Coleta de lixo está 100% normalizada em Juazeiro, afirma prefeitura. Sindicato diz que A greve está suspensa, mas a luta continua

O Serviço de Água e Saneamento Ambiental (SAAE) de Juazeiro informa que a coleta de resíduos sólidos está operando normalmente em todo o município está com 100% da frota de caminhões em atividade e o cronograma regular de atendimento restabelecido.

As equipes seguem mobilizadas para atender eventuais demandas pontuais e assegurar o cumprimento do cronograma em todos os bairros. 

O SAAE agradece a compreensão da população durante o período de instabilidade devido a uma paralisação nacional e reafirma seu compromisso com a eficiência dos serviços públicos, a limpeza urbana e a preservação da saúde coletiva.

CONFIRA NOTA NACIONAL SOBRE A GREVE DOS GARIS E MARGARIDAS
A Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT (Contracs-CUT) e a Comissão Nacional de Greve dos Garis e Margaridas informam à categoria, às entidades filiadas, à população brasileira e ao conjunto do movimento sindical que decidiram pela
suspensão do movimento grevista nacional dos trabalhadores e trabalhadoras da limpezaurbana.

A decisão foi tomada após amplo diálogo com as entidades de base, escuta dos sindicatos, avaliação dos cenários locais e consulta aos trabalhadores e trabalhadoras mobilizados em todo o país. Trata-se de uma suspensão responsável, construída coletivamente, sem qualquer
renúncia à pauta central da categoria: a aprovação e votação do PL 4.146/2020, que reconhece a essencialidade do trabalho dos garis e margaridas e representa um passo fundamental para garantir dignidade, valorização profissional, piso salarial nacional e melhores condições de
trabalho.

Em apenas dois dias de greve nacional, a categoria deu uma demonstração histórica de força,
unidade e capacidade de mobilização. A paralisação alcançou sete capitais — Brasília, Vitória,
São Luís, Maceió, Cuiabá, Salvador e Natal — além de dezenas de municípios em todas as
regiões do Brasil, mostrando que os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana não estão
isolados, não estão invisíveis e não aceitarão mais ser tratados como categoria secundária.
A mobilização foi uma vitória política expressiva. Os garis e margaridas conseguiram levar sua
pauta ao centro do debate público nacional, sensibilizar a sociedade, pressionar o Senado
Federal e mostrar que não há cidade funcionando sem limpeza urbana, coleta, varrição,
conservação e todos os serviços essenciais prestados diariamente por essa categoria.
A Contracs-CUT reafirmam que o movimento grevista não se encerra com esta suspensão. A
pauta principal ainda não foi atendida, pois o PL 4.146/2020 ainda precisa ser pautado e votado
no Senado Federal. Portanto, a categoria segue em estado de mobilização permanente,
organizada nacionalmente e pronta para retomar novas formas de luta, caso o Senado continue
ignorando essa reivindicação justa, legítima e urgente.
A suspensão da greve também leva em consideração a população brasileira, que sentiu os
impactos da paralisação justamente porque o trabalho dos garis e margaridas é essencial para
o funcionamento das cidades. Essa mesma população compreendeu, apoiou e reconheceu a
justiça da luta da categoria. Os trabalhadores e trabalhadoras da limpeza urbana sempre
estiveram ao lado do povo, cuidando das cidades, protegendo a saúde pública e garantindo
dignidade nos espaços urbanos. Por isso, a decisão de suspender o movimento neste momento
reafirma o compromisso histórico da categoria com a população, sem retirar a legitimidade da
greve nem a força das reivindicações apresentadas.
A Contracs-CUT e a Comissão Nacional de Greve também registram que, em alguns municípios,
sindicatos tiveram que enfrentar medidas judiciais, como interditos proibitórios, tentativas de
intimidação e restrições ao direito constitucional de greve. Esses episódios serão avaliados
juridicamente e politicamente pela Confederação, pela Comissão Nacional de Greve e pelas
entidades de base, para que os próximos passos do movimento sejam construídos com
segurança, unidade e proteção a cada trabalhador e trabalhadora.
Nenhum trabalhador ou trabalhadora pode ser prejudicado por lutar por direitos. Nenhum
sindicato pode ser criminalizado por defender sua categoria. E nenhuma cidade pode continuar
dependendo do esforço diário dos garis e margaridas sem reconhecer, de forma concreta, o
valor desses profissionais.
A Contracs-CUT e a Comissão Nacional de Greve parabenizam cada trabalhador e trabalhadora
que aderiu ao movimento, cada sindicato que organizou sua base, cada dirigente que esteve nas
ruas e cada cidadão e cidadã que compreendeu a importância desta luta. A greve nacional dos
garis e margaridas já entrou para a história como uma das maiores demonstrações de unidade
da classe trabalhadora.
Seguimos firmes. Seguimos mobilizados. Seguimos cobrando do Senado Federal a votação do
PL 4.146/2020.
A greve está suspensa, mas a luta continua.
CONTRACS - Confederação Nacional dos Trabalhadores no Comércio e Serviços da CUT
Comissão Nacional de Greve dos Garis e Margaridas

redação redegn foto PMJ