.jpg)
O cinema brasileiro voltou a ocupar lugar de destaque no cenário internacional. O filme O Agente Secreto foi indicado ao Oscar 2026 em quatro categorias: Melhor Filme, Melhor Filme Internacional, Melhor Ator e Melhor Seleção de Elenco. A cerimônia de premiação está marcada para o dia 15 de março, em Los Angeles, nos Estados Unidos.
Um dos principais destaques da indicação é Wagner Moura, que concorre ao prêmio de Melhor Ator. Pela primeira vez na história do Oscar, um ator brasileiro é indicado nessa categoria, consolidando um marco inédito para a cinematografia nacional.
Confira texto da professora Clarrisa Loureiro. A escritora aponta no filme Agente Secreto a construção da " Perna Cabeluda" como uma lenda urbana pelos jornais como elemento identitário
O agente secreto" torna-se relevante se o analisarmos segundo duas perspectivas diretamente ligadas: a memória de uma família e a memória do lugar onde ela se realiza. Na primeira visão, audios e recortes de jornais existentes numa universidade se configuram como " lugares de memoria" importantes para reconstruir o assassinato de um pai para um filho que já havia o esquecido, assim como a própria História. Na segunda perspectiva, as imagens dos espaços do Recife ( São Luís, Correios, praias, praça perto da Universidade de Direito no centro) se tornam registros de uma memória coletiva do Recife da década de setenta.
Aponto também a construção da " Perna Cabeluda" como uma lenda urbana pelos jornais como elemento identitário do Recife ainda hoje. Todos estes aspectos são relevantes para se compreender a densidade cinematográfica desse filme . Ele se torna ainda mais brilhante com o sotaque e encenação magistral de Tânia Maria que dá leveza, humor e verossimelhança a algumas cenas.
Clarissa Loureiro nasceu em Campina Grande Paraíba. A autora possui mestrado e doutorado em teoria da literatura pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Atualmente atua como professora de Literatura na UPE em Petrolina, dedicando-se aos estudos de memória, identidade, gênero e Semiótica associada à literatura comparada.



0 comentários