Uma parceria entre a Prefeitura de Juazeiro por meio da Escola de Gestão Pública (Egesp), a MVB Cursos e a Unibras, capacitou mais de 400 juazeirenses, entre servidores municipais e população em geral, através do curso de operador de máquinas pesadas.
A capacitação iniciada na última quarta-feira (14) encerrou neste domingo (18) com a realização das aulas práticas, momento em que os alunos puderam exercitar todo o conhecimento teórico adquirido no decorrer do curso.
O Curso
O curso que visa formar novos profissionais para o mercado de trabalho foi encerrado com êxito e deixa aptos novos operadores de máquinas pesadas para Juazeiro e região. Os concluintes do curso escolheram entre as máquinas disponibilizadas - retroescavadeira, pá carregadeira, patrol e trator agrícola - em quais queriam se capacitar. As aulas teóricas aconteceram na sede da Unibras Juazeiro e as aulas teóricas no espaço ao lado da própria faculdade, e contou com 10 máquinas pesadas e 10 instrutores que durante todo o domingo capacitaram os cursistas.
"Foi um curso muito procurado e que teve grande sucesso. Graças a essa parceria firmada pela gestão Suzana Ramos tivemos mais de 500 inscritos e hoje temos exatamente 418 pessoas que estão aptas a receber o certificado de conclusão do curso de máquinas pesadas em Juazeiro, e adentrarem ao mercado de trabalho. Qualquer vaga que estiver disponível, essas pessoas estarão prontas, preparadas para exercerem a profissão de operador de máquinas pesadas", declarou a coordenadora pedagógica da Egesp, Djeane Mendes.
Oportunidade
Os alunos declararam que viram na capacitação uma oportunidade de ampliar a sua área de atuação, reciclar o conhecimento e ter novas oportunidades no mercado de trabalho. Roberto Pereira de Souza é instrutor de autoescola e conta que participou para ampliar seus conhecimentos e também buscar mais oportunidades de trabalho. "Já trabalho como instrutor e acredito que a capacitação vai abrir novas e melhores oportunidades de emprego. A prefeita e toda a sua gestão estão de parabéns por nos dar essa oportunidade", declarou.
Gidonildo da Silva Souza já trabalha como operador de máquinas pesadas e disse que o curso vai lhe dar a tão sonhada certificação. "A certificação é sempre exigida em qualquer emprego, trabalho na área, tenho a experiência, mas não tinha a certificação. Agora eu sei o quanto é importante, pois aprendi muita coisa que não sabia", disse Gidonildo.
Para a prefeita Suzana Ramos, capacitar os servidores municipais e a população é um investimento que gera desenvolvimento. "A educação abre portas para qualquer pessoa, ao capacitarmos nosso povo para o mercado de trabalho estamos incentivando o desenvolvimento, qualificando mão de obra em todos os segmentos possíveis. Isso gera empregos, renda e qualidade de vida para as pessoas que são capacitadas. É uma felicidade para mim enquanto gestora realizar esse tipo de ação e ver a felicidade que traz ao nosso povo", afirmou a prefeita.
Ascom PMJ
2 comentários
19 de Dec / 2022 às 21h00
Não consigo entender como a Prefeitura de Juazeiro conseguiu o "Milagre" de formar tantos operadores em tão curto espaço de tempo. sou instrutor de Maquinas Pesadas e Equipamentos Móveis Industriais - EMI, há 30 anos, e sempre preservei a qualidade da capacitação muito importante pois e exigência das Empresa quando fazem teste para contrastação, durante nossos treinamentos dedicamos 30h de Práticas num curso de 60h e no máximo 15 participantes por turma, fico triste com um órgão publico participar de um treinamento, que provavelmente não Consultou um profissional com Proficiência na área,
19 de Dec / 2022 às 21h09
Aconselho para quando for realizar esse tipo de capacitação deverá solicitar dos instrutores. - Proficiencia - Capacitação na condição de Instrutor fornecido por entidade de Formação de Mão de Obra.