Olá Tudo bem? Diante a curiosidade e preocupação de uma cidadã que quer ver o Rio São Francisco vivo, afinal nossa vida depende dele.
Aqui no ponto das barcas é comum ver o pessoal fazendo as reformas nos barcos, utilizando todo tipo de instrumento e matéria prima. Após serviço todo mundo pode constatar o que é deixado para traz de lixo, sem qualquer preocupação em cuidar da fonte de sua sobrevivência e do seu sustento.
Aí fiquei me perguntando se não existe alguma regulamentação, ou instituição que fiscalize esse tipo de trabalho às margens do Rio pelos seus navegantes. Deve existir, correto. Porém não fiscalizam. O que pra mim cidadã é preocupante. Aliás para qualquer pessoa que entenda a importância da preservação da natureza e do Rio.
Ao pegar a barquinha pra atravessar o Rio nos deparamos com essas reformas e consertos nas embarcações é isso é constante, mas nunca vemos fiscalização.
No momento que consegui fazer a foto, os funcionários que trabalhavam pararam para realizar outra atividade, mas o bote estava servindo de apoio para o trabalhador descarcar a tinta do barco e fazer o polimento do aço. Não há risco para contaminação da água um serviço desse? Não deveria ter algo para aparar esses resíduos que caem ou um lugar para realizar os reparos?
Tudo isso é muito preocupante. Se não bastasse a sujeira e o fedor que nos deparamos diariamente no ponto das barquinhas e com uma Orla completamente destruída e sem qualquer ação de recuperação da gestão após a baixa das águas, presenciamos ações como essa que pra mim demonstram total falta de desrespeito e preocupação de quem do Rio depende para tudo.
OBS: A leitora prefere não ser identificada.
A REDEGN solicitou aos orgãos competentes da Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Meio Ambiente uma nota sobre o teor da denúncia e falta de fiscalização.
Nota completa:
A Prefeitura de Juazeiro, por meio da Secretaria de Meio Ambiente e Ordenamento Urbano (Semaurb), esclarece que a equipe de fiscalização ambiental constantemente realiza operações na área, e quando é verificado qualquer tipo de reforma, imediatamente notifica os responsáveis.
Assim, diante de nova denúncia, o diretor de fiscalização reforça que deslocará uma equipe até o local para verificar a denúncia.
Espaço Leitor
1 comentário
08 de Mar / 2023 às 22h25
Sacan@g3m isso aí! Tudo que essa cidade que fica em um "buraco", inclusive por isso é tão quente, tem advém do rio. Se esse rio morresse não teria Ceasa, não teria fruticultura irrigada e esse lugar seria um grande deserto e falido. Portanto deve fiscalizar todo tipo de poluição referente ao rio.