Em pleno avanço do pico do Coronavírus e mais de 15 mil mortos no país, um médico de Petrolina, Dr. Jânio Ângelo Modesto, clínico geral, usou suas redes sociais nos últimos dias para revelar o que seria a formula que cura pacientes com o covid-19.
Em um vídeo, que já viralizou nas redes sociais, sem apresentar protocolos técnicos e testes de comprovação científica da eficácia da sua descoberta, o médico convocou inclusive pacientes, com suspeita de Covid-19, para comparecerem em seu consultório, de forma gratuita, para ser examinado por ele. No vídeo o médico não afirma que iria testar os medicamentos nesses pacientes, mas foi o que ficou de alguma forma evidenciado.
“Hoje eu vim aqui só para descansar a cabeça e organizar a clínica para a próxima semana, vê as coisas como estão aqui na clínica, o andamento das coisas, vê se tá tudo certinho, organizado, se não tá faltando nada e ai eu fiquei aqui no consultório sem fazer nada, se alguém quiser eu vou dar 10 consulta grátis agora, para as primeiras pessoas que chegarem aqui na clínica, comigo ai, viu, de preferência venham as pessoas gripadas, com suspeita de coronavírus pra mim, pra gente ver se resolve”, disse.
Em outro vídeo, (quem grava não se identificou) é apresentada a fórmula que teria sido criada pelo Dr. Janio Modesto, com orientações sobre formas de usar: “Olá preste atenção galera, ai é uma fórmula que Dr. Jânio inventou pra facilitar a vida dos pacientes com coronavírus. É uma formulação minha e com uma parceira minha, numa farmácia de manipulação, que ela desenvolveu, eu disse a ela como é que eu queria e ela desenvolveu esse blister”, informou, detalhando a fórmula e a maneira de usar e ironizando: “manda ai o coronavírus pra gente!”.
Num outro vídeo nas suas redes sociais, o médico Janio Modesto explicou que o tratamento é realizado na sua clínica, dentro do receituário de controle especial e também dasafiou: “E aí cabou-se coronavírus!”.
Nas redes sociais do médico diversos internautas reagiram:
“Mostra o estudo cientifico validado que comprova isso ai! E não sei em que hospital particular que você trabalha que tá prescrevendo cloroquina pra os pacientes. Deve ser bem ruim, porque os que eu trabalho não estão não”, alertou.
“Nenhum serviço que se preze está prescrevendo isso como protocolo. Quem prescreve é o médico por responsabilidade dos atos”, disse outro.
Nas páginas do médico houve quem elogiasse:
“Pois é um médico mostrando, queria ver o juramento dos outros médicos que não estão administrando isso para a cura, mas permitindo que as pessoas morram. Triste. Que Deus abençoe o senhor Doutor, obrigada por nos mostrar a verdade”, disse uma internauta.
“Creio que atualmente esse seja o melhor caminho para o tratamento”, escreveu outra internauta.
O redeGN tentou um contato com a representação do Conselho Regional de Medicina de Pernambuco, através dos contatos disponibilizados, para saber a posição sobre esse tipo de publicação e recomendações para a população, mas ainda não obteve êxito.
Vídeo:
Da redação redeGN/ imagens redes sociais
14 comentários
18 de May / 2020 às 11h46
Por que a Rede GN não entra em contato com o próprio médico para entrevistá-lo? Seria mais elegante e profissional! Aproveite e leve com vocês um especialista (de sua confiança, claro) para fazer o contra-ponto científico. pode ser até a Fabíola Ribeiro, né? Onde está o método científico que prova que a Cloroquina NÃO É EFICAZ? Vocês merecem um prêmio ESSO hein? O Blog esclarece: Em momento algum a matéria faz qualquer alusão a eficácia do medicamento, relata apenas a repercussão do caso dada as publicações do médico em sua página (pública) nas redes sociais. É intenção sim, ouvir o médico e o Conselho Regional de Medicina dificuldade encontrada em razão do isolamento social. Não há pretensão de concorrer a este ou qualquer outro prêmio, a resposta do público já suficiente.
18 de May / 2020 às 12h03
Dr. Jãnio Modesto, cuidado com o ego. Deveria ter procurado primeiro entidades de estudos para avaliar esse seu tratamento para ser avaliado e validado para depois vir a público. Veja que o povo brasileiro é amante da automedicação, com certeza já se sabe qual farmácia manipulou e vão atrás. Olha a responsabilidade!
18 de May / 2020 às 14h02
Erry Justo, quem deve mostrar a eficiência e o estudo é o próprio médico, já que divulgou em sua rede social a medicação, deveria ter informado o protocolo utilizado e o percentual de pacientes curados, bem simples. Deixa de ser xarope.
18 de May / 2020 às 14h57
Se o procedimento/protocolo é deficiente ele tem que comprovar ou será que mais um querendo aparecer, ser visitado pela Damares?
18 de May / 2020 às 15h11
Fui olhar o perfil do médico, não passa de um militante político, lamentável que um profissional brinque assim com as vidas dos outros.
18 de May / 2020 às 16h42
A FDA nos EUA já deu parecer sobre o assunto. ACABOU!!! Vai ser um tal de comunista tentando justificar porque não usou antes, ou sendo linchado pelos eleitores. A desculpa é o “parecer científico” mas não vai colar.
18 de May / 2020 às 18h41
O medico vai perder a licença se prescrever a receita sem probar sua eficácia e Erry Justo já se formou em jornalismo? Ou tá só afiando a banda nos bancos da uneb?
18 de May / 2020 às 21h09
RESPOSTAS A PITU E PAULINHO: Que acusa cabe o ônus da prova! Todos que usaram a Cloroquina (inclusive o Presidente dos EUA) já atestaram sua eficiência. Quento ao "Paulinho" eu ainda estou no sexto período e graças à Deus minhas notas tem sido bem acima da média. Isso dentro de uma Universidade que defende o progressismo. Aliás, estudar é o que eu mais gosto de fazer apesar de ter passado dos 50 (risos). Tá de bom tamanho para você?
19 de May / 2020 às 12h32
Erry Justo, e houve acusação? Questionar não é acusar. São bem diferentes. Cabe a quem criou e divulgou mostrar a sua eficiência cientificamente, ou não?
21 de May / 2020 às 09h28
O Erro Médico bem como suas experiencias, a Terra Come
04 de Jun / 2020 às 09h56
Posta agora em seu blog informando aos leitores que o mesmo o Dr Jânio Modesto está entubado na UTI (Unimed) em estado grave por causa da Covid, dando entrada com saturação de 80%. Suas medicações parecem que não funcionaram muito né?
13 de Jun / 2020 às 12h22
Esse médico Jãnio Ângelo É um... IRRESPONSÁVEL, INCONSEQUENTE. TEM QUE SER DENUNCIADO NO CRM PARA PARAR DE BRINCAR COM A VIDAS DAS PESSOAS.
24 de Jun / 2020 às 20h08
Os pacientes do Dr Jânio devem dar o parecer de sua credibilidade anterior ao fato. A sociedade está exposta ao risco de morte enquanto tantos teorizam sobre drogas e condutas que já fazem parte do histórico médico nacional. Será q não já constatamos q estamos sendo vítimas de um jogo de mercado pincelado por disputas políticas??? Quem já precisou do Dr Jânio e obteve dele o conforto de um bom atendimento??? Será mesmo que tudo o q ele divulgou é má fé??? Por que julgar com repudia um profissional que organizou em plena pandemia um.blister com um esquema terapêutico de sua certeza clínica??
24 de Jun / 2020 às 20h29
Vamos valorizar os nossos profissionais, acolher, dialogar, procurar compreender, cuidar e respeitar sua luta diária, lutar por reduzir sua carga horária com salários melhores para que se dediquem plenamente aos pacientes. Chicotear um profissional de saúde que ao fim do dia pára para dar informações a sociedade, que se preocupa com o sofrimento e mortes, que mostra dedicação à causa não parece ser uma conduta que nos traga bons resultados. O bem q fazemos é algo que reflete em nós mesmos!! O Dr recebeu contaminação de alta carga viral por estar cuidando de seus pacientes. Vamos cuidar dele?