acreditar que o País toma o rumo certo. Só não vale a seletividade do Juiz Moro.
27 de Feb / 2016 às 11h50
A justiça é para todos. Deve sim ser investigado. Ninguém está acima da Lei.
27 de Feb / 2016 às 13h06
vixe. vote no seu pp, acorda morto vivo. ou entao na teia d rede da maina do itau de neca.