A Prefeitura de Juazeiro, através da Escola de Gestão Pública (EGESP), vai promover de 02 de agosto a 09 de setembro uma capacitação sobre Aproveitamento Integral dos Alimentos para os servidores dos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), da Secretaria de Desenvolvimento Social e Diversidade (SEDES) do município.
O objetivo é estimular a alimentação sustentável, reduzir a produção de lixo e promoção de renda extra.
A ação também contará com a participação de pessoas convidadas da comunidade, na modalidade ouvinte.
Facilitadora da capacitação, a chef de cozinha sustentável Poliana Santana explica que os participantes serão multiplicadores do conceito de aproveitamento dos alimentos. "A ideia é que todos possam aprender e divulgar o conhecimento para outras pessoas. Os alimentos podem ser utilizados de várias formas, tudo pode ser aproveitado de uma maneira mais dinâmica e integral", ressaltou.
PANCs: "Dentro do curso a gente vai falar também sobre as Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs), que são partes de alimentos geralmente não utilizadas, mas que podem ser consumidas ou comercializadas, como por exemplo, a bucha vegetal, que é consumível enquanto verde ou a casca da banana que dá perfeitamente para fazer hambúrguer ou bolo. Temos uma infinidade de coisas que podem ser feitas", pontua Poliana.
Carga Horária e inscrições: A capacitação tem a carga horária de 20 horas e será ministrada das 8h às 12h, de segunda a sexta-feira. Os servidores poderão se inscrever nos CRAS, onde são respectivamente lotados.
Protocolos de Segurança: Segundo a coordenadora pedagógica da Egesp, Djeane Mendes, a capacitação seguirá todos os protocolos sanitários contra o Coronavírus. "Tendo em vista a permanência da situação de emergência em saúde pública em decorrência da Covid-19, os cronogramas dos cursos presenciais são feitos da forma mais segura possível, evitando aglomerações, exigindo o uso de máscaras e de álcool em gel", enfatizou.
Parceria Egesp e Cesol: Nesta quinta-feira (29), a Secretaria de Gestão de Pessoas (SEGESP) firmou parceria com o Centro Público de Economia Solidária (Cesol) de Juazeiro para que os produtores da horta orgânica do bairro João Paulo II, assistidos pelo órgão, possam receber também a capacitação da EGESP.
Cronograma:
02 a 06 de agosto - CRAS do bairro João Paulo II
09 a 13 de agosto – CRAS do bairro Itaberaba
16 a 20 de agosto - CRAS do bairro Tabuleiro
23 a 27 de agosto – CRAS do bairro Kidé
30 de agosto a 03 de setembro - CRAS do bairro Malhada da Areia
Ascom PMJ
0 comentários