Com a informação do vereador Denis Almeida do PDT, que todos os meses vai ao Tribunal de Contas dos Municípios da Bahia em Juazeiro, cumprindo Dever Parlamentar, de fiscalizar a Prestação de Conta dos Poderes Executivo e Legislativo, a Expressiva Corte, o informou que melhorou a sua política de exposição das informações relativas a aplicação do dinheiro público.
Desde que o Brasil participou do Encontro das Nações Unidas no México em 2003 que analisou os danos causados pela corrupção no Planeta e aprovou medidas para inibir o desvio, a má aplicação do “dinheiro do povo”, as ações investigativas, têm tomado corpo numa dimensão crescente e significativa.
A partir do mês de março de 2016 o TCM passará a liberar no seu Site todas as informações sobre a movimentação financeira das prefeituras e respectivos gastos, dos governos municipais: arrecadações; pessoas físicas e jurídicas contratadas; compras emitidas; serviços realizados; operações financeiras atingidas; licitações feitas – essas e outras informações ficarão ao acesso de qualquer pessoa que poderá, inclusive, baixar, imprimir, lê e analisar com a realidade das normas e das práticas, e, denunciar as irregularidades naturalmente encontradas.
Isso vai contribuir, enormemente, para forçar a correta aplicação do dinheiro público por representar uma dificuldade concreta para as manobras institucionalizadas pelo modelo conservador de gerir o Erário Público: “funcionário fantasma; serviço falso; nota fria e adulterada; calote ao repasse da Câmara de Vereadores; licitação fraudulenta; empresa de fachada; nome de personagem laranja; contrato de mentira; e, qualquer outra operação ilegal” – virou um problema, ainda maior, para o gestor desonesto que insistir com as alucinadas práticas.
Numa dialética do tempo, o Sistema Político tradicional e básico vigente demonstra estágio de falência; os problemas sociais mostram uma relação com a corrupção, poderosos beneficiários do engodo com as verbas públicas evitam fazer essa discussão e quando faz procura distorcer o seu conteúdo; a sociedade vitimada por isso, melhora a sua reação contrária, e, tal decisão do TCM, merece Parabéns!
Laurenço Aguiar – Comitê 9840 de Combate a Corrupção Eleitora, pela ética e a Dignidade na Política da Cidade de Sento-Sé/BA.
12 comentários
22 de Feb / 2016 às 12h49
Pregando moral só de cueca.
22 de Feb / 2016 às 12h53
PENA QUE NÃO SAIU ANTES AI DAVAMOS PARA VER COM QUE JUVENILSON FICOU INELEGÍVEL.
22 de Feb / 2016 às 12h56
O sr. Lourenço só têm conversa, blá, blá blá, fala, fala e na hora apóia candidita laranja, olha a verdura. Você não é bom, manda seu partido lançar candidato novo. Agora só fala e nada.
22 de Feb / 2016 às 12h57
O que eu acho interessante é alguém que diz ter voz ativa no partido, aceitar de forma calada um Sistema Monárquico aqui em nossa cidade. Seja do lado do atual prefeito (colocando seu sobrinho como candidato) e do outro lado a oposição (colocando sua esposa como candidata). Fico triste em uma cidade com tantas pessoas inteligentes, capazes em todos os sentidos, se colocarem a mercê de duas PESSOAS (CABEÇAS) que acham que são donas da cidade. Não permitindo que outras pessoas possam se lançar a administrar nossa amada cidade. E quem aceita que a esposa sem experiência nenhuma se candidate a prefeita e ou um sobrinho que ninguém sabe o que faz seja o candidato, é conivente com esse SISTEMA tão criticado pelo companheiro Lourenço. O Senhor acha certo colocar candidatos laranjas dos dois lados?
22 de Feb / 2016 às 12h57
Meu questionamento não foi respondido pelo sr. Lourenço, como ele mesmo disse: "Qualquer pessoa tem o direito de filia-se a um partido e sair candidato, ou apoiar uma candidatura, e, para ganhar a eleição é preciso tem a maioria dos votos". Então vale tudo para se ganhar uma eleição? Usar candidatos laranjas para se manter no poder, isso digo dos dois lados. Se meu lado estiver errado eu vou concordar com seus erros? ENTÃO NÃO VENHA POUSAR DE BOM MOÇO. É FARINHA DO MESMO SACO DE EDNALDO, que você tanto critica. Sou a favor de novos nomes, no seu grupo mesmo têm, muitos nomes bons que têm um pouquinho de experiência administrativa. Tenha coragem seu boca aberta! Só faz barulho, mas a essência é igual a dos outros! NOVOS CANDIDATOS DE VERDADES, SENTO SÉ NÃO É FEIRA PARA TANTOS LARANJAS.
22 de Feb / 2016 às 13h02
Combate a Corrupção Eleitora, pela ética e a Dignidade na Política da Cidade de Sento-Sé/BA.KKKKKKKKKKKKKKKKK, fala sério Lourenço. Seria melhor com todo respeito o senhor comprar óleo de peroba!Onde está a ética e dignidade na política no apóia a LARANJA? Não pense que apóio o grupo do prefeito, lá tem laranja também. Parece que vivemos numa feira livre.
22 de Feb / 2016 às 15h58
Em qualquer eleição, municipal, estadual, federal, o meu posicionamento é em prol de candidatura que represente o grupo de esquerda, em especial, o PT. Como já visto, nem sempre todos são de esquerda, mas, a esquerda tem de está no meio. 1996, 1998, 2000, 2002, 2004, 2006, 2008, 2010, 2012, 2014 e 2016 – esse histórico mostra como o meu posicionamento político é por ideologia – ele não custa dinheiro. Não tenho nada contra a candidatura de quem quer que seja, por mais novidade que ela represente – até acho interessante do ponto de vista da democracia. Mas, esta matéria fala é uma atitude importantíssima do TCM que pressiona pela correta aplicação do dinheiro público – com certeza, quem gosta dos vícios do Sistema Político tradicional do município não gostou da boa novidade.
22 de Feb / 2016 às 16h04
Agora vejam só fica aí apoiando candidato laranja e me vem falar de Cidadania e ética ó seu Lá não sei o que pare de tanto bla bla bla e tenha pulso para mandar seu partido Indicar um candidato e deixe de dar apoio a laranja
22 de Feb / 2016 às 21h52
Até gente tola sabe que se o objetivo nosso fosse eleger o candidato do governo, era só “brigar” com Juvenilson, lançar uma candidatura própria, pegar os 20% dos votos garantidos pela logomarca do PT, juntar com o do candidato, e pronto!... Porém, não fazemos política para satisfazer a vocês, representamos um Projeto político Nacional/Estadual, e, a minha posição política é consciente e por ideologia!
23 de Feb / 2016 às 09h15
Falar em ideologia de esquerda! Parece controversa as suas declarações. Se eu sou de esquerda, não importando-me com dinheiro ou poder, eu posso lançar meu grupo de esquerda mesmo, não querendo pegar carona nas candidaturas dos outros ou apóiando candidato laranja, igual Ednaldo faz. Você tá igual a ele.
23 de Feb / 2016 às 16h30
O PT em quase todos os municípios já lançou candidatura a prefeito/a, para marcar posição. Hoje o partido não tem mais essa necessidade, ele já está posicionado e vive uma “guerra ideológica” com a direita capitaneada pelo PSDB. São raros os casos em que o partido ainda topa marcar posição como antigamente. Temos uns três filiados que acham que devemos lançar candidato a prefeito aqui, mas, a maioria não está convencida disso. A não ser que a conjuntura municipal modifique-se.
24 de Feb / 2016 às 08h57
... Pedem pra nós lançar candidato do PT, até afirmam que temos bons nomes, com se eles tivessem qualquer compromisso com boa candidatura. Querem é que a gente contribua para eleger candidato da prefeitura. Dr. Welton já foi candidato a prefeito por três vezes e o amantes do Sistema Político dos vícios sempre inventaram defeitos pra botar ele para fazer a maioria da população alienada não votar nele. Ainda bem que não vamos comer a corda da direita local...