Através de uma ação interprofissional e interdisciplinar, 49 estudantes dos cursos de Nutrição e Fisioterapia da faculdade UniFTC, em Juazeiro, uniram seus conhecimentos e levaram atendimentos gratuitos na manhã do último domingo (30), para os atletas que participaram da 37º Meia Maratona Tiradentes, promovida pela Prefeitura de Juazeiro.
Os participantes receberam orientações nutricionais e avaliação do percentual de desidratação, antes e após a corrida, assim como técnicas de alongamentos e terapia manual para prevenir lesões e aliviar as dores musculares na finalização da prova. A ação de extensão faz parte da disciplina Nutrição Esportiva e Fisioterapia Esportiva.
"É um privilégio vivenciar ações deste porte", afirmou a estudante do curso de Fisioterapia e monitora da matéria de Fisioterapia Esportiva, Geise Leite Ribeiro "Acolhemos de forma especial os atletas e monitoramos os sinais vitais para ter certeza que estava tudo certo. Isso mostra como nosso trabalho pode mudar a vida de uma pessoa. É uma felicidade sem tamanho ajudar o próximo e colocar nosso aprendizado em prática", completou.
A acadêmica de Nutrição, Thainara Caline Castro, falou da importância da atividade para o desempenho dos atletas. "Os esportistas precisam ingerir os alimentos corretos para ter a quantidade de nutrientes exigida, movimentar-se com qualidade e conquistar o objetivo. O corpo precisa de cuidados antes das atividades físicas, assim como de recuperação mais fácil após o treino. Foi uma manhã muito produtiva. Uma profissional do futuro precisa agregar suas habilidades e conhecimentos de forma constante e acompanhar as tendências", frisou.
A adesão a práticas de esportes é relevante para a UniFTC, destaca o diretor da UniFTC em Juazeiro, Andrei Mello. "Foi uma oportunidade dos alunos desenvolverem seus atributos de forma coletiva. Eles interagem entre si e fortalecem o trabalho em equipe, além de cuidar de quem precisa. A instituição vai continuar o movimento para o futuro, otimizando os serviços e sendo parceira de projetos que melhoram a atenção a saúde", concluiu.
Ascom UniFTC
0 comentários