Começou hoje em Juazeiro a distribuição das urnas eletrônicas que serão usadas amanha, domingo, dia 2, data do primeiro turno das eleições gerais no País. Os equipamentos foram preparados e testados durante a semana. No dia 2 de outubro, considerada a "Festa de Democracia" eleitoras e eleitores escolherão representantes para os cargos de deputado federal, deputado estadual, senador, governador e presidente da República.
A REDEGN visitou na manhã deste sábado, os dois cartórios eleitorais do município de Juazeiro, Bahia. O trabalho é intenso. Trabalho de extrema transparência. A entrega das urnas aos locais de votação acontece nos dois períodos da manhã e tarde.
No plantão dois juízes eleitores, dezenas de servidores e são mais de 20 técnicos de urna no trabalho intenso. De acordo com informações obtidas pela REDEGN são 477 sessões eleitorais do município, que possui 156.048 eleitores.
A Justiça Eleitoral contará com 1.908 mesários, além de coordenadores dos locais de votação, roteiristas, motoristas e outros colaboradores.
DOCUMENTOS DIA ELEIÇÃO: O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) orienta eleitores e eleitoras sobre quais documentos podem ser apresentados no dia do pleito, marcado para 2 de outubro. Para comprovação de identidade, cidadãos e cidadãs deverão apresentar documento oficial com foto, a exemplo de: carteira de identidade, identidade social, passaporte ou outro documento de valor legal equivalente, inclusive carteira de categoria profissional reconhecida por lei.
Documentos em versão digital também serão aceitos. Dentre eles, o e-Título, versão digital do título de eleitor, desde que contenha fotografia. O e-Título pode ser obtido gratuitamente nas lojas virtuais Apple Store e Google Play.
A Resolução TSE nº 23.669/2021, que trata dos atos gerais do processo eleitoral, lista os documentos aceitos como forma de comprovação da identidade da eleitora ou eleitor no dia da votação. São eles:
- carteira de identidade (RG;)
- identidade social;
- passaporte ou outro documento de valor legal equivalente;
- carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- certificado de reservista;
- carteira de trabalho;
- carteira nacional de habilitação.
Redação redeGN Texto e Fotos Ney Vital
0 comentários