O IIº Encontro de Jovens Gestores e Gestoras da Bahia começou nesta segunda-feira (29), reunindo 40 superintendentes, secretários, diretores e coordenadores de órgãos de municípios da Bahia que trabalham com políticas para a juventude, na Governadoria, em Salvador.
Serão dois dias de atividades formativas, que terminam nesta terça-feira (30), com debates com secretários de Estado e com a Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), do Governo Federal.
O coordenador-geral de Políticas de Juventude do Estado Nivaldo Millet explicou que o segundo encontro tem o intuito de qualificar as políticas municipais para a juventude, mas, também, será um momento de participação dos gestores na atualização do Plano Estadual da Juventude e do Estatuto da Juventude. Isso se dará a partir das necessidades apresentadas por cada território de identidade da Bahia.
"Nós estamos garantindo, aqui, a formação na área da política pública para a juventude e debatendo a atualização do Plano Estadual da Juventude, do Sistema Nacional de Juventude e do Estatuto da Juventude. Nós precisamos garantir que os prefeitos e as prefeitas possam ampliar a capacidade técnica desses órgãos gestores. É preciso que, na ponta, os municípios tenham capilaridade e condição de fazer o seu papel", destacou Millet.
Para a reformulação da Política Estadual e do Estatuto da Juventude, o diretor de Políticas Transversais da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ), Florentino Júnior, vai apresentar alguns dos principais debates e demandas apresentadas durante a 4ª Conferência Nacional de Juventude, que ocorreu, em dezembro, em Brasília. "Emprego e renda, e saúde mental foram as pautas mais apontadas. A partir das propostas que, inclusive, foram aprovadas nessa 4ª Conferência, nós estamos elaborando nosso Plano Nacional de Juventude e construindo políticas públicas específicas em todo território nacional", pontuou Florentino Júnior, que representa o Governo Federal no Encontro.
Para Pauline Souza, superintendente de Juventude da cidade de Cairu, no Baixo Sul da Bahia, o encontro é a certeza de que as políticas públicas podem chegar à ponta, no interior do estado. "Para a gente, enquanto gestor de juventude do interior, esse encontro é um compromisso com as políticas públicas para que elas, de fato, tenham mais alcance, cheguem a mais municípios", avaliou a gestora.
O superintendente de Infância e Juventude de Porto Seguro, Guilherme Antônio Braga, dividiu que espera aprender muito sobre política pública para a juventude: "para nós, que viemos de municípios pequenos, com poucos habitantes, é importante termos esse espaço aqui para destrinchar as políticas públicas. Lá, no nosso município, vamos realizar um evento muito importante chamado Feira da Juventude, para dar vez e voz para a nossa juventude, por exemplo".
A mesa de abertura contou com a participação dos parlamentares mais jovens da Bahia, como Talyta Trindade, vereadora e presidente da Câmara de Várzea da Roça; e o deputado estadual Matheus Ferreira. Também participaram a secretária Ângela Guimarães, de Promoção da Igualdade Racial (Sepromi); o titular da pasta de Relações Institucionais do Estado (Serin), Jonival Lucas, e Denilson Santana, presidente do Conselho de Juventude (Cejuve), Nivaldo Millet.
Na mesa de abertura, os convidados contextualizaram os gestores municipais sobre as políticas de transferência de renda para a juventude, como o 'Pé de Meia', do Governo Federal; sobre o programa Primeiro Emprego, do Governo da Bahia; políticas que tornaram possíveis a universalização do Ensino Médio; a implementação das cotas raciais nas universidades públicas e outras políticas sociais que têm beneficiado jovens periféricos da Bahia nos últimos anos.
Nos dois dias do evento, realizado pela Coordenação Geral de Políticas Públicas de Juventude (Cojuve), também serão discutidas a atualização do Programa Identidade Jovem (ID Jovem) – carteira que dá benefícios como meia-entrada em eventos artístico-culturais e esportivos, e garante vagas gratuitas ou com desconto no sistema de transporte coletivo interestadual desde 2015. Será apresentado, ainda, o Plano Nacional da Juventude Negra Viva.
Milena Fahel/GOVBA/Foto: Feijão AlmeidaGOVBA
0 comentários