A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), iniciou nesta segunda-feira (22), e vai realizar ao longo da semana, mais um ciclo de formação continuada.
Desta vez, em atendimento aos professores da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Cerca de 100 educadores estão participando dos encontros formativos que visam orientá-los para uso do novo material pedagógico utilizado nas turmas de EJA.
"Esse é um momento pioneiro para os educadores da EJA, que a partir de agora vão passar a utilizar um material pedagógico especializado para esse público ao longo de todo o ano letivo, em consonância com o Documento Curricular Referencial de Juazeiro (DCRJ)", disse a Diretora de Formação, Ana Paula Granja.
A formação, que segue até sexta-feira (26), é mediada pela equipe da editora Veloz, empresa vencedora da licitação e responsável pelo material pedagógico e suporte aos professores. "Nosso objetivo é abordar um pouco sobre o material didático, trazer um pouco das metodologias ativas que nós temos, no intuito de oferecer mais conhecimento metodológico na sala de aula, a fim de captar os alunos, chamar atenção e tentar levar o conteúdo de uma forma mais acessível aos estudantes", explicou o pedagogo e professor de língua portuguesa, Sueder Souza, que mediou a formação ao lado da sua colega Débora Machado, formadora da área de História e Geografia.
Para a professora da Escola Municipal Joca de Souza Oliveira, Silvana Soares, as formações representam um grande avanço para a área de Educação de Jovens e Adultos. "As formações e os livros da EJA são uma grande novidade, porque eram coisas que não tínhamos. Nós trabalhávamos apenas com pesquisa. Então, a partir de agora estamos sendo orientados a desenvolver um trabalho mais qualificado com os nossos alunos", avaliou Silvana.
EJA Itinerante
A ação faz parte das atividades do 'EJA Itinerante', projeto que visa integrar a equipe de formadores da EJA ao dia a dia nas instituições de ensino da Rede Municipal de Educação, que ofertam essa modalidade de ensino. "O projeto inclui atividades de formação continuada de professores e coordenadores, acompanhamento e orientação de toda a equipe escolar, suporte aos estudantes da modalidade de Educação a Distância e a facilitação de momentos de diálogo com a comunidade", contou o coordenador da Educação de Jovens e Adultos, Antônio Carlos.
Eneida Trindade – Ascom/Seduc/PMJ Fotos: Edinázio Dias
0 comentários