Maio Laranja: Prefeitura de Juazeiro realiza roda de conversa e chama a atenção para importância do combate ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou nesta terça-feira (14), na Escola Municipal de Educação Infantil (Emei) Irmã Redenta, uma roda de diálogo com os pais e responsáveis por estudantes da unidade de ensino, abordando a temática 'Ensinando para proteger'.

A programação faz parte das atividades desenvolvidas durante o 'Maio Laranja', mês que marca a campanha de enfrentamento ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

A ação foi coordenada pela equipe do Espaço Humanizar, junto ao Núcleo de Apoio Psicossocial e Inclusivo (Napsi). "A iniciativa cumpriu o compromisso de dar visibilidade e levar para o espaço escolar, reflexões e ensinamentos sobre a campanha 'Maio Laranja', por meio de ações coletivas, com as famílias, alunos e profissionais da educação", contou a assistente social da instituição articuladora do evento, Sandra Mara Damásio.
 
Os pais da pequena Kyra Zarrara, de 3 anos, Cauã Bruno e Jéssica da Silva, avaliaram a iniciativa como muito positiva. "Eu achei muito importante essa iniciativa, pois é um meio de conscientizar a nós que somos pais, sobre esse assunto que tanto entristece e atinge tantas famílias. Esse conhecimento nos dá a capacidade de combater o problema e compartilhar as informações sobre o assunto com outras pessoas", disse Cauã.

"Essa iniciativa é desenvolvida pelo governo federal, através da campanha 'Faça Bonito'. Assim, nós desenvolvemos ações pedagógicas na escola sobre a exploração e o abuso sexual de crianças e adolescentes. De forma lúdica, as crianças aprendem sobre a temática, a proteção e garantia dos direitos das crianças", explicou a coordenadora pedagógica da Emei Irmã Redenta, Fátima Xavier.

Campanha 'Faça Bonito'
A Campanha 'Faça Bonito' é uma mobilização alusiva ao 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Esse dia foi escolhido, porque em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), um crime bárbaro vitimou uma criança de 8 anos e chocou todo o país. O crime ficou conhecido como o "Caso Araceli".

Nesta quinta-feira (16), os alunos da EMEI Irmã Redenta seguem realizando programação com apresentações lúdicas e recreativas alusivas à temática dialogada. Nos dias 15 e 21 de maio, a EMEI Profª Adelaide Moreira Bispo estará recebendo as atividades da ação na unidade escolar. 

Camila Santana – Ascom/Seduc/PMJ/Fotos: Luan Medrado – Ascom/PMJ