Capacitar todos os profissionais que atuam na Rede Municipal de Ensino para o melhor desempenho de suas funções, possibilitando um maior aprendizado por parte dos alunos é uma das missões da Prefeitura de Sento-Sé, através da Secretaria Municipal de Educação (SME).
Neste sentido, a SME em parceria com a empresa Engie, promoveu, na quarta-feira (27), uma formação temática com coordenadores pedagógicos e professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Cerca de 40 educadores, de oito escolas municipais, estiveram reunidos no plenário da Câmara de Vereadores para participar da capacitação que aconteceu de forma remota, foi conduzida pela pedagoga Marília Freitas Rossi, e mediada pela coordenadora pedagógica da EJA, Maria Alice de Souza, tendo como objetivo analisar os entraves que causam os índices de evasão escolar, refletindo sobre as causas e consequências, buscando diagnosticar e intervir sobre quais os motivos primordiais que causam essas situações.
O secretário municipal de Educação, Jeorge Ribeiro, incentivador das ações de fortalecimento da educação, destaca a importância das qualificações. "É necessário ofertarmos as formações para aprimorar as habilidades dos profissionais em seus campos de atuação, e a gestão Ana Passos tem esse compromisso: de investir na capacitação dos seus servidores para que os serviços ofertados sejam sempre de qualidade e no nosso caso para que a educação da rede municipal seja de excelência", frisou.
Sâmia Melo Serqueira Santiago é professora na Escola Núcleo São Francisco, que fica localizada em Quixaba, interior de Sento-Sé, para ela a formação foi bem proveitosa, esclarecedora e humanizada. "Muitos pontos que foram abordados poderão me ajudar e aos demais professores na prática escolar do EJA, uma vez que boa foram apresentadas estratégias, ações, pessoas e entidades que podem nos ajudar", disse a professora.
Para o professor do Colégio Municipal Custódio Sento Sé, Jeová Rodrigues da Silva, as capacitações são sempre positivas, "pois ao reunir toda a categoria, conhecemos a realidade, tanto na sede como no interior do município, e isso facilita trilharmos o mesmo caminho, o que também nos ajuda a melhorar a nossa prática pedagógica", afirmou.
De acordo com a coordenadora da EJA no município, Maria Alice de Souza, essa é a primeira formação com professores e coordenadores pedagógicos que trabalham com a modalidade de EJA, I e II Tempo Formativo que acontece este ano. "A formação também oportunizou a socialização dos relatos de vivências de sala de aula dos professores, possibilitou a troca de experiências para alcançarmos uma educação de qualidade, e principalmente analisar qual a defasagem entre o que a escola ensina e o que ela deveria ensinar, ou seja, buscar a garantia de que esse aluno aprenda na escola possa de fato ser utilizado em sua vida prática. E ainda buscar dentre os conteúdos, aqueles que realmente fazem sentido para o aluno de EJA", pontuou a coordenadora.
Gardennia Garibalde – Ascom PMSSE/Fotos: Alex Antunes
0 comentários