Com o objetivo de oportunizar um espaço de diálogo e discussão, a fim de desenvolver uma educação de excelência em Sento-Sé, foi realizada nesta quinta e sexta-feira (dias 26 e 27) a Conferência Municipal de Educação Extraordinária 2023 de Sento-Sé (CONAE).
O evento realizado pela Prefeitura de Sento-Sé, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), junto com o Fórum Permanente Municipal de Educação (FPME), aconteceu no Plenário da Câmara de Vereadores e no Colégio Municipal Custódio Sento-Sé, contou com a participação expressiva de representantes de segmentos educacionais, da equipe da SME, entre outros.
Com base no tema: "Plano Nacional de Educação (2024-2034): Política de Estado para a garantia da educação como direito humano, com justiça social e desenvolvimento socioambiental sustentável", a programação do evento contou ainda com a realização de uma Audiência Pública para a apresentação do Plano Municipal de Educação (PME).
O secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, participou ativamente dos dois dias de conferência, agradeceu a presença de todos, ressaltou a importância do evento e explicou o formato extraordinário do evento. "As conferências acontecem a cada quatro anos e a deste ano está ocorrendo dois anos após a última, que foi em 2021, devido a necessidade dos estados, municípios e governo federal precisarem planejar um novo Plano Nacional de Educação, uma vez que em 2025 o plano atual cumpre seu prazo final", explicou Jeorge Ribeiro, destacando que "a nossa conferência municipal com certeza conseguiu alcançar os objetivos que foram traçados, que é levar as representações a discutirem os eixos temáticos e elegermos as proposições que seguem para a conferência estadual", pontuou
O evento antecede a Conferência Estadual de Educação Extraordinária da Bahia 2023 (COEED-2023) e da Conferência Nacional de Educação Extraordinária 2024 (CONAE-2024). O tema central da CONAE: "Plano Nacional de Educação: Política de Estado para garantia da Educação como Direito Humano, com Justiça Social e Desenvolvimento Socioambiental Sustentável" foi abordado na Palestra Magna ministrada pelo Pedagogo, Matemático e Historiador, especialista em Educação: Pobreza e Desigualdade Social, Josimar Amorim de Assis.
"Nossa palestra abordou principalmente a questão dos Planos Nacional, Estadual e Municipal de Educação, abordando a possibilidade da participação dos sujeitos, das entidades, das representatividades, as possibilidades de financiamento, como funciona a política de estado dentro do Plano Municipal para fazer com que todas as metas e estratégias sendo desenvolvidas garantindo o acesso à educação que é direito de todo cidadão", ressaltou o palestrante.
Para o gestor do Colégio Custódio, Reinivaldo Oliveira, a Conferência Municipal de Educação é uma política fundamental para o planejamento educacional. "Temos a oportunidade de contribuir com discussões que irão fazer parte de um plano decenal (PME). Parabenizo a SME e a Gestão Municipal pelo apoio e abertura para avaliação e construção dessa importante política pública educacional", avaliou.
Ana Valéria Rodrigues Lima Barbosa, coordenadora pedagógica no Centro Educacional Deputado Theodulo Albuquerque, destaca que já participou de todas as edições da conferência de Sento-Sé. "Este é um momento positivo e relevante para avaliar o que foi feito nestes dez anos do Plano Nacional de Educação, e construirmos novas propostas para os anos subsequentes. Acredito, como educadora, que uma conferência de educação é o meu lugar de fala. Então, a minha participação é importante", pontuou Ana Valéria.
Programação – Além da realização de palestra magna, o segundo dia da conferência contou também com a realização das plenárias de Eixos, e de discussão, emendas e contribuições ao Documento-Referência da CONAE Extraordinária 2023. Também houve plenárias para a escolha dos delegados que participarão da Conferência Estadual.
"Podemos afirmar que concluímos esta edição da Conferência Municipal de Educação de Sento-Sé com diretrizes e estratégias estabelecidas para dar direção às políticas de educação no próximo decênio (2024-2034), e tudo isso com a colaboração de todos", finalizou.
Ascom PMSSE
0 comentários