
O prefeito de Juazeiro, Bahia, Andrei Gonçalves (MDB) e Simão Durando (União Brasil), foram destaques na reunião para discutir soluções para enfrentar o Tarifaço dos Estados Unidas da América.
A REDEGN acompanhou as entrevistas exibidas em rede nacional de televisão, rádio e agência de notícias, incluindo internacionais, exemplo, TV Globo, Globo News, TV Record, Rádio Jovem Pan, Rádio Tupi. Andrei Gonçalves e Simão Durando usaram suas redes sociais avaliando "muito positivo" o encontro de gestores de várias regiões do país, integrantes da Frente Nacional de Prefeitos, com o vice-presidente da república Geraldo Alckmin.
A pauta do encontro foram as diretrizes que serão tomadas em relação ás medidas que serão adotadas para minimizar os efeitos do tarifaço de Donald Trump sobre o Brasil, especialmente no setor agrícola, que inclui fortes impactos na fruticultura do Vale do São Francisco.
Os prefeitos de Juazeiro e Petrolina apontaram a defesa da fruticultura e das famílias da região que trabalham direta e indiretamente no setor.
A medida norte-americana prevê a elevação de tarifas sobre frutas frescas importadas do Brasil. A decisão afeta duramente a produção e exportação de manga e uva do Vale do São Francisco, região responsável por mais de 90% das exportações nacionais dessas frutas, com Juazeiro liderando em volume e valor exportado. Com esse aumento, há risco de uma queda de até 70% no volume exportado, o que pode gerar fortes impactos econômicos e sociais, especialmente nos municípios cuja economia depende do agronegócio.
Segundo o prefeito Andrei Gonçalves, o governo federal já preparou um pacote de medidas, que deve ser anunciado nos próximos dias. “Tem notícia boa chegando, o governo está atento e acatou a demanda dos prefeitos e prefeitas do Brasil. É momento de pensar no emprego e na renda da população. Juazeiro tem pressa, o Vale do São Francisco tem pressa, e nós não podemos perder nenhuma oportunidade de negócio. É isso que o produtor de manga e de uva está buscando: apoio para continuar produzindo, gerando renda e levando o nome do Brasil para o mundo”, ressaltou.
redegn Foto redes sociais



2 comentários
07 de Aug / 2025 às 11h06
E o presidente não está nem aí.outros países foram atrás dos EUA,mas o presidente do Brasil quer criar fato político
07 de Aug / 2025 às 14h12
Este juazeirense é um verdadeiro bobinho! cara abre os olhos a mente! TRUMP não quer acordo enquanto o judiciário brasileiro não se curvar para ele? Brasil é grande não deve se curvar nem ser humilhado pelo presidente dos EUA! Tudo isso culpa de Eduardo bossonauro, e Jair Messias bossonauro que estão levando o Brasil a instabilidades