Governo da Bahia lança campanha Viva a Feira para adequar feiras livres e mercados populares aos novos tempos

As feiras livres exercem um importante papel na economia dos municípios e são um grande gerador de emprego e renda para agricultores familiares. Para apoiar a readequação de feiras municipais, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), lança a campanha Viva a Feira, com o objetivo de apoiar os municípios a adequarem as feiras livres, feiras orgânicas, feiras agroecológicas e mercados municipais, às normas de saúde recomendadas para enfrentamento da Covid-19.

Dentre os cuidados, está a adoção de boas práticas de higiene e de distanciamento social, tanto pelo feirante quanto em relação aos alimentos produzidos pelos agricultores familiares e comercializados na feira. Dessa forma, será garantida a regularidade do abastecimento e o consumo de alimentos saudáveis para as cidades, também garantindo a renda das famílias que vivem no campo.

A campanha Viva Feira é mais uma estratégia da SDR, que se soma a outras iniciativas de combate à pandemia, e de especial apoio aos agricultores e agricultoras familiares neste momento, possibilitando adequar as feiras livres e mercados municipais aos novos tempos. Nos últimos cinco anos, a SDR, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), já investiu R$ 41,2 milhões na construção e reforma de 54 mercados municipais e mais R$ 9 milhões na aquisição de 12.260 barracas de feira livre padronizadas, que foram entregues a diversos municípios baianos, com padrões de segurança e higiene para melhor comercialização de produtos.

Inicialmente, as ações da Viva a Feira serão focadas nos dez municípios baianos com maior índice de contaminação pela Covid-19. Como é o caso de Jequié que, na última quarta-feira (27), recebeu a doação de 120 barracas padronizadas, cinco mil máscaras e 2.500 luvas. Ainda estão na lista os municípios de Uruçuca, Itabuna, Ipiaú, Ilhéus, Salvador, Buerarema, Coaraci, Itajuípe e Lauro de Freitas. Os municípios já apoiados pela SDR/CAR, com a reforma ou construção de mercados municipais e entrega de barracas de feiras livres, também terão prioridade. A lista dos municípios que já receberam as barracas padronizadas de zinco galvanizado está disponível no site da CAR. 

De acordo com secretário da SDR, Josias Gomes, a campanha, idealizada pela SDR, é para dar visibilidade às feiras municipais por entender que são o supermercado da agricultura familiar. "Com esse propósito, a secretaria tem recuperado e reconstruído mercados municipais e feiras de mais 50 municípios e vamos continuar com essa ação para que a readequação das feiras tornem cada vez mais um espaço agradável de comercialização da agricultura familiar, aliado a isso queremos adequar a nossa nova realidade, diante da pandemia, para que tanto o consumidor quanto o agricultor tenha condições sanitárias adequadas".
 
A campanha prevê a oferta de um 'kit feirante', a fim de que seja um elemento de proteção da saúde do feirante e do seu público consumidor. O kit contém máscaras de proteção, gorro, avental, frasco de álcool em gel e folhetos, que explicam a ação e informam os cuidados que os feirantes devem ter ao participar das feiras livres com a higienização dos alimentos e os seus cuidados de higiene pessoais. A Viva a Feira é uma ação da SDR em parceria com as secretarias estaduais do Planejamento (Seplan) e Desenvolvimento Econômico (SDE).

O município participante da campanha, de forma parceira e solidária, precisa situar a feira livre em local arejado e limpo, disponibilizar pia com água encanada, para ser acionada ao pisar em um botão instalado no chão, participar, junto com os feirantes, da sua organização, dispor as barracas com a distância mínima de três metros entre elas e ter funcionários para ordenar o público de forma a evitar aglomeração.

Cruz das Almas é exemplo de município que recebeu investimentos da SDR/CAR de R$ 433,7 mil para requalificação do Mercado Municipal e, com apoio da prefeitura, segue investindo para melhorar as condições de higiene do local. De acordo com o prefeito Orlando Peixoto, o investimento fortaleceu a comercialização dos produtos da agricultura familiar e proporcionou um espaço agradável e confortável para que os agricultores pudessem comercializar seus produtos com cobertura e bancadas.

"Hoje, podem comercializar seus produtos faça chuva ou sol. Com a pandemia fizemos a descentralização da feira livre, deslocamos esses agricultores com seus produtos para cinco bairros da cidade para que não haja aglomeração em um local e, os feirantes utilizam máscaras, álcool em gel e essa ação tem auxiliado na prevenção e saúde da população", explicou o prefeito de Cruz das Almas.

Em Mairi, foi investido R$ 1 milhão na reforma do mercado municipal, com ampliação na cobertura do mercado, implantação de restaurantes, melhoria na estrutura e sanitária. O prefeito Jobope destacou que, mesmo com a pandemia, foi possível manter o local aberto, pois foram adotadas todas as medidas. "Todos os feirantes estão com máscaras, distribuímos 20 mil máscaras, e qualquer suspeita da doença enviamos uma equipe para que seja feito um teste rápido".

Secom Bahia