A Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Educação e Juventude (Seduc), realizou, nesta sexta-feira (12), uma formação com foco na Educação Infantil. O encontro contou com a participação de aproximadamente 50 gestores de Escolas Municipais de Educação Infantil (Emei) e teve como objetivo discutir a qualidade no ensino ofertado para a primeira infância.
Responsável pela formação, Neuraci Costa, falou sobre o objetivo da formação. "Consideramos a primeira infância uma janela de oportunidades de aprendizado e desenvolvimento para nossas crianças. Nosso objetivo é oferecer aos gestores ferramentas para que esse desenvolvimento aconteça de forma integral, especialmente para as crianças mais vulneráveis. Além disso, orientamos os gestores para avaliar a qualidade da educação infantil no município, através do Indique, avaliação que possibilita uma visão de como essa modalidade de ensino está sendo ofertada no Brasil", explicou.
Durante o encontro, os participantes também puderam conferir uma dinâmica apresentada pela equipe da TV Escola e assistir à palestra "A Qualidade na Oferta da Educação Infantil", ministrada pela pedagoga e psicóloga, Euristela Barreto Sodré. "Trabalhando na perspectiva da qualidade da educação infantil, abordamos um pouco o processo de desenvolvimento na criança e como a escola de educação infantil pode contribuir com esse desenvolvimento", contou Euristela.
Gestora da Emei Maria Suely Medrado Araújo, Tânia Rosa, destacou a importância da formação para o trabalho na escola. "A formação alavanca ainda mais o nosso desempenho. Dinâmicas, como a que foi mostrada, nos oferece uma forma de trabalhar os conteúdos com os estudantes de maneira lúdica e preenche o nosso currículo, para que possamos ofertar uma melhor qualidade de ensino aos alunos da rede", afirmou a gestora.
No evento, os gestores ainda acompanharam uma apresentação sobre a Semana do Bebê 2023 e sobre o Programa Despertar, iniciativa que visa desenvolver temáticas socioambientais nas escolas do campo, garantindo uma boa convivência do estudante com o lugar onde ele vive.
Eneida Trindade – Ascom/Seduc/PMJ | Fotos: Edinázio Dias
0 comentários