Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, existem cerca de 65 mil pessoas com lúpus, mas esse número pode ser muito maior já que se trata de uma doença ainda subnotificada. Para aumentar o acesso a informações e desmistificar a doença, a Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Saúde (Sesau), está promovendo de 08 a 12 de maio, a Semana Municipal de Atenção à Pessoa com Lúpus.
"Mais prevalente em mulheres, o Lúpus Eritematoso é uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico está reagindo contra o organismo da própria pessoa, e consequentemente, vai gerar danos em diferentes órgãos como: a pele, rins, pulmões, coração, cérebro e também nas articulações", disse a médica dermatologista da Sesau, Isadora Parente.
Sintomas
A dermatologista explicou que os sintomas variam de acordo com o órgão afetado. "Podem surgir dores nas articulações, perda de apetite e peso involuntários, dificuldades para respirar e até trombose. A pele é afetada em quase 80% dos pacientes. A pessoa com Lúpus, frequentemente, terá uma sensibilidade maior nas áreas expostas ao sol, como a face, o colo, os braços; podem aparecer manchas avermelhadas que descamam e deixam cicatrizes na região e também pode causar queda de cabelo. O diagnóstico é feito a partir de uma avaliação médica e exames laboratoriais", comentou Isadora Parente.
Lúpus não tem cura, mas tem controle
O Lúpus é uma doença crônica e não tem cura, mas existem medidas que podem amenizar os efeitos da doença e garantir mais qualidade de vida aos pacientes. "Importante o tratamento e a avaliação contínua para monitorar as atividades da doença. Uma das medidas é a proteção solar rigorosa, também existem tratamentos com cremes e injeções locais nas inflamações cutâneas. Os medicamentos anti-inflamatórios e imunossupressores são usados para tratar outros tipos de acometimentos da doença, a exemplo do pulmonar e renal", completou a médica.
Atendimentos a pacientes com Lúpus na rede
Os pacientes diagnosticados com Lúpus são acompanhados por profissionais de saúde nas Unidades Básicas de Saúde (UBS`s) e na Policlínica Municipal.
Os pacientes que necessitam de acompanhamento reumatológico são encaminhados para consultas ambulatoriais com profissionais da Policlínica Regional e do Hospital São Lucas. Os agendamentos são realizados através da Central de Marcação, localizada na Sesau, no prédio do Shopping Águas Center, na Avenida Adolfo Viana, de segunda a sexta-feira.
Capacitação de profissionais
O Lúpus será um dos temas do Curso de Educação em Saúde com foco em doenças reumáticas voltado para profissionais de saúde do município realizado entre os dias 11 e 12 de maio.
A capacitação é promovida pela Secretaria de Saúde de Juazeiro, através do Núcleo de Educação Permanente, em parceria com a Associação de Amigos e Pessoas com Lúpus do Vale do São Francisco e abordará sobre a assistência a pacientes com doenças crônicas reumáticas, desde o manejo de dores até aspectos nutricionais e emocionais no processo do adoecimento.
Marcela Cavalcanti - Ascom Sesau
0 comentários