Gonzagueanos lamentam a morte de João Luiz, fundador do Bloco O Gonzagão

Morreu no ffinal da tarde deste sábado (25), João Luiz, um dos fundadores do Bloco O Gonzagão que  foi idealizado em 1996. João Luiz era empresário, membro da Maçonaria e morava em Juazeiro, Bahia. Nascido em São Paulo, mas radicado em Juazeiro costumava frisar que "era tão enraizado no Nordeste que o dia do seu nascimento era 24 de junho, Dia de São João".

O velório acontece no Saf Juazeiro e o sepultamento às 16hs. A causa da morte não foi revelada.

João Luiz dziia que o objetivo do Bloco O Gonzagão era valorizar e preservar a memória do sanfoneiro Luiz Gonzaga.  Pessoas, denominadas gonzagueanos se reuniam para prestar homenagens ao Rei do Baião. Sanfoneiros e pesquisadores formavam uma roda de sanfona para celebrar a vida e obra de Luiz Gonzaga, no espaço, localizado no bairro João XXIII em Juazeiro, onde funciona o ponto de encontro dos Gonzagueanos, existe uma exposição de quadros da vida e obra de Luiz Gonzaga e toda uma gastronomia nordestina. 

O Grupo O Gonzagão foi fundado pelos amigos João Luiz, sanfoneiro cantor e compositor Targino Gondim, Flávio Baião. O Grupo atualmente é uma associação filantrópica, sem fins lucrativos, com ações também voltadas para o social.

Os sanfoneiros e cantores Targino Gondim, Flávio Baião e Raimundinho do Acordeon lamentaram a morte de João Luiz.

"Perdemos um grande incentivador da cultura brasileira em especial Luiz Gonzaga", disse o pesquisador Diego Andrade.

 

redação redegn Foto Ney Vital