A Operação Carro-Pipa (OCP) executada pelo Governo federal é coordenado pelo Ministério da Defesa e o Exército Brasileiro é o responsável pela operacionalização dos trabalhos, que alcançam centenas de famílias em áreas rurais.
Atualmente, a iniciativa atende em média, por mês, mais de dois milhões de pessoas em 657 cidades do semiárido brasileiro contando com 4.361 carros-pipa monitorados. Esses números acompanham a dinâmica do clima e o impacto da seca.
A reportagem da REDEGN, obteve com exclusividade a informação que a distribuição inicia o ano de 2021 sem o atendimento em algumas das comunidades rurais causando preocupação a população atendida em Petrolina, Juazeiro e região. Um agricultor disse que existe a possibilidade de paralisação da distribuição de água.
A Operação Carro Pipa integra o Programa Emergencial de Distribuição de Água Potável no Semiárido Brasileiro e tem como objetivo auxiliar populações rurais atingidas pela seca e estiagem. A ação federal é regulamentada pelas Portarias Interministeriais e realizada a partir de cooperação técnica e financeira entre o MDR e o Ministério da Defesa para o atendimento às famílias no semiárido nordestino e nas regiões Norte dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo.
Em contato com agricultores, a preocupação é que neste período o calor é mais forte e a medida traz prejuízo para as famílias que necessitam da água e agora terão de buscar outras fontes, como açudes e poços, que têm água poluída e salobra. A medida pode afetar de imediato o primeiro ciclo de distribuição de água de beber e cozinhar para centenas de famílias moradoras de áreas rurais.
O Exército é o responsável pel execução do programa, que inclui contratação, seleção, fiscalização e pagamento dos pipeiros, é de responsabilidade do Comando de Operações Terrestres do Exército Brasileiro (Coter).
Em 2020, a média mensal contratada foi de 4,2 mil carros para atender 2,3 milhões de pessoas em 630 cidades do semiárido. Em todo o ano, foram desembolsados R$ 483 milhões. Um carro-pipa pode abastecer até 500 pessoas por dia, considerando 20 litros para cada – o suficiente apenas para a subsistência (ingestão e preparo de alimentos).
NOTA À REDEGN: Comando Militar do Nordeste (CMNE) - PE 07/01/2021
Acerca das informações solicitadas sobre a Operação Carro-Pipa, o Comando Militar do Nordeste esclarece que: - não haverá redução da Operação Carro-Pipa no Nordeste, uma vez que existe previsão do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) repassar os recursos necessários, para a continuidade da operação; e
- a provisão dos recursos deverá ocorrer em tempo hábil, a fim de não causar prejuízos ao atendimento da população assistida pela referida operação, respeitada a legislação em vigor.
Redação redeGN
0 comentários